Geral

Quatro cidades em Goiás enfrentam surto de gripe; veja como se prevenir

Modificado em 04/11/2024, 09:00

Melhor forma de prevenção contra a gripe é a vacinação, segundo especialista

Melhor forma de prevenção contra a gripe é a vacinação, segundo especialista (Wesley Costa)

Neste ano, quatro cidades em Goiás enfrentam surtos de gripe, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). São elas Goiânia, Rio Verde, Aparecida de Goiânia e Ivolândia. Os casos foram identificados em escolas e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A SES-GO informou que é classificado como surto quando há mais de dois casos de uma doença respiratória registrados num mesmo lugar.(confira a lista completa ao final da reportagem).

De acordo com a SES-GO, Goiás registrou em 2024 um total de 6.010 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), das quais 631 evoluíram para morte. Entre os casos de SRAG, 731 (12,16%) foram causados pelo vírus Influenza, sendo que destes, 246 foram por influenza A/H1N1, 81 por influenza A/H3N2, 369 por influenza A/não subtipado e 35 casos por influenza B. A maior parte das notificações de influenza ocorreu entre crianças menores de 2 anos e idosos.

Mortes

A SES-GO informou que foram notificados 94 óbitos por influenza neste ano. Destes, 47 por influenza A/H1N1, 14 por influenza A/H3N2, 30 por influenza A/não subtipado e três óbitos por influenza B. A maioria dos óbitos se concentrou entre os idosos.

O médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Marcelo Daher, explicou que a gripe é comum nessa época do ano, por isso não podemos dizer que estamos passando por uma epidemia de influenza.

"Estamos observando alguns casos de gripe causados pelo vírus influenza A e B. Não foi tipado qual o vírus que está circulando, mas não dá para dizer que é uma epidemia de influenza, mas casos estão acontecendo", afirma o especialista.

O jornal mostrou que três instituições de ensino particular, sendo duas escolas em Goiânia e uma em Aparecida de Goiânia, registraram casos de infecção por vírus Influenza A e B. Uma criança de 5 anos e uma adolescente de 12, morreram.

Prevenção

Para médico infectologista Marcelo Daher, a melhor forma de prevenção é a vacinação. Além disso, quando tiver algum sintoma gripal, ele reforçou que é importante fazer o exame e, caso tenha um resultado positivo, começar o tratamento imediatamente.

"Podem ser tratadas com medição disponível na rede pública e o tratamento deve ser iniciado nos primeiros dois dias de sintomas", afirma o especialista.

Cuidados

De acordo com Marcelo, as medidas de proteção são sempre as mesmas: higiene das mãos, no caso de pessoas com sintomas gripais usar a máscara, pessoas de maior risco, mesmo que não estejam com sintomas gripais e que irão entrar em contato com uma quantidade grande de pessoas, aglomerações, por exemplo, devem usar máscara também para prevenção e evitar a contaminação.

Vacinação

A Superintendência de Vigilância em Saúde vem alertando a população sobre a importância da vacinação como medida preventiva para a gripe. A vacina está disponível nos 246 municípios desde o dia 25 de março, quando teve início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, em 2024.

Reforço

Marcelo lembra que quem se vacinou no ano passado, ou mesmo quem tenha se vacinado no início desse ano com a vacina da cepa 2023, não está totalmente protegido e deve tomar mais uma dose de reforço com a vacina de 2024.

Pessoas que se vacinaram no início do ano, mesmo com a cepa de 2024, principalmente as de maior risco, podem estar fazendo um reforço com a vacina novamente, porque a proteção cai ao longo do tempo, principalmente ao longo dos seis e a pessoa fica sujeita à doença. Então, uma dose de reforço seria interessante para aumentar a proteção e diminuir o risco de doença', afirma Marcelo.

Cobertura vacinal

A SES-GO informou que a cobertura vacinal em Goiás está atualmente em 45,37%, número muito abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde (90%). Desde o dia 30 de abril, o imunizante é ofertado para toda a população acima de 6 meses de idade.

Dados

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás informou que é classificado como surto quando há mais de dois casos de uma doença respiratória registrados num mesmo lugar. De janeiro a outubro deste ano, o estado registrou 6.044 internações por SRAG e 595 mortes, sendo 15% delas por influenza, segundo a SES.

