Geral

Feira de moda Revestir chega como vitrine para tendências e negócios em Goiânia

Serão quatro dias de desfiles, shows, palestras e compras no varejo com preço de atacado no Centro de Convenções de Goiânia

Modificado em 19/09/2024, 01:13

Feira Revestir - Moda e Negócios contará com grandes marcas do Centro-Oeste

Feira Revestir - Moda e Negócios contará com grandes marcas do Centro-Oeste (Divulgação)

Uma opção para quem gosta de explorar estilos, conceitos e tendências, a primeira edição da Revestir - Moda e Negócios promete movimentar o Centro de Convenções de Goiânia desta quarta-feira até sábado (6 a 9/12). Serão quatro dias de desfiles, shows, palestras e compras no varejo com preço de atacado.

O evento reúne grandes marcas do Centro-Oeste, como Manga Rosa Pink, Carmezim, MR. Ocky, Jean Darrot, Dom Pierre, Missfiori, Morena Café, Karina Rabello, Ópera Fashion e Luxúria Semijoias. A iniciativa do Sinroupas, Agicon e Casmoda tem o objetivo de destacar a força dos polos confeccionistas espalhados por Goiás.

As palestras acontecem diariamente, das 10h às 12h. O festival conta com entrada solidária, realizando a doação de 1 quilo de alimento não perecível ou um brinquedo novo.

Para o presidente da Sinroupas, Edilson Borges de Sousa, a adesão das grandes confecções demonstra a excelente aceitação dos confeccionistas ao evento e aponta para uma primeira edição de sucesso.

Já o presidente da Agicon, Reginaldo Abdalla, destaca que a indústria da moda é um segmento tradicional e relevante para a economia do Estado, do Brasil e do mundo, com tendência de crescimento. "É um mercado pulsante e que movimenta toda cadeia produtiva. Goiás tem um potencial gigantesco por estar no centro do País, com compradores vindos de várias partes do Brasil", diz.

IcEconomia

Emprego

Ficomex 2025 espera receber mais de 170 empresas e movimentar cerca de R$ 500 milhões

Evento será realizado de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia

Modificado em 30/01/2025, 14:10

Evento de lançamento da Ficomex 2025.

Evento de lançamento da Ficomex 2025. (Yanca Cristina/g1 Goiás)

O lançamento da Feira Internacional do comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex) 2025 aconteceu nesta quinta-feira (29) em Goiânia. O evento foi realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), que fica no Setor Sul, e trouxe algumas novidades para a edição deste ano.

É um evento que não é uma simples feira. É um evento que representa geração de emprego, mão de obra mais qualificada, atração de investimentos para as cidades e regiões goianas. O setor produtivo vem movimentar todas as áreas da economia e isso é muito importante para atrair investidores nacionais e do mercado exterior", disse o presidente da Acieg, Rubens Fileti.

Desta vez, a feira será realizada durante três dias, de 4 a 6 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia. Além disso, a expectativa da Acieg é receber mais de 170 empresas e movimentar cerca de R$ 500 milhões em negócios.

De acordo com a vice-presidente de comércio exterior da associação, Ana Bastos, o objetivo da Ficomex é conectar os empresários goianos com os cases de sucesso do comércio. "Estamos em contato com câmaras de comércios, embaixadas, grandes grupos empresariais para que eles possam vir para Goiânia compartilhar conosco essas grandes tecnologias e invocações", disse.

Para os empresários que queiram participar, as pré-inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site da Ficomex . Já para os visitantes, o evento será gratuito e não precisa de inscrição. Basta que a pessoa vá ao local nos dias da feira.

Dentro do evento, haverá rodadas de negócios entre empresas que queiram vender seus produtos e serviços e aquelas que desejam comprar. A Ficomex é realizada pela Federação das Associações (Faciest), com co-realização da Acieg, em parceria com o Governo de Goiás.

Geral

Cotec leva a coleção Cores do Cerrado para a Amarê Fashion

Com criações inovadoras e inspiradas na biodiversidade do Cerrado, desfile vai mostrar a qualidade do ensino profissionalizante gratuito oferecido nos Colégios Tecnológicos do Estado de Goiás

Modificado em 17/09/2024, 17:26

Cotec leva a coleção Cores do Cerrado para a Amarê Fashion

(Divulgação)

O projeto "Cores do Cerrado", das escolas de moda dos Colégios Tecnológicos de Goiás (Cotecs), rede de profissionalização gratuita do Governo de Goiás ligada ao Programa Goiás Social, será apresentado em um desfile coletivo durante a Amarê Fashion - Semana de Moda Goiana, que acontece de 07 a 10 de agosto, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.

