IcMagazine

Famosos

Poema 'Quadrilha' ganha 'meio' em livro envolvente que será lançado em Goiânia

Em seu primeiro livro, o escritor e professor de Língua Portuguesa, Ricardo Pereira, traz seu olhar para a história envolvente do mais famoso poema de Carlos Drummond de Andrade; Lançamento será neste sábado, no Portal Hall, no setor Serrinha, para convidados

Modificado em 04/11/2024, 09:00

Escritor Ricardo Pereira

Escritor Ricardo Pereira (Divulgação)

Capa do livro "E se Você Amasse Alguém que Ama outra Pessoa?"

Capa do livro "E se Você Amasse Alguém que Ama outra Pessoa?" (Divulgação)

Após 94 anos, o mundo literário, enfim, vai poder conhecer a história de João, Teresa, Raimundo, Maria, Joaquim e Lili, os famosos personagens do poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade. Pelo menos a versão do escritor, professor de Língua Portuguesa e fã do escritor mineiro, Ricardo Pereira, de 32 anos, que lança o livro "E se Você Amasse Alguém que Ama outra Pessoa?" no próximo sábado, 19 de outubro, às 19h, em Goiânia.

A data foi escolhida a dedo, pois no dia 31 deste mês, Drummond faria 122 anos de nascimento, e deve receber inúmeras homenagens como ocorre todos os anos. Para Ricardo, o livro também é um agradecimento ao mineiro por tê-lo ajudado a se encontrar. "Quando eu comecei a escrever este livro, eu achava que o amor era uma coisa; quando terminei, descobri que era outra. Assim como nos desencontros amorosos imortalizados por Drummond, este livro reflete a dor e a beleza dos desencontros amorosos e, principalmente, do encontro com nós mesmos".

Dividido em 7 capítulos, o romance interliga a vida de 6 personagens -- João, Teresa, Raimundo, Maria, Joaquim e Lili, que vão se encontrar e se afastar em vários lugares do Brasil, inclusive Goiás, e do mundo. "O poema conta a história do meio: 'João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém. João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história'. Resolvi dar um início e um fim às personagens e reinterpretar o poema em forma de romance", destaque Ricardo.

Com uma escrita envolvente e poética, Ricardo nos presenteia com uma narrativa que captura a essência dos desencontros amorosos e a complexidade do amor em uma jornada inesquecível pelos caminhos tortuosos do coração humano. Ele se inspirou em pessoas reais para escrever o livro. "Desde criança, eu queria escrever um livro, até construí uma mesa para essa finalidade, mas eu não tinha vivência nem experiência, pouco entendia do amor. Só o sentia. E o sentia, ao mesmo tempo, de uma forma bela, mas também de uma forma trágica, pela relação dos meus pais. O tempo passou e, no meio do caminho e dos livros, eu conheci Carlos Drummond de Andrade e outras pessoas, que me deram a ideia da escrita. Eu passei, então, a olhar, de forma mais analítica, os desencontros, tentando trazer para a ficção, de forma suave, a realidade".

O prefácio do livro é assinado pela jornalista e escritora Marla de Queiroz. Segundo o texto que abre o exemplar, e uma verdadeira carta a Ricardo Pereira, a obra revela a complexidade das relações humanas em um enredo que faz refletir sobre a natureza do afeto e da dor. "Talvez, o protagonista dessa história seja a necessidade de encontrar a si mesmo. E, talvez, a busca incessante pelo amor no Outro seja a ponte retornar ao que somos. Porque amor é fonte que não seca. E o desencontro pode ser só mais um lugar que podemos esquecer. Afinal, 'o passado é um monstro difícil de derrotar. Mas derrotável'. Eu li sem querer parar, mas sem querer que acabasse".

Doce notícia
Para o escritor Rafael Magalhães, que possui o perfil Precisava Escrever (@precisavaescrever) no Instagram com 3,7 milhões de seguidores, o livro "E se Você Amasse Alguém que Ama outra Pessoa?" foi uma grata surpresa. "Lembro da primeira vez que tive o privilégio de ler aquelas 52 palavras de Quadrilha ainda nos tempos de escola. Durante todos esses anos, eu me questionei o que diabos o João foi fazer nos Estados Unidos? Como foi o tal desastre que ceifou a vida do Raimundo? De onde havia surgido o tal Fernandes? São dúvidas sinceras e que provavelmente ficariam sem resposta. Acontece que, para a minha surpresa e empolgação, neste ano eu recebi a doce notícia de que, depois de tanto tempo, alguém finalmente teria a coragem necessária para se debruçar sobre estas pontas soltas".

Geral

Dupla George Henrique e Rodrigo pode retomar agenda de shows após briga por R$ 18 milhões com produtora, decide Justiça

Decisão judicial impede ex-escritório de impôr dificuldades ao trabalho da dupla sertaneja

Dupla sertaneja conseguiu decisão judicial favorável contra o ex-escritório para retomar atividades artísticas

Dupla sertaneja conseguiu decisão judicial favorável contra o ex-escritório para retomar atividades artísticas (Divulgação/George Henrique & Rodrigo)

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) concedeu tutela de urgência para impedir que a Worldshow Promoções e Eventos imponha dificuldades ao trabalho da dupla sertaneja George Henrique e Rodrigo. A decisão da juíza Tamara Hochgreb Matos, da 24ª Vara Cível de São Paulo, foi proferida após o TJSP reconhecer a rescisão dos contratos firmados entre os cantores e a empresa, sendo um contrato de agenciamento e outro de cessão de fonogramas.