Surtos em Goiás Goiânia

Escola 1: 02 casos positivos (influenza A)
Escola 2: 04 casos positivos (influenza B)
Escola 3: 15 casos positivos (14 Influenza B e 01 influenza A)
Escola 4: 16 casos positivos (Influenza B)
ILPI: 03 casos positivos (influenza A)

Rio Verde

ILPI: 11 casos positivos (influenza A)
Escola: 6 casos positivos (02 Influenza A e 04 Influenza B)

Aparecida de Goiânia

Escola: 38 casos positivos (35 casos de Influenza A e 02 Influenza B)

Ivolândia

Escola: 03 casos positivos (Influenza A)

Geral

Mulher morre após ser atacada por abelhas em Itumbiara, diz Corpo de Bombeiros

Caso aconteceu próximo a uma usina de cana-de-açúcar na zona rural de Itumbiara, segundo os bombeiros

Equipe do Corpo de Bombeiros de Itumbiara em operação

Equipe do Corpo de Bombeiros de Itumbiara em operação (Divulgação/ Corpo de Bombeiros)

Uma mulher morreu depois de ser atacada por abelhas na quarta-feira (23), na zona rural de Itumbiara, próximo a uma usina de cana-de-açúcar na saída para Cachoeira Dourada em Minas Gerais, segundo o Corpo de Bombeiros. A mulher estava acompanhada de um homem, mas somente ela sofreu o ataque. De acordo com os bombeiros por conta da localização em que as vítimas estavam demoraram a conseguir chamar a equipe de socorro.

Os bombeiros informaram terem sido chamados às 18h45 para socorrer a vítima. Assim que chegaram ao local, encontraram a mulher do outro lado da margem de um riacho aparentemente inconsciente. A equipe entrou na água e início os primeiros socorros.

Após tentativas de reanimação, a mulher foi encaminhada ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho da cidade. Sargento Fabiano Ferreira Tizzo, do Corpo de Bombeiros de Itumbiara, informou que após o ataque o homem que acompanhava a vítima atravessou o riacho e pediu socorro na usina.

O senhor conseguiu adentrar o riacho, o atravessou e pediu socorro numa usina de cana que fica bem próximo do local. Devido à localidade, algumas operadoras direcionam essa linha 193 para o estado de Minas Gerais, e por isso, não estavam conseguindo falar no quartel de Itumbiara. A usina entrou em contato comigo e eu fiz o contato com o quartel. A equipe se deparou com a vítima inconsciente com parte do corpo dentro do riacho", disse

Olegário Augusto, perito da Polícia Técnico Ciêntifica (PTC), disse que não foram acionados.

Nossa equipe não foi requisitada, não passou por nós. A vítima teve morte hospitalar e foi liberada pelo hospital.", informou.

Ricardo Chueire, delegado de regional de Itumbiara, explicou que por não ter sido crime, não gerou investigação, portanto não teve atribuição para a polícia.

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 70 vagas de emprego em Goiânia e Aparecida

Há oportunidades para auxiliar de produção, promotor de venda externo, vendedor, montador industrial e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Pessoa preenchendo uma carteira de trabalho.

Pessoa preenchendo uma carteira de trabalho. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (24), foram divulgadas 77 vagas de emprego em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Há oportunidades para auxiliar de produção, promotor de venda externo, vendedor, montador industrial e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

BM máquinas

Total de vagas oferecidas: 8 vagas

Cargo oferecido:

01 vaga para soldador
01 vaga para montador industrial
01 vaga para meio oficial de produção
01 vaga para auxiliar de almoxarife
01 vaga para técnico de segurança do trabalho
01 vaga para estágio em engenharia mecânica
01 vaga para pintor
01 vaga para comprador jr

Prazo para se inscrever: indeterminado.

Salário: a combinar.

Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 9 9866-0050

Contato: (62) 9 9866-0050

Ability/Tim

Total de vagas oferecidas: 51 vagas

Cargo oferecido:

50 vagas para promotor de venda externo
01 vaga para supervisor de vendas externo

Prazo para se inscrever: indeterminado.

