Geral

Adolescente reduz 70% do valor da conta de água em casa e ganha bolsa de estudo em Goiás

Antes da campanha, a estudante demorava mais de 30 minutos no banho: “Minha mãe brigava, eu achava que ela estava sendo chata"

Modificado em 25/09/2024, 01:53

Maria Eduarda, de 12 anos, enxergou na campanha da escola a oportunidade de ajudar os pais a economizarem

Maria Eduarda, de 12 anos, enxergou na campanha da escola a oportunidade de ajudar os pais a economizarem (Divulgação / Sesi Goiás / Alex Malheiros)

Estimulada pela escola, a estudante Maria Eduarda Sousa reduziu 70% do valor da conta de água da casa onde mora com a família, em Aparecida de Goiânia. A adolescente vai receber uma bolsa de estudos por seis meses por ter sido a campeã do desafio Água na Medida Certa, lançada pelo Sesi Goiás.

Além de Maria Eduarda, outros oito estudantes também vão receber bolsas por conseguiram poupar o desperdício nas suas residências.

A aluna vencedora enxergou na campanha da escola a oportunidade de ajudar os pais a economizarem: "Acompanho o esforço que eles fazem para pagar as mensalidades e resolvi participar". A família da estudante aderiu a mudanças no cotidiano e, ao longo de sete meses, conseguiram reduzir significativamente do consumo de água na casa.

Antes da campanha, Maria Eduarda demorava mais de 30 minutos no banho. "Minha mãe brigava, eu achava que ela estava sendo chata e foi na escola que aprendi que não. São lições que irei carregar para a vida", afirmou a adolescente.

De acordo com o Sesi Goiás, outros dois projetos de alunos vão ser premiados com aparelhos celulares por apresentarem ideias inovadoras para a preservação dos recursos hídricos nas indústrias e nas cidades. A entrega dos prêmios aos vencedores será feira sexta-feira (8), às 9h30, no Sesi Planalto.

A instituição explicou que a iniciativa de elaborar uma campanha de conscientização dos estudantes surgiu devido às crises hídricas que atingiram Goiás em 2018. A crise de abastecimento levou a Fieg a lançar, em meados do ano passado, o estudo estratégico Preservação e Conservação da Água e do Solo, igualmente incentivando o Sesi a mobilizar o ambiente escolar -- alunos, pais e professores -- por meio do projeto Água na Medida Certa, voltado à sustentabilidade ambiental, incluindo o concurso e uma cartilha.

Maria Eduarda, de 12 anos, enxergou na campanha da escola a oportunidade de ajudar os pais a economizarem

Maria Eduarda, de 12 anos, enxergou na campanha da escola a oportunidade de ajudar os pais a economizarem (Divulgação / Sesi Goiás / Alex Malheiros)

Geral

Tia de estudante da UFG que morreu aos 25 anos após AVC diz que não consegue acreditar na perda: 'Era muito amada'

Maria Eduarda de Macedo Magalhães cursava Licenciatura em Física fez parte do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e integrava uma organização política na instituição

Maria Eduarda de Macedo Magalhães, de 25 anos, era uma pessoa alegre, humana e trabalhadora, segundo a família (Reprodução/Redes sociais)

Maria Eduarda de Macedo Magalhães, de 25 anos, era uma pessoa alegre, humana e trabalhadora, segundo a família (Reprodução/Redes sociais)

A tia e madrinha de Maria Eduarda de Macedo Magalhães, estudante que morreu aos 25 anos após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), disse que ainda não consegue acreditar na perda e mencionou que a sobrinha "era muito amada". Madu, como era conhecida, estava terminando o curso de Licenciatura em Física na Universidade Federal de Goiás (UFG) e dava aula em um colégio em Goiânia.

Uma menina trabalhadora, meiga, justa, alegre. Ela era humana, foi uma grande perda. Nem acreditamos ainda. Ela era muito querida e amada na nossa família. Muito mesmo. E a gente agradece em saber o quanto ela era querida na faculdade também", disse Luciene Macedo à reportagem.

A jovem morreu na quinta-feira (3) após ter um AVC e ficar internada em um hospital particular na capital, segundo a família. À reportagem, a mãe da estudante, Lúcia Macedo, disse que além de estudar e dar aulas, a filha também trabalhava com ela na produção de vídeos.

Madu morava no Setor Retiro do Bosque, em Aparecida de Goiânia. Na universidade, liderava um projeto de extensão chamado Física na Escola, fez parte do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e integrava uma organização política na instituição.