As peças prometem destacar a riqueza da fauna e flora do Cerrado, em criações autênticas e inovadoras, fruto de um processo colaborativo entre nove unidades do Cotec. A coleção Cores do Cerrado apresentará peças produzidas em linho, sarja e crepe georgette, tecidos que conferem maior liberdade e alta qualidade na produção das peças, que vão abraçar a moda feminina e masculina.

O desfile do Cotec vai acontecer no dia 9 (sexta-feira), às 14h, com a missão de apresentar ao mundo da moda a qualidade e os resultados do ensino profissionalizante gratuito ofertado para o segmento.

De acordo com Mirella Melazo, coordenadora de Moda do Centro de Educação Trabalho e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (CETT-UFG), "o processo de orientação e desenvolvimento do projeto foi colaborativo e detalhado". Cada escola recebeu diretrizes específicas para garantir que as peças criadas estivessem alinhadas com o tema central.

Capturar a diversidade e a riqueza das cores do bioma, de maneira autêntica e atraente, foi um dos principais desafios enfrentados, segundo a coordenadora. "A orientação incluiu reuniões periódicas e revisões de progresso, assegurando que todas as escolas estivessem no caminho certo e que a coleção final fosse coesa e harmoniosa", explica Melazo.

Titular da pasta responsável pelos Cotecs, o secretário de estado da Retomada César Moura reforça a importância desse espaço. "Para os alunos, estar na passarela da Amarê é um catalisador nos planos de se dedicar à moda, tanto no trabalho que é promovido durante o evento como também na troca de experiências com os profissionais que participam da Semana da Moda Goiana", afirma.

Para Alethéia Cruz, diretora de Desenvolvimento e Avaliação do CETT-UFG, a orientação contínua e o feedback construtivo foram essenciais para refinar cada look, garantindo as diretrizes estabelecidas e a criatividade individual de cada aluno.

"Foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos, aprender uns com os outros e superar desafios juntos", avalia Aletheia, que completa ainda que "essa experiência reforçou a importância da colaboração na moda, mostrando que a união de diferentes mentes criativas pode resultar em realizações extraordinárias".
Oferta de cursos
Durante a Amarê Fashion, os interessados na formação profissionalizante gratuita do Cotec, poderão se inscrever nos cursos: Técnicos em Vestuário (1.300h) e Modelagem de Vestuário (900h).

Para se ter uma ideia da grandeza da moda, o setor de confecção de artigos de vestuário e acessórios (camisetas, calças, bermudas e semelhantes) cresceu 426% no estado, de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do IBGE, referentes a novembro de 2023, e divulgados no início deste ano.
Sobre a Amarê Fashion
A 3ª edição da Amarê Fashion - Semana da Moda Goiana, marcada para acontecer de 07 a 10 de agosto, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia (GO), é uma realização do Sebrae Goiás, Senac Goiás e Governo de Goiás, e tem como propósito entregar a todos os atores do mercado da moda goiana os mais assertivos insights e tendências para alavancarem seus negócios, seja para o empreendedor com mais experiência de mercado, para o novo empreendedor, para o estudante de moda, para o produtor de algodão, para o lado autêntico da moda autoral ou para o lado veloz do fast fashion. O evento contribui para o fortalecimento de Goiás, de suas riquezas, do seu povo, de sua cultura, e claro, da moda goiana.

IcMagazine

Famosos

Vitor Bourguignon é um dos nomes confirmados na ExpoAmorix em Goiânia

Feira de negócios voltada para os setores de panificação, confeitaria, sorveteria e food service será realizada nos dias 8 e 9 de agosto

Modificado em 17/09/2024, 17:28

Vitor Bourguignon é um dos nomes confirmados na ExpoAmorix em Goiânia

(Divulgação)

O renomado chef Vitor Bourguignon é presença confirmada na ExpoAmorix, feira de negócios voltada para os setores de panificação, confeitaria, sorveteria e food service, que será realizada em Goiânia nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de agosto.

Campeão do "MasterChef: A Revanche", o curitibano promete apresentar ao público da capital goiana novidades imperdíveis. "Estou super empolgado. A feira está imperdível e, sem dúvidas, para mim vai ser uma honra participar", diz Bourguignon.

O evento ocorrerá das 13h às 19h no Espaço Dois Ipês, localizado na Avenida Quitandinha, Setor Jaó. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site: expoamorix.com.br . Organizada pela Amorix Alimentos, uma das maiores distribuidoras do Centro-Oeste, a feira visa conectar clientes, fornecedores e operadores do setor, proporcionando inúmeras oportunidades de networking, negócios e visibilidade para as marcas participantes.

