IcEsporte

Esporte

Jair Ventura prepara Atlético-GO com mudanças e ênfase na posse de bola

Dragão enfrenta Chapecoense-SC, na manhã deste domingo (13), e Londrina, na próxima quinta-feira (17)

Modificado em 19/09/2024, 01:02

Jair Ventura prepara Atlético-GO com mudanças e ênfase na posse de bola

(Ingryd Oliveira/ACG)

A virada de 3 a 2 sobre o Tombense-MG foi a primeira vitória do técnico Jair Ventura à frente do Atlético-GO. O treinador espera que a equipe consiga se encontrar na Série B para alcançar uma sequência de resultados positivos no giro pelo Sul, diante da Chapecoense-SC, na manhã deste domingo (13), e na próxima quinta-feira (17), contra o Londrina-PR.

Na manhã desta sexta-feira (11), houve treinamento no CT do Dragão e, depois, a delegação atleticana embarcou para Chapecó. O treinador garante que o time está preparado para enfrentar as adversidades no giro fora de casa, diante de adversários que lutam contra o descenso. Há a tendência de duas mudanças na formação titular: o retorno do volante Gabriel Baralhas, no lugar de Rhaldney, e do meia-atacante Dodô, na vaga de Luiz Fernando.

"Nosso time é propositivo, tem esta característica de jogar. Não vamos perder isso. Estamos implantando um pouco mais de competitividade, que precisamos dentro desta competição. Então, esperamos este tipo jogo, com uma equipe que terá mais a bola, como foi desde que cheguei. Foram quase 70% (posse de bola) no último jogo, criando mais. Mas sabemos que estaremos jogando na casa do adversário", destacou o treinador rubro-negro.

Segundo Jair Ventura, a preocupação da comissão técnica tem sido corrigir os erros defensivos, buscar elevar o nível de competitividade e se fortalecer mentalmente. Taticamente, o técnico enfatiza que a equipe atleticana se prepara para enfrentar os adversários, fechados ou não, para jogar por mais triunfos na Série B. O Dragão tem 31 pontos e faz campanha de meio de tabela.

"Estamos preparados para tudo, para uma equipe que possa estar nos esperando, que possa estar marcando alto. Treinamos para todas estas valências e para tudo que possa acontecer no jogo. Muito (o time) vai se condicionar para o que acontece dentro do jogo. Vai depender da partida, mas estamos preparados", contou o treinador. Jair Ventura tem consciência de que as chances de continuar brigando pelo acesso passam por dois resultados positivos no Sul do País.

IcEsporte

Esporte

Goiás tenta quebrar jejum de quase dois anos sem vitória em clássicos

Último triunfo do clube esmeraldino em jogos contra Atlético-GO e Vila Nova foi na final do Goianão de 2023

Modificado em 09/02/2025, 13:28

Jair Ventura vai comandar seu segundo clássico pelo Goiás

Jair Ventura vai comandar seu segundo clássico pelo Goiás (Wesley Costa)

O técnico Jair Ventura disse que o Goiás tem capacidade e vai trabalhar para acabar com o jejum de sete clássicos sem vitória contra Atlético-GO ou Vila Nova. Neste domingo (9), o time esmeraldino desafia o Dragão, na Serrinha.

A última vitória do Goiás em um duelo contra Atlético-GO ou Vila Nova foi na final do Goianão de 2023, no dia 9 de abril. No tempo regulamentar, que conta como resultado da partida, o time esmeraldino venceu o Dragão por 3 a 1, mas perdeu a decisão nos pênaltis por 5 a 4.

Desde então, foram sete clássicos, com quatro derrotas do Goiás para o Vila Nova e três empates (um com o Atlético-GO e dois com o Tigre).

"Jejuns estão aí para serem quebrados. Vamos trabalhar para vencer, como foi no último clássico (contra o Vila Nova). Vamos trabalhar para fazer diferente. Dentro do nosso campo e com a nossa torcida, quero a manutenção de chutar 19 vezes e marcar seis gols", comentou o técnico Jair Ventura, que faz referência aos números construídos pelo Goiás na goleada de 6 a 0 sobre o Rio Branco-ES, pela Copa Verde.

O clássico contra o Atlético-GO será o segundo da equipe esmeraldina neste Goianão. Na 6ª rodada, o Goiás perdeu para o rival Vila Nova, por 1 a 0, no Serra Dourada.

