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Serasa prorroga ação 'Limpa Nome' com descontos de até 90% no valor de débitos; veja como participar

Ação oferece condições de parcelamento inéditas durante todo o mês de agosto para mais de 80 milhões de dívidas

Modificado em 20/09/2024, 03:34

Em Goiás, mais de 61 mil pessoas já fizeram acordos para quitar os débitos.

Em Goiás, mais de 61 mil pessoas já fizeram acordos para quitar os débitos. (Serasa)

Em ação "Limpa Nome", Serasa prorrogou o prazo para os devedores negociarem suas dívidas com até 90% de desconto. Quem está com o nome negativado junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), pode parcelar suas dívidas em até 24 meses até esta segunda-feira (12).

A Serasa, juntamente com 45 empresas de diversos setores, promoveu a ação visando buscar soluções para resolver o problema de endividamento, cada vez mais crescente, da população brasileira. Em Goiás, mais de 61 mil pessoas já fizeram acordos para quitar os débitos.

O Serasa Limpa Nome disponibilizou, durante todo o mês de agosto, mais de 80 milhões de débitos para renegociação em até 36 vezes sem juros. As negociações podem ser realizadas pelos canais digitais da Serasa e presencialmente nas mais de 6 mil agências dos Correios distribuídas pelo país.

Entre as empresas que participam da ação estão bancos, financeiras, redes de telefonia, varejo e empresa de recuperação de crédito. Confira todas as empresas participantes.

Empresas participantes:

  • Claro
  • Ativos
  • Atlântico
  • Banco BMG
  • Banco Digio
  • Banco Digio
  • Banco Inter
  • Banco Losango
  • Banco Neon
  • Boticário
  • Bradescard
  • Bradesco
  • Bradesco Financiamentos
  • BTG +
  • Carrefour
  • Crediativos
  • Credsystem
  • Digio
  • DmCard
  • Eudora
  • FortBrasil
  • Grupo Tracker
  • Havan
  • Hoepers
  • Intacto
  • Ipanema
  • Itapeva
  • Itau
  • MGW Ativos
  • Money Plus
  • Multi Crédito
  • Nalin
  • Net
  • Nextel
  • Recovery
  • Renner
  • Riachuelo
  • Santander
  • Sascar
  • Sicoob
  • Sorocred
  • Uze
  • Via Varejo
  • VoxCred
  • Zema
  • O consumidor pode conferir se tem parcelas sem juros disponíveis por meio dos canais oficiais da Serasa:

    ● Site: serasalimpanome.com.br

    ● App Serasa no Google Play e App Store

    ● Ligação gratuita 0800 591 1222

    ● WhatsApp 11 99575--2096

    Em Goiás, mais de 61 mil pessoas já fizeram acordos para quitar os débitos.

    Em Goiás, mais de 61 mil pessoas já fizeram acordos para quitar os débitos. (Serasa)

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    Em Goiás, quatro em cada dez adultos estão inadimplentes

    Dados da Serasa mostram um forte avanço da inadimplência no estado, que tem 2,4 milhões de CPFs negativados; os goianos devem R$ 14,2 bilhões no total

    Modificado em 03/03/2025, 08:47

    Cristiano Caixeta, presidente do Sindilojas-GO: com alta inadimplência, empresas deixam de vender e têm menos fluxo de caixa

    Cristiano Caixeta, presidente do Sindilojas-GO: com alta inadimplência, empresas deixam de vender e têm menos fluxo de caixa (Wesley Costa / O Popular)

    O fantasma do aumento da inadimplência voltou a assombrar o comércio goiano. Dados da Serasa mostram que 2,4 milhões de goianos estão com o CPF negativado, o que equivale a 43,4% da população adulta do estado. Estes consumidores têm dívidas que somam R$ 14,2 bilhões, o que significa que cada pessoa deve, em média, R$ 5,8 mil. O grande número de inadimplentes preocupa os lojistas, pois prejudica o fluxo de caixa das empresas e impede a realização de novas vendas. Cada um destes goianos inadimplentes tem, em média, quatro dívidas em aberto, de acordo com a Serasa. Dados divulgados pelo SPC e pela CDL Goiânia também mostram um crescimento de 8,77% no endividamento no último mês de janeiro, em comparação com o mesmo período de 2024. O tempo médio de atraso no pagamento das contas foi calculado em 28,3 meses. Já a quantidade de contas em atraso cresceu 10,8% no período.

