Geral

Mãe de adolescente trans em Goiânia luta contra o preconceito

Costureira que há três anos soube que um dos quatro filhos é transgênero relata a dificuldade para mantê-la em escola da rede estadual, onde nome social e uso do banheiro feminino foram negados

Modificado em 19/09/2024, 01:08

Luciane com a filha: “Vamos enfrentar preconceito para o resto da vida, mas não vou ficar de braços cruzados”

Luciane com a filha: “Vamos enfrentar preconceito para o resto da vida, mas não vou ficar de braços cruzados” (Wesley Costa)

O depoimento de uma mãe de uma adolescente transgênero ao POPULAR revela o quanto é desafiador para a família manter em instituições de ensino um filho que não se identifica com o sexo que lhe foi atribuído ao nascer. Aos 39 anos, a costureira Luciane Maravilha de Lima, divorciada, tem atravessado dias turbulentos para manter a filha P., 14, na escola.

"Eu só quero que nada atrapalhe os estudos dela. Estou ciente de que vamos ter de enfrentar preconceito para o resto da vida, mas não vou ficar de cabeça baixa e de braços cruzados vendo as pessoas a humilharem."

Há cerca de três anos, P., que nasceu menino, comunicou à mãe que não se sentia bem com seu gênero e muito menos com o nome que recebeu ao nascer. Mãe de quatro filhos, até então todos do gênero masculino, Luciane acolheu P.

Para sua surpresa, o pai dela, que até então parecia preconceituoso, agiu naturalmente, assim como os irmãos. "Ela tinha medo da nossa reação, era calada, presa nela mesma, só se abria com os amigos." Entretanto, os problemas ficaram latentes na escola pública estadual onde P. estuda.

Na unidade de ensino, P. enfrentou a resistência da diretora que insistia em chamá-la pelo nome de registro. Ela também foi proibida de usar o banheiro feminino. Luciane e o pai da adolescente tinham entregue na escola um documento em que explicavam a condição da menina e o nome social que ela escolheu.

"Ela nunca foi agressiva dentro de casa, mas mudou dentro da escola em razão das provocações. Ficavam repetindo o nome que ela não gostava", explica a mãe. Os embates com a direção foram tamanhos que Luciane decidiu tirar a filha da escola.

"Muitos professores a acolheram, mas a diretora não a aceitava sempre com o argumento que ela 'entende de leis'. Ela me disse que o caso de P. era de expulsão, por isso decidi tirar ela da escola." Luciane esteve na Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e conseguiu vaga em outra unidade, a 4 km de casa. "Ela tinha de caminhar até lá porque não tenho condições de pagar transporte e ela não se adaptou porque os amigos ficaram na outra escola. Aí, me aconselharam a retornar para a mesma unidade", relata a mãe.

Depois de perder um ano da vida escolar, P. foi novamente matriculada na instituição perto de casa. "Eu fiquei com trauma. Como continuaram agindo com ela da mesma maneira, estive lá e enfrentei um monte de gente me oprimindo, me acusando, dizendo que não apoio a minha filha. Como assim? Sou a única que faço isso. Ela estando bem eu também vou ficar para correr atrás do sustento dela."

Sem saber como agir, Luciane procurou a Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros de Goiás (Astral-GO), presidida pela psicóloga Beth Fernandes, mulher trans de 55 anos. Ali recebeu orientação para buscar ajuda na Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO).

Resolução do Conselho Nacional de Educação define diretrizes

Na semana passada o Núcleo Especializado de Direitos Humanos da DPE-GO encaminhou ofício à diretora do Colégio CEPI Professora Lousinha Carvalho, no Setor Crimeia Oeste, onde P. está matriculada, pedindo esclarecimentos sobre as "situações embaraçosas e humilhantes no cotidiano escolar, o que consequentemente coloca em risco seu desempenho acadêmico e a sua saúde". O mesmo ofício chegou à Seduc.

