Geral

Equatorial Goiás registra quase 8 mil impedimentos de leitura dos medidores em um mês

Fatores como portões fechados, cães bravos e visores sujos prejudicam trabalho dos leituristas

Modificado em 04/11/2024, 08:58

Equatorial Goiás registra quase 8 mil impedimentos de leitura dos medidores em um mês

(Divulgação)

Mensalmente milhões de leituras são feitas pela Equatorial Goiás em casas e comércios do estado para garantir uma medição justa e correta. Porém, a concessionária enfrenta desafios com os impedimentos de leitura dos medidores de energia elétrica em diversas regiões.

Somente no mês de julho, cerca de 7,8 mil restrições foram registradas pela distribuidora, afetando a qualidade do serviço e comprometendo a precisão da cobrança. Os números mais altos de impedimentos ocorrem na região metropolitana, com 1.638 registros em apenas 30 dias.

Em segundo lugar está a região de Morrinhos, com 1.267 ocorrências. No terceiro lugar está Anápolis, onde foram contabilizados 1.097 casos neste período.

Principais motivos
A concessionária fez um mapeamento dos principais motivos identificados para que as leituras não pudessem ser feitas. Em primeiro lugar estão os portões fechados, mesmo com o imóvel ocupado. Foram mais de 3,5 mil casos relatados pelas equipes somente em julho deste ano.

Neste tipo de ocorrência, o padrão do cliente não fica voltado para a rua, mas dentro do imóvel, como no caso de fazendas e propriedades rurais. O gerente de Gestão Comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, explica que às vezes o cliente está em casa e recusa a entrada do leiturista por medo de ser algum golpe.
<br />

"Alguns clientes alegam ter medo; acham que o leiturista não é um funcionário oficial da concessionária. Reforçamos que nossos colaboradores utilizam crachá de identificação e uniforme", afirma Jean.
<br />

Em outras situações, os clientes não permitem a entrada por não concordarem com os valores das faturas anteriores. Outros fatores como a presença de cães bravos e o visor do padrão estar quebrado ou sujo também dificultam a atuação dos leituristas.
<br /> Consequências
Os impedimentos para leitura podem levar a várias consequências para os consumidores. A principal delas é a possibilidade de faturamento pela média de consumo, que é realizada quando o acesso ao medidor é inviável. Este método de cobrança pode não representar o consumo real, resultando em contas mais altas ou mais baixas do que o consumo efetivo, valores que são acertados e eventuais diferenças devolvidas ou cobradas dos clientes.
<br />

Além disso, a falta de acesso ao medidor impede a identificação de possíveis problemas na rede elétrica do cliente, como defeitos ou variações inesperadas no consumo. O gerente destaca que, em caso de três impedimentos consecutivos de acesso ao medidor, a unidade consumidora também estará sujeita ao desligamento da energia, conforme normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
<br /> Notificação de impedimento de acesso ao medidor
A partir de agosto de 2024 a Equatorial Goiás começou a aplicar um adesivo de notificação quando constatado impedimento de acesso ao medidor. Esse adesivo é uma sinalização adicional ao cliente que precisa adotar alguma providência para permitir o acesso a seu medidor, além de dar orientações sobre o faturamento por média.

Medidas Preventivas
Para evitar esses problemas, a Equatorial Goiás orienta seus clientes sobre a importância de manter o acesso livre aos medidores. Ao identificar os leituristas, os moradores devem autorizar a entrada e os cães devem ser mantidos em áreas onde não representem risco para os técnicos. A concessionária também sugere a limpeza regular dos vidros das caixas de medição, evitando o acúmulo de sujeira que possa impedir a leitura correta.
<br /> **Serviço de autoleitura **
Nos casos das instalações em área rural, onde nem sempre é possível manter o acesso liberado no dia da leitura, a Equatorial recomenda que os clientes façam a autoleitura dos seus medidores. "O cliente precisa anotar a leitura que ele vê no seu medidor e nos informar essa leitura, que vamos utilizá-la no lugar da média de consumo dos últimos 12 meses, evitando a necessidade desses ajustes de faturamento e facilitando o entendimento da conta", esclarece Jean Gama.
<br />

Para informar a autoleira, basta acessar o aplicativo Equatorial Energia ou o site www.equatorialenergia.com.br , clicar em Agência Web e depois Solicitação de Serviços. Em seguida, é necessário informar o CPF do titular, a data de nascimento e selecionar a opção Enviar Minha Autoleitura. O cliente também pode informar a autoleitura através do nosso call-center.
<br />

A distribuidora alerta que os clientes com medidores internos que optarem pela autoleitura devem observar na fatura de energia qual a data da próxima leitura agendada para a sua instalação. Só serão válidas as leituras informadas nessa mesma data, que é recomendado, ou em até seis dias antes. Caso o cliente informe após esse prazo, a leitura não será considerada.
<br />

A concessionária reforça que este serviço é destinado aos clientes da Baixa Tensão. Os clientes com Tarifa Branca, Microgeração Distribuída, Irrigantes e Aquicultores possuem mais de uma leitura de seus medidores e precisam fazer a autoleitura obrigatoriamente pelo call-center, informando cada uma das leituras apresentadas no medidor com seus respectivos códigos de leitura.

