Geral

Drive-Thru de materiais recicláveis será realizado domingo

A ação acontece no dia 28 de janeiro, das 10h às 18h, e é uma iniciativa do Movimento Lixo Zero.

Modificado em 17/09/2024, 16:15

Drive-Thru de materiais recicláveis será realizado domingo

(Divulgação)

No dia 28 de janeiro será realizado o Drive-Thru dos recicláveis, das 10h às 18h, no Parque Bernardo Élis, no Residencial Celina Park, em Goiânia. A iniciativa é do Movimento Lixo Zero, atuante no estado desde 2015.

O objetivo do projeto é orientar a população sobre o descarte correto dos resíduos sólidos antes que se tornem lixo, recolher diversos tipos de materiais e destinar corretamente os resíduos para reuso, reciclagem, recuperação e descontaminação, caso seja necessário.

Entre os materiais que serão recolhidos estão os recicláveis, eletrônicos, instrumentos de escrita, esponjas de limpeza, óleo usado, tampinhas plásticas, cápsulas de café e chinelos havaianas. Durante a ação os participantes do drive irão concorrer ao sorteio de um computador, do Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos - Sukatec, parceira do evento.

Segundo a bióloga e idealizadora do Movimento Lixo Zero, Raquel Pires, o intuito é que por meio de ações que o projeto realiza, gere possibilidades para que a população dê o primeiro passo rumo à sustentabilidade: "Percebemos nos trabalhos que fazemos que as pessoas querem fazer o certo, mas não sabem como. Por isso, só deles terem o interesse de ir ao local e receber informação de como fazer o descarte correto e fazê-lo, já é um grande passo para transformar nossa cidade", pontua.

Ela acrescenta ainda que computador a ser sorteado durante a ação veio da reciclagem de eletrônicos, de um dos 5Rs da sustentabilidade, o reaproveitamento, onde foi feito o conserto e agora está voltando novamente a sociedade para ser utilizado.

Essa é a segunda vez que o evento acontece no Parque Bernardo Élis, e de acordo com a organização, todos os resíduos arrecadados serão destinados para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Programa Goiânia Coleta Seletiva e os demais tipos de resíduos para os parceiros do projeto. A previsão é que mais ações como essa sejam realizadas até o mês de junho.
Veja a lista completa dos materiais que serão recolhidos durante o drive:
Recicláveis : Plástico, papel, metal e vidro.
Eletrônicos : Computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, televisores, micro-ondas, celulares, carregadores, fios, modem, eletrodomésticos e correlatos.
Instrumentos de escrita (qualquer marca e tamanho) : lápis grafite, lápis colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto, marcadores permanentes, marcadores de quadro.
Além de esponjas de limpeza, óleo usado, tampinhas plásticas, cápsulas de café e chinelos havaianas.

Geral

Projeto itinerante ensina importância da reciclagem usando realidade virtual, jogos e teatro

Objetivo é abordar o tema de maneira atrativa para todos os alunos

Modificado em 13/12/2024, 14:30

Projeto realiza atividades lúdicas que ensinam a importância da reciclagem, como oficinas de teatro, jogos interativos, realidade virtual e peça teatral (Divulgação/Bacuri Comunicação)

Projeto realiza atividades lúdicas que ensinam a importância da reciclagem, como oficinas de teatro, jogos interativos, realidade virtual e peça teatral (Divulgação/Bacuri Comunicação)

A cidade de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, recebe o Caminhão Reciclagem -- Cultura e Sustentabilidade, projeto itinerante que utiliza recursos tecnológicos e lúdicos para conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de reciclar.

O projeto começou no último dia 5 e passou por sete escolas públicas e tem o objetivo de impactar 2,7 mil estudantes. A última a ser visitada será a Escola Municipal Maria José Cândido, nesta sexta-feira (13).

O diretor da NTICS Projetos, Abílio Martins, disse que o grande objetivo do projeto é melhorar a vida de todos do planeta. O caminhão leva para escolas da rede pública diversas atividades lúdicas que ensinam a importância da reciclagem, como oficinas de teatro, jogos interativos, realidade virtual e peça teatral, trazendo o tema da sustentabilidade.

Embora esse projeto possa acontecer em qualquer lugar do país, a Jaepel Papeis e Embalagens tem sempre a preocupação de provocar o impacto positivo nos locais onde ela está inserida, por isso Senador Canedo sempre está entre as cidades beneficiadas", disse.

Ana Carolina Xavier, CEO e Diretora de Inovação e ESG da NTICS, relata que este projeto está alinhado a práticas globais de sustentabilidade, no qual eles reúnem vários recursos lúdicos e culturais a favor da educação, com objetivo de transformar a experiência de aprendizado em algo atrativo para os alunos das escolas.