O técnico Jair Ventura espera que o clima na Serrinha tenha ingredientes de tensão e possa até ter pressão pela vitória. Apenas torcedores esmeraldinos poderão assistir a partida do estádio.

"Todo clássico é assim, marcado por tensão. A pressão faz parte da profissão. Nós trabalhamos com uma torcida apaixonada e vamos fazer tudo para eles. A pressão existe sempre, mas que seja um jogo sem violência e ninguém expulso. Que o protagonismo seja para os 22 atletas e não para o extracampo", acrescentou o treinador esmeraldino.

Goiás e Atlético-GO se enfrentam neste domingo (9), a partir das 16 horas, pela 8ª rodada do Campeonato Goiano. O duelo é de torcida única, do clube mandante. Apenas esmeraldinos poderão acompanhar a partida na Serrinha.

IcEsporte

Esporte

Jair Ventura retorna ao Goiás e diz que clube "tem de pensar em coisas grandes"

Treinador de 45 anos iniciou sua segunda passagem pelo time esmeraldino nesta sexta-feira (27)

Modificado em 27/12/2024, 17:43

Jair Ventura durante entrevista no dia em que reassume o Goiás

Jair Ventura durante entrevista no dia em que reassume o Goiás (Wesley Costa / O Popular)

O técnico Jair Ventura iniciou nesta sexta-feira (27) sua segunda passagem pelo Goiás e disse que o clube esmeraldino "tem de pensar em coisas grandes" em 2025. Em diversos momentos durante sua apresentação, o treinador citou que a equipe precisa lutar pelo título do Campeonato Goiano e buscar o acesso à Série A. Essas são as metas esportivas do clube goiano para o ano que vem.

"O Goiás tem que pensar em coisas grandes, título (do Goiano no primeiro semestre) e acesso no segundo semestre", afirmou Jair Ventura.

"A última vez que eu falei como treinador do Goiás estávamos na Série A e classificamos para a Sul-Americana. O objetivo é bem claro, temos que nos preparar mais que os adversários. O objetivo do título não vai ser alcançado na última semana, nos dois jogos finais, começa hoje. Não adianta pensar em acesso antes do Goiano, nosso objetivo é sim o título, com respeito aos adversários", reforçou o treinador esmeraldino.

O técnico Jair Ventura foi anunciado oficialmente apenas no dia 7 de dezembro, mas as conversas com o treinador começaram após o término da Série B. Questionado sobre uma possível negociação ainda quando o Goiás era comandado pelo técnico Vagner Mancini, Jair Ventura negou que isso tenha ocorrido.

"A gente só conversou depois que o Mancini falou que não ia ficar. Só chegamos no acerto depois do anúncio do Mancini", afirmou Jair Ventura sobre os primeiros contatos com o diretor de futebol Lucas Andrino.

O técnico de 45 anos teve o primeiro contato com o elenco esmeraldino no período da manhã, acompanhou a apresentação de parte parte do jogadores e foi apresentado oficialmente à tarde na sala de imprensa do estádio Hailé Pinheiro. Ele chega ao Goiás com o auxiliar Emilio Faro e o analista de desempenho Antônio Macedo.

Jair Ventura comentou que gosta de trabalhar no ambiente de pressão, algo que ele entende que vai encontrar no Goiás em 2025, principalmente no início das atividades.

"Me motiva estar pressionado, buscar objetivos, jogar grandes jogos. É o que eu mais gosto, eu penso melhor, penso mais rápido. Eu gosto dessa pressão para, juntos, conquistar os objetivos. O departamento de futebol como todo está trabalhando demais. Nas férias eu falei todos os dias com o (Lucas) Andrino na busca por jogadores que possam nos ajudar na conquista dos objetivos", acrescentou o técnico esmeraldino.

Esta será a segunda passagem do técnico pelo Goiás. Jair Ventura comandou a equipe esmeraldina em 40 jogos na temporada de 2022 e não acertou a renovação no final do ano após o término do seu contrato. Na sequência, ele conquistou o acesso à Série A com o Atlético-GO e foi campeão do Goianão em 2023 - também passou pelo Juventude, neste ano.

"Sou outra pessoa, 100%. Melhor do que ontem, imagina do que em 2022. Eu falo de ser jovem como treinador, mais de 300 jogos, oito, nove clubes, isso dá casca. Sou muito melhor que em 2022, treino, em todos os aspectos. A evolução foi grande e espero continuar", completou Jair Ventura sobre as diferenças entre o atual momento do técnico e sua primeira passagem pelo Goiás, há dois anos.