Salário: a combinar.

Como se candidatar: encaminhar o currículo para o e-mail: tpedroso@timbrasil.com.br ou para o WhatsApp: (62) 98113-0091

Contato: (62) 98113-0091

Infinity Consultoria

Total de vagas oferecidas: 3 vagas

Cargos oferecidos:

3 vagas para vendedor

Prazo para se inscrever: até dia 25/04/25.

Salário: a combinar

Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp: (73) 9 9824-7360

Contato: (73) 9 9824-7360

Leia Também

Empresas oferecem mais de 70 vagas de emprego em Goiânia e Aparecida                                                                                                      Empresas oferecem mais de 900 vagas de emprego na Grande Goiânia    Empresas de Aparecida oferecem mais de 1,2 mil vagas de emprego

Aparecida de Goiânia

Protege

Vagas oferecidas: 15 vagas

Cargos oferecidos:

15 vagas para auxiliar de produção

Prazo para se inscrever: indeterminado

Salário: R$ 1.910,00

Como se candidatar: encaminhar o currículo pelo WhatsApp: (62) 9 9233-2421

Contato: (62) 9 9233-2421

Geral

Obstáculos resistem em calçadas

Especialista cita baixa fiscalização dos passeios públicos e falta de planejamento

Modificado em 25/04/2025, 09:16

Calçadas em sequência de desnível uma para a outra: realidade da Rua Rio Branco, no Jardim Esmeralda ( Wildes Barbosa / O Popular)

Calçadas em sequência de desnível uma para a outra: realidade da Rua Rio Branco, no Jardim Esmeralda ( Wildes Barbosa / O Popular)

Goiânia tem 64,9% dos passeios nas calçadas com obstáculos que impedem o livre trânsito dos pedestres, mesmo registrando o maior percentual de moradores que residem em locais com calçadas dentre as capitais. Ao mesmo tempo, a acessibilidade para cadeirantes que dependem das rampas de acesso nos espaços públicos se mantém em um índice baixo: 35,2%.
Especialistas e associações de deficientes visuais e físicos apontam que a baixa fiscalização das calçadas e a falta de planejamento prejudicam os transeuntes.

Os dados fazem parte do Censo 2022, dentro do estudo sobre Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana. No levantamento são analisados 10 quesitos, como a existência de calçada ou passeio, de obstáculos nas calçadas e de rampas para cadeirantes, além da capacidade de circulação e pavimentação da via, existência de bueiro ou boca de lobo, iluminação, pontos de ônibus e van, vias sinalizadas para bicicletas, e arborização.

Entulho vira barreira para deficientes visuais em caminho tátil na Rua 84, no Setor Sul ( Wildes Barbosa / O Popular)

Entulho vira barreira para deficientes visuais em caminho tátil na Rua 84, no Setor Sul ( Wildes Barbosa / O Popular)

Destaque

A capital goiana se destaca como aquela com o maior índice de calçadas e o terceiro maior de rampa para cadeirantes. No primeiro quesito, Goiânia alcançou 98% dos moradores que vivem em vias públicas com a existência de passeios. Neste caso, contudo, não analisa se tais locais têm boa conservação. Contudo, no quesito de obstáculos, o município registrou dois terços dos residentes com calçadas inadequadas, ocupando a 13ª colocação (da melhor para a pior). Analisando os índices de rampas, perde apenas para Campo Grande (MS), com 55,7%, e Curitiba (PR), com 40,5%.

Coordenador operacional do Censo 2022, Daniel Ribeiro comenta que os obstáculos levantados pelo estudo se referem a postes, árvores, buracos e declives.

É um índice alto de obstáculos, que deixa a desejar. É um poste, uma árvore, uma calçada onde alguém faz uma rampa com um declive e chega no local e tem esse obstáculo, uma erosão ou um buraco que não foi consertado. Às vezes tem poste entre o meio-fio e o muro e não cabe uma cadeira de roda, por exemplo", explica.

