Geral

UFG abre inscrições para preenchimento de 890 vagas remanescentes; confira

Estudantes têm até o dia 7 de dezembro para realizar a inscrição, que é gratuita

Modificado em 20/09/2024, 06:19

Universidade abre processo seletivo para vagas remanescentes

Universidade abre processo seletivo para vagas remanescentes (Divulgação/UFG)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) abriu um processo seletivo para preencher 890 vagas em mais de 100 cursos de graduação, que não foram ocupadas. Os estudantes têm até o dia 7 de dezembro para realizar a inscrição, que é gratuita, no **Portal do Candidato, do Instituto Verbena ** .

As vagas são para os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências da Computação e muitos outros. O processo seletivo utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2009 a 2021.

"São 890 vagas em 101 cursos diferentes, com ingresso no primeiro e segundo semestres letivos de 2023", informa a instituição. Segundo a UFG, os interessados podem se inscrever em uma das três categorias oferecidas: Mudança de curso, reingresso e transferência de outra instituição.

Geral

Saiba o que diz a lei e qual a opinião de especialistas sobre estudante reprovado em banca de cotas da UFG

Especialistas ouvidos pelo POPULAR questionam a decisão e defendem que Richard Aires possui características de uma pessoa parda

Richard Aires de Sousa, de 19 anos, foi barrado na banca da UFG por não ser considerado pardo

Richard Aires de Sousa, de 19 anos, foi barrado na banca da UFG por não ser considerado pardo (Kariny Bianca/O Popular e Arquivo Pessoal/Richard Aires)

O caso do estudante Richard Aires de Sousa, de 19 anos, reprovado na banca de heteroidentificação da Universidade Federal de Goiás (UFG), gerou debates sobre os critérios de avaliação para cotas raciais nas universidades. Embora tenha sido aprovado no curso de Biotecnologia, Richard foi indeferido na classificação como pardo após ser submetido à análise fenotípica, que leva em conta suas características físicas. Especialistas ouvidos pela redação questionam a decisão e defendem que Richard possui características de uma pessoa parda.

Em nota, a UFG afirmou que a prova de heteroidentificação não admite, em nenhuma hipótese, a comprovação por ancestralidade. A Comissão de Heteroidentificação utiliza exclusivamente o critério fenotípico para aferir a condição racial declarada pelo candidato.

Taxa de desistência no ensino superior chega a 57% em Goiás
Em seis anos, UEG perdeu 48 cursos e 5 câmpus
Goiás quadruplica número de pessoas com curso superior

Richard havia sido aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 13 de fevereiro. A primeira banca de heteroidentificação ocorreu em 26 de fevereiro, quando ele foi avaliado pessoalmente e gravou um vídeo se declarando pardo. Após horas de espera, o resultado foi divulgado e sua autodeclaração foi indeferida com a justificativa de que ele tem pele clara e cabelo liso. No dia seguinte, o estudante entrou com um recurso, mas a decisão foi mantida com as mesmas justificativas.

Em entrevista à, o advogado Flávio Dias Abreu Filho, que está atuando na defesa de Richard Aires, informou que entrou com um pedido de liminar no Tribunal Regional Federal da 1ª Região para que o juiz determine à UFG a realização da matrícula do estudante.

Entramos com uma ação anulatória, pois acreditamos que o ato administrativo é nulo devido a problemas na fundamentação. Quando Richard recorreu, a banca apresentou uma justificativa que consideramos subjetiva e que não aborda especificamente o caso dele", explicou o advogado.

Flávio ressaltou que as características físicas de Richard, um estudante pardo, são visíveis, mas a banca não explicou de forma clara em qual grupo o estudante se enquadraria, já que não o consideraram pardo.

A banca tenta justificar a negativa de maneira confusa, mas não apresenta razões específicas pelas quais Richard não é considerado pardo", destacou.

Critério de avaliação

Em entrevista à redação, Aluísio Black, Conselheiro Estadual de Direitos Humanos e Presidente do Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás (Ceneg-GO), explicou que acompanhou a implantação do sistema de cotas em Goiás, em 2005, sendo um dos primeiros estados no Brasil a adotar essa medida. Ele ainda afirmou que o critério de avaliação de uma banca deve ir além das características físicas.

Ao meu ver, julgaram de forma equivocada. A banca precisa analisar a árvore genealógica da pessoa, não só o caráter físico. Não é porque a pessoa tem o cabelo liso, a pele mais clara, que deixa de ser negra ou parda", afirmou Black.