Confira outros trechos da coletiva do técnico Jair Ventura

Estilo de jogo em 2025

  • É difícil responder isso hoje. Estamos no início de formatação. Temos peças para repor no elenco, ver o modelo, o sistema. Não posso jogar em uma plataforma sem peças para fazer. Temos ideias, mas só vai ser possível ver depois que fechar (o elenco).
  • Metas para o ano que vem

  • O que importa pra gente é o Goiás conquistar os objetivos. Vou bater nessa tecla, respeitando os adversários, mas o objetivo é começar com o título do Goiano.
  • Reencontro com Eduardo Pinheiro, novo gerente de futebol

  • Eduardo a gente já conversou na minha primeira passagem, ele estava na base. Como disse o Andrino é um cara preparado para a função. Nós com o sobrenomes de peso temos que nos preparar demais para ter sucesso. Seria muito bom ser filho de quem eu sou. Eu fui correr atrás, busquei meu espaço. Sou jovem, estou no começo de carreira igual o Dudu, que está nesse caminho. Não é pelo sobrenome dele que ele está aqui. Se preparou.
  • Participações nas contratações

  • Todas as contrações são do departamento de futebol. Se falar a, b ou c trabalhou com o Jair, todas as contratações foram do departamento de futebol. A responsabilidade é de todos nós três (Jair Ventura, Lucas Andrino e Eduardo Pinheiro) que estamos aqui e de toda aquela galera que não aparece, que busca relatórios de jogadores do mundo todo para a gente.
  • IcEsporte

    Esporte

    Goiás oficializa retorno do técnico Jair Ventura

    Treinador estava livre no mercado após ter sido demitido pelo Juventude, no final de outubro, e assume o comando da equipe depois da saída de Vagner Mancini

    Modificado em 07/12/2024, 21:19

    Jair Ventura volta ao Goiás para sua segunda passagem, a primeira foi em 2022 com 40 jogos

    Jair Ventura volta ao Goiás para sua segunda passagem, a primeira foi em 2022 com 40 jogos (Wesley Costa)

    O Goiás enfim oficializou a contratação do técnico Jair Ventura para a temporada de 2025. O treinador já tem acerto com o clube goiano há semanas e tem participado da montagem do elenco para o ano que vem. O anúncio ocorreu apenas neste sábado (7).

    O treinador estava livre no mercado após ter sido demitido do Juventude, no final de outubro. Ele assume o comando da equipe esmeraldina depois da saída de Vagner Mancini. Será a segunda passagem do carioca de 45 anos pelo time alviverde.

    O contrato de Jair Ventura é válido até o final da temporada de 2025 e tem uma cláusula de renovação automática por mais um ano, além de aumento de salário, caso o clube esmeraldino conquiste o acesso à Série A de 2026.

    Jair Ventura comandou o Goiás pela primeira vez em 2022. Ele esteve à frente do time esmeraldino em 40 jogos, pela Série A e Copa do Brasil, com 12 vitórias, 13 empates, 15 derrotas e aproveitamento de 40,8%.

    O treinador se destacou na Série A de 2022, com campanha de recuperação que confirmou a permanência do Goiás na elite e a classificação para a Copa Sul-Americana de 2023.

    Assim como fez Vagner Mancini neste ano, Jair Ventura na época anunciou sua saída do clube esmeraldino no término da temporada, logo após a derrota de 4 a 0 para o São Paulo, na conclusão da Série A. Ele explicou que não chegou a um acordo com a diretoria, que tinha Paulo Rogério Pinheiro como presidente executivo e Edminho Pinheiro à frente do Conselho Deliberativo. Ambos tentaram manter o treinador, mas sem sucesso.

    Desde sua saída do Goiás, Jair Ventura teve uma passagem de destaque pelo Atlético-GO. Em 2023, o treinador comandou a reação do Dragão na Série B e conquistou o acesso à Série A. Na atual temporada, ele foi campeão goiano pelo Atlético-GO e foi demitido em junho, após derrota do time rubro-negro, por 2 a 1 no Brasileirão, para o Criciúma, no Accioly.

    Depois, foi contratado pelo Juventude e comandou o time gaúcho por 20 jogos, sendo demitido no final de outubro após sequência de cinco partidas sem vencer, com reveses para Vitória, Flamengo, Palmeiras e empates com Vasco e RB Bragantino.

