Geral

Equatorial Goiás alerta população sobre tempestades

Previsão de fortes chuvas para o Estado, acompanhadas de ventania, raios e até granizo, provocam danos à rede elétrica

Modificado em 19/09/2024, 01:25

Equatorial Goiás alerta população sobre tempestades

(Divulgação)

Depois da onda de calor, Goiás agora está sob alerta de tempestades com possibilidade de haver granizo e alagamentos, além de ventos de até 100km/h. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu o alerta para 229 municípios, ou seja, quase todo o Estado.

Diante desse cenário, a Equatorial Goiás também chama a atenção da população sobre as consequências dos eventos climáticos para a rede elétrica e os cuidados necessários dentro e fora de casa.

Nessas situações climáticas extremas há risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica, visto que os ventos fortes lançam objetos sobre a rede e árvores caem sobre a fiação, provocando estragos na rede elétrica, que precisa ser reconstruída pelas equipes em campo.

Outro agravante das tempestades são as descargas elétricas. Somente neste ano, de janeiro a outubro, a Equatorial Goiás identificou cerca de 10 milhões de raios na área de concessão. Além de causar interrupções no fornecimento de energia, as descargas atmosféricas podem provocar curto-circuito, queima de equipamentos e acidentes fatais.

Para evitar danos materiais e físicos, seguem os cuidados que os clientes devem manter dentro e fora de casa durante tempestades:

Cuidados dentro de casa:

• Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;

• Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica;

• Evite consertos de instalações elétricas;

• Se possível, permaneça dentro de casa enquanto estiver chovendo e retire os equipamentos elétricos da tomada.

**Cuidados fora de casa:  **

• Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

• Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos;

• Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria;

• Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

• Em caso de cabo de energia caído, não se aproxime e entre em contato imediatamente com a Equatorial Goiás pelos canais de atendimento.

Geral

Moradores colocam cerveja para 'gelar' em granizo que caiu durante forte chuva em Goiânia; vídeo

Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) registrou tempestades na região de 37,8 milímetros e rajadas de vento de 36 km/h

Empresário disse que se assustou com o temporal e saiu do escritório para ver a situação do seu carro estacionado na frente do prédio

Empresário disse que se assustou com o temporal e saiu do escritório para ver a situação do seu carro estacionado na frente do prédio (Divulgação/Arquivo Maykon Douglas)

Dois moradores colocaram suas cervejas para "gelar" no granizo que caiu durante a forte chuva em Goiânia, na tarde de terça-feira (11). O empresário Maykon Douglas, de 28 anos, relatou à redação que ele e o sócio, Marcos Dimitry, estavam trabalhando no escritório deles no Parque Amazônia quando de repente "o céu começou a cair" sobre o carro deles (veja vídeo acima).

Eu e meu colega de trabalho ficamos aflitos pelos nossos carros na porta levando pedrada de gelo, e ele mais ainda por ter acabado de lavar o carro", contou Maycon.

Fim da onda de calor deve trazer tempestades para Goiás, prevê Cimehgo
Nova onda de calor chega a Goiás; veja cidades mais afetadas

No entanto, segundo o empresário, após o susto, quando eles olharam para o chão da calçada viram o granizo acumulado e tiveram a ideia de colocar a cerveja que guardam para tomarem no final do expediente de todas as sextas-feiras para gelar.

O chão da calçada parecia neve de tanto granizo acumulado, e logo veio a ideia: 'granizo gelado, cerveja quente?'. Vamos aproveitar. E assim colocamos a bebida no gelo, gravamos sem pretensão nenhuma a brincadeira, que acabou repercutindo bastante", disse o empresário.

Maykon Douglas e Marcos Dimitry gravaram quando a tempestade acompanhada por muito granizo caiu sobre os dois veículos.

Apesar do susto pelo vento e pela quantidade de granizo, os carros não amassaram, pois apesar de muita pedra de granizo, o diâmetro delas era pequena, não amassando os carros", comemorou Dimitry.

Nas cenas, as pedras de gelo batem com bastante força e se acumulam próximo a uma parede. Eles juntam um pouco mais o granizo, colocam cerca de quatro latinhas de cerveja e jogam mais gelo sobre elas.

Devido ao fenômeno, Maykon disse que esta semana tiveram um "happy hour" a mais, além da sexta-feira. "Se a vida te der um limão, faça uma limonada. No nosso caso, fizemos um cozumel bem gelado", brincou.

Temporal isolado

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) registrou a precipitação de chuvas nos setores Parque Amazônia e Jardim América de 37,8 e 30,2 milímetros, respectivamente. Na capital, conforme o instituto, tiveram ventos de 36 km/h.