A reportagem entrou em contato com a Worldshow pedindo uma nota a respeito da decisão judicial, mas não teve retorno até a última atualização dessa matéria.

A dupla ingressou com ação de rescisão contratual visando confirmar judicialmente o encerramento do vínculo com a empresa Worldshow que chegou a exigir o pagamento de multas rescisórias no valor de R$ 18 milhões.

A medida judicial determina que a Worldshow se abstenha de praticar quaisquer atos em nome, em favor ou em referência aos cantores ou às suas carreiras artísticas. Ficou ordenado, ainda, que, no prazo de cinco dias a produtora, forneça aos artistas as senhas de acesso às redes sociais e demais plataformas utilizadas profissionalmente, como YouTube, Instagram, site e e-mails.

Em fevereiro, os artistas haviam publicado nas redes sociais uma nota na qual comunicava que a dupla não fazia mais parte do casting da Worldshow Promoções e Eventos. "Desde o dia 01/01/2025, uma nova etapa foi iniciada em sua história e os Artistas passaram a ser os responsáveis pelo gerenciamento de sua carreira", diz um trecho da nota.

A decisão judicial também assegurou aos artistas o uso do nome artístico/marca George Henrique & Rodrigo, por se tratar de seus próprios nomes civis, dos quais a Worldshow não pode se apropriar. A Justiça determinou, também, o restabelecimento dos direitos autorais dos artistas sobre suas interpretações artístico-musicais reproduzidas em fonogramas e videofonogramas.

Ao Daqui , o advogado Douglas Moura, do MMB Advogados, que representa a dupla sertaneja, explicou que com a decisão judicial os artistas podem continuar desenvolvendo suas atividades profissionais sem qualquer impedimento.
Com a decisão judicial, os shows serão realizados sem que contratantes sejam notificados pela Worldshow alegando irregularidade nas contratações e/ou exigindo que os pagamentos sejam direcionados à empresa. E o mais importante, com os direitos autorais restabelecidos, a dupla George Henrique & Rodrigo terá garantido o direito de lançar novas músicas e explorar o seu catálogo de fonogramas, recebendo os royalties decorrentes dos trabalhos gravados ao longo de sua carreira", explicou o advogado.

De acordo com o advogado Douglas Moura, a tutela de urgência concedida pelo TJSP tende a impedir que a Worldshow continue impondo óbice (impedimento) ao trabalho da dupla, tal como vinha fazendo ao notificar contratantes sobre uma suposta irregularidade na contratação de shows.

Geral

Mãe de Maiara e Maraísa ainda não voltou ao apartamento após invasão de criminosos, diz assessoria

Residência foi arrombada de sábado para domingo de Páscoa enquanto a moradora estava fora. Condomínio informou que não comentará sobre o caso

Maiara, a mãe Almira Henrique, e a irmã Maraisa

Maiara, a mãe Almira Henrique, e a irmã Maraisa (Reprodução/Redes sociais)

A mãe das cantoras Maiara e Maraísa, Almira Henrique Pereira, não voltou para o apartamento após a invasão de criminosos, disse a assessoria da dupla. A residência da vítima foi arrombada na noite de sábado (19). Ao Daqui , a Polícia Civil de Goiás (PC-GO) informou que o caso "segue sob sigilo" (veja íntegra da nota ao final desta reportagem).

Segundo a assessoria de imprensa de Maiara e Maraísa, Almira havia saído para participar de uma missa e quando retornou no domingo de Páscoa (20) encontrou a porta do apartamento arrombada.

Dentro do local, ela disse que encontrou os cômodos com objetos revirados, alguns móveis e utensílios quebrados. A nota ressalta ainda que os invasores furtaram objetos pequenos e de valor (o prejuízo não foi divulgado).

Conforme a assessoria, a mãe da dupla ficou bastante abalada com a situação de insegurança, mas se encontra bem. No primeiro momento, ela decidiu não avisar as filhas, que estavam trabalhando.

Sobre o caso, as cantoras não fizeram qualquer menção nas suas redes sociais.

A Polícia Militar de Goiás (PC-GO) relatou que o apartamento da vítima foi invadido por dois suspeitos, que foram confundidos com moradores.

Por nota, a administração do residencial ressaltou que por "orientação das polícias Civil e Militar, e visando a eficácia da investigação em curso, o condomínio não se manifestará sobre o caso".

Íntegra da nota da PC-GO

A Polícia Civil de Goiás informa que o fato é apurado por meio de inquérito policial na Delegacia Estadual de Investigações Criminais -- DEIC, sendo adotadas todas as diligências investigativas para a elucidação do caso. Por determinação legal, o procedimento segue sob sigilo.