    Em 2025, Jair Ventura terá a missão de comandar o Goiás no Campeonato Goiano, na Série B e provavelmente na Copa Verde. Os objetivos seguem os mesmos: vencer o Goianão para acabar com jejum de seis temporadas sem o título estadual e subir para a Série A.

    Com a chegada de Jair Ventura, o Goiás vai reavaliar a disputa da Copa Verde. O time esmeraldino indicou inicialmente que não jogaria o torneio regional, mas será convidado oficialmente pela CBF e pode mudar avaliação para participar da competição no ano que vem, já que não terá a Copa do Brasil em seu calendário - atletas mais jovens devem ser utilizados no Regional, já as datas devem chocar com o Goianão.

    IcEsporte

    Esporte

    Saídas de Jair Ventura e Vagner Love antecipam reformulação no Atlético-GO

    Dois dias após derrota de virada para o Criciúma, Dragão demite técnico. Principal contratação para a temporada deixa o clube e vai para o Avaí

    Modificado em 17/09/2024, 15:58

    Jair Ventura teve 66,7% de aproveitamento em 50 jogos no comando do Atlético-GO

    Jair Ventura teve 66,7% de aproveitamento em 50 jogos no comando do Atlético-GO
 (Wesley Costa)

    Mesmo que, há alguns dias, o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, tenha revelado a intenção de fazer reformulação no elenco, com a liberação de jogadores para abrir espaço para a chegada de novos atletas, o dirigente atleticano surpreendeu nesta sexta-feira (21), quando o clube demitiu o técnico Jair Ventura, os auxiliares Antônio Oliveira e Emílio Faro, e, no embalo, anunciou a saída do atacante Vagner Love, de 40 anos, e do meia Danielzinho.

    Love chegou ao Atlético-GO com status de contratação mais badalada neste ano pelo currículo vitorioso, títulos no futebol nacional e internacional, passagem pela seleção brasileira, mais de 400 gols na carreira e a visibilidade que tem. Segundo o clube, na relação custo-benefício, se tornou caro para os padrões do Dragão - fez sete gols em 25 atuações.

    Danielzinho, que estava emprestado pelo Fluminense, recebeu proposta do exterior e vai se transferir.

    Outros atletas deverão sair nos próximos dias. As mudanças indicam que o clube ficará movimentado. A janela da CBF para a transferência de atletas será aberta no dia 10 de julho. Há negociações em curso, mas a prioridade passa a ser a contratação do treinador, pois o Dragão disputa a Série A, tem partidas importantes e terá de ser dirigido pelo auxiliar do clube, Anderson Gomes.

    Adson Batista promete ser ousado para revirar o mercado, nacional e internacional, à procura do nome que considera ideal. Está aberto a profissionais de outros países, pois busca "outra filosofia" de trabalho. "Estou avaliando várias possibilidades", disse o dirigente, sem citar nomes, mas admitindo buscar um nome no exterior, algo que costuma ser descartado por ele.

    Nas trocas de comando, Adson costuma dizer que o treinador tem de se encaixar no perfil do clube: ter conceitos atualizados em termos de sistemas táticos, jogar ofensivamente e fazer marcação em linha alta, entre outras exigências. O próximo profissional, assim como os anterioes, terá de se acostumar às avaliações públicas do dirigente nas coletivas após os jogos.

    Os contatos já começaram. "Sempre tem alternativas", garante Adson Batista, que planeja trabalhar com "calma, sem ansiedade" para encontrar o novo treinador. Ele considera Anderson Gomes e os outros membros da comissão permanente do clube capazes de comandar o time por algumas rodadas da Série A até que se faça a transição.

    Na partida em Cuiabá, neste sábado (22), às 18h30, na Arena Pantanal, o Atlético-GO será dirigido por Anderson Gomes. Ele trabalhou anteriormente como interino no clube, goza de confiança de Adson Batista e tem o respeito do elenco.

    O desligamento de Jair Ventura gerou impacto maior. Ele completou 50 jogos na derrota (2 a 1) de virada para o Criciúma, no meio de semana, mas teve uma noite de decisões infelizes e foi muito criticado. Adson Batista disse que foi "a derrota que mais doeu, que doi na alma", por se tratar de perder pontos em casa para um adversário de nível semelhante ao do Atlético-GO.

    Na partida, Jair Ventura substituiu no intervalo o jovem e estreante zagueiro Luiz Gustavo pelo volante Roni, recuando outro volante, Lucas Kal, para a zