IcMagazine

Famosos

Mariana Ximenes diz que ficou apavorada ao dar vida a Tancinha em 'Haja Coração'

Atriz diz que queria honrar Claudia Raia, que fez a personagem em 1987

Modificado em 24/09/2024, 00:21

Mariana Ximenes como Tancinha em "Haja Coração"

Mariana Ximenes como Tancinha em "Haja Coração" (Divulgação)

"Você estava apavorada, Mari, fala a verdade". É Malvino Salvador, 44, quem entrega o nervosismo de Mariana Ximenes, 39, antes da estreia de "Haja Coração", novela de 2016 que volta ao ar nesta segunda-feira (12), na Globo. A atriz admite a tensão e explica. Além do desafio profissional de dar vida a Tancinha, personagem que virou um ícone na teledramaturgia brasileira, a sua primeira intérprete foi Claudia Raia, amiga pessoal da artista.

"A Claudia Raia é aquela atriz potente, é um ser humano maravilhoso, por quem, além de toda a admiração profissional, eu tenho um profundo afeto e queria honrá-la", lembra Ximenes. "O Malvino está supercerto, eu estava A-PA-VO-RA-DA. Até o dia da estreia, eu quase não saia", conta ela em conversa com jornalistas, feita por videoconferência na última terça (6), para a divulgação da reprise da trama.

Ser muito diferente fisicamente de Raia e ter até então feito pouco humor na carreira eram outros fatores que deixavam a atriz insegura. Para o autor Daniel Ortiz, responsável por escrever a trama, uma releitura de "Sassaricando", novela de Silvio de Abreu, que ele tem como um dos seus ídolos, a sensação era semelhante: "A gente falava: no que a gente se meteu, o que a gente está fazendo?"

"As atrizes tinham medo de fazer a Tancinha, porque é uma personagem icônica. É a mesma coisa que você fazer a Odete Roitman [vilã de 'Vale Tudo']. Você foi corajosa, Mari. Nós fomos corajosos", diz Ortiz. Com o tempo e a resposta positiva do público, as tensões foram se dissipando. "Haja Coração" foi um sucesso em 2016, quando alcançou média de 29 pontos no PNT (Painel Nacional de Televisão) -naquele ano, cada ponto no Ibope equivalia a 240.886 lares.

Para Ximenes, o papel se tornou um dos mais marcantes da sua carreira. "Eu estava apavorada no início, e depois foi um gozo, um prazer inenarrável", afirma. Neste momento em que o Brasil e o mundo passam pela pandemia e por crises econômicas e sociais, a atriz diz acreditar que a reprise de "Haja Coração" vem como um alento por ser uma história leve, divertida e cheia de romance.

Questionada se considera Tancinha uma feminista, ela diz que sim. "Ela luta pelos direitos dela, pelo que ela quer, pelo que ela sente. Ela tinha esse jeitão às vezes não tão delicado, mas ela é muito verdadeira, muito forte, muito colocada", afirma. Para Daniel Ortiz, já na primeira versão, com Claudia Raia, a personagem pode ser considerada feminista. "Ela é dona de si."

Para superar os desafios, Mariana Ximenes conta que "deu uma olhada" em "Sassaricando" e conversou muito com Raia, mas desde o início procurou criar a sua própria Tancinha, que fosse mais contemporânea e acompanhasse a atualização que a novela sofreu em 30 anos de uma versão para outra.

"Eu lembro que eu cruzei com o Jorge Fernando [diretor morto em 2019], e ele falou uma coisa para mim muito fundamental e que eu guardo comigo. Ele disse: 'Mari, coloca humanidade, coloca o teu coração na personagem, vai com o coração aberto."

De fato, para o autor Daniel Ortiz, a Tancinha de Raia se destaca pelo humor escrachado, já a de Ximenes é mais romântica. Isso, segundo ele, é resultado também da própria releitura que fez do texto original. "'Sassaricando' traz muito o humor daquela época, que era um humor um pouquinho mais TV Pirata, mais besteirol, e 'Haja Coração' já foi mais para o lado romântico", diz.