No documento, o defensor público Tairo Batista Esperança cita a Resolução n. 1, de 19 de janeiro de 2018, do Conselho Nacional de Educação, na qual estão definidas diretrizes e práticas que devem ser adotadas pelas escolas para combater discriminação em função de orientação e identidade de gênero, não somente de estudantes, mas também de gestores funcionários e seus familiares. Pela Resolução, o nome social pode ser usado. No caso de menores, como P. , os representantes legais devem referendar.

Processo educativo
Gerente de Programas e Projetos Intersetoriais da Seduc, Marcos Pedro da Silva disse que sua equipe irá para dentro da escola para executar um processo educativo, como tem feito em outras situações similares. "Independentemente do ofício da DPE-GO, a Seduc tem compromisso com a formação humana. As pessoas podem ter suas convicções em casa ou em qualquer outro lugar, mas não no ambiente profissional. Às vezes é um pequeno gatilho que tem um peso enorme em razão do sofrimento do aluno."

Marcos Pedro explica que o caso específico de P. já foi debatido por sua equipe. "Vamos para dentro da escola ouvir todos os envolvidos, fazer um processo educativo, com escuta ativa e olhar atento, para que isso não volte a acontecer. Muitas vezes as pessoas querem a punição de quem faz o ato, mas o nosso projeto é de educar para essa convivência, para que a diversidade seja respeitada, para que todos tenham direito de estar na escola incondicionalmente. Nosso processo é baseado na mediação."

No ano passado, três escolas, em Goiânia e Aparecida de Goiânia receberam a equipe da Seduc e segundo Marcos Pedro, o resultado foi um sucesso. "Nossa metodologia é baseada na voluntariedade dos envolvidos, no sigilo e na imparcialidade para que o caso seja resolvido sem nenhum tipo de contaminação. Ele orienta as famílias para que casos como o de P. sejam denunciados à Ouvidoria da Seduc. "É importante que isso ocorra para que possamos atuar dentro da escola."

Aumento de casos após a pandemia

Em fevereiro, reportagem do jornal O Popular mostrou que desde a pandemia aumentou a procura por ajuda de pais de adolescentes transgêneros. "No isolamento os pais conviveram mais com os filhos e tiveram de lidar com esse tipo de assunto. Antes, passavam por cima", explicou a presidente da Astral, Beth Fernandes. Desde o início do ano, ela já atendeu cinco pais que enfrentam problemas em instituições de ensino.

"Os pais estão tentando aceitar a nova realidade, mas a escola não quer. Tem adolescente que abandona a escola porque a professora resiste em usar nome social e isso é um direito. É fundamental que a criança ou o adolescente transgênero não abandone os estudos. Às vezes a atração das ruas é mais forte e o que nós queremos é cidadania e equidade de direitos." Para a presidente da Astral, na educação há um receio de quebrar os estereótipos. "A diversidade é enorme dentro da escola. Eles não querem ter trabalho."

Ouvidoria da Seduc

Telefones: (62) 3220-9621 e 3220-9620
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas

IcEsporte

Esporte

Vila Nova empata com o Goiás e vai à final do Goianão contra o Anápolis

Tigre havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 e se classificou, no Serra Dourada, para a decisão do Estadual. Clube vai decidir a final em casa

Modificado em 16/03/2025, 19:44

Lance de Vila Nova x Goiás no Serra Dourada

Lance de Vila Nova x Goiás no Serra Dourada (Wesley Costa / O Popular)

Vila Nova e Goiás empataram por 0 a 0 neste domingo (16), no estádio Serra Dourada, e o Tigre se classificou para enfrentar o Anápolis na final do Campeonato Goiano. O clube colorado tinha a vantagem de avançar com a igualdade por ter vencido o jogo de ida por 1 a 0 há uma semana, na Serrinha. O Vila vai decidir o Estadual em casa - será o mandante no segundo jogo. A partida de ida será no Estádio Jonas Duarte, em Anápolis.