    Mariana D´Ávila assessora executiva da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO), ressalta que as pesquisas apontam que, nos últimos 12 meses, 8 em cada 10 consumidores goianos tiveram o nome negativado em algum momento. Ela lembra que 68% dos negativados em janeiro já tinham dívidas antigas que não haviam sido pagas. "A reincidência é muito alta. Às vezes, a pessoa consegue pagar, mas acaba voltando para a lista de devedores depois", destaca.

    A maior parte das dívidas é com bancos e cartões. A assessora da FCDL-GO lembra que isso prejudica o comércio porque torna o crédito mais caro e mais difícil de ser contratado. Lembrando que 90% das vendas no varejo são a prazo. Para ela, a inflação dos alimentos também faz o consumidor comprometer uma parcela maior da renda nas compras de supermercado com produtos básicos.

    Parceria entre Serasa e Correios ajuda a negociar dívidas
    Compra de última hora desafia consumidor, mas deve dar fôlego a lojistas

    A taxa Selic alta também deixa o crédito mais difícil e caro, prejudicando consumidores e lojistas e sufocando o sistema de consumo. "Com a inadimplência alta, o comércio vende menos e desestabiliza toda economia porque o segmento gera uma boa base da renda", alerta.

    A alta inadimplência, que cresceu por sete meses consecutivos, reforça a importância dos lojistas atentarem mais para os critérios de concessão do crédito. "Num cenário de juros altos, fica mais difícil sair da inadimplência e, até quem não está nela, tem crédito bem mais caro, uma barreira para as vendas. O governo precisa agir para tentar controlar inflação sem elevar mais a taxa de juros", adverte.

    Para a superintendente da CDL Goiânia, Hélia Gonçalves, a elevação inadimplência indica não apenas uma tendência, mas que os consumidores estão enfrentando dificuldades financeiras, com dívidas acima de R$ 5 mil. "O cenário econômico atual, de inflação e altas taxas de juros, vem pressionando o poder de compra das famílias e dificultando o pagamento das dívidas", avalia.

    Outro problema é que muita gente também faz compromissos que superaram sua capacidade de pagamento. A superintendente lembra que quem está inadimplente não tem poder de compra e as empresas ficam sem este importante recurso no caixa. "Isso acaba travando a roda da economia, que não consegue girar. A pessoa não consegue comprar e as empresas não conseguem receber, vender e comprar mais produtos de seus fornecedores", explica.

    Gonçalves lembra que o comércio está aberto a oferecer condições propícias para renegociações saudáveis. Mas o consumidor também deve verificar sua real capacidade de pagamento e buscar negociações que realmente tenha condições de honrar. Se ele não cumpre o acordo, uma negociação não cumprida pode resultar em mais juros. "Temos atendimento presencial, em nossas unidades de Goiânia e Aparecida, e online pelo aplicativo SPC Consumidor, que tem consulta gratuita sobre os débitos", informa.

    Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO), Cristiano Caixeta, o maior impacto da inadimplência é a falta de vendas no comércio em geral, pois as pessoas compram muito no crediário. "A Selic a 13,25% dificulta o pagamento das dívidas e retrai as vendas", adverte. Ele acredita que os valores devidos são altos para as pequenas e médias empresas, que deixam de vender e têm menos fluxo de caixa. "Algumas empresas no interior até abrem mão de negativação de valores pequenos e ainda abrem crediário para o inadimplente, o que é arriscado", conta.

