Geral

Aumento dos preços de remédios no Brasil está suspenso por 60 dias

Presidente Jair Bolsonaro afirmou, no Twitter, que a decisão veio após um acordo com a indústria farmacêutica

Modificado em 24/09/2024, 05:15

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou, em coletiva realizada nesta terça-feira (31), a suspensão do aumento do preço dos remédios no País por 60 dias. O presidente Jair Bolsonaro afirmou, no Twitter, que a decisão veio após um acordo com a indústria farmacêutica.

Medida é para evitar abusos em tempos de pandemia do coronavírus. Mandetta reforçou a orientação para seguir as ordens das secretarias estaduais para isolamento. Ele também voltou a condenar o que vem sendo chamado de "isolamento vertical". Ou seja, isolar apenas grupos de risco.

O minsitro da Saúde anunciou também que o primeiro trabalho científico sobre cloroquina deve ser publicado nas próximas 48 horas. Segundo ele, a análise mostra que houve redução no tempo médio de permanência no CTI das pessoas que usaram as substâncias.

  • Em comum acordo com a indústria farmacêutica decidimos adiar, por 60 dias, o reajuste de todos os medicamentos no Brasil. --- Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 31, 2020
  • Geral

    Remédios devem ficar até 5,06% mais caros a partir de segunda-feira (31)

    Percentual, que serve como teto para as farmacêuticas, corresponde à inflação medida pelo IPCA

    Estimativa baseada na fórmula de cálculo elaborada pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) indica reajuste de até 5,06%

    Estimativa baseada na fórmula de cálculo elaborada pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) indica reajuste de até 5,06% (Divulgação )

    A partir da próxima segunda-feira (31), os preços dos medicamentos em todo o Brasil ficarão mais caros. Estimativa baseada na fórmula de cálculo elaborada pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) indica reajuste de até 5,06%. O percentual, que serve como teto para as farmacêuticas, corresponde à inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses encerrados em fevereiro.

    O reajuste médio, porém, deverá ser menor, ficando em 3,48%, o menor patamar desde 2018. Os números de 2025 serão divulgados até segunda pela Cmed, que é o órgão responsável pela regulamentação de preços. A autorização do reajuste aguarda a publicação no Diário Oficial da União.

    O percentual de reajuste anual é calculado com base na inflação, da qual é descontada a produtividade da indústria farmacêutica e à qual são somados os custos de produção não captados pelo IPCA, como variação cambial, tarifas de energia elétrica e variação de preços de insumos.

    O cálculo considera ainda três faixas de ajuste, de acordo com os níveis de concentração de mercado -do mais competitivo à menor concorrência.

    Embora o novo reajuste passe a valer a partir de 31 de março, não significa que todos os medicamentos terão aumento imediato. O Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos) afirma que a grande concorrência entre as empresas do setor farmacêutico regula e segura os preços dos medicamentos.

    Segundo o sindicato, os fabricantes e farmácias podem optar por repassar os aumentos de forma gradual ou absorver parte dos custos. Além disso, medicamentos com o mesmo princípio ativo e para o mesmo tipo de tratamento são vendidos por diferentes empresas e em milhares de pontos de venda, o que favorece a concorrência e pode segurar os preços.

    Para quem depende de medicamentos de uso contínuo, a recomendação é pesquisar preços e aproveitar promoções para minimizar o impacto do reajuste. Além disso, programas de desconto oferecidos por laboratórios e farmácias podem ajudar a minimizar o impacto no bolso.

    Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma, afirma que, dependendo da reposição de estoques e das estratégias comerciais, aumentos podem demorar meses ou até nem acontecer.

    No ano passado, o reajuste máximo autorizado foi de 4,5%, menor patamar desde 2020.

    O setor farmacêutico é o único segmento de bens de consumo da economia brasileira submetido ao controle de preços. As indústrias farmacêuticas estão autorizadas a reajustar os preços de seus produtos somente uma vez por ano.

    Em nota, o Sindusfarma diz que, no marco do atual modelo de controle de preços de medicamentos, "as empresas do setor têm notórias dificuldades para equilibrar suas contas. Na série histórica, o reajuste acumulado de preços de medicamentos está abaixo da inflação geral (IPCA)".

    IcEconomia

    Emprego

    Laboratório Teuto oferece mais de 70 oportunidades de emprego em diversos setores

    As oportunidades são para contratação imediata, com benefícios e possibilidade de crescimento profissional

    Modificado em 17/09/2024, 17:28

    Laboratório Teuto oferece mais de 70 oportunidades de emprego em diversos setores

    (Divulgação)

    O Laboratório Teuto abriu mais de 70 vagas em áreas como operação de máquinas, administração e excelência operacional. Os postos são destinados a candidatos de diferentes níveis de escolaridade e incluem pessoas com deficiência (PCD's).

    Para a gerente de RH do Teuto, Michelle Feitosa, as contratações do mercado possibilitam que novos talentos tragam competências e contribuam para o alcance de nossas metas. As oportunidades incluem 70 posições para operadores de máquinas no turno 12x36 noturno.

    É preciso ter ensino médio completo e conhecimento na operação de máquinas e equipamentos, com experiência na indústria farmacêutica e em Boas Práticas de Fabricação (BPF). Ter atuado em áreas como manipulação, compressão ou acondicionamento final de sólidos é um diferencial.