Geral

Fortes chuvas causam mortes, deslizamento e alagamentos no Recife

Capital de Pernambuco está em estado de alerta máximo. Um homem morreu e há suspeita de que tenha sido vítima de choque elétrico

Vista de avenida alagada na Zona Oeste de Recife (PE) por conta das fortes chuvas na quarta-feira (5)

Vista de avenida alagada na Zona Oeste de Recife (PE) por conta das fortes chuvas na quarta-feira (5) (Marlon Costa/AGIF/Folhapress)

Fortes chuvas provocaram alagamentos e deslizamento de barreira na região metropolitana do Recife na manhã desta quarta-feira (5). A capital está em estado de alerta máximo desde as 10h20. Um homem morreu e há suspeita de que tenha sido vítima de choque elétrico.

O estado de alerta máximo foi acionado porque, segundo a prefeitura, "condições meteorológicas extremas representam risco máximo à população e exigem a formação de uma ampla força-tarefa para o restabelecimento da normalidade". A orientação da gestão municipal é que a população evite deslocamento.

O homem morreu na avenida Agamenon Magalhães, a principal via da cidade. O Samu constatou a morte e há suspeita de que a vítima tenha levado um choque elétrico.

A prefeitura recebeu dez chamados para quedas de galhos ou de árvores. Desses, quatro já foram atendidos, dois estão em andamento e o restante está sendo monitorado, segundo a administração.

Camaragibe, no Grande Recife, foi o local onde mais choveu em 24 horas, até as 5h desta quarta, com 100,4 milímetros, seguida de Abreu e Lima (91,9 milímetros).

A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiu, na tarde de terça (4), um alerta de chuvas moderadas para o Grande Recife, o Agreste e a Zona da Mata de Pernambuco. A previsão é válida até esta quarta.

No Recife, a prefeitura diz que as chuvas chegaram a 149 mm em algumas localidades do município. A média de precipitações ficou em 91 mm nas últimas 24 horas.

O canal da avenida Agamenon Magalhães transbordou no bairro das Graças. Outras avenidas e ruas da cidade estão alagadas desde o início da manhã, dificultando a mobilidade. O túnel Josué de Castro, na saída da via Mangue, foi interditado. A BR-101, que corta a região metropolitana, também tem pontos de alagamento.

Em Paulista, no Grande Recife, uma barreira deslizou na rua 25, no bairro de Maranguape I. Não houve feridos.

Em Jaboatão dos Guararapes, o rio Duas Unas atingiu a cota de alerta. Há risco de inundação em áreas próximas, segundo a Apac.

O temporal também impacta o transporte público. A linha centro do metrô está sem funcionar desde as 9h20. Estações foram fechadas. Apenas a linha sul opera normalmente.

A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) suspendeu as atividades nesta quarta no campus Recife. As redes municipais de educação da capital, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Abreu e Lima suspenderam as aulas. O Governo de Pernambuco manteve aulas nas escolas estaduais.

Geral

Primeira frente fria do ano pode trazer tempestades com descargas elétricas para Goiás; veja as regiões mais afetadas

Há possibilidade de quedas de árvores, conforme informações do gerente do órgão, André Amorim

Previsão é de grande quantidade de raios acompanhadas de rajadas de vento de 60 km/h

Previsão é de grande quantidade de raios acompanhadas de rajadas de vento de 60 km/h (Pixabay)

Uma frente fria, vinda da região sudeste do Brasil, pode favorecer neste sábado (4) a formação de fortes chuvas acompanhas de rajadas de vento e descargas elétricas em diversas regiões do estado, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Há possibilidade de quedas de árvores, conforme informações do gerente do órgão, André Amorim.

Entre as regiões mais afetadas estão: Região Norte, Oeste, Sudoeste, Leste, Central e Sul.

Para este final de semana temos o risco potencial para ocorrência de tempestades, com isso o risco para alagamentos e outros problemas fica elevado", disse André.

O órgão alerta ainda para uma grande quantidade de raios acompanhados de rajadas de vento de 60 km/h.

O boletim do Cimehgo informa que o nível de um dos principais mananciais do estado, Rio Araguaia, encontra-se dentro da normalidade esperada.

Observando os prognósticos podemos notar que as chuvas vão ocorrer também na próxima semana", complementou o gerente.

Previsão na Capital

Em Goiânia a previsão é de dia ensolarado com temperatura máxima podendo chegar aos 30°C e mínima aos 19°C. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 95%, considerado um nível ideal.