    Se a pessoa tem crédito e ainda consegue um cartão, terá um crédito baixo para comprar, de no máximo uns R$ 800. "É uma bola de neve que chega até a indústria, pois o mercado não gira com facilidade. Precisamos de juros mais baixos e da intervenção do poder público, reduzindo tributação para as lojas e juros para o consumidor", alerta.

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    Serasa vai limpar nome na hora após consumidor pagar dívida com Pix

    A novidade terá um impacto também no "score" dos clientes, pontuação utilizada para indicar as chances de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos seis meses

    Modificado em 16/01/2025, 18:18

    Nada muda para o Pix, que segue gratuito

    Nada muda para o Pix, que segue gratuito (Divulgação)

    Consumidores terão acesso à quitação de dívidas em tempo real por meio de aplicativo da Serasa a partir de fevereiro. A novidade terá um impacto também no "score" dos clientes, pontuação utilizada para indicar as chances de o consumidor pagar as contas em dia nos próximos seis meses.

    O recurso será utilizado exclusivamente por meio do Serasa Limpa Nome. Nos primeiros meses, os pagamentos deverão ser feitos por Pix para que a baixa da negativação seja instantânea.

    Segundo a Serasa, o recurso pode gerar um impacto econômico de R$ 13 bilhões, valor equivalente ao que foi movimentado pelo varejo no último Dia das Mães. A maioria das dívidas no mercado atualmente é formada por clientes que desejam substituir débitos antigos, visando o aumento de patrimônio ---com o financiamento de veículos e imóveis--- e para ampliar o acesso a bens de consumo pessoal.

    Cerca de 3,7 milhões de brasileiros já utilizam o aplicativo da Serasa para renegociarem suas dívidas mensalmente.

    Atualmente, o processo para que os clientes tenham a atualização de suas dívidas demora cerca de nove dias. Isso ocorre porque o processo passa pela mediação das instituições financeiras antes de ser enviado à Serasa.

    Com os pagamentos sendo feitos diretamente à Datatech, no entanto, o registro de aumento do "score" poderá ser realizado automaticamente.

    O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, afirma que o impacto será maior para aqueles que pertencem às classes média e baixa.

    "Se pegarmos todas as pessoas que estão renegociando suas dívidas, calcularmos a renda média delas e o quanto elas podem absorver em novos créditos, temos um impacto de cerca de R$ 13 bilhões", diz.

    O economista destaca ainda que o recurso terá um impacto positivo no mercado de crédito como um todo, movimentando cadeias produtivas além do varejo, como os setores de publicidade, logística e transporte.

    *

    COMO OS CONSUMIDORES PODERÃO FAZER O PAGAMENTO DAS DÍVIDAS?

    Para ter acesso ao recurso, os consumidores deverão baixar o aplicativo da Serasa e seguir os seguinte passos:

  • Acesse o aplicativo da Serasa;
  • Realize o cadastro ou faça login em sua conta;
  • Identifique o seu Serasa Score dentro do aplicativo;
  • Verifique e selecione as dívidas quem podem ser pagas;
  • Gere o código Pix para pagamento.
  • Assim que o pagamento for processado, o "score" do cliente será atualizado e a dívida será baixada. Giresse Contini, diretor de serviços de crédito da Serasa Experian, afirma que outras formas de pagamento deverão ser implementadas nos próximos meses.

    Nenhuma taxa adicional é cobrada pela Serasa durante o pagamento, uma vez que a companhia recebe a tarifa diretamente dos credores.

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    Termina dia 30 a campanha de negociação de dívidas da Equatorial

    Companhia oferece parcelamento em até 24 vezes e desconto de 100% sobre juros, multas e atualização monetária

    Modificado em 19/09/2024, 01:16

    Termina dia 30 a campanha de negociação de dívidas da Equatorial

    (Divulgação)

    A Equatorial Goiás realiza uma campanha de negociação de dívidas para que seus clientes possam virar o ano em dia com a distribuidora. Até o dia 30 de dezembro, quem possuir débito com a companhia tem a oportunidade de parcelar suas dívidas em até 24 vezes e com 100% de desconto sobre juros, multas e atualização monetária sobre a dívida vencida.