    Além disso, há uma vaga para assistente administrativo, exclusiva para PCD, e outra para especialista em excelência operacional, que requerem formação superior nas respectivas áreas e experiência específica. Há ainda uma vaga para supervisor de produção, que exige superior completo em Farmácia, Administração ou Engenharia, além de experiência prévia na função.
    Benefícios
    A empresa também oferece uma gama de benefícios para todas as vagas, incluindo vale alimentação, refeitório corporativo, assistência médica e odontológica, vale transporte e/ou transporte fretado, estacionamento, seguro de vida, auxílio funeral, participação nos resultados, programa de saúde emocional, licença maternidade e paternidade estendidas, assiduidade e fornecimento de medicamentos.

    Para os estágios, os benefícios incluem o vale alimentação, refeitório corporativo e vale transporte. A empresa também oferece oportunidades internas de desenvolvimento profissional, incentivando o crescimento dos colaboradores dentro da organização.

    Os interessados podem cadastrar seus currículos no site do laboratório ou enviá-los para o e-mail: alice.souza@teuto.com.br, conforme a vaga desejada.

    IcEconomia

    Emprego

    Brainfarma abre vagas para produção na fábrica de Anápolis

    Seleção de candidatos, em parceria com o SENAI, ocorre apenas nesta terça-feira (20) para vagas de auxiliar de produção, operador de produção e manipulador farmacêutico

    Modificado em 17/09/2024, 17:24

    Brainfarma abre vagas para produção na fábrica de Anápolis

    (Divulgação)

    A Brainfarma, subsidiária da Hypera Pharma, em parceria com o SENAI Roberto Mange, em Anápolis (GO), seleciona candidatos para vagas de auxiliar de produção, operador de produção e manipulador farmacêutico apenas nesta terça-feira (20).

    O processo seletivo ocorrerá presencialmente no auditório SENAI Roberto Mange, em Anápolis, das 8h às 17h. Os candidatos devem comparecer ao local com documento de identificação com foto. Eles devem ser maiores de 18 anos, ter o ensino médio completo e homens precisam ter carteira de reservista.

    A Brainfarma é uma das maiores fabricantes de medicamentos do Brasil e conta com os mais modernos centros de pesquisa e desenvolvimento de produtos farmacêuticos. A companhia oferece diversos benefícios, como assistências médica e odontológica, seguro de vida, vale alimentação, refeitório no local, fretado, descontos na compra de produtos dermocosméticos e vitaminas entre outros.

    Na farmácia interna, os colaboradores têm acesso a medicamentos da empresa sem custo e o benefício é extensivo a cônjuge e filhos. A companhia também oferece às gestantes o programa Nova Vida Tem Valor, com a disponibilização de telemedicina, kit maternidade, cursos, isenção de coparticipação durante a gestação e pós nascimento.

    Geral

    Pacientes podem consultar estoque de remédios em centrais de medicamentos de Goiás

    Serviço on-line permite que o usuário verifique os medicamentos disponíveis sem precisar sair de casa

    Modificado em 19/09/2024, 01:13

    De acordo com a SES-GO, o acesso é intuitivo, ou seja, leva o usuário a encontrar facilmente as informações que procura.

    De acordo com a SES-GO, o acesso é intuitivo, ou seja, leva o usuário a encontrar facilmente as informações que procura. (Wesley Costa)

    Os pacientes que pegam medicamentos na Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB) podem consultar o estoque de remédios no Portal Expresso em Goiás. O serviço on-line permite que o usuário verifique os medicamentos disponíveis de forma totalizada ou por unidade, pelo nome, volume e gramatura sem precisar sair de casa.

    "É para dar autonomia ao paciente e ele não ter que se deslocar. Ele só vai até a unidade para retirar ou fazer a aplicação do medicamento", explicou diretor geral do Cemac JB, Roney Pereira Pinto, em entrevista à TV Anhanguera.

    As informações disponíveis no Portal Expresso incluem os estoques das farmácias da Cemac JB nos seguintes locais:

    Goiânia;
    Regional Pireneus, em Anápolis;
    Policlínicas Estaduais de Posse, Formosa, Quirinópolis, Goianésia, São Luís de Montes Belos e cidade de Goiás.

    Como acessar
    De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o acesso é intuitivo, ou seja, leva o usuário a encontrar facilmente as informações que procura. Confira o passo a passo abaixo:

    Ao entrar no Portal Expresso, o primeiro passo é procurar o serviço 'Estoque de medicamentos';
    Em seguida, selecionar 'Consultar estoque de medicamentos de alto custo';
    Por fim, clicar no botão 'Acessar'.

    Usuário não cadastrado
    Caso o usuário não esteja cadastrado na Cemac JB ou em uma das unidades do interior que também fazem a distribuição do medicamento de alto custo, o Portal Expresso oferece o link 'Solicitar abertura de processo ou alteração e/ou inclusão de medicamentos de alto custo'. E, ainda, 'Solicitar renovação de processo para Medicamentos de Alto Custo'.

    As informações também estão disponíveis na seção da Cemac JB no portal da SES-GO .