Geral

Cuidados com a decoração natalina: veja dicas para evitar sobrecarga e acidentes

Entre elas, a Equatorial destaca a necessidade de desligar os enfeites luminosos ao sair de casa para evitar o superaquecimento

Modificado em 16/12/2024, 18:11

Pisca-piscas utilizado na decoração de Natal (Divulgação / Equatorial)

Pisca-piscas utilizado na decoração de Natal (Divulgação / Equatorial)

Com a chegada do Natal, lojas, comércios e as casas entram no clima festivo, decorandas com enfeites, pisca-piscas e iluminações externas. A Equatorial alerta sobre os cuidados para evitar sobrecarga e acidentes com a decoração, iluminação, extensões e até para o período chuvoso.

O executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Alex Fernandes, orienta que a montagem incorreta de iluminação pode causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, considerada vital para segurança. Além disso, pode colocar em risco a segurança das pessoas.

Assim como a decoração, outros itens comuns nessa época como as extensões elétricas também podem causar curto-circuito. A empresa informa que é necessário ficar atento aos detalhes. Por exemplo, o estado de conservação dos fios, capacidade de carga das tomadas e excesso de equipamentos em uma mesma fonte, o que pode levar ao aquecimento.

A dica nesse caso é antes de reutilizar as luzes do ano anterior, verificar se fios e plugues estão em bom estado. A empresa informa que é melhor evitar materiais desgastados ou danificados.

Além disso, a Equatorial destaca que improvisar não é aconselhável, preferindo assim, seguir as orientações técnicas na montagem da decoração natalina. Um exemplo de improviso destacado são as emendas de fios soltos. Nesse caso, um curto-circuito pode acabar em incêndio. Além disso, desligar os enfeites ao sair de casa reduz risco de superaquecimento e economiza energia.

Bola de Natal utilizada na decoração da árvore natalina (Divulgação / Equatorial)

Bola de Natal utilizada na decoração da árvore natalina (Divulgação / Equatorial)

Estar atento ao período chuvoso de final de ano também pode prevenir acidentes com a instalação de luzes em locais externos, como enfeites no jardim, varanda e áreas. Nesse caso, a orientação da Equatorial é que a água da chuva não entre em contato com os dispositivos.

Para finalizar, a rede elétrica pública pode ser afetada com enfeites próximo aos postes e cabo de energia. Conforme Alex Fernandes, o ideal é manter uma distância de segurança da rede elétrica. O profissional concluiu que esse tipo de ação pode evitar o contato acidental.

Abaixo um resumo com as dicas da empresa:

  • Verifique os equipamentos
  • Use produtos certificados
  • Não faça emenda em fios
  • Evite sobrecarga
  • Desligue os enfeites ao sair
  • Cuidados em áreas externas
  • Apesar das orientações, a Equatorial informa que caso haja ocorrência envolvendo rede elétrica, é necessário entrar em contato com a empresa pelos canais de atendimento: site da Agência Virtual , aplicativo da Equatorial Goiás, atendimento virtual Clara (62) 3243-2020 ou pelo telefone call center, sendo o 0800 062 0196.

    Decoração de Natal (EBC/Divulgação)

    Decoração de Natal (EBC/Divulgação)

    Geral

    Cuidados com a decoração natalina: dicas para evitar sobrecarga e acidentes

    Equatorial Goiás alerta para os principais riscos e formas de proteção no uso de enfeites elétricos

    Cuidados com a decoração natalina: dicas para evitar sobrecarga e acidentes

    (Divulgação Equatorial Goiás)

    Com a aproximação das festas de fim de ano, muitas famílias já começam a planejar suas decorações natalinas, que incluem árvores com luzes, pisca-piscas e outras iluminações externas.

    No entanto, a Equatorial Goiás alerta que é necessário redobrar a atenção com o uso da rede elétrica para evitar acidentes e interrupções no fornecimento de energia.

    Segundo o executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Alex Fernandes, o cuidado com a instalação de itens decorativos é essencial. "A montagem incorreta de iluminações pode causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede, colocando em risco tanto o sistema elétrico quanto a segurança das pessoas", destaca.

