IcMagazine

Famosos

Oscar passa a aceitar filmes lançados no streaming para 2021

Mudanças foram anunciadas pela Academia de Hollywood; as categorias de 'som' também foram unificadas

Modificado em 24/09/2024, 02:30

Oscar passa a aceitar filmes lançados no streaming para 2021

(Foto: Reprodução)

A Academia de Hollywood (Academy of Motion Picture Arts and Sciences), organizadora dos Oscars, anunciou nesta terça-feira, 27, que vai aceitar filmes lançados inicialmente no streaming nas inscrições para a próxima edição, em 2021, em caráter excepcional. A cerimônia está marcada para o dia 28 de fevereiro de 2021.

A instituição requer, em condições normais, que filme seja exibido por sete dias em um cinema de Los Angeles para ser inscrito. Mas até segunda ordem, filmes que tinham um lançamento agendado e que foram impossibilitados de ir às salas por conta da pandemia, lançados primeiro em streaming comercial, poderão ser inscritos.

São duas novas condições. A obra deve ser disponibilizada na plataforma de screenings (exibições fechadas) para membros da Academia num período de 60 dias do lançamento no streaming. E deve também atender a todos os outros requisitos normalmente.

Quando os cinemas da cidade forem reabertos, a entidade vai determinar novas regras. Uma delas, antecipada agora, é que filmes exibidos em outras cidades dos EUA também serão elegíveis: Nova York, a Bay Area, Chicago, Miami, e Atlanta.

Festivais de cinema impactados pela pandemia de covid-19 também podem providenciar seus filmes de maneira online.

A diretoria da Academia também determinou outras mudanças:

  • As duas categorias de som, Mixagem e Edição, foram combinadas em apenas uma, "Melhor som", que segundo a instituição vai enfatizar o trabalho em equipe. Até seis estatuetas serão distribuídas para uma equipe.
  • A categoria Melhor trilha sonora deve conter, no mínimo, 60% de música original. Para sequências e filmes de franquias, a trilha deve ter pelo menos 80% de música inédita.
  • Na categoria Melhor filme internacional, todos os membros da Academia serão convidados a participar de uma rodada preliminar de votação. Pela primeira vez, os filmes inscritos estarão disponíveis em uma plataforma fechada para os membros que optarem por participar.
  • IcMagazine

    Famosos

    'Ainda Estou Aqui' se torna sétimo filme brasileiro mais visto desde 2002

    Com esse marco, ele ultrapassou "Se Eu Fosse Você 2", comédia de 2009 com Tony Ramos e Glória Pires

    Em Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres vive Eunice Paiva

    Em Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres vive Eunice Paiva (Alile Dara Onawale/Divulgação)

    "Ainda Estou Aqui" chegou a 5,7 milhões de espectadores no Brasil, se consolidando como o sétimo filme nacional mais visto no país, segundo dados da Comscore, que monitora a audiência de cinemas no país desde 2002. Com esse marco, ele ultrapassou "Se Eu Fosse Você 2", comédia de 2009 com Tony Ramos e Glória Pires.
    🔔 Siga o canal do O POPULAR no WhatsApp

    A obra que levou o primeiro Oscar do Brasil, estrelada por Fernanda Torres, fica atrás ainda de filmes como "Nada a Perder" (12 milhões de espectadores) e "Minha Mãe É uma Peça 3" (11,6 milhões), que lideram a lista.

    Os números têm ligeiras diferenças em relação aos dados da Agência Nacional do Cinema, a Ancine, que em sua atual série histórica contabiliza os filmes de 2018 para cá. Nos dados da agência, o filme chegou, no início deste mês, à quinta maior bilheteria desses últimos sete anos, com faturamento de R$ 85,41 milhões.

    Veja a lista dos filmes brasileiros mais vistos, desde 2002, segundo a Comscore:

  • "Nada a Perder": 12 milhões de espectadores
  • "Minha Mãe é Uma Peça 3": 11,6 milhões de espectadores
  • "Os Dez Mandamentos": 11,2 milhões de espectadores
  • "Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro": 10,8 milhões de espectadores
  • "Minha Mãe É uma Peça 2": 9,2 milhões de espectadores
  • "Nada a Perder 2": 6,1 milhões de espectadores
  • "Ainda Estou Aqui": 5,7 milhões de espectadores
  • "Se Eu Fosse Você 2": 5,6 milhões de espectadores
  • "Minha Vida em Marte": 5,3 milhões de espectadores
  • "Dois Filhos de Francisco: A História de Zezé Di Camargo e Luciano": 5 milhões de espectadores
  • IcMagazine

    Gata do Daqui

    Mikey Madison lidera buscas no Google após vitória no Oscar

    Apesar da frustação dos brasileiros, no final da cerimônia, Fernanda Torres conversou com Mikey e posou sorridente ao lado da jovem atriz

    Modificado em 03/03/2025, 20:01

    Mikey Madison lidera buscas no Google após vitória no Oscar

    (Mikey Madison)

    Mikey Madison, de 25 anos, superou Fernanda Torres, de 59 anos e Demi Moore, de 62 anos, e ganhou o Oscar de Melhor Atriz por "Anora". Após a vitória o nome de Mikey disparou nas pesquisas do Google no Brasil.