Outra diferença pontual é a origem de ambas. Na versão de Claudia Raia, a família da personagem tinha origem espanhola, já na de 2016, é italiana. O remake tem outras atualizações na comparação com 1987, como a Fedora de Tatá Werneck, um dos destaques de "Haja Coração". Além de ser fanática pelas redes sociais (algo que não existia na época em que o papel foi interpretado por Cristina Pereira), Ortiz conta que fez ela com o objetivo de atrair mais o público infantojuvenil. E deu certo.

Também foi inserida na história Shirlei (Sabrina Petraglia), uma homenagem do autor a uma personagem de outra novela de Silvio de Abreu, "Torre de Babel" (1998), em que a personagem foi interpretada por Karina Barum.

Embora possa parecer mais fácil fazer uma releitura de uma trama que já existe, Ortiz diz que, "talvez, seja mais simples começar uma novela do zero". "A partir do momento que você começa a mudar uma coisinha [num remake], é um efeito cascata. E o próprio personagem vai reagindo de maneiras diferentes. Se você reparar a Tancinha começa de um jeito muito parecida com a da Claudia Raia, mas logo ela muda e vai para um eixo mais romântico", diz.

Ortiz não vê problemas na novela ser reprisada ao mesmo tempo em que "Sassaricando" é transmitida no canal Viva, porque para ele são canais diferentes, com públicos diferentes. Já o diretor Fred Mayrink avalia como positiva a coincidência. "Acho que é um presente para o público que tem a possibilidade de passear nessas épocas, de perceber uma diferença estética, de ritmo, de diferença de interpretação e histórias atualizadas. Acho que vai ser uma brincadeira gostosa."

IcMagazine

Gata do Daqui

Claudia Raia rebate críticas por ter dado vibrador para filha

A artista ressaltou que sempre priorizou ter um ambiente de confiança em casa

Claudia Raia rebate críticas por ter dado vibrador para filha

(Iude Rìchele)

Claudia Raia, de 58 anos, se pronunciou sobre as críticas que recebeu após dizer que deu um vibrador de presente para a filha, Sophia, quando ela completou 12 anos. A fala da atriz causou polêmica nas redes sociais, e ela afirmou que foi tirada de contexto: "Minha fala foi tirada de contexto. Sempre incentivei o diálogo aberto com meus filhos sobre todos os assuntos, incluindo educação sexual, de forma respeitosa e apropriada para cada idade".

A artista ressaltou que sempre priorizou ter um ambiente de confiança em casa. "Como mãe, minha prioridade sempre foi criar um ambiente de confiança e informação. No entanto, entendo que cada família tem sua própria forma de lidar com esses temas, e respeito isso".

O relato da atriz foi feito durante uma entrevista dela ao programa Goucha, exibido em um canal de TV em Portugal. "Os brinquedos ajudam e muito. Hoje, os vibradores são brinquedos com prescrição médica. Tenho 17 vibradores em casa, e quando a Sophia (filha de Claudia com Edson Celular) fez 12 anos, eu dei um vibrador para ela e disse: 'Vá se investigar, vai saber do que você gosta'. Hoje é prescrição médica.".

(Iude Rìchele)

(Iude Rìchele)

(Iude Rìchele)

(Iude Rìchele)

IcMagazine

Gata do Daqui

Mariana Ximenes entrega os cuidados para ter um corpo tonificado

Paralelamente ao seu retorno as telinhas, a atriz revela, que intensificou os cuidados com o corpo e a mente em 2024

Modificado em 04/12/2024, 21:07

Mariana Ximenes entrega os cuidados para ter um corpo tonificado

No ar na novela das 21 horas, "Mania de Você", Mariana Ximenes, de 43 anos, tem brilhado dentro e fora das telas este ano. Paralelamente ao seu retorno as telinhas, a atriz revela, que intensificou os cuidados com o corpo e a mente em 2024.

"Este ano eu me reconectei comigo mesma. Agora, priorizo fazer exercício, praticar meditação, praticar ioga, tomar muito cuidado com a alimentação. Sempre tive, mas agora meu foco está aí, antigamente meu foco não estava. Fiz um regime, foquei na saúde, sem loucura, sem remédios", disse a paulista.

