IcEsporte

Esporte

Autódromo de Goiânia recebe a Old Stock Race neste final de semana

Modificado em 04/11/2024, 08:54

Autódromo de Goiânia recebe a Old Stock Race neste final de semana

(Divulgação)

Depois de uma breve pausa no calendário, a Old Stock Race com seus bravos Opalas volta às pistas. E, desta vez, sob o sol do Centro-Oeste brasileiro, a competição chega ao Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), neste final de semana, dias 12 e 13 de outubro.

A disputa pela liderança nesta quinta etapa do campeonato vem forte e, nada melhor que um autódromo diferente para colocar ainda mais tempero na busca pelos lugares mais altos do pódio.

A etapa terá até mesmo a participação de um piloto da casa. O piloto goianiense Giuseppe Vecci estará a bordo do Old Stock #44, da equipe GRC Motorsport, sob o comando do chefe de equipe Neto Guzella.
Campeonato
Na categoria Pro, o líder Thiago Lourenço está com 145 pontos, apenas seis à frente do vice-líder, Felipe Matos. Ainda assim, bem próximo segue Rafael Lopes, o terceiro colocado, com 124 pontos.

Pela categoria Old Man, o líder Perseu Alarcon, com 74 pontos, não respira com muita folga, afinal o segundo colocado, Marco de Sordi, vem logo atrás com 60 pontos, seguido de perto por Marcelo Apostólico com 56, Fábio Mencareli com 51 e Luiz Carlos Zapelini com 58.

Toda essa questão será levada para a pista de Goiânia, que consagrará os melhores na luta pelo título no final da temporada. O amante do automobilismo raiz pode agendar, pois a primeira corrida acontece no sábado (12), às 14h; enquanto a segunda prova está marcada para o domingo (13), às 14h30, ambas com transmissão ao vivo no canal da Old Stock Race no YouTube e demais parceiros.

Para matar a saudade dos Opalas, os fãs goianos terão a arquibancada gratuita. Já para visitação no boulevard e boxes, o ingresso custa R$ 200 e vale para os dois dias de provas. As vendas acontecem na plataforma Ingresse.
Autódromo de Goiânia
O ano de 2024 é especial para o Autódromo Internacional Ayrton Senna, afinal o espaço comemora 50 anos. Inaugurado em 28 de julho de 1974, o autódromo marcou várias gerações de amantes do esporte a motor em Goiás, tendo recebido grandes categorias nacionais e internacionais.
Serviço: Old Stock Race 2024 | 5ª ETAPA
Sexta-feira - 11 de outubro
Treinos Livres às 10h30 e 14h
Sábado - 12 de outubro
Classificação às 9h
Corrida às 14h
Domingo - 13 de outubro
Corrida às 14h30

Arquibancada GRATUITA
Boulevard e boxes R$ 200 para os dois dias
Vendas pelo Ingresse.com
Informações
@oldstockraceoficial no Instagram

IcEsporte

Esporte

Autódromo de Goiânia deve ser fechado para reforma nos primeiros meses de 2025

Federação, promotores de eventos e frequentadores já foram alertados sobre possível fechamento

Autódromo de Goiânia pode receber etapas da MotoGP entre 2026 e 2028

Autódromo de Goiânia pode receber etapas da MotoGP entre 2026 e 2028 (José Washington)

O Autódromo Internacional de Goiânia deve ficar fechado, por cerca de seis meses, para reforma em 2025. Em dezembro, em data a ser confirmada, o governador Ronaldo Caiado pretende anunciar os detalhes das obras que o local receberá, a princípio, entre janeiro e junho do ano que vem.

Com isso, o equipamento esportivo não deve receber nenhuma competição durante o primeiro semestre de 2025.

A possibilidade de fechamento e reforma ocorre em meio à negociação do governo de Goiás para sediar uma etapa da Motogp entre os anos de 2026 e 2028, o que ainda não está oficializado. Em julho, foi assinado um protocolo de intenções entre o Estado e a Dorna, promotora da categoria, para que o autódromo goiano receba as corridas. O documento foi firmado em Madri, na Espanha.

Há a expectativa que o desfecho sobre sediar a Motogp seja anunciado em dezembro.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) já comunicou, verbalmente, que o autódromo estará indisponível no primeiro semestre de 2025 para a Federação Goiana de Automobilismo (Faugo), alguns organizadores de eventos, como a Vicar (da Stock Car), e alguns grupos de ciclismo e triatlo que fazem treinos no autódromo.