Richard Aires junto com o pai Márcio Aires e mãe Lilia Rosa. (Kariny Bianca/O Popular)

Richard Aires junto com o pai Márcio Aires e mãe Lilia Rosa. (Kariny Bianca/O Popular)

O ativista ressaltou que, apesar das cotas raciais serem um avanço importante, existem pessoas que tentam se aproveitar do benefício sem ter direito. Ele enfatizou que os critérios para o acesso a cotas e vagas devem ser rigorosos para garantir a Justiça e evitar que as pessoas mal-intencionadas se aproveitem do sistema.

É preciso lembrar também que as pessoas têm se aproveitado [das cotas raciais] para levar vantagens. Então, por isso, esses critérios públicos de acesso a cotas e vagas são altamente criteriosos", destacou Black.

Aluísio Black destacou que, apesar de o Estatuto da Igualdade Racial ter pouco mais de 10 anos, a reparação de 300 anos de escravidão ainda é um processo longo. Ele ainda ressaltou sobre a importância das cotas raciais.

As pessoas que se posicionam contra as cotas o fazem por falta de conhecimento. As cotas não são um instrumento eterno, elas são apenas para igualar as oportunidades de direito. Quando percebermos que todos estão sendo tratados da mesma forma --- nas vagas de emprego, com menos racismo --- as cotas deixarão de ser necessárias. Mas eu sei que, no momento, isso está longe de acontecer", ressalta Black.

O que diz a Lei de Cotas

Para ingressar no sistema de cotas das universidades federais, o candidato deve se declarar negro, pardo, indígena ou quilombola, além de ter cursado o ensino médio em escola pública. Candidatos brancos também podem concorrer às cotas, desde que tenham estudado em escola pública e possuam renda familiar de até um salário mínimo por pessoa.

Em entrevista à redação, a advogada Ana Flávia Machado, membro do jurídico do Centro de Cidadania Negra do Estado de Goiás (Ceneg-GO), explicou que a Lei de Cotas nº 12.711/2012 foi atualizada em 2023. A nova versão garante que 50% das vagas nas universidades e institutos federais sejam destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.

Com a atualização de 2023, essas vagas são destinadas exclusivamente aos estudantes que vêm da escola pública e não alcançaram a nota da ampla concorrência. A intenção da lei de cotas é reduzir a desigualdade social. Trata-se de uma política afirmativa, uma reparação histórica, especialmente para as pessoas negras e indígenas", afirmou Ana Flávia.

Ela também explicou as etapas do processo: o candidato preenche uma autodeclaração e, em seguida, passa pela banca de heteroidentificação, responsável por confirmar se ele realmente se enquadra como negro ou pardo.

Devido ao aumento de fraudes nas autodeclarações, os critérios de avaliação estão mais rigorosos. Contudo, no caso específico de Richard, é evidente que ele possui características físicas de uma pessoa parda", finalizou a advogada.

Richard Aires foi aprovado por cotas no curso de Biotecnologia na Universidade Federal de Goiás (UFG) (Kariny Bianca/O Popular)

Richard Aires foi aprovado por cotas no curso de Biotecnologia na Universidade Federal de Goiás (UFG) (Kariny Bianca/O Popular)

Nota da UFG na íntegra:

A Comissão de Heteroidentificação da Universidade Federal de Goiás (UFG) baseia-se no edital e na Instrução Normativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (IN MGI) 23/2023. Assim como determina o artigo 19 da IN, o procedimento é realizado por pessoas de reputação ilibada, que participaram de oficinas ou cursos sobre a temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo e preferencialmente experientes nesta temática. A Comissão de Heteroidentificação é composta por cinco membros e suplentes. Já a Comissão Recursal é formada por três membros distintos daqueles que compõem a Comissão de Heteroidentificação. Já o artigo 14 da IN 23/2023 preconiza o respeito à dignidade humana, a garantia de padronização e de igualdade de tratamento entre as pessoas submetidas ao procedimento de heteroidentificação promovido no mesmo certame, bem como a garantia da publicidade e do controle social do procedimento de heteroidentificação, resguardadas as hipóteses de sigilo previstas na instrução normativa. Em relação a laudos, a normativa é expressa em dizer que: não será admitida, em nenhuma hipótese, a prova baseada em ancestralidade (artigo 20 da IN 23/2023, parágrafo 3º). Outro ponto destacado, no artigo 21, é de que a Comissão de Heteroidentificação utilizará exclusivamente o critério fenotípico para aferição da condição declarada pela pessoa no certame. Após o candidato passar pela banca inicial (Comissão de Heteroidentificação) e posteriormente pela banca recursal (Comissão Recursal), e o recurso for indeferido, administrativamente não há mais possibilidade de recurso (artigo 29, parágrafo 1º).