Madu, como era conhecida, era diretora de um projeto de extensão chamado Física na Escola (Reprodução/Redes sociais)

Madu, como era conhecida, era diretora de um projeto de extensão chamado Física na Escola (Reprodução/Redes sociais)

À reportagem, Yasmin Santos, colega de curso e amiga da Madu, contou que além de esforçada, a jovem era uma pessoa generosa.

Uma mulher excepcional, muito meiga, carinhosa, fofa, muito dedicada, estudiosa, comunicativa, proativa. Ela ostava muito de ajudar as pessoas. Uma excelente professora e aluna, uma excelente amiga, sempre muito alegre e animada", disse.

Homenagens

Nas redes sociais, o Instituto de Física da UFG lamentou a morte da estudante:

Maria Eduarda, a Madu, foi uma presença marcante em nossa comunidade acadêmica. Sua irreverência, energia contagiante e entusiasmo inspirador deixaram uma marca profunda em todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. [...] Sua luz e alegria permanecerão vivas na memória de seus colegas, professores e amigos", descreveu.

Colegas e amigos depositaram suas últimas palavras à estudante na internet.

Minha amiga tão linda, sempre alegre, muito estudiosa, uma pessoa de luz. Isso não é um adeus, Madu é um até logo. Obrigada amiga por todos os momentos, você sempre estará em meu coração. Te amo, descanse em paz", disse uma amiga.

Sem acreditar ainda", lamentou um amigo.

O velório foi realizado na manhã desta sexta-feira (4), no Cemitério Jardim da Paz, em Aparecida de Goiânia. O sepultamento ocorreu às 14h do mesmo dia, no Cemitério Jardim da Esperança, na cidade.

Geral

Escola de Breaking oferece 30 bolsas de estudo em Goiânia

Adolescentes e jovens com idade entre 13 e 29 anos podem se inscrever

Modificado em 17/09/2024, 15:48

Escola de Breaking oferece 30 bolsas de estudo em Goiânia

(Divulgação Equatorial Goiás)

A Escola de Breaking de Goiânia está oferecendo 30 bolsas de estudo para adolescentes e jovens com idade entre 13 e 29 anos, com patrocínio da Equatorial Goiás. Para se inscrever é necessário estar cursando ou ter concluído os estudos em escola pública. As inscrições podem ser feitas até sábado (9), por meio do telefone (62) 3932-3905 ou pelo WhatsApp (62) 98416-5395.

Os bolsistas selecionados serão registrados na Federação Goiana de Breaking e Danças Desportivas (FGBD) e receberão todos os itens necessários para participar do projeto como material esportivo, uniformes e lanche, além de acompanhamento psicossocial, de saúde e jurídico.

O breaking é uma modalidade esportiva que entrou para as Olimpíadas em 2020 e que já passa a valer para a competição em Paris deste ano. No curso, o bolsista vai aprender sobre os fundamentos da dança e aulas práticas com os movimentos de popping, locking, power move, toprock e footwork.

Segundo o idealizador do projeto e presidente do Centro de Referência da Juventude (CRJ-GO), Aluísio Black, a iniciativa busca novos talentos para o breaking e a capacitação daqueles que sonham em ser atletas nas próximas olimpíadas.

"Os jovens necessitam de meios que ofereçam um espaço para interação entre os mundos, vislumbrados por suas percepções, concepções e a realidade sociocultural a qual estão inseridos e para qual estão sendo preparados, além do desenvolvimento de suas habilidades esportivas", destaca.

As aulas terão início no dia 30 de março, às 17h, e serão ministradas durante seis meses, às segundas, quartas e sextas-feiras, na sede social do CRJ-GO, que fica na Avenida Independência, nº 41, no Setor Morais. Ao todo, serão formadas duas turmas, sendo uma de iniciantes e outra para avançados, com 15 alunos cada.

A programação ainda contará com três encontros competitivos, que ocorrerão aos sábados, a cada dois meses, com a proposta de formar um ranking entre os bolsistas. As atividades serão conduzidas por uma equipe multidisciplinar formada por arte-educadores, educadores físicos, pedagogos e psicólogos.

Valorização da cultura
A Equatorial Goiás é a principal patrocinadora de projetos culturais apoiados pelo Programa Estadual de Incentivo à Cultura -- Goyazes -- do Governo de Goiás. Em um ano de atuação no Estado, a distribuidora de energia disponibilizou R$ 12 milhões para fomentar a cultura goiana, por intermédio do Projeto E+ Cultura, que patrocinou 45 iniciativas. O montante equivale a 30% dos R$ 40 milhões direcionados pelo Programa Goyazes, que contemplou quase 300 projetos artísticos-culturais em mais de 75 municípios.

Serviço: Escola de Break de Goiânia
Inscrições: Até sábado (9), por meio do telefone (62) 3932-3905 ou pelo WhatsApp (62) 98416-5395.
Início das aulas : 30 de março, às 17h.
Local das aulas: Centro de Referência da Juventude (CRJ-GO) - Avenida Independência, nº 41, no Setor Morais.

Geral

Contas de água em Goiás podem ser pagas via Pix, anuncia Saneago

Consumidor pode fazer o pagamento apontando a câmera do celular para o QR Code impresso na fatura. Saneago destaca que baixa do débito é imediata no sistema

Modificado em 19/09/2024, 00:24

Para evitar transtornos, a Saneago recomenda que os moradores utilizem suas reservas domiciliares com responsabilidade

Para evitar transtornos, a Saneago recomenda que os moradores utilizem suas reservas domiciliares com responsabilidade (Divulgação/Saneago)

Os consumidores agora podem pagar as contas de água pelo pix, apontando a câmera do celular para o QR Code que está sendo impresso nas próximas faturas. A novidade foi divulgada pela Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) na tarde desta segunda-feira (10).

De acordo com a Saneago, a vantagem do pix para os clientes é a baixa imediata do débito no sistema, o que agiliza a religação em casos de corte de água por atraso de pagamento. Nas outras modalidades, a baixa no sistema pode levar até 24 horas.

A Companhia destaca ainda que o pagamento por pix pode ser feito pelo aplicativo de qualquer banco. Sem falar que o consumidor evitar pegar filas e ajuda na preservação do meio ambiente, pois o Pix é uma forma de pagamento completamente digital, não gerando resíduo nem papel.

Como vai funcionar?

Segundo a Saneago, o pagamento via Pix será feito mediante leitura do QR Code impresso na fatura ou nos documentos avulsos, como segundas vias, entradas de parcelamento, AVTOs (Atestado de Viabilidade Técnico Operacional), entre outros.

No entanto, as outras formas de pagamento à vista continuam valendo: débito em conta, casas lotéricas, agências e correspondentes bancários.

A Companhia também disponibiliza o parcelamento das faturas de água usando cartão de crédito. A modalidade está disponível por meio do aplicativo PicPay. Para isso, basta baixar o app do PicPay no celular, efetuar o cadastro e seguir os passos.

Geral

ProBem divulga resultado final de seleção para cinco mil novos bolsistas; confira

Do total de bolsas de estudo, 1,5 mil são integrais e 3,5 mil parciais

Modificado em 19/09/2024, 00:11

Cinco mil novos bolsistas do ProBem foram anunciados nesta quarta-feira (15)

Cinco mil novos bolsistas do ProBem foram anunciados nesta quarta-feira (15) (Divulgação/Aline Cabral)

O Governo de Goiás divulgou, nesta quarta-feira (15), o resultado final do processo seletivo do Programa Universitário do Bem (ProBem). Ao todo, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), disponibilizou 5 mil bolsas de estudo para o primeiro semestre de 2023, sendo 1,5 mil integrais e 3,5 mil parciais. Para consultar o resultado, os interessados devem acessar o site da OVG, e selecionar o link da Central do Candidato.

Os estudantes selecionados devem efetivar a matrícula junto à instituição de ensino superior, caso ainda não a tenham feito. Aqueles que já pagaram a matrícula e a primeira mensalidade, podem entrar em contato com a faculdade e solicitar a devolução ou crédito do valor pago.

Oportunidades

As bolsas variam entre 50% e 100% do valor da graduação, que pode chegar a R$ 650 no caso das bolsas parciais e a R$ 1.500 no caso das integrais, nos cursos gerais, e a R$ 2.900, nos casos de bolsa parcial e R$ 5.800, nos casos de bolsa integral, para cursos de medicina e odontologia. O ProBem ainda oferece uma série de atividades no Banco de Oportunidades.

Em caso de dúvidas, os estudantes podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do ProBem pelo telefone (62) 3201 9351 para residentes da capital ou 0800 062 9413 para o interior, ou ainda por meio do WhastApp (62) 9 9641 6090.