Municipios mais afetados

  • Abadia de Goiás,
  • Abadiânia,
  • Acreúna,
  • Adelândia,
  • Água Fria de Goiás,
  • Água Limpa,
  • Águas Lindas de Goiás,
  • Alexânia,
  • Aloândia,
  • Alto Horizonte,
  • Alto Paraíso de Goiás,
  • Alvorada Do Norte,
  • Amaralina,
  • Americano do Brasil,
  • Amorinópolis,
  • Anápolis,
  • Anhanguera,
  • Anicuns,
  • Aparecida de Goiânia,
  • Aparecida do Rio Doce,
  • Aporé,
  • Araçu,
  • Aragarças,
  • Aragoiânia,
  • Araguapaz,
  • Arenópolis,
  • Aruanã,
  • Aurilândia,
  • Avelinópolis,
  • Baliza,
  • Barro Alto,
  • Bela Vista de Goiás,
  • Bom Jardim de Goiás,
  • Bom Jesus de Goiás,
  • Bonfinópolis,
  • Bonópolis,
  • Brazabrantes,
  • Britânia,
  • Buriti Alegre,
  • Buriti de Goiás,
  • Buritinópolis,
  • Cabeceiras,
  • Cachoeira Alta,
  • Cachoeira de Goiás,
  • Cachoeira Dourada,
  • Caçu,
  • Caiapônia,
  • Caldas Novas,
  • Caldazinha,
  • Campestre de Goiás,
  • Campinaçu,
  • Campinorte,
  • Campo Alegre de Goiás,
  • Campo Limpo de Goiás,
  • Campos Belos,
  • Campos Verdes,
  • Carmo do Rio Verde,
  • Castelândia,
  • Catalão,
  • Caturaí,
  • Cavalcante,
  • Ceres,
  • Cezarina,
  • Chapadão do Céu,
  • Cidade Ocidental,
  • Cocalzinho de Goiás,
  • Colinas do Sul,
  • Córrego do Ouro,
  • Corumbá de Goiás,
  • Corumbaíba,
  • Cristalina,
  • Cristianópolis,
  • Crixás,
  • Cromínia,
  • Cumari,
  • Damianópolis,
  • Damolândia,
  • Davinópolis,
  • Diorama,
  • Divinópolis de Goiás,
  • Doverlândia,
  • Edealina,
  • Edéia,
  • Estrela do Norte,
  • Faina,
  • Fazenda Nova,
  • Firminópolis,
  • Flores de Goiás,
  • Formosa,
  • Formoso,
  • Gameleira de Goiás,
  • Goianápolis,
  • Goiandira,
  • Goianésia,
  • Goianira,
  • Goiás,
  • Goiatuba,
  • Gouvelândia,
  • Guapó,
  • Guaraíta,
  • Guarani de Goiás,
  • Guarinos, Heitoraí,
  • Hidrolândia,
  • Hidrolina,
  • Iaciara,
  • Inaciolândia,
  • Indiara,
  • Inhumas,
  • Ipameri,
  • Ipiranga de Goiás,
  • Iporá,
  • Israelândia,
  • Itaberaí,
  • Itaguari,
  • Itaguaru,
  • Itajá,
  • Itapaci,
  • Itapirapuã,
  • Itapuranga,
  • Itarumã,
  • Itauçu,
  • Itumbiara,
  • Ivolândia,
  • Jandaia,
  • Jaraguá,
  • Jataí,
  • Jaupaci,
  • Jesúpolis,
  • Joviânia,
  • Jussara,
  • Lagoa Santa,
  • Leopoldo de Bulhões,
  • Luziânia,
  • Mairipotaba,
  • Mambaí,
  • Mara Rosa,
  • Marzagão,
  • Matrinchã,
  • Maurilândia,
  • Mimoso de Goiás,
  • Minaçu,
  • Mineiros,
  • Moiporá,
  • Monte Alegre de Goiás,
  • Montes Claros de Goiás,
  • Montividiu,
  • Montividiu do Norte,
  • Morrinhos,
  • Morro Agudo de Goiás,
  • Mossâmedes,
  • Mozarlândia,
  • Mundo Novo,
  • Mutunópolis,
  • Nazário,
  • Nerópolis,
  • Niquelândia,
  • Nova América,
  • Nova Aurora,
  • Nova Crixás,
  • Nova Glória,
  • Nova Iguaçu de Goiás,
  • Nova Roma,
  • Nova Veneza,
  • Novo Brasil,
  • Novo Gama,
  • Novo Planalto,
  • Orizona,
  • Ouro Verde de Goiás,
  • Ouvidor,
  • Padre Bernardo,
  • Palestina de Goiás,
  • Palmeiras de Goiás,
  • Palmelo,
  • Palminópolis,
  • Panamá,
  • Paranaiguara,
  • Paraúna,
  • Perolândia,
  • Petrolina de Goiás,
  • Pilar de Goiás,
  • Piracanjuba,
  • Piranhas,
  • Pirenópolis,
  • Pires do Rio,
  • Planaltina,
  • Pontalina,
  • Porangatu,
  • Porteirão,
  • Portelândia,
  • Posse,
  • Professor Jamil,
  • Quirinópolis,
  • Rialma,
  • Rianápolis,
  • Rio Quente,
  • Rio Verde,
  • Rubiataba,
  • Sanclerlândia,
  • Santa Bárbara de Goiás,
  • Santa Cruz de Goiás,
  • Santa Fé de Goiás,
  • Santa Helena de Goiás,
  • Santa Isabel,
  • Santa Rita do Araguaia,
  • Santa Rita do Novo Destino,
  • Santa Rosa de Goiás,
  • Santa Tereza de Goiás,
  • Santa Terezinha de Goiás,
  • Santo Antônio da Barra,
  • Santo Antônio de Goiás,
  • Santo Antônio do Descoberto,
  • São Domingos,
  • São Francisco de Goiás,
  • São João D'Aliança,
  • São João da Paraúna,
  • São Luís de Montes Belos,
  • São Miguel do Araguaia,
  • São Miguel do Passa Quatro,
  • São Patrício,
  • São Simão,
  • Senador Canedo,
  • Serranópolis,
  • Silvânia,
  • Simolândia,
  • Sítio D'Abadia,
  • Taquaral de Goiás,
  • Teresina de Goiás,
  • Terezópolis de Goiás,
  • Três Ranchos,
  • Trindade,
  • Trombas,
  • Turvânia,
  • Turvelândia,
  • Uirapuru,
  • Uruaçu,
  • Uruana,
  • Urutaí,
  • Valparaíso de Goiás,
  • Varjão,
  • Vianópolis,
  • Vicentinópolis,
  • Vila Boa,
  • Vila Propício,
  • Goiânia,
  • São Luíz do Norte.
  • Geral