    O loga estadunidense foi o grande vencedor da premiação, levando cinco das seis estatuetas em que estava concorrendo: atriz, filme, roteiro original, direção e edição. Apesar da frustação dos brasileiros, no final da cerimônia, Fernanda Torres conversou com Mikey e posou sorridente ao lado da jovem atriz.

    Apesar da pouca idade, Madson não tem redes sociais. "Não é algo que pareça autêntico ou natural para mim, e não acho que eu teria algo muito impactante para adicionar às mídias sociais", disse ela.

    "Sou uma pessoa muito sensível, então acho que também é protetor não estar online. Não acho que você deva ler as coisas que as pessoas estão dizendo sobre você. Acho que isso não é natural, e não é humano olhar para todas essas imagens muito selecionadas", completou.

    A atriz foi bastante critica nas redes sociais da Academia. Em diversas publicações sobre a premiação é possível encontrar ataques e xingamentos, com pessoas criticando sua performance, sua aparência e até o figurino.

    (Mikey Madison)

    (Mikey Madison)

    (Mikey Madison)

    (Mikey Madison)

    IcMagazine

    Famosos

    Cacá Diegues levou Brasil para o cinema, diz Lula; veja repercussão da morte do cineasta

    Grandes personalidades brasileiras comentaram a morte do cineasta

    Modificado em 14/02/2025, 18:49

    Cacá Diegues

    Cacá Diegues (Divulgação)

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e personalidades das artes e da literatura se manifestaram em relação à morte do cineasta Cacá Diegues. Ele morreu na madrugada desta sexta-feira (14), aos 84 anos, em decorrência de complicações de uma cirurgia, numa clínica no Rio de Janeiro.

    Veja a repercussão:

    Recebi com muito pesar a notícia do falecimento de Cacá Diegues, que durante sua vida levou o Brasil e a cultura brasileira para as telas do cinema e conquistou a atenção de todo o mundo. 'Ganga Zumba', 'Xica da Silva', 'Bye, Bye Brasil' e, mais, recentemente, "Deus é Brasileiro" mostram muito bem nossa história, nosso jeito de ser, nossa criatividade".

    Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil

    "Cacá era, antes de tudo, um pensador do Brasil. Ele se posicionava nos momentos difíceis do país e não tinha uma questão ideológica para defender".

    Merval Pereira, presidente da ABL

    "Lamentamos profundamente a morte do cineasta e Acadêmico Cacá Diegues, aos 84 anos. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 2018, Diegues foi um dos grandes nomes do cinema nacional. Sua obra equilibrou popularidade e profundidade artística ao abordar temas sociais e culturais com sensibilidade".

    Academia Brasileira de Letras

    "Descanse em paz, grande amigo imortal Cacá Diegues".

    Gilberto Gil, cantor

    "O Brasil perde hoje um dos maiores cineastas do país. Expresso meus sentimentos aos familiares, aos amigos, aos fãs e às pessoas que tiveram o privilégio de acompanhar o trabalho do Cacá Diegues. Seu legado para o cinema será sempre lembrado e respeitado pelos milhares de fãs".

    Governador do Estado do Rio de Janeiro

    "Lamento profundamente que saia de cena o último representante do cinema novo. Perde a cultura, perde o país e perdemos nós brasileiros. Obrigada Cacá por tanto".

    Lúcia Veríssimo, atriz

    IcMagazine

    Famosos

    Fernanda Torres bate 4 milhões de seguidores após indicação ao Oscar

    Atriz bateu o número de seguidores após três indicações ao Oscar com o filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles

    Modificado em 24/01/2025, 12:04

    Atriz Fernanda Torres foi indicado como Melhor Atriz pelo protagonismo da brasileira na pele de Eunice Paiva.

    Atriz Fernanda Torres foi indicado como Melhor Atriz pelo protagonismo da brasileira na pele de Eunice Paiva. (Fiorenzo De Luca)

    Fernanda Torres, 59, chegou a marca de quatro milhões de seguidores no Instagram.

    Na tarde desta quinta-feira (23), a atriz bateu o número de seguidores após três indicações ao Oscar com o filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles. A produção também foi indicada nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, além de Melhor Atriz pelo protagonismo da brasileira na pele de Eunice Paiva.

    Em seu perfil, Fernanda, que já tem um Globo de Ouro 2025 de Melhor Atriz de Drama por sua atuação no longa, celebrou as conquistas. "A vida presta e muito. Confie! Beijo imenso, Fernanda", disse ela.