IcEsporte

Esporte

Atlético-GO terá de construir maior arrancada pela permanência para seguir na Série A

Dragão precisa repetir campanha de dois campeões e superar desempenho do Fluminense, de 2009, para ter chances de permanecer na elite em 2025

Modificado em 04/11/2024, 08:57

Jogadores do Atlético-GO durante treino no CT do Dragão

Jogadores do Atlético-GO durante treino no CT do Dragão (Ingryd Oliveira/Atlético-GO)

A cada fim de rodada do Brasileirão, o Atlético-GO atualiza as contas para escapar do rebaixamento à Série B. Depois do revés para o Corinthians, na 27ª rodada, o Dragão ficou em situação ainda mais complicada na busca pela permanência e terá de repetir o desempenho de dois campeões brasileiros para evitar o descenso à Segundona de 2025.

Com 11 rodadas para o fim da Série A, o Dragão, que tem 18 pontos, precisa de 27 pontos para alcançar a marca dos 45 pontos, que é a média histórica para evitar o rebaixamento à Série B.

Considerando todas as edições do Brasileirão com pontos corridos, a partir de 2006, apenas dois times registraram essa pontuação ou superior nas 11 rodadas finais da competição. O São Paulo, campeão em 2008, e o Palmeiras, que levantou o título em 2018.

O tricolor venceu nove jogos e empatou dois nas 11 rodadas finais em 2008, enquanto a equipe alviverde ganhou oito partidas e empatou outras três na sequência final de 2018. Se o Atlético-GO conseguir desempenho igual, alcançará a marca histórica para evitar o descenso à Série B.

Isso significa que para o Atlético-GO escapar do rebaixamento neste ano, o clube goiano terá de registrar a maior arrancada pela permanência da Série A nos pontos corridos.

Nesta altura da Série A, considerando todas edições nos pontos corridos, apenas um lanterna (atual posição do Atlético-GO) escapou do rebaixamento: o Fluminense, em 2009. O time carioca na ocasião, tinha 24 pontos após 27 rodadas e era o último colocado, com quatro pontos de diferença para sair da zona de rebaixamento - o Dragão neste momento tem 10 pontos de desvantagem para o Vitória, 16º colocado.

A equipe tricolor, nas 11 rodadas finais, venceu sete jogos e empatou quatro duelos para chegar aos 49 pontos e escapar do descenso à Série B daquela temporada.

O Fluminense, inclusive, será o próximo adversário do Atlético-GO. Os times fazem confronto direto pela permanência. O Dragão é o lanterna, enquanto a equipe carioca aparece em 18º, nove pontos à frente do clube goiano. A partida será disputada no próximo domingo (29), no Accioly.

Segundo dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, após a conclusão da 27ª rodada do Brasileirão, o Atlético-GO chegou a 98,9% de probabilidade de ser rebaixado à Série B.

IcEsporte

Esporte

Goiás empresta Edson Carioca para o Mirassol

Jogador de 27 anos ficará no clube paulista por um ano, com vínculo até o final do Paulistão de 2026

Modificado em 21/03/2025, 13:15

Edson Carioca tem vínculo de três anos com o Goiás

Edson Carioca tem vínculo de três anos com o Goiás (Rosiron Rodrigues / Goiás)

O Goiás oficializou na manhã desta sexta-feira (21) o empréstimo do atacante Edson Carioca. O jogador de 27 anos, que tem contrato de três anos com o clube esmeraldino, será cedido por um ano para o Mirassol. Ele ficará no time paulista até o final do Paulistão de 2026.

Edson Carioca foi um dos 15 jogadores contratados pelo Goiás neste ano. Ele foi o único que acertou com vínculo de três temporadas (até o fim de 2027). Em campo, o atleta não desempenhou bom futebol. Foram 13 jogos (seis como titular), dois gols marcados na Copa Verde e duas expulsões.

No Mirassol, Edson Carioca vai disputar a Série A neste ano, além do Paulistão e primeiras fases da Copa do Brasil em 2026.

Edson Carioca é o primeiro jogador que deixa o Goiás. A diretoria esmeraldina vai fazer uma reformulação no elenco e deve liberar pelo menos seis atletas. A lista ainda conta com o lateral esquerdo DG, o meia Vitinho e os atacantes Zé Hugo, Breno Herculano (único que deve ser vendido), Arthur Caíke e Facundo Barceló.

O Goiás também deseja encontrar um novo destino para o meia Régis, mas a atual lesão (entorse no tornozelo) do jogador pode mudar o cenário desta situação.

IcEsporte

Esporte

Morre Chico Frazão, ex-jogador e ex-treinador do Goiânia, Vila Nova e Atlético-GO

Frazão formou uma dupla de meio-campo bastante elogiada, por torcedores do Goiânia, ao lado de Silvinho

Modificado em 20/03/2025, 12:20

Chico Frazão marcou época como meio-campista no futebol goiano dos anos 1960 e 1970 (Reprodução/Redes Sociais)

Chico Frazão marcou época como meio-campista no futebol goiano dos anos 1960 e 1970 (Reprodução/Redes Sociais)

O ex-jogador e treinador Chico Frazão morreu aos 79 anos, vítima de uma parada cardiorespiratória na madrugada desta quinta-feira (20), em Goiânia. Frazão foi um dos grandes jogadores da história do futebol goiano dos anos 1960 e 1970.

Chico Frazão era natural de Crato, cidade localizada no cariri cearense, e foi criado em Goiânia, onde morou no antigo bairro Popular nas imediações do Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira. Além de Chico, os seus irmãos Eusevir e Luiz Frazão foram jogadores de futebol e fizeram história no futebol goiano.