"A intenção é que o autódromo fique fechado de janeiro a junho ou julho do ano que vem. Sentei com a Faugo e já informei isso para eles. Devo comunicar oficialmente até o dia 15 (de dezembro). Estamos fazendo o planejamento e alguns trabalhos de infraestrutura para organizar a licitação e iniciar as obras. Nossa intenção é dar mais segurança ao autódromo", comentou o secretário de esportes, Rudson Guerra.

As obras no autódromo serão recapeamento completo da pista, construção de mais pontos de caixas de brita ao longo do traçado, acréscimo no número de boxes (de 22 para 30), nova pintura, reparos elétricos e melhorias nas arquibancadas e no posto médico.

A data do início das obras ainda não foi divulgada, assim como o custo da ampla reforma. O valor pode variar de R$ 14 a R$ 20 milhões, de acordo com apuração do jornal.

"O autódromo está próximo de completar dez anos sem reforma no asfalto, tivemos a instalação das caixas de britas e melhorias de segurança em 2020, mas não foi no traçado completo. Hoje, o autódromo nos atende, mas podemos melhorar em segurança e fazer ajustes que deixarão o autódromo apto para receber provas internacionais", acrescentou Guerra.

O desejo do secretário da Seel é que a reabertura do autódromo seja durante uma etapa da Stock Car, que teria sinalizado que isso pode ocorrer em agosto de 2025, além de garantir que Goiânia continuará sede de pelo menos duas etapas da principal categoria do País - neste ano, foram três etapas.

O jornal procurou a Faugo para entender o impacto do fechamento do autódromo, mas a federação informou que só vai se pronunciar após o anúncio oficial do Estado.

"Eles (Faugo) estão com planejamento para realizar as competições em outros locais, vão conversar com autódromos mais próximos (em outros estados na região Centro-Oeste) e trabalham com a possibilidade de corrida de rua (em Goiânia). O autódromo precisa ser recuperado, para isso precisa fechar um período. A ideia inicial era um ano, mas não podemos atrapalhar a dinâmica anual do autódromo", completou o secretário Guerra. (Colaborou Fabiana Pulcineli)

IcEsporte

Esporte

Gabriel Bortoleto é confirmado na Sauber e Brasil volta a ter titular na Fórmula 1 em 2025

Brasileiro está confirmado no grid e seguirá na equipe quando o time passar a se chamar Audi a partir de 2026

Gabriel Bortoleto está confirmado como piloto titular da Sauber na Fórmula 1 em 2025

Gabriel Bortoleto está confirmado como piloto titular da Sauber na Fórmula 1 em 2025 (Divulgação / fiaformula2)

O brasileiro Gabriel Bortoleto está confirmado como piloto titular da Sauber na Fórmula 1 em 2025 e seguirá na equipe quando o time passar a se chamar Audi a partir de 2026. Com isso, ele encerra um hiato de oito anos sem titulares do país na principal categoria do automobilismo, desde a aposentadoria de Felipe Massa em 2017.

Bortoleto completou recentemente 20 anos, e vem tendo uma ascensão meteórica nas categorias diretamente abaixo da Fórmula 1. Ele foi campeão da Fórmula 3 logo em seu ano de estreia, em 2023, e é atualmente o líder da Fórmula 2, com duas rodadas duplas para o final da temporada.

Seu nome passou a circular como um possível alvo da Audi no final de julho, e as conversas ganharam força com a grande performance do brasileiro no GP da Itália, quando ele venceu a corrida principal saindo da última colocação.

Mas havia um entrave, resolvido nas últimas semanas: Bortoleto era piloto da academia da McLaren, que o liberou para que ele pudesse ser anunciado ainda com o campeonato da F2 em andamento.

BORTOLETO TEVE UMA ASCENSÃO METEÓRICA NOS ÚLTIMOS 2 ANOS
O piloto não vinha de resultados tão expressivos nas categorias de base até assinar com a A14 Management, agência de Fernando Alonso, que passou a guiar sua carreira em setembro de 2022. Ele conseguiu um teste com a equipe Trident, foi bem, e garantiu sua vaga na F3.

Foi um campeonato cerebral, administrando a vantagem que tinha conquistado nas primeiras etapas do ano, sem cometer os erros e ter os altos e baixos que costumam marcar essas categorias em que os pilotos ainda estão se desenvolvendo.

Com o título e um bom projeto de patrocínio por trás, formando um pacote atrativo para qualquer equipe, Bortoleto conseguiu uma boa vaga também na F2, na Invicta Racing, além de ter entrado para o programa de jovens pilotos da McLaren.