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 90 vagas de emprego em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo

Há oportunidades para auxiliar de serviços gerais, agente de prospecção, auxiliar de escritório, inspetor de qualidade, vendedor (a) e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar

Modificado em 20/02/2025, 08:43

Carteira de trabalho física

Carteira de trabalho física (Geraldo Bubniak/AEN)

Veja as vagas de emprego disponíveis em Goiás nesta quinta-feira, são 94 vagas de emprego em Goiás. Há oportunidades para auxiliar de serviços gerais, agente de prospecção, auxiliar de escritório, inspetor de qualidade, vendedor (a) e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

EP Consultoria em RH

Total de vagas oferecidas: 1 vaga

Cargo oferecido:

  • Agente de prospecção - 1 vaga
  • Prazo para se inscrever: indeterminado Salário: a combinar

    Como se candidatar: encaminhar o currículo pelo e-mail: curriculos@ednapregoconsultoriarh.com.br

    Ns Injeção Diesel:

    Total de vagas oferecidas: 7 vagas

    Cargos oferecidos:

    Mecânico automotivo com experiência - 5 vagas

    Auxiliar de escritório com experiência - 2 vagas

    Prazo para se inscrever: até dia 28/02/2025

    Salário: a combinar

    Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp: (62) 9 9910-5755 Contato: (62) 9 9910-5755

    Avalaia RH Consultoria:

    Total de vagas oferecidas: 53 vagas

    Cargos oferecidos:

    Encanador - 20 vagas

    Eletricista - 20 vagas

    Auxiliar de produção - 5 vagas

    Vendedor (a) - 4 vagas

    Administrativo de obras - 4 vagas

    Prazo para se inscrever: indeterminado

    Salário: a combinar

    Como se candidatar: encaminhar o currículo pelo e-mail: rh@avaliaconsultoria.com.br

    Aparecida de Goiânia

    Imperador Alimentos Indústria Alimentícia

    Total de vagas oferecidas: 16 vagas

    Cargo oferecido:

    Ajudante de motorista - 2 vagas

    Auxiliar de produção - 10 vagas

    Lavador de automóveis - 1 vaga

    Auxiliar de estoque - 1 vaga

    Inspetor de qualidade - 1 vaga

    Assistente financeiro - 1 vaga

    Data para se inscrever: indeterminado

    Salário: a combinar

    Como se candidatar: enviar currículo por e-mail selecao@produtosimperador.com.br Contato: (62) 9 8144-1010

    Senador Canedo

    Conservar Serviços Ltda

    Total de vagas oferecidas: 16 vagas

    Cargos oferecidos:

    Auxiliar de serviços gerais - 16 vagas

    Data para se inscrever: indeterminado Salário: R$ 1.601,55

    Como se candidatar: encaminhar o currículo pelo WhatsApp (64) 9 9677-1838 ou pelo e-mail: elica@conservarservicos.com.br

    Contato: (64) 9 9246-5915

    Geral

    Empresa de alimentos abre 100 vagas de emprego; veja como se candidatar

    Oportunidades estão distribuídas entre Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal

    GSA Alimentos

    GSA Alimentos (Divulgação)

    Uma empresa de alimentos, localizada em Aparecida de Goiânia, oferece 100 vagas de emprego para diferentes áreas. Os interessados devem enviar currículo para o WhatsApp (62) 9 9968 8871 ou via e-mail para curriculo@grupogsa.com.br.

    As vagas são para auxiliar de produção, auxiliar de expedição, auxiliar de controle de qualidade, promotor de vendas, vendedor externo e estágio em controle de qualidade, sendo necessário estar cursando a área. As oportunidades estão distribuídas entre Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Distrito Federal.

    As vagas para auxiliar de produção são para dois turnos: turno A, das 6h às 14h20 e turno B, das 14h às 22h20, ambos de segunda a sábado. Para auxiliar de expedição II -- carga e descarga, o horário é das 13h35 às 22h, de segunda a sexta, e aos sábados das 8h30 às 15h35. Já para auxiliar de controle de qualidade, as oportunidades também estão disponíveis nos turnos A e B, com os mesmos horários da produção.

