Mensalmente milhões de leituras são feitas pela Equatorial Goiás em casas e comércios do estado para garantir uma medição justa e correta. Porém, a concessionária enfrenta desafios com os impedimentos de leitura dos medidores de energia elétrica em diversas regiões.Somente no mês de julho, cerca de 7,8 mil restrições foram registradas pela distribuidora, afetando a qualidade do serviço e comprometendo a precisão da cobrança. Os números mais altos de impedimentos ocorrem na região metropolitana, com 1.638 registros em apenas 30 dias.Em segundo lugar está a região de Morrinhos, com 1.267 ocorrências. No terceiro lugar está Anápolis, onde foram contabilizados 1.097 casos neste período. Principais motivos A concessionária fez um mapeamento dos principais motivos identificados para que as leituras não pudessem ser feitas. Em primeiro lugar estão os portões fechados, mesmo com o imóvel ocupado. Foram mais de 3,5 mil casos relatados pelas equipes somente em julho deste ano.Neste tipo de ocorrência, o padrão do cliente não fica voltado para a rua, mas dentro do imóvel, como no caso de fazendas e propriedades rurais. O gerente de Gestão Comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, explica que às vezes o cliente está em casa e recusa a entrada do leiturista por medo de ser algum golpe. “Alguns clientes alegam ter medo; acham que o leiturista não é um funcionário oficial da concessionária. Reforçamos que nossos colaboradores utilizam crachá de identificação e uniforme”, afirma Jean. Em outras situações, os clientes não permitem a entrada por não concordarem com os valores das faturas anteriores. Outros fatores como a presença de cães bravos e o visor do padrão estar quebrado ou sujo também dificultam a atuação dos leituristas. Consequências Os impedimentos para leitura podem levar a várias consequências para os consumidores. A principal delas é a possibilidade de faturamento pela média de consumo, que é realizada quando o acesso ao medidor é inviável. Este método de cobrança pode não representar o consumo real, resultando em contas mais altas ou mais baixas do que o consumo efetivo, valores que são acertados e eventuais diferenças devolvidas ou cobradas dos clientes. Além disso, a falta de acesso ao medidor impede a identificação de possíveis problemas na rede elétrica do cliente, como defeitos ou variações inesperadas no consumo. O gerente destaca que, em caso de três impedimentos consecutivos de acesso ao medidor, a unidade consumidora também estará sujeita ao desligamento da energia, conforme normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Notificação de impedimento de acesso ao medidor A partir de agosto de 2024 a Equatorial Goiás começou a aplicar um adesivo de notificação quando constatado impedimento de acesso ao medidor. Esse adesivo é uma sinalização adicional ao cliente que precisa adotar alguma providência para permitir o acesso a seu medidor, além de dar orientações sobre o faturamento por média.Medidas Preventivas Para evitar esses problemas, a Equatorial Goiás orienta seus clientes sobre a importância de manter o acesso livre aos medidores. Ao identificar os leituristas, os moradores devem autorizar a entrada e os cães devem ser mantidos em áreas onde não representem risco para os técnicos. A concessionária também sugere a limpeza regular dos vidros das caixas de medição, evitando o acúmulo de sujeira que possa impedir a leitura correta. Serviço de autoleitura Nos casos das instalações em área rural, onde nem sempre é possível manter o acesso liberado no dia da leitura, a Equatorial recomenda que os clientes façam a autoleitura dos seus medidores. "O cliente precisa anotar a leitura que ele vê no seu medidor e nos informar essa leitura, que vamos utilizá-la no lugar da média de consumo dos últimos 12 meses, evitando a necessidade desses ajustes de faturamento e facilitando o entendimento da conta", esclarece Jean Gama. Para informar a autoleira, basta acessar o aplicativo Equatorial Energia ou o site www.equatorialenergia.com.br, clicar em Agência Web e depois Solicitação de Serviços. Em seguida, é necessário informar o CPF do titular, a data de nascimento e selecionar a opção Enviar Minha Autoleitura. O cliente também pode informar a autoleitura através do nosso call-center. A distribuidora alerta que os clientes com medidores internos que optarem pela autoleitura devem observar na fatura de energia qual a data da próxima leitura agendada para a sua instalação. Só serão válidas as leituras informadas nessa mesma data, que é recomendado, ou em até seis dias antes. Caso o cliente informe após esse prazo, a leitura não será considerada. A concessionária reforça que este serviço é destinado aos clientes da Baixa Tensão. Os clientes com Tarifa Branca, Microgeração Distribuída, Irrigantes e Aquicultores possuem mais de uma leitura de seus medidores e precisam fazer a autoleitura obrigatoriamente pelo call-center, informando cada uma das leituras apresentadas no medidor com seus respectivos códigos de leitura.