Embora a Invicta fosse uma das melhores equipes do campeonato, ainda havia dúvidas quanto ao rendimento de cada equipe, já que a Fórmula 2 estreou um novo carro neste ano. Tanto, que pilotos que já estão garantidos na F1 em 2025 e que atualmente dividem o grid da F2 com Bortoletto - Ollie Bearman e Kimi Antonelli - que também correm por uma equipe forte, a Prema, nunca estiveram na disputa pelo título.

Bortoleto teve alguns problemas técnicos e azares no começo do ano, mas ao longo da temporada foi mostrando regularidade e cresceu no último terço do campeonato, saindo da etapa do Azerbaijão na liderança. Faltam rodadas duplas, no Qatar e em Abu Dhabi, e ele tem 4.5 de vantagem para o segundo colocado.

O plano de carreira inicial era fazer dois anos de F2, lutando pelo título logo de cara. O objetivo dele, Gabriel, era mais alto: emular Oscar Piastri, Charles Leclerc e George Russell e ser campeão como estreante na F3 e na F2. Até porque esse tipo de currículo não é ignorado pelas equipes de F1. Embora não tenha conquistado o título ainda, ele fez o bastante para que a Audi se interessasse.

NÃO DÁ PARA ESPERAR MUITO DA SAUBER
A Audi vem investindo pesado na equipe que continuará como Sauber até o final de 2025. A fábrica montada pelos alemães para fazer o motor da F1 de 2026 tem um nível de maquinário até superior ao das concorrentes. Porém, o desafio de competir de igual para igual com fabricantes com larga experiência na F1 é grande e não se espera que sua unidade de potência estreie no mesmo nível dos rivais.

O desafio não para por aí. A estrutura da própria equipe Sauber tem recebido atualizações, embora a fábrica não seja das mais acanhadas entre os times da F1. O que vem mudando, e muito, é a quantidade e qualidade dos profissionais que trabalham na equipe, uma vez que a Audi vem pinçando funcionários dos rivais, especialmente de times grandes.

À frente do projeto está Mattia Binotto, ex-chefe da Ferrari. E em 2026 chega Jonathan Wheatley, um dos responsáveis pelo sucesso da Red Bull, que vai voltar a se juntar ao chefe dos mecânicos, Lee Stevenson, que tem atraído outros ex-Red Bull para o time. Mas o próprio rendimento da equipe neste ano, sem nenhum ponto marcado, mostra que ainda há muito pela frente, o que espantou os pilotos mais experientes que foram procurados pelo time, especialmente Carlos Sainz.

No final, a equipe ficou entre contar com Valtteri Bottas por mais um ano para que ele ajudasse nesta fase de transição ao lado do também experiente Nico Hulkenberg, ou contar com um jovem. E optou por Bortoleto como uma aposta a longo prazo.

IcEsporte

Esporte

Interlagos transborda de homenagens a Ayrton Senna 30 anos após a morte do piloto

Prefeitura da capital paulista se juntou à organização do evento para promover ações coordenadas durante os três dias do GP

Modificado em 04/11/2024, 08:48

Capacete gigante é uma das atrações em homenagem a Ayrton Senna: material contém peças recicláveis, pesa 300 kg e foi levada à curva do "S", na pista

Capacete gigante é uma das atrações em homenagem a Ayrton Senna: material contém peças recicláveis, pesa 300 kg e foi levada à curva do "S", na pista (Divulgação / X (antigo Twitter) / @F1)

O Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1 transbordará de homenagens a Ayrton Senna nesses dias em Interlagos. O GP deste ano ocorre no 30º aniversário da morte do piloto brasileiro. Por isso, a prefeitura da capital paulista se juntou à organização do evento para promover ações coordenadas durante os três dias.

A reportagem esteve no Autódromo de Interlagos e acompanhou a finalização de detalhes para entregar algumas das homenagens ao tricampeão mundial.

CAPACETE GIGANTE
Na última quinta-feira (31), o tetracampeão Sebastian Vettel promoveu a primeira ação: um capacete "forever Senna" ("para sempre Senna") gigante. A peça, criada por artistas brasileiros apenas com materiais recicláveis, pesa 300 kg e foi levada à curva do "S", na pista, por um guindaste.

Vettel se reuniu com vários pilotos, incluindo o brasileiro Gabriel Bortoleto, do programa de desenvolvimento da McLaren, para uma foto dentro do capacete. O capacete ainda ficará em exibição em área específica do autódromo até domingo (3).