Para Vitor Bourguignon, que também é empresário, trata-se de uma ótima oportunidade para os profissionais da alimentação se manterem atualizados sobre as novidades do mercado. Ele decidiu unir seu talento na cozinha com a vontade de empreender, buscando especializações em técnicas da culinária francesa, cozinha molecular, churrasco, defumação e panificação. E é exatamente toda a bagagem acumulada até agora que ele promete apresentar ao público em Goiânia.
Mais Talentos
Além de Bourguignon, outros grandes nomes estarão presentes na feira, que contará com palestras e workshops. Entre as presenças confirmadas estão Mara Cake, confeiteira famosa pelo programa "Bake Off Brasil: Mão na Massa", do SBT, que compartilhará suas criações e receitas.

Rogério Shimura, padeiro e confeiteiro renomado e proprietário da Levain Escola de Panificação, também estará presente. Shimura é conhecido por sua expertise em pães artesanais e confeitaria, participando ativamente na disseminação de conhecimentos através de programas de TV e cursos especializados.

O crítico gastronômico Saulo Matos, famoso pelo "Burger Tour", projeto que avalia hamburguerias nacionais e internacionais, também marcará presença, apresentando suas críticas e recomendações seguidas por uma ampla base de fãs nas redes sociais e no YouTube. Johannes e Jacque, do "Descomplicando", também compartilharão insights valiosos e tendências de mercado.
Produtos e Serviços
Segundo Rodolfo Amorim, CEO da Amorix Alimentos, a feira contará com mais de 50 estandes. "O evento oferecerá uma plataforma única para a exposição de novos produtos e serviços, fortalecendo as relações com clientes atuais e atraindo novos compradores. Todos terão acesso a lançamentos e muitas promoções", afirma.

A feira espera atrair mais de 3 mil participantes de Goiás, Tocantins, Bahia, Pará, Maranhão e Brasília. A estrutura do evento incluirá uma área de negociação e geração de negócios, onde consultores estarão prontos para impulsionar novas oportunidades comerciais.

Workshops sobre tendências de mercado oferecerão conhecimento atualizado e técnicas avançadas aos participantes. Além de ofertas exclusivas, os participantes terão acesso a experiências práticas, com degustação de produtos e demonstrações ao vivo, permitindo uma melhor compreensão das técnicas apresentadas.

"Todos também receberão conteúdos exclusivos e materiais educativos que podem ser aplicados diretamente em seus negócios", destaca Rodolfo Amorim, mencionando que o setor de alimentação fora do lar cresce significativamente no Brasil, movimentando mais de R$ 208 bilhões por ano.
Inovação
A criação da ExpoAmorix foi motivada pela busca por inovação. Rodolfo Amorim, economista e pós-graduado em Gestão Estratégica e Gestão Empresarial, idealizou o projeto a partir da necessidade de reunir em um só lugar representantes dos mais variados segmentos de alimentação.

"Temos várias feiras no segmento de alimentação fora do lar, mas elas costumam ser específicas. Algumas só de panificação, outras só de sorveteria, outras só de food service. A ExpoAmorix não se limita. É, na verdade, uma junção de tudo isso", explica o CEO, destacando que se trata de uma novidade no Centro-Oeste, já que a maioria dos eventos desse porte se concentra em São Paulo ou no exterior.

"Nossa ideia é democratizar esse tipo de evento, trazendo para as empresas da nossa região o que é apresentado fora daqui", completa Amorim. O CEO revela que sua família atua na distribuição de alimentos há mais de 60 anos.

"Trabalho nas empresas da família há 21 anos, desde os 16, quando comecei como auxiliar financeiro. Durante esse tempo, passei por todas as áreas da organização, conhecendo a fundo nosso negócio e o mercado de alimentos", explica.

Em 2016, após assumir o controle geral das operações, Amorim decidiu expandir os ramos de atuação e as localidades atendidas. Até então, a empresa atuava apenas no segmento de panificação, mas, vendo a necessidade de outros segmentos, expandiu para sorveteria, confeitaria e food service, além de começar a atender os estados do Maranhão e Bahia.

Tudo em um só lugar
Diferente dos eventos voltados para supermercados e empresas de varejo que normalmente ocorrem na Grande Goiânia, a ExpoAmorix reunirá todos os produtos e serviços relacionados ao setor de alimentação fora do lar. "É um público bem direcionado", reforça Amorim.

"Além de fornecer todos os ingredientes que essas empresas precisam, oferecemos treinamentos de mão de obra e levamos as melhores práticas do setor, mantendo o mercado informado sobre o futuro da alimentação fora do lar", acrescenta, mencionando que mais de 50 marcas expositoras já confirmaram participação.