O Vila Nova terá a chance de encerrar o jejum de título do Goianão, que foi conquistado pela última vez pelo clube há 20 anos, em 2005. O Anápolis também vive jejum desde o seu primeiro e único título. Há 60 anos, conseguiu sua única taça do Estadual, em 1965.

Será a segunda final direta entre Vila Nova e Anápolis na história do Estadual, 30 anos depois da primeira.

Em 1995, o Vila Nova foi campeão ao vencer o Anápolis por 2 a 1 no tempo regulamentar e por 1 a 0 na prorrogação, no dia 13 de agosto, no Serra Dourada. O Galo da Comarca venceu na ida, por 1 a 0, mas o Tigre virou a situação em casa. Fez 2 a 1 e levou a final para a prorrogação, definida com golaço de falta do meia Gilvan.

O jogo que marcou a conquista do título que o Anápolis tem do Goianão, em 1965, foi uma vitória do tricolor sobre o Vila Nova por 3 a 2, mas não foi uma final direta. A partida, disputada no dia 28 de novembro, no estádio Jonas Duarte, foi pela penúltima rodada em um sistema de disputa por pontos corridos.

Mando de campo

O mando de campo no jogo da volta da final do Goianão será do Vila Nova porque o clube tem a melhor campanha somadas todas as fases - somou 30 pontos contra 29 do Anápolis. O clube não informou se vai jogar no Serra Dourada, mas a tendência é atuar no estádio.

Com o empate, o Vila Nova amplia invencibilidade atual sobre o Goiás. Não perde para o rival há oito jogos - cinco vitórias e três empates.

O público da volta da semifinal não foi o esperado pelo Vila Nova e ficou bem abaixo dos "40 mil" pedidos em campanha do presidente do clube, Hugo Jorge Bravo, que qeria a torcida ocupasse a lotação máxima de mais de 38 mil lugares. O público registrado neste domingo (16) foi de 25.105 pagantes e 26.261 presentes.

Como foi a partida

O Goiás começou melhor o jogo. Aos 10 minutos, exigiu defesa de Halls. Após cruzamento de Pedrinho da esquerda, Arthur Caíke cabeceou para a defesa do goleiro vilanovense no canto baixo direito. O Goiás pediu pênalti no lance de Elias em Esli Garcia, mas a arbitragem não entendeu como falta.

Halls foi testado novamente e fez defesa dificílima aos 14 minutos. Juninho cruzou da esquerda e Esli Garcia finalizou, mas, ao estilo goleiro de handebol, Halls saiu na bola e defendeu.

O Vila Nova arriscou pela primeira vez em um chute de longe, após João Vieira pegar sobra em lance originado pela direita. A finalização foi por cima do gol de Tadeu. Aos 34, Halls fez nova intervenção no chute de Pedrinho.

O jogo perdeu em intensidade e movimentação. O Goiás perdeu Esli Garcia, que levou a pior em lance com João Vieira. Régis entrou.

A última chance da etapa, marcada pela chuva fina persistente, foi o mergulho de Júnior Todinho pra tentar finalizar após cruzamento da direita, mas o atacante não conseguiu atingir a bola.

O Tigre trocou dois terços do seu ataque para o segundo tempo: saíram Todinho e Vinícius Paiva e entraram Jean Mota e Gabriel Silva. O Goiás teve chance boa com Pedrinho aos 11 e esperou até os 14 minutos para fazer o mesmo e trocar seu poder ofensivo com a entrada de Zé Hugo e Edu e saída de Welliton Matheus e Arthur Caíke.

Lucas Lovat assustou o Vila Nova aos 28 minutos, quando bateu uma falta da intermediária direto para o gol, com força. Halls saltou para uma defesa espetacular.

Aos 38, Messias tentou de cabeça, após cobrança de escanteio, mas a bola foi para fora, do lado esquerdo do gol de Halls.

Aos 41, o Goiás reclamou de um lance entre William Formiga e Edu na área vilanovense. O clube esmeraldino queria pênalti do lateral esquerdo do Vila em seu atacante.