    O pagamento pode ser feito por cartão de crédito tanto nas agências de atendimento presencial como no site da Equatorial Goiás . São aceitas as bandeiras Visa, Master, Elo, Hipercard e Amex.

    Os endereços de todas as agências e postos de atendimento do Estado podem ser acessadas aqui . Quem optar por pagar pelo site, basta escolher a opção Goiás e entrar com usuário e senha na agência virtual, usando o número da unidade consumidora e o CPF.

    Pensando na segurança dos clientes, o gerente comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, reforça a importância de sempre buscar informações nos canais oficiais de atendimento da companhia e ressalta que a distribuidora não solicita depósitos, transferências ou pagamentos para terceiros. "Para evitar golpes, é essencial que no momento do pagamento o cliente confira se o beneficiário é a Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S.A. e o CNPJ é o 01.543.032/0001-04".

    Em caso de dúvidas sobre a fatura, o cliente pode entrar em contato com a companhia por meio dos canais de atendimento: aplicativo Equatorial Goiás; Central de Atendimento 0800 062 0196 e nas agências espalhadas por todo o Estado.

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    Refis: Prefeitura de Goiânia abre negociações de débitos com desconto de até 99%

    Serviços seguirão até dia 15 de dezembro e podem ser realizados também nos postos do Atende Fácil

    Modificado em 19/09/2024, 01:18

    Atendimento para regularização do débito poderá ser realizado no Mercado Municipal da Rua 3 e nos postos do Atende Fácil

    Atendimento para regularização do débito poderá ser realizado no Mercado Municipal da Rua 3 e nos postos do Atende Fácil (Sefin)

    A Prefeitura de Goiânia inicia os atendimentos da edição 2023 do Programa de Recuperação Fiscal, o Refis, nesta quarta-feira (25). Pela primeira vez, uma edição do Refis é realizada em um mercado popular de Goiânia.

    As dívidas de pessoas físicas ou jurídicas, inscritas na dívida ativa ou não, podem ser pagas à vista com desconto de juros e multas de 99%, ou parceladas em até 60 meses, com a redução de juros e multas entre 70% e 90%, desde que o valor de cada parcela não seja inferior a R$ 100.

    Uma estrutura especial foi montada no Mercado Municipal da Rua 3, para atender os contribuintes que queiram parcelar débitos municipais. O atendimento acontece no 3º andar, onde ficava o Restaurante Popular. Além disso, os serviços também serão disponibilizados nas unidades do Atende Fácil.

    Com o apoio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), o local foi todo climatizado, um dos elevadores foi reativado, além da instalação de marcações horizontais no piso indicando onde fica a Central do Refis dentro do Mercado Municipal.

    A Sefin conseguiu parceria, sem nenhum custo para o município, para redução no valor cobrado em três estacionamentos na região: no Mercado Municipal, que pertence à Associação dos Comerciantes, no estacionamento da Rua 3, e também no Banana Shopping. O valor exclusivo para o contribuinte será de R$ 3 primeira hora e demais horas R$ 2.

    Refis 2023
    ​O Refis é realizado junto à Semana Nacional de Conciliação e Semana Nacional de Auto Composição Tributária, do Tribunal de Justiça e Conselho Nacional de Justiça, entre os dias 25 de outubro e 15 de dezembro de 2023.,

    A novidade deste ano é a redução do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), de 2% para 1,5% durante a realização do programa de recuperação de crédito.

    A expectativa da Prefeitura de Goiânia é atender cerca de 1,5 mil pessoas por semana. A Sefin informou que o valor arrecado com o Refis 2023 será investido, prioritariamente, em obras de infraestrutura como recapeamento asfáltico.