Como meio-campista defendeu a dupla "Go-Go", Goiânia (1965-1972) e Goiás (1973), tendo sido campeão goiano de 1968 com a camisa do Galo Carijó. Pelo Goiânia, Chico Frazão formou uma dupla de meio-campo bastante elogiada, por jornalistas e torcedores, ao lado de Silvinho. Já no Goiás, Chico jogou ao lado de nomes como Macalé, Lincoln "o Leão da Serra" e Matinha.

Após pendurar as chuteiras, Chico Frazão se tornou treinador e trabalhou no Atlético-GO, Vila Nova e Goiânia. Inclusive, como técnico do Galo Carijó comandou o seu irmão Luiz Frazão.

O velório de Chico Frazão acontece nesta quinta-feira (20) no Cemitério Parque Memorial de Goiânia e o sepultamento será às 14h.

Chico Frazão foi campeão goiano de 1968 com a camisa do Goiânia (Arquivo pessoal/Chico Frazão)

Chico Frazão foi campeão goiano de 1968 com a camisa do Goiânia (Arquivo pessoal/Chico Frazão)

IcEsporte

Esporte

FGF confirma datas e horários das finais do Goianão, entre Vila Nova e Anápolis

Primeira partida será disputada no Jonas Duarte, e a segunda está marcada para o Serra Dourada

Na 1ª fase do Goianão, Anápolis e Vila Nova empataram em 0 a 0 no Jonas Duarte

Na 1ª fase do Goianão, Anápolis e Vila Nova empataram em 0 a 0 no Jonas Duarte (Roberto Corrêa / Vila Nova)

Na manhã desta segunda-feira (17), a Federação Goiana de Futebol (FGF) divulgou as datas e horários das finais do Goianão, entre Vila Nova e Anápolis. O jogo de ida será disputado no próximo domingo (23), às 17 horas, no Jonas Duarte. A volta está marcada para o outro domingo, no dia 30 de março, às 17 horas, no Serra Dourada.

O Anápolis chegou à final do Campeonato Goiano depois de eliminar o Atlético-GO , que havia vencido as três últimas edições do torneio. O Galo da Comarca não levanta a taça do Estadual desde 1965. Já o Vila Nova deixou para trás o Goiás na semifinal e busca voltar a ser campeão - a última vez foi em 2005.

Vila Nova e Anápolis fizeram as duas melhores campanhas do Goianão 2025, na soma de todas as fases. No total, o Tigre fez 30 pontos e ganhou o direito de decidir a final em casa, enquanto o Galo da Comarca somou 29 pontos no geral.

IcEsporte

Esporte

Tadeu diz que Goiás precisa vencer jogos em casa para chegar forte no mata-mata

Goleiro define como “horrível” o empate com o Goianésia e cobra evolução da equipe antes dos duelos eliminatórios no Estadual

Tadeu marcou três gols pelo Goiás no Goianão

Tadeu marcou três gols pelo Goiás no Goianão (Rosiron Rodrigues / Goiás)

O goleiro Tadeu cobrou que o Goiás vença os dois últimos jogos da fase de classificação do Campeonato Goiano, ambos em casa, para chegar forte nas quartas de final do Goianão. No domingo (16), o time esmeraldino cedeu empate ao Goianésia, nos acréscimos do 2º tempo do duelo disputado no estádio Valdeir José de Oliveira, pela 10ª rodada do Estadual.

"Resultado horrível (empate por 1 a 1 com o Goianésia) pelas circunstâncias que foi o jogo, mas vamos assumir a responsabilidade, como temos feito. Pressão e cobranças aumentam a cada resultado que não conseguimos (a vitória). Temos dois jogos em casa e podemos vencer para adquirir força maior do que foi nossa primeira fase", analisou o goleiro Tadeu, que fez o gol do Goiás no empate com o Azulão do Vale.

Com time sub-20, Vila Nova empata com o Brasiliense pela Copa Verde
Tadeu pega pênalti no fim, Goiás vence a Aparecidense e volta a ganhar no Goianão
Bolas paradas dão ao Dragão primeira vitória no Accioly

Os jogos do Goiás na Serrinha serão contra o Inhumas, partida atrasada da 7ª rodada, e diante da Abecat, no encerramento da fase de classificação do Goianão. O clube esmeraldino está classificado às quartas de final e nas rodadas finais definirá sua colocação, que define o mando de campo nos duelos eliminatórios.

"Levamos de lição do mesmo jeito que levamos as coisas boas. A gente sabe que não está sendo a primeira fase que gostaríamos, mas precisamos terminar com duas vitórias em casa para chegar forte no mata-mata", acrescentou Tadeu.

O goleiro tem três gols no Campeonato Goiano e lidera a artilharia esmeraldina junto com o atacante Pedrinho. Um dos problemas enfrentados pelo Goiás neste início de ano é a ausência de um goleador no ataque. Entre os centroavantes, Facundo Barceló marcou dois gols. Breno Herculano e Edu não marcaram ainda.

Para Tadeu, não é um problema que ele marque gols em cobranças de pênaltis. "Se eu saísse da minha função seria preocupante. O que preocupa é não fazer no jogo o que nós estamos praticando nos treinos. Temos lições para tirar e muita coisa para melhorar", concluiu o goleiro esmeraldino.

O Goiás volta a campo na quarta-feira (19) para o duelo atrasado contra o Inhumas. O jogo será na Serrinha, a partir das 19h30. No domingo (23), às 16 horas, a equipe encerra a primeira fase diante da Abecat.