A gata investiu também em um curso de neurociência para se aprofundar no autoconhecimento, o que acabou influenciando também no seu corpo.

"Intensifiquei a terapia, a meditação, fiz um curso de neurociência, que foi muito bom para ajudar a mudar meus hábitos, comecei a praticar mais exercícios, prestar mais atenção no meu sono, ter uma vida um pouquinho mais calma, de atender mais a mim mesma. Meu foco é na saúde física, mental, espiritual", conta ela, que nas redes sociais vem exibindo fotos de biquini, com um shape sequinho e a barriga de tanquinho.

(Lucas Vianna)

(Lucas Vianna)

(Leca Novo)

(Leca Novo)

IcMagazine

Gata do Daqui

Mariana Ximenes retorna ao horário nobre como vilã em 'Mania de Você'

Modificado em 17/09/2024, 17:31

Mariana Ximenes retorna ao horário nobre como vilã em 'Mania de Você'

(Divulgação)

Treze anos após viver a bandida Clara, vilã que fez história em "Passione", Mariana Ximenes retorna ao horário nobre como Ísis, em "Mania de Você" -- nova novela da faixa das 21 horas da Globo/TV Anhanguera, que estreia no dia 9 de setembro.

"Fiz a Clara, em Passione. Agora, a Ísis. Ela é uma vigarista, cachorra. São completamente diferentes, mas tem aí uma vilania, uma maldade, permeando de novo para mim", diz.

"A Ísis não entra tanto neste primeiro momento (da novela), então, estou gravando menos. A Ísis vai aprontar bastante. Mas, ao mesmo tempo, ela tem um carinho", antecipa a ruiva.

"Fazia muito tempo que eu não ia para o horário das 9, mas por escolha dos projetos", comentou Mariana, que nos últimos tempos se dedicou a novelas das 6, 7, séries, filmes e peças.

Na trama a artista paulista, é uma mulher que cresceu em uma comunidade próxima ao condomínio de luxo que passa a morar após se casar com Henrique (Antonio Saboia), filho da milionária Berta (Eliane Giardini). Além disso, é amante de Guga (Allan Souza Lima).

"Ela tem um caráter muito fluido e oportunista, não mede esforços para chegar e ter o que ela quer. Vem de uma família humilde, casa com um milionário e inveja os ricos", conta Mari.

(Divulgação)

(Tauana Sofia)

(Reprodução Instagram)

(Tauna Sofia)

IcMagazine

Gata do Daqui

Claudia Raia lembra que foi julgada por namorar Jô Soares

Modificado em 17/09/2024, 17:28

Claudia Raia lembra que foi julgada por namorar Jô Soares

(Reprodução Instagram)

Aos 57 anos, a atriz Claudia Raia relembrou o relacionamento que viveu com o apresentador Jô Soares, que morreu em 2022. A mãe de Enzo, Sophia e Luca comentou sobre as dificuldades de namorar 'alguém com aquele shape', os desafios da diferença de idade. Ao todo, eles ficaram juntos de 1984 a 1986.

O depoimento foi dado para a série documental "Beijo do Gordo", disponível na Globoplay.

"Não sei te dizer como é que comecei a namorar com ele, porque, para mim, era difícil namorar com uma pessoa que tinha aquele shape, ou um homem muito mais velho que eu. Ele tinha 30 anos a mais que eu", relembrou a artista.

Ela ainda afirmou que foi muito julgada pela diferença de idade entre eles. "Todo mundo achando estranhíssimo aquela garota que tinha acabado de chegar, linda, gostosona, que todo mundo queria pegar... Assim, 'que absurdo'. Tinha uma coisa muito de preconceito, a coisa da idade também, e eu simplesmente não quis saber disso", disse.

"Foram quase três anos de relacionamento, muito intensos mesmo. Digo para você que tudo que eu sou, como artista, como profissional, dentro e fora de cena, eu devo a ele. É um dos grandes amores da minha vida", refletiu Claudia.

(Reprodução Instagram)

(Reprodução Instagram)