Goiânia-GO, 24 de abril de 2025.

Gerência de Comunicação da Polícia Civil de Goiás/PCGO

(Colaborou Letícia Graziely)

IcMagazine

Gata do Daqui

Cantora Lorde lança single após quatro anos

Faixa ainda ganhou um clipe oficial, que mostra a artista passeando pela cidade de Nova York

Modificado em 24/04/2025, 18:56

Cantora Lorde lança single após quatro anos

(Reprodução/Redes sociais)

Lorde lançou nesta quinta-feira (24) seu primeiro single em quatro anos. A nova música, What Was That, foi produzida pela cantora ao lado de Jim-E Stack (Bon Iver) e do vencedor do Grammy Dan Nigro (Chappell Roan). A faixa ainda ganhou um clipe oficial, que mostra a artista passeando pela cidade de Nova York.

What Was That é o primeiro lançamento solo de Lorde desde o disco Solar Power, de 2021, mas seguiu se apresentando neste período.

A cantora estreou o single publicamente na última terça-feira (22), em um evento público em um parque de Nova York. A apresentação chegou a ser temporariamente cancelada após mais de dois mil fãs comparecerem ao local, fazendo com que policiais pedissem para que o público debandasse.

Lorde trabalha no disco sucessor de Solar Power desde 2023. Até o momento, o novo álbum não teve título nem data de lançamento anunciados.

(Reprodução/Redes sociais)

(Reprodução/Redes sociais)

(Reprodução/Redes sociais)

(Reprodução/Redes sociais)

IcMagazine

Horóscopo

Confira o horóscopo desta sexta-feira, 25 de abril de 2025

Modificado em 24/04/2025, 18:00

Confira o horóscopo desta sexta-feira, 25 de abril de 2025

Áries

Áries (21/03 - 19/04)

Lua, Vênus, Saturno e Netuno reforçam a importância de lidar com as emoções de forma equilibrada e aprender com os desafios. Evite agir com pressa diante dos conflitos, optando por atitudes equilibradas e bem direcionadas.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Touro

Touro (20/04 - 20/05)

Sua seletividade aumenta com Lua, Vênus, Saturno e Netuno na área de amizades, isso te faz priorizar laços sólidos e confiáveis. A cooperação ganha força, assim como as ações em grupo com objetivos bem definidos. Equilibre diversão e responsabilidade.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Gêmeos

Gêmeos (21/05 - 20/06)

O autocuidado e o senso de responsabilidade aumentam com Lua, Vênus, Saturno e Netuno em harmonia, favorecendo decisões cuidadosas tanto no dia a dia quanto no trabalho. Coloque suas habilidades em prática.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Câncer

Câncer (21/06 - 22/07)

As experiências recentes ajudam você a adotar uma atitude mais confiante e prática diante da vida. Os momentos de reflexão também ganham força e servem de base para ações bem organizadas neste período.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Leão

Leão (23/07 - 22/08)

Diminuir o ritmo e o contato social pode ser uma boa escolha agora, favorecendo momentos prazerosos em ambientes privados e com pessoas de confiança. Poupe energia e mantenha o foco.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Virgem

Virgem (23/08 - 22/09)

Lua, Vênus, Saturno e Netuno no setor de relacionamentos favorecem o amadurecimento nas parcerias e maior sintonia em trabalhos em equipe. Demonstre cuidado com o bem-estar coletivo, sem deixar de lado o que também é importante para você.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Libra

Libra (23/09 - 22/10)

Sua disciplina com as tarefas do dia a dia cresce, melhorando a organização das ações e ampliando seu bem-estar. Seu olhar estratégico ganha força e ajuda a fazer escolhas mais eficazes.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Escorpião

Escorpião (23/10 - 21/11)

Lua, Vênus, Saturno e Netuno despertam em você um olhar mais atento para apreciação cultural, permitindo que essas experiências promovam aprendizado e tragam referências úteis para seus objetivos. Prefira a convivência com pessoas responsáveis.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Sagitário

Sagitário (22/11 - 21/12)

Organização, disciplina e criatividade ajudam a organizar a rotina, facilitando a realização de tarefas e o cumprimento de prazos. Racionalidade e intuição se equilibram de maneira construtiva.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Capricórnio

Capricórnio (22/12 - 19/01)

Este momento favorece o amadurecimento de ideias e a articulação de acordos sobre temas sensíveis que envolvem o coletivo. Os astros favorecem o compartilhamento de estratégias.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Aquário

Aquário (20/01 - 18/02)

Ajustar a maneira como você lida com os recursos materiais é essencial neste momento, colaborando para resolver pendências e rever gastos. Tenha um bom planejamento e revise o que for preciso para manter o controle.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.

Peixes

Peixes (19/02 - 20/03)

Razão e emoção se alinham em proveito das suas experiências de modo geral, ajudando você a lidar melhor com as demandas do dia a dia. Reduzir o ritmo ajuda a planejar com mais clareza e a evitar desgaste físico e mental desnecessário.

Leia seu Horóscopo Personalizado.

Saiba tudo sobre seu signo.