    Prefeitura de Itumbiara abre inscrições para concurso com salários de até R$ 8 mil
    Contratações na construção civil em Goiás crescem 85%
    Mutirão de Empregos oferece mais de 1 mil vagas em Goiânia

    Pré-requisitos

    Para trabalhar na empresa, nas vagas de promotor de vendas e vendedor externo, é obrigatório ter CNH e veículo próprio. As oportunidades são para, respectivamente, as cidades de Aparecida de Goiânia, Aparecida de Goiânia/Hidrolândia, Goiânia/ Senador Canedo, Uruaçu e Anápolis, em Goiás. No Mato Grosso, há vagas nas cidades de Sorriso, Confresa, Canarana, e Palmas, no Tocantins.

    Para vaga de vendedor externo, há oportunidades em Jataí e Anápolis, em Goiás, e Distrito Federal (DF).

    Benefícios

    A empresa oferece vale-transporte, refeição no local, plano de saúde e odontológico, programa habitacional, creche gratuita para filhos de colaboradores entre 6 meses e 6 anos e Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
    Serviço:

    Auxiliar de produção: turno A, das 6h às 14h20, e turno B, das 14h às 22h20, ambos de segunda a sábado.
    Auxiliar de expedição II: carga e descarga, 13h35 às 22h, de segunda a sexta, e aos sábados das 8h30 às 15h35.
    Auxiliar de controle de qualidade: turno A, das 6h às 14h20, e turno B, das 14h às 22h20, ambos de segunda a sábado.
    Promotor de vendas: Necessário ter CNH e veículo próprio obrigatórios
    Vendedor externo: Necessário ter CNH e veículo próprio obrigatórios
    Estágio em controle de qualidade: Necessário estar cursando a área.

    IcEconomia

    Emprego

    Polícia Federal autoriza concurso com 1 mil vagas

    É esperado que a maioria das vagas sejam destinadas à região Norte, com destaque para áreas de fronteira.

    Polícia Federal

    Polícia Federal (Divulgação/PF)

    Um novo concurso da PF (Polícia Federal) com a oferta de 1.000 vagas foi autorizado nesta sexta-feira (14). A seleção contará com 120 vagas para o cargo de delegado, 69 para perito criminal, 630 para agente, 160 para escrivão e 21 para papiloscopista.
    🔔 Siga o canal do O POPULAR no WhatsApp

    Com a publicação da autorização feita no DOU (Diário Oficial da União), o edital do certame deverá ser publicado em até seis meses.

    O coordenador de carreiras militares do Gran Concursos, Diego Ribeiro, afirma é esperado que a maioria das vagas sejam destinadas à região Norte, com destaque para áreas de fronteira.

    Salários e cargos

    A portaria publicada nesta sexta não detalha a previsão de remuneração para os aprovados no concurso. Com base na última seleção realizada para a carreira policial, no entanto, é esperado que os salários de agente, escrivão e papiloscopista sejam de pelo menos R$ 12.522,50. Peritos e delegados devem receber ao menos R$ 23.692,74.

    Para ocupar as funções de agente, escrivão e papiloscopista, os candidatos deverão apresentar diploma de conclusão em qualquer área de formação do ensino superior.

    Quem quiser concorrer às vagas de delegado deverão ter diploma de graduação de ensino superior em Direito e comprovação de pelos três anos de atividade jurídica ou policial.

    O professor do Gran Concurso recomenda que os candidatos não esperem a publicação do edital para começar a estudar, pois é esperado que a concorrência para a seleção seja alta.

    A abertura das vagas para o órgão havia sido anunciada em janeiro deste ano pelos ministros Esther Dweck (Gestão), Ricardo Lewandowski (Justiça) e pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. É esperado que outras 1.000 vagas sejam disponibilizadas em 2026.

    "O presidente anunciou este concurso para mostrar exatamente a prioridade do governo no investimento em segurança pública", disse Lewandowski durante o anúncio.

    Último concurso

    O último concurso para a carreira policial da PF aconteceu em 2021 e foi organizado pelo Cesbraspe. No período 1.500 vagas foram ofertadas.

    A seleção contou com a aplicação de prova objetiva e discursiva, exame de aptidão física, avaliação médica, prova oral, prova prática de digitação, avaliação de títulos e avaliação psicológica.