Rodolfo Amorim garante que a feira ExpoAmorix, prevista para agosto, será a primeira de muitas. "Nossa ideia é fortalecer cada vez mais o setor, e a feira é uma forma que encontramos de apoiar os estabelecimentos de alimentação fora do lar. Nos próximos anos, queremos ter mais expositores e alcançar regiões que ainda não atendemos", conclui.
Serviço -- ExpoAmorix
Data : 08 e 09 de agosto
Horário : 13h às 19h
Local: Espaço Dois Ipês, Av. Quitandinha, 600 - St. Jaó, Goiânia - GO, 74673-060
Inscrições gratuitas : expoamorix.com.br

Geral

Participantes do concurso de estilistas da Amarê Fashion contarão com tecidos tecnológicos

Empresa é apoiadora da Semana da Moda Goiana 2024 apoiando jovens estilistas

Modificado em 17/09/2024, 16:27

Participantes do concurso de estilistas da Amarê Fashion contarão com tecidos tecnológicos

(Divulgação)

Neste ano, os participantes do Concurso de Estilistas da Amarê Fashion poderão contar com tecidos tecnológicos e sustentáveis, doados pela Canatiba, uma das maiores tecelagens do país, para a construção de suas peças.

"Acreditamos que o apoio de uma grande tecelagem num início de carreira é muito importante. Fazemos questão de estarmos próximos nesses momentos, pois acreditamos em construir juntos um melhor cenário de moda. Com beleza, tecnologia e juntos trazer além da roupa para o mercado brasileiro", afirma Ivna Barreto, gerente de marketing e magazine da Canatiba, que oferece ainda acesso aos estilistas ao seu showroom em Goiânia, onde podem explorar novas técnicas e estilos com a orientação de especialistas em produto, lavanderia, moda e marketing.

"Este suporte é essencial para superar os desafios de trabalhar com tecidos tecnológicos e maximizar o potencial criativo dos participantes", frisa. A parceria não apenas enriquece a experiência dos estilistas, mas também eleva o valor percebido da Amarê Fashion, que acontecerá de 07 a 10 de agosto no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, na indústria da moda.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, Superintendente do Sebrae Goiás, diz estar muito orgulhoso em ver o progresso significativo que os empreendedores goianos têm alcançado. "No Sebrae Goiás, nosso compromisso é fornecer as ferramentas e o suporte necessários para que pequenas e médias empresas possam prosperar. Acreditamos no potencial de cada empresário e continuaremos a trabalhar incansavelmente para criar um ambiente favorável ao crescimento e à inovação", destaca.

O desenvolvimento econômico de Goiás, segundo César Moura, Secretário da Retoma, passa necessariamente pelo fortalecimento do setor empresarial. "Com iniciativas como o programa Retoma, estamos construindo uma ponte sólida entre o governo e os empreendedores, promovendo capacitação, inovação e sustentabilidade. Nosso objetivo é criar um ecossistema robusto que impulsione o crescimento e gere oportunidades para todos os goianos", afirma.

Tecidos tecnológicos
A Canatiba fornecerá uma variedade de tecidos de suas plataformas tecnológicas, incluindo Smart Denim, Megaflex e Éko. Estes tecidos foram cuidadosamente selecionados pelos estudantes para criar peças únicas para os desfiles. A plataforma Smart Denim, por exemplo, inclui os tecidos 500/4305 Novo Megaflex Elastopol e 500/4369 Triple Dry Denim, que oferecem conforto térmico, secagem rápida e maior resistência na lavanderia industrial.

Os tecidos da plataforma Megaflex, como o Vagalun Metalic, trazem um poder de stretch de 50%, proporcionando ajuste perfeito e acabamento metalizado, disponível em uma cartela com seis opções de cores, sendo a Nude a escolhida. Já a plataforma Éko destaca-se pelo uso de fibras recicladas e sustentáveis, como linho, liocel e viscose. O tecido Enjoy Upcycling, feito em parceria com a Repreve, utiliza poliéster recuperado de garrafas PET, removendo sete garrafas do meio ambiente, por metro de tecido produzido.

"O setor de moda em Goiás tem um potencial enorme e estamos empenhados em ajudar nossos empreendedores a alcançá-lo. Com o apoio do Sebrae Goiás, os profissionais de moda estão recebendo orientações e recursos para inovar, se adaptar às tendências e expandir seus negócios. Juntos, estamos colocando Goiás no mapa da moda nacional, com criatividade e determinação", conclui Thaís Oliveira, Gestora de Moda do Sebrae Goiás.

Fortalecimento da Moda Goiana
A realização da Amarê Fashion, promovida pelo Sebrae Goiás, Senac Goiás e Governo do Estado, tem como objetivo fortalecer a moda goiana, suas riquezas culturais e seu povo. O evento proporciona insights e tendências valiosas para empreendedores de todos os níveis, desde produtores de algodão até designers de moda autoral e fast fashion. A contribuição da Canatiba, com sua tecnologia e sustentabilidade, é um exemplo do potencial de inovação que pode ser alcançado quando diferentes setores da indústria colaboram.