No lance seguinte, Gabriel Silva teve a melhor chance do jogo para o Vila Nova e chutou, na saída do goleiro Tadeu, que fez a defesa.

FICHA TÉCNICA

Jogo: Vila Nova x Goiás
Data: 15/3/2025
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

Árbitro: Wilton Sampaio
Assistentes: André Severo e Jonny Kamenach
VAR: João Paulo Cunha

Vila Nova: Halls; Elias, Bernardo Schappo, Tiago Pagnussat e Willian Formiga; João Vieira, Arilson (Paulinho) e Diego Torres (Igor Henrique); Júnior Todinho (Jean Mota), Gabriel Poveda (Walisson Maia) e Vinicius Paiva (Gabriel Silva). Técnico: Rafael Lacerda

Goiás: Tadeu; Willean Lepo, Lucas Ribeiro, Messias e Lucas Lovat; Marcão (Vitinho), Juninho e Esli Garcia (Régis); Welliton Matheus (Zé Hugo), Arthur Caíke (Edu) e Pedrinho (Edson Carioca). Técnico: Jair Ventura

Público: 25.105 pagantes, 26.261 presentes

Renda: R$ 644.420,00

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 60 vagas de emprego em Goiás

Há oportunidades para pedreiro, carpinteiro, técnico em eletrônica e comando, ajudante de eletricista, mecânico automotivo com experiência, repositor de mercearia e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar

Carteira de trabalho digital e física

Carteira de trabalho digital e física (Reprodução)

Veja as vagas de emprego disponíveis em Goiás nesta quinta-feira (13). Há oportunidades para pedreiro, carpinteiro, técnico em eletrônica e comando, ajudante de eletricista, mecânico automotivo com experiência, repositor de mercearia e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

Assaí Atacadista

Total de vagas oferecidas: 09 vagas
Cargos oferecidos:

02 vagas para repositor de flv
04 vagas para repositor de mercearia
02 vagas para jovem aprendiz operador caixa (16 anos)
01 vagas para repositor perecíveis

Data para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp: (62) 9 9677-5731
Contato: (62) 9 9677-5731

Enec Engenharia

Total de vagas oferecidas: 40 vagas
Cargos oferecidos:

05 vagas para pedreiro
30 vagas para servente
05 vagas para carpinteiro

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: WhatsApp (62) 9 9347-5778
Contato: (62) 3096-1150

Prest Service Engenharia

Total de vagas oferecidas: 04 vagas
Cargos oferecidos:

01 vaga para técnico em eletrônica e comando
01 vaga para encanador de rede de incêndio
01 vaga para auxiliar de serviços gerais
01 vaga para ajudante de eletricista

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar currículo para o WhatsApp: (62) 9 9976-8917
Contato: (62) 9 9976-8917

NS Injeção Diesel

Total de vagas oferecidas: 09 vagas
Cargos oferecidos:

05 vagas para mecânico automotivo com experiência
02 vagas para auxiliar de escritório com experiência
02 vagas para motoqueiro

Prazo para se inscrever: até dia 30/03
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp: (62) 9 9910-5755
Contato: (62) 9 9910-5755

Aparecida de Goiânia

Bota Fora Entulhos

Total de vagas oferecidas: 02 vagas
Cargo oferecido:

02 vagas para separador de materiais recicláveis

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: R$ 2.100,00
Como se candidatar: telefone para contato: 62 996157094
Contato: (62) 996157094

Geral

Primeiro ônibus a biometano de Goiás começa a circular nesta quinta-feira

Veículo passará por um período de teste de quatro meses. Expectativa do governo do estado é adquirir, até o começo de 2026, mais 499 ônibus movidos com o combustível sustentável

Estação provisória de abastecimento dos ônibus movidos a gás

Estação provisória de abastecimento dos ônibus movidos a gás (Sylvester Carvalho/O Popular)

O primeiro ônibus movido a biometano de Goiás começa a circular nesta quinta-feira (13) na capital. O veículo, com capacidade para até 75 pessoas, vai atender um trecho reduzido do BRT Leste-Oeste, entre Senador Canedo e o Terminal Praça da Bíblia. Trata-se de um modelo que foi adaptado para receber o combustível biologicamente sustentável.