    Segurança em primeiro lugar
    A concessionária destaca que, embora a decoração natalina seja uma tradição festiva importante, a segurança dos clientes deve sempre ser priorizada. Evitar improvisar e seguir as orientações técnicas são práticas que garantem uma celebração tranquila e segura.

    Para o executivo, "é fundamental que todos adotem uma postura cuidadosa ao decorar suas casas, considerando a rede elétrica como uma parte vital da segurança".

    Ao utilizar luzes e extensões elétricas, é importante estar atento a detalhes como o estado de conservação dos fios e a capacidade de carga das tomadas. Excesso de equipamentos em uma mesma fonte de energia pode causar aquecimento, levando a possíveis curtos-circuitos.

    Além disso, a instalação de luzes e enfeites em áreas externas, como jardins e varandas, exige precauções extras para que a água da chuva, por exemplo, não entre em contato com os dispositivos.

    O executivo, alerta sobre o perigo de acidentes envolvendo a rede elétrica pública. "Instalar enfeites muito próximos dos postes e cabos de energia é extremamente arriscado. O ideal é que as decorações sejam mantidas a uma distância segura da rede elétrica, evitando qualquer possibilidade de contato acidental," explica.

    Essas precauções não só protegem as pessoas, mas também ajudam a preservar o fornecimento de energia em toda a comunidade.
    Dicas para evitar acidentes

    ++Verifique os equipamentos++ : Antes de reutilizar as luzes do ano anterior, verifique se os fios e plugues estão em bom estado. Evite materiais que estejam desgastados ou apresentem algum sinal de danificação.
    ++Use produtos certificados++ : Sempre opte por enfeites elétricos que possuam selo de certificação do INMETRO, o que garante maior segurança e conformidade com as normas técnicas.
    ++Não faça emenda em fios++ : Na hora da instalação evite emendas e presença de fios soltos, pois um curto-circuito pode causar incêndios.
    ++Evite sobrecarga++ : Não conecte muitos equipamentos em uma única tomada. Se precisar usar uma extensão, verifique sua capacidade máxima para evitar sobrecargas.
    ++Desligue os enfeites ao sair++ : Antes de dormir ou ao sair de casa, desligue as luzes e enfeites elétricos. Isso reduz os riscos de superaquecimento e economiza energia.
    ++Cuidados em áreas externas++: Se houver decoração em locais externos, evite o contato com a água e utilize luzes específicas para áreas externas, mais resistentes a mudanças climáticas.

    "Essas práticas são fundamentais para que as famílias possam celebrar as festas com segurança e sem imprevistos com a rede elétrica," comenta Alex.

    Geral

    Curto-circuito: como identificar e prevenir acidentes

    Equatorial Goiás reforça dicas de segurança para evitar consequências graves como incêndios, danos elétricos e até acidentes fatais

    Curto-circuito: como identificar e prevenir acidentes

    (Divulgação Equatorial)

    Sabia que eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos usados de maneira errada podem representar um risco para a sua segurança? É que a falta de cuidado ao manusear ou instalar os equipamentos pode provocar um curto-circuito.Seja em ca sa ou no comércio, é fundamental ficar atento aos cuidados quando o assunto é energia elétrica, já que o curto-circuito pode provocar incêndios, danos elétricos e até acidentes fatais.

    O modo como a pessoa utiliza os aparelhos no dia a dia pode ser um agravante para que os acidentes aconteçam e, com eles, despesas inesperadas, já que um curto-circuito gera o risco de queimar o computador ou celular, por exemplo. É um dos problemas mais comuns relacionados à instalação elétrica dentro de casa.
    O que é um curto-circuito?
    Um curto-circuito se dá através de uma passagem de corrente elétrica acima do normal. O aumento repentino da tensão no circuito elétrico que ocasiona a falha. Isso faz com que os aparelhos ou instalações que estejam conectadas na rede parem de funcionar instantaneamente.

    "Na prática, digamos que você está preparado para receber certa quantidade de trabalho e finalizar suas tarefas em algumas horas. Só que essa quantia é dobrada repentinamente e você ainda tem o mesmo tempo e capacidade para resolver. Assim como num curto-circuito, é muito provável que você não consiga dar conta de tanta demanda de uma só vez", exemplifica o gerente de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás, Alex Fernandes.

    Quando a corrente elétrica que passa pela tomada e chega ao aparelho é maior do que ele está preparado para suportar, esse excesso será transformado em calor e irá derreter o fio elétrico. Assim, essa descarga elétrica pode danificar o circuito. Ligar muitos aparelhos na mesma tomada, fios desencapados e ligações não realizadas corretamente também podem ocasionar esse problema.

    Os fusíveis e disjuntores são fundamentais para reforçar a segurança porque eles são responsáveis por proteger a instalação e os equipamentos conectados a ela e, por isso, podem evitar que um curto-circuito aconteça. Ao detectarem uma sobrecarga, eles interrompem a circulação de corrente elétrica, tentando evitar que algum problema aconteça no sistema.