Leia Também

Governo de Goiás decreta ponto facultativo após feriado do Dia do Trabalhador                                                                                                    Empresas de Aparecida oferecem mais de 1,2 mil vagas de emprego

Na presidência da Associação dos Deficientes Visuais de Goiás (Adveg), Adelson Alves convive diariamente com as dificuldades de locomoção nas vias da capital e garante: "já foi menos complicado andar por Goiânia".
O diretor de fiscalização da Secretaria de Eficiência (Sefic), João Peres Teodoro Rodrigues, garante que a pasta realiza uma fiscalização constante sobre as calçadas.

Qualquer projeto, qualquer obra, a vistoria observa em relação à calçada, (se foi cumprido) o código de identificações... Qualquer estabelecimento que vai requerer alvarás de localização e funcionamento, também é feita uma vistoria. A fiscalização é intensa em relação a isso.", disse

Geral

Dupla George Henrique e Rodrigo pode retomar agenda de shows após briga por R$ 18 milhões com produtora, decide Justiça

Decisão judicial impede ex-escritório de impôr dificuldades ao trabalho da dupla sertaneja

Dupla sertaneja conseguiu decisão judicial favorável contra o ex-escritório para retomar atividades artísticas

Dupla sertaneja conseguiu decisão judicial favorável contra o ex-escritório para retomar atividades artísticas (Divulgação/George Henrique & Rodrigo)

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) concedeu tutela de urgência para impedir que a Worldshow Promoções e Eventos imponha dificuldades ao trabalho da dupla sertaneja George Henrique e Rodrigo. A decisão da juíza Tamara Hochgreb Matos, da 24ª Vara Cível de São Paulo, foi proferida após o TJSP reconhecer a rescisão dos contratos firmados entre os cantores e a empresa, sendo um contrato de agenciamento e outro de cessão de fonogramas.

A reportagem entrou em contato com a Worldshow pedindo uma nota a respeito da decisão judicial, mas não teve retorno até a última atualização dessa matéria.

A dupla ingressou com ação de rescisão contratual visando confirmar judicialmente o encerramento do vínculo com a empresa Worldshow que chegou a exigir o pagamento de multas rescisórias no valor de R$ 18 milhões.

A medida judicial determina que a Worldshow se abstenha de praticar quaisquer atos em nome, em favor ou em referência aos cantores ou às suas carreiras artísticas. Ficou ordenado, ainda, que, no prazo de cinco dias a produtora, forneça aos artistas as senhas de acesso às redes sociais e demais plataformas utilizadas profissionalmente, como YouTube, Instagram, site e e-mails.

Em fevereiro, os artistas haviam publicado nas redes sociais uma nota na qual comunicava que a dupla não fazia mais parte do casting da Worldshow Promoções e Eventos. "Desde o dia 01/01/2025, uma nova etapa foi iniciada em sua história e os Artistas passaram a ser os responsáveis pelo gerenciamento de sua carreira", diz um trecho da nota.

A decisão judicial também assegurou aos artistas o uso do nome artístico/marca George Henrique & Rodrigo, por se tratar de seus próprios nomes civis, dos quais a Worldshow não pode se apropriar. A Justiça determinou, também, o restabelecimento dos direitos autorais dos artistas sobre suas interpretações artístico-musicais reproduzidas em fonogramas e videofonogramas.

Ao Daqui , o advogado Douglas Moura, do MMB Advogados, que representa a dupla sertaneja, explicou que com a decisão judicial os artistas podem continuar desenvolvendo suas atividades profissionais sem qualquer impedimento.
Com a decisão judicial, os shows serão realizados sem que contratantes sejam notificados pela Worldshow alegando irregularidade nas contratações e/ou exigindo que os pagamentos sejam direcionados à empresa. E o mais importante, com os direitos autorais restabelecidos, a dupla George Henrique & Rodrigo terá garantido o direito de lançar novas músicas e explorar o seu catálogo de fonogramas, recebendo os royalties decorrentes dos trabalhos gravados ao longo de sua carreira", explicou o advogado.

De acordo com o advogado Douglas Moura, a tutela de urgência concedida pelo TJSP tende a impedir que a Worldshow continue impondo óbice (impedimento) ao trabalho da dupla, tal como vinha fazendo ao notificar contratantes sobre uma suposta irregularidade na contratação de shows.