O ônibus será abastecido em uma estação provisória montada na área de estocagem do Terminal Novo Mundo, em Goiânia. O veículo suporta até 195 metros cúbicos de biometano, o que possibilita uma circulação de cerca de 295 quilômetros.

De acordo com o secretário-geral do Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima, esse primeiro ônibus vai passar por um período de teste de quatro meses. E até o início de 2026, o Governo de Goiás vai adquirir mais 499 ônibus que vão circular com biometano, totalizando 500 veículos. Quase todos serão no modelo articulado, tradicional da linha BRT.

Com a utilização deste novo modelo de energia a gente está iniciando um piloto que vai ser uma extensão da linha do BRT, que vai operar entre o Novo Mundo e Senador Canedo. É um piloto de 4 meses, que nós vamos testar o veículo, testar a tecnologia, avaliar o desempenho para que a gente possa dar os próximos passos", disse o secretário.

O biometano é um combustível renovável produzido em Goiás a partir de resíduos orgânicos. Após a purificação, ele se torna equivalente a gás natural. O biometano reduz em até 90% das emissões de gás carbônico na atmosfera, contribuindo assim para um ar mais limpo.

O biometano tem uma vantagem adicional, ele não precisa nem produzir a cana, ele usa o resíduo da produção do etanol, que é a vinhaça, e a partir da vinhaça você gera o biogás, e do refinamento do biogás você produz o biometano. O biometano é muito menos poluente que o diesel", complementou Adriano.

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 40 vagas de emprego em Goiás

Há vagas para repositor de mercearia, auxiliar de açougue, operador de depósito, atendente de loja, repositor de materiais recicláveis, gerente de logística e muito mais

Modificado em 12/03/2025, 06:54

Pessoa preenchendo uma carteira de trabalho.

Pessoa preenchendo uma carteira de trabalho. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Veja as vagas de emprego disponíveis em Goiás nesta nesta quarta-feira (12). Ao todo são 45 oportunidades em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Há vagas para repositor de mercearia, auxiliar de açougue, operador de depósito, atendente de loja, repositor de materiais recicláveis, gerente de logística e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

Assaí Atacadista

Total de vagas oferecidas : 41 vagas
Cargos oferecidos:

02 vagas para repositor de flv
04 vagas para repositor de mercearia
02 vagas para jovem aprendiz (operador caixa)
01 vagas para repositor
02 vagas para auxiliar de açougue
01 vagas para açougueiro
03 vagas para operador de depósito
03 vagas para operador de ifood
18 vagas para operador de caixa
01 vagas para auxiliar de rh
01 vagas para auxiliar de refeitório
01 vagas para locutor
02 vagas para atendente loja

Data para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: contato para enviar currículo: 62 99677-5731
Contato: 62 99677-5731

Distribuidora Delivery

Total de vagas oferecidas: 01 vagas
Cargos oferecidos:

01 vaga para gerente de logística

Prazo para se inscrever : indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: site rh@ellodistribuicao.com.br ou WhatsApp 62 40092100
Contato: 62 40092100

Não divulgado

Total de vagas oferecidas: 01 vagas
Cargos oferecidos:

01 vaga para desenvolvedor de sistema

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar : enviar currículo para tech@puxacapivara.com.br
Contato: 62 981412357

Aparecida de Goiânia

Bota Fora Entulhos

Total de vagas oferecidas: 02 vagas
Cargo oferecido:

02 vagas para repositor de materiais recicláveis

Prazo para se inscrever: i ndeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: telefone para contato: 62 996157094
Contato: (62) 996157094