MURAL DO SENNA REVITALIZADO
Nesta sexta (1º), o mural de Senna, localizado próximo à entrada do autódromo, foi reinaugurado após a revitalização feita pelo grafiteiro Eduardo Kobra.

"Tão importante quanto criar novos murais é restaurar e preservar os murais que já existem. Para mim, é um privilégio estar aqui restaurando mais um painel para a cidade". Kobra, grafiteiro e muralista

O artista esteve em Interlagos para deixar sua assinatura no mural. A ação contou com a presença do prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB).

HAMILTON PILOTA MCLAREN DE SENNA
A F1 confirmou Lewis Hamilton como piloto escolhido para conduzir a histórica McLaren MP4/5B de Senna. O carro do tributo foi o usado pelo piloto no bicampeonato na temporada de 1990 da F1. O box demonstrativo que vai receber o monoposto foi montado próximo à pista.

"Eu nunca imaginei em todos esses anos que conseguiria dirigir o carro do Senna. Lembro que alguém me contatou e eu pude ter a oportunidade. Quando eu estava na McLaren, tive a oportunidade de dirigir o MP4/4, foi incrível. Eu lembro da vez em que ele finalmente ganhou aqui [no GP de São Paulo] e levantou a bandeira. Definitivamente, vai ser uma experiência muito emocionante. Espero que as pessoas estejam aqui para ver". Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, em entrevista coletiva

A ação com o piloto britânico, que recebeu o título de Cidadão Honorário Brasileiro em 2022, está prevista para o sábado (2), às 17h (de Brasília), após as classificatórias.

IcEsporte

Esporte

5ª etapa do Marcas & Pilotos acontece neste fim de semana

Disputas acirradas e atrações imperdíveis vão aquecer os motores e trazer emoção e adrenalina para o Campeonato Goiano de Automobilismo 2024, Turismo 1.4

Modificado em 04/11/2024, 08:51

Campeão da Novatos de 2023, o piloto Lorran Lima disputa a Categoria B nesta temporada

Campeão da Novatos de 2023, o piloto Lorran Lima disputa a Categoria B nesta temporada (Fábio César)

O Autódromo Internacional de Goiânia será palco de mais uma edição do Marcas e Pilotos. O Campeonato Goiano de Automobilismo,Turismo 1.4, que está em sua 5ª etapa acontece entre sexta-feira e domingo (1 a 3 de novembro) e as disputas mais quentes retornam ao circuito com a participação de cerca de 30 carros nas pistas.

No fim de semana de velocidade, pilotos das categorias Turismo 1.4 e Fórmula Millenium voltam às corridas prontos para demonstrar quem tem mais habilidade. Com bastante técnica, estratégia e agilidade, as equipes e preparadores garantem os ajustes perfeitos para que seus competidores disputem as primeiras posições nas quatro corridas classificatórias do Marcas e Pilotos e duas da Fórmula Millenium.

O presidente do Clube Esportivo do Fora de Estrada em Goiás (Cefego), Marcos Ferreira, que também é promotor do evento, destaca a crescente participação: "Estamos cada vez mais fortalecidos, com o apoio das equipes, pilotos e principalmente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo)".

Categoria A
A briga pela liderança da categoria A promete trazer fortes emoções com grandes nomes do Estado. Em primeiro lugar está Vitor Perillo, natural de Goiânia e um dos filhos do veterano Marcelo Perillo, que compete ao lado de toda a sua família. "Nós participamos juntos: meus filhos William, Rafael, Vitor e eu. Temos uma equipe, a Petrópolis Motorsport, e estaremos no box nesee fim de semana", destaca Marcelo, orgulhoso da trajetória familiar nas pistas.

Assim,Vitor Perilo, que soma 236 pontos, mantém uma boa margem de diferença para a dupla Pablo Alves e Célio Vinicius, com 170 pontos. Apesar da distância, o embate carregará muita competitividade nesta penúltima etapa do ano na busca pelo título da temporada. Igualmente forte na briga, o goiano Ricardo Raimundo ocupa a 3ª colocação, com 130. Já Dalabona e Saninho, dupla do Distrito Federal, vêm logo atrás. Demonstrando constância e regularidade, eles já somam 120 pontos, quatro a mais que a dupla Léo Kammoun e Aloísio, também representantes do Distrito Federal.

Categoria B
A categoria B não fica para trás e também traz consigo batalhas intensas entre o campeão da Novatos de 2023, Lorran Lima, e o rápido piloto Tony Mariano, do Distrito Federal. Com 204 e 189 pontos, respectivamente, os dois alternam vitórias a cada prova realizada e deixam o caminho pelo título da temporada totalmente indefinido.