    Identificando um curto-circuito
    Alguns sinais chamam atenção quando tem algo errado:

  • Cheiro de queimado, principalmente se você não sabe identificar de onde está vindo;
  • Tomadas manchadas de preto, aparentando estarem queimadas;
  • Lâmpadas com tempo de vida útil anormal, ou seja, queimando rápido demais;
  • Queda de energia constante e sem motivos aparentes, principalmente se foi apenas em sua casa ou em alguns cômodos;
  • Sobrecarga elétrica, ocasionando o desarmamento do disjuntor e a queima do fusível.
  • Geral

    Equatorial Goiás promove troca de lâmpadas, oficinas e palestras em Goiânia nesta semana

    Serão três eventos realizados separadamente nos CRAS Parque Atheneu, Novo Mundo e Capuava

    Equatorial Goiás promove troca de lâmpadas, oficinas e palestras em Goiânia nesta semana

    (Divulgação Equatorial)

    A Equatorial Goiás promove em Goiânia até sexta-feira (22), serviços para a população como troca de lâmpadas, oficina de automaquiagem, crochê e design de sobrancelhas, além de palestras educativas sobre sustentabilidade e consumo consciente de energia.

    Os eventos serão realizados separadamente em três CRAS da capital: Parque Atheneu, Novo Mundo e Capuava.
    <br />

    Os moradores poderão trocar até dez lâmpadas incandescentes ou fluorescentes -- exceto modelos tubulares --, que têm alto consumo de energia, por outras de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais. Para participar, basta levar um documento com foto, a última conta de energia paga e as lâmpadas usadas para serem trocadas.
    <br />

    Os clientes também terão a oportunidade de participar das palestras de conscientização sobre uso eficiente de energia, com as temáticas de fontes de geração e recursos naturais, dicas de economia no uso residencial e orientação para uso seguro e prevenção de acidentes.

    Os participantes também poderão se inscrever no Energia em Dia e conferir se estão aptos ao cadastro da Tarifa Social. Além disso, em cada um dos eventos, a população poderá se inscrever nas oficinas de crochê (Parque Atheneu); design de sobrancelhas (Novo Mundo) e automaquiagem (Capuava).

    Todas serão gratuitas e realizadas separadamente. A iniciativa faz parte do projeto E+ Profissional, que tem como objetivo promover capacitação profissional em todas as regiões do Estado, além de garantir à população mais oportunidades no mercado de trabalho.

    As aulas podem ser feitas por qualquer morador da capital com idade maior de 16 anos e que apresente uma conta de energia.
    <br /> Confira os detalhes a seguir: Equatorial Goiás no CRAS Parque Atheneu
    <br />

    Datas: 18 e 19 de novembro
    Local do Evento: CRAS Parque Atheneu - Rua 2012 Unidade-201 Qd: Z Lt: 26 - Parque Atheneu, Goiânia - GO, 74893-020
    <br />

    O que: Troca de lâmpadas e atendimento comercial
    Quando: terça-feira (19) das 9h às 12h
    <br />

    O que: E+ Profissional -- Oficina de Crochê
    Inscrições: segunda-feira (18) das 9h às 12h e das 13h às 16h
    Realização: terça-feira (19) das 9h às 12h
    <br /> Equatorial Goiás no CRAS Novo Mundo
    Datas: 20 e 21 de novembro
    Local do Evento: CRAS Novo Mundo - Praça George Washington
    <br />

    O que: Troca de lâmpadas e atendimento comercial
    Quando: quinta-feira (21) das 9h às 12h e das 13h às 17h; sexta-feira (22) das 9h às 12h
    <br />

    O que: Palestra
    Quando: quinta-feira (21) das 9h às 12h e das 13h às 17h
    <br />

    O que: E+ Profissional -- Design de sobrancelhas
    Inscrições: quinta-feira (21) das 9h às 12h e das 13h às 17h
    Realização: sexta-feira (22) das 9h às 12h
    <br /> Equatorial Goiás no CRAS Capuava
    Datas: 20 e 21 de novembro
    Local do Evento: CRAS Capuava - Rua Borba Gato, 367, Setor Capuava
    <br />

    O que: Troca de lâmpadas e atendimento comercial
    Quando: quinta-feira (21) das 9h às 12h e das 13h às 16h; sexta-feira (22) das 9h às 12h
    <br />

    O que: Palestra
    Quando: quinta-feira (21) das 9h às 12h e das 13h
    <br />

    O que: E+ Profissional -- Automaquiagem
    Inscrições: quinta-feira (21) das 9h às 12h e das 13h
    Realização: sexta-feira (22) das 9h às 12h