    Cuidados com a decoração natalina: veja dicas para evitar sobrecarga e acidentes

    Entre elas, a Equatorial destaca a necessidade de desligar os enfeites luminosos ao sair de casa para evitar o superaquecimento

    Modificado em 16/12/2024, 18:11

    Pisca-piscas utilizado na decoração de Natal (Divulgação / Equatorial)

    Pisca-piscas utilizado na decoração de Natal (Divulgação / Equatorial)

    Com a chegada do Natal, lojas, comércios e as casas entram no clima festivo, decorandas com enfeites, pisca-piscas e iluminações externas. A Equatorial alerta sobre os cuidados para evitar sobrecarga e acidentes com a decoração, iluminação, extensões e até para o período chuvoso.

    O executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Alex Fernandes, orienta que a montagem incorreta de iluminação pode causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, considerada vital para segurança. Além disso, pode colocar em risco a segurança das pessoas.

    Assim como a decoração, outros itens comuns nessa época como as extensões elétricas também podem causar curto-circuito. A empresa informa que é necessário ficar atento aos detalhes. Por exemplo, o estado de conservação dos fios, capacidade de carga das tomadas e excesso de equipamentos em uma mesma fonte, o que pode levar ao aquecimento.

    A dica nesse caso é antes de reutilizar as luzes do ano anterior, verificar se fios e plugues estão em bom estado. A empresa informa que é melhor evitar materiais desgastados ou danificados.

    Além disso, a Equatorial destaca que improvisar não é aconselhável, preferindo assim, seguir as orientações técnicas na montagem da decoração natalina. Um exemplo de improviso destacado são as emendas de fios soltos. Nesse caso, um curto-circuito pode acabar em incêndio. Além disso, desligar os enfeites ao sair de casa reduz risco de superaquecimento e economiza energia.

    Bola de Natal utilizada na decoração da árvore natalina (Divulgação / Equatorial)

    Bola de Natal utilizada na decoração da árvore natalina (Divulgação / Equatorial)

    Estar atento ao período chuvoso de final de ano também pode prevenir acidentes com a instalação de luzes em locais externos, como enfeites no jardim, varanda e áreas. Nesse caso, a orientação da Equatorial é que a água da chuva não entre em contato com os dispositivos.

    Para finalizar, a rede elétrica pública pode ser afetada com enfeites próximo aos postes e cabo de energia. Conforme Alex Fernandes, o ideal é manter uma distância de segurança da rede elétrica. O profissional concluiu que esse tipo de ação pode evitar o contato acidental.

    Abaixo um resumo com as dicas da empresa:

  • Verifique os equipamentos
  • Use produtos certificados
  • Não faça emenda em fios
  • Evite sobrecarga
  • Desligue os enfeites ao sair
  • Cuidados em áreas externas
  • Apesar das orientações, a Equatorial informa que caso haja ocorrência envolvendo rede elétrica, é necessário entrar em contato com a empresa pelos canais de atendimento: site da Agência Virtual , aplicativo da Equatorial Goiás, atendimento virtual Clara (62) 3243-2020 ou pelo telefone call center, sendo o 0800 062 0196.

    Decoração de Natal (EBC/Divulgação)

    Decoração de Natal (EBC/Divulgação)