A trajetória de Lorran Lima nas pistas começou de forma inusitada, no mundo virtual, mas rapidamente se transformou em conquistas no automobilismo real. "Vim do automobilismo virtual, mais especificamente do jogo Gran Turismo, que inclusive tem um filme. Fui duas vezes campeão brasileiro e duas da Liga Mundial. Aconteceu tudo muito rápido", relembra o líder da categoria.

Lorran Lima conta que sempre foi apaixonado por automobilismo, mas nunca teve a oportunidade de andar de kart até 2022, quando recebeu o convite para participar da Fórmula Vee, em Piracicaba, interior de São Paulo.

"Vim correr o Marcas e Pilotos, na categoria de novatos com o intuito de disputar para pegar experiência, mas vi a oportunidade de ser campeão bater à porta e fiz de tudo da minha parte e da nossa equipe Rede Motorsport. Este ano fizemos a troca do carro, então estou aprendendo bastante. A categoria B é bem difícil, pois tem pilotos experientes, mas a constância me fez líder do campeonato e só temos expectativas boas para as últimas etapas", revela.

Mesmo 15 pontos atrás, Tony Mariano tem encontrado um bom acerto e conquistado muitas vitórias até a 4ª etapa, prometendo muita força e velocidade para assegurar o campeonato de 2024.

Categoria Novatos
Na Novatos, Thiago Costa, com 226 pontos, mantém a liderança iniciada logo na primeira etapa da temporada. Porém, o piloto contempla a aproximação do jovem João Ricardo, que, com 194 pontos marcados, demonstra muita segurança em suas participações. Com regularidade, ele vem alcançando suas primeiras vitórias na categoria e viu a diferença para o líder diminuir.

Ação e novidades movimentam a pista
A novidade da temporada fica por conta da categoria Sênior, que classifica os participantes com idade igual ou superior a 50 anos individualmente, aproveitando as classificações obtidas nas categorias A, B e Novatos. Na acirrada disputa pelo título, Aloisio Neto, do Distrito Federal, lidera com 137 pontos, seguido de perto por Ewerson Dias, com 129, e Marcelo Perillo, de Goiânia, que soma 119 pontos.

Com isso, a disputa pelo primeiro título na categoria será intensa. Destaques, os primeiros colocados miram uma arrancada rumo à liderança e vêm mostrando grande evolução, tanto no acerto de seu carro quanto na consistência de pilotagem.

Ademais, durante a realização da 5ª etapa do Marcas e Pilotos, o autódromo de Goiânia receberá novamente provas da categoria Fórmula Millenium dentro da programação do evento, destacando o retorno dessa categoria às pistas e o início de suas primeiras competições oficiais.

Além da disputa acirrada do troféu Fórmula Millenium, outra grande atração será o Interclubes com Passeio na Pista, organizado pela União dos Clubs Goiânia-Goiás.

Transmissão e participação
As provas mais uma vez terão a produção de imagens e vídeos realizada pela Gamboa Produções, com transmissão ao vivo pelo canal do Marcas e Pilotos pelo YouTube .

Para quem preferir prestigiar presencialmente, a entrada para o público no Autódromo Internacional de Goiânia é gratuita para a utilização das arquibancadas e talude superior da Curva 1. No entanto, se o amante do esporte quiser acompanhar mais de pertinho, serão vendidas pulseiras de acesso aos camarotes e áreas de boxes por R$ 60, na portaria do evento. O público presente acompanhará todas as corridas durante o final de semana.

Programe-se: Campeonato Goiano de Automobilismo Local: Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna
Data : Dias 01, 02 e 03 de novembro
Marcas e Pilotos - Turismo 1.4 Data: Sábado, 02 de novembro
Horários:
14h15 às 14h40 - Largada 1
16h25 às 16h50 - Largada 2
Data: Domingo, 03 de novembro
Horários:
11h às 11h25 - Largada 3
14h30 às 14h55 - Largada 4
15h20 - Pódio
Fórmula Millenium Data : Sábado, 02 de novembro
Horário : 15h10 às 15h45 Fórmula Millenium - Prova para pilotos estreantes, novatos e veteranos que não atuam em campeonatos.
17h - Pódio
Data : Domingo, 03 de novembro
Horário : 15h35 às 16h10 Fórmula Millenium - Prova aberta a pilotos de qualquer categoria, inclusive os que atuam em campeonatos.
16h30 - Pódio
Informações : (62) 98202-1733 ou @marcasepilotosgo (Instagram)