Projeto está alinhado a práticas globais de sustentabilidade, com objetivo de transformar a experiência de aprendizado em algo atrativo para os alunos das escolas (Divulgação/Bacuri Comunicação)

Projeto está alinhado a práticas globais de sustentabilidade, com objetivo de transformar a experiência de aprendizado em algo atrativo para os alunos das escolas (Divulgação/Bacuri Comunicação)

Geral

Exposição de miniaturas feitas a partir de lixo eletrônico é aberta em Goiânia

A mostra "Mundo das Miniaturas: Arte em Lixo Eletrônico e Outros Materiais", do artista plástico Fábio Melo, fica em cartaz no Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, de 28 de agosto a 29 de setembro.

Modificado em 17/09/2024, 17:19

Miniatura de uma mercearia de bairro em tamanho real comparada a uma meda de 25 centavos

Miniatura de uma mercearia de bairro em tamanho real comparada a uma meda de 25 centavos (Divulgação)

E se eu te disser que o lixo eletrônico pode ter outro destino que não seja o simples "jogar fora"? Pois é, através da reciclagem, eletroeletrônicos como computadores, celulares e chips obsoletos ou sem utilidade, que iriam parar no lixo, viram obras de arte nas mãos de artistas talentosos.

Com o objetivo de destacar essa atividade criativa que promove a sustentabilidade por meio da técnica de diorama - arte de criar representações tridimensionais de cenários - o Shopping Estação Goiânia, no Setor Central, recebe a exposição "Mundo das Miniaturas: Arte em Lixo Eletrônico e Outros Materiais", do artista plástico goiano Fábio Melo.

A mostra, que ficará na praça de eventos do centro de compras, estará em cartaz desta quarta-feira, 28 de agosto, até 29 de setembro, com visitação aberta ao público de segunda a sábado das 09h às 17h, e domingo das 09h às 13h. A entrada é gratuita.

Conforme explica Fábio Melo, a exposição apresentará uma série de miniaturas detalhadas e inovadoras, criadas a partir de componentes eletrônicos descartados, como circuitos, chips e cabos. "O meu trabalho é transformar resíduos eletrônicos em arte, mostrando como materiais que geralmente são considerados inúteis podem ganhar nova vida e significado", afirma.

Segundo o artista, as suas peças sempre trazem assuntos sociais envolvendo a sociedade, como lixo eletrônico e poluição. "São peças que as pessoas vão olhar e pensar: 'nossa, isso está acontecendo'", pontua.

Uma das obras mais emblemáticas do artista é um diorama que retrata a Cracolândia, em São Paulo. "Em 2015 eu decidi retratar a Cracolândia, que é um problema social imenso no nosso país. E hoje, quase dez anos depois, o problema ainda continua", conta.

Para o coordenador de marketing do shopping, Rayam Saraiva, o evento é uma oportunidade de mostrar ao público uma imersão no mundo das miniaturas, com detalhes impressionantes, temas realistas, surrealistas, ambientais e sociais, bem como a parte divertida das peças. "Será um momento imersivo, destinado a visitantes de todas as idades, desde entusiastas de miniaturas e colecionadores, até famílias em busca de uma experiência cultural e educativa", avalia.

Talento desde cedo
Nascido e criado em Goiânia, Fábio conta que seu envolvimento com o universo das miniaturas começou ainda na infância. "Sempre gostei muito de desenhos, super-heróis, videogames, até que há 20 anos eu comecei a fazer as minhas primeiras miniaturas fiéis aos cenários que me inspiraram, que é o diorama", relata.

De acordo com ele, os seus primeiros clientes e maiores incentivadores foram seus amigos. "Eles começaram a ver, gostar e comprar as minhas peças, o que me deu um gás para ir me aperfeiçoando e comprar mais materiais para me dedicar 100% à produção das peças", diz.

Dentre os materiais que Fábio mais gosta de usar em suas peças, ele revela que o lixo eletrônico tem o seu coração. "São infinitas as possibilidades de se trabalhar com esse material. Dentro de um computador, por exemplo, se você for desmontar ele, são vários componentes que podem se tornar peças de Star Wars, Star Trek, robôs, enfim, todo esse universo que é mais ligado à ficção científica", detalha.

Serviço: Mundo das Miniaturas - Arte em Lixo Eletrônico e Outros Materiais
Data: de 28 de agosto a 29 de setembro
Horário : de segunda a sábado das 09h às 17h, e domingo das 09h às 13h
Local: Praça de Eventos do Shopping Estação Goiânia

Geral

Drive-Thru Lixo Zero acontece neste sábado na Praça Universitária

Modificado em 17/09/2024, 16:03

Drive-Thru Lixo Zero acontece neste sábado na Praça Universitária

(Movimento Lixo Zero)

Neste sábado (18), das 09 às 17h, será realizado na Praça Universitária a última edição do Drive-Thru Lixo Zero. Na ocasião serão coletados diversos resíduos como recicláveis, eletrônicos, instrumentos de escrita, esponjas de limpeza doméstica, óleo usado, cápsulas de café e chinelos de borracha.

Durante o evento também haverá coleta de água a ser destinada ao Rio Grande do Sul. A ação é idealizada pelo Movimento Lixo Zero, que atua em Goiás desde 2015 realizando diversas ações ao longo do ano. O objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto de materiais e resíduos.

Todo o material arrecadado será destinado para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Programa Goiânia Coleta Seletiva e os demais tipos de resíduos para os parceiros do projeto.

Até 2030, o Movimento Lixo Zero pretende buscar articulações em todos os setores da sociedade a fim de alcançar os objetivos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de modo que Goiânia se torne referência no alcance dos ODS com uma maior participação do governo, empresas e sociedade civil. Mais informações sobre o projeto e próximas ações pelo @jornadalixozero, @lixozerogoiasoficial e @institutolixozerobrasil.
Confira a lista de materiais de coleta:
Recicláveis : Plástico, papel, metal e vidro.
Eletrônicos : Computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, televisores, micro-ondas, rádios, telefones, celulares, carregadores, fios, modem, eletrodomésticos e correlatos.
Instrumentos de escrita: (qualquer marca e qualquer tamanho), lápis colorido, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca-texto.
Esponja de limpeza doméstica Óleo usado Resíduos perigosos : medicamentos vencidos e/ou usados, lâmpadas de mercúrio (tubulares), pilhas e baterias.
Cápsulas de café Chinelos havaianas
Serviço: Drive-Thru Lixo Zero
Local : Praça Universitária, em Goiânia
Data : 18 de maio
Horário : das 9h às 17h

Geral

Goiânia terá carnaval mais sustentável com coleta de resíduos e triciclos elétricos

A ação é iniciativa do Movimento Lixo Zero e tem por objetivo reverter positivamente todo o lixo produzido durante o período da folia

Modificado em 17/09/2024, 16:06

Triciclo elétrico

Triciclo elétrico (Divulgação)

Há poucos dias do carnaval, os goianienses poderão contar com um carnaval mais sustentável. A iniciativa é do Movimento Lixo Zero, atuante em Goiás desde 2015 com ações e eventos para conscientizar e orientar a população sobre o descarte correto de resíduos. A primeira ação aconteceu nesta quinta-feira (8), durante o Bloco Socialista, que será realizado na Praça Universitária.

No sábado (10), o Movimento Lixo Zero participa da folia dos blocos Das Divas, Mara e Não é Não, trazendo dois triciclos elétricos, os primeiros a serem utilizados em Goiás e para áreas de sustentabilidade e educação ambiental. Durante a ação haverá vários coletores e uma estação física no Cepal do setor Sul - local de concentração dos blocos.

A novidade vem para auxiliar na gestão dos resíduos dos blocos e fortalecer o trabalho que o Movimento Lixo Zero realiza, além de facilitar o encaminhamento de todo o material arrecadado para as cooperativas.

Segundo a bióloga e idealizadora do Movimento Lixo Zero Raquel Pires, o carnaval é o momento ideal para comunicar à população e que os blocos estão preocupados em trazer essa mensagem aos foliões: "Nós temos a possibilidade de exercer efetivamente a sustentabilidade com o simples ato de colocar cada coisa no lugar certo", ressalta.

Raquel, que também é embaixadora latino-americana do Conceito Lixo Zero, menciona que no último carnaval a capital teve um grande acúmulo de lixo após a folia e que se agravou por conta do período de chuva e entupimento dos bueiros, causando um grande problema à cidade. "Nossa intenção é diminuir esse impacto e reverter positivamente, encaminhando para as cooperativas e gerando trabalho, renda e inclusão social", pontua a bióloga.

Segundo o Movimento, a expectativa é que mais de 15 mil pessoas sejam impactadas pelas ações de educação ambiental durante todo o carnaval, e acreditam no grande impacto da ação para que nos próximos anos, mais blocos façam parte do projeto.

A próxima atuação do Movimento Lixo Zero será na próxima segunda-feira (12), no bloco Carrinho de Mão Elétrico, que acontece a partir do meio-dia na grande estrutura a ser montada na Cervejaria Dias, no Jardim Goiás. O bloco é comandado pelo Grupo Heróis de Botequim.

Mais informações sobre o Movimento e próximas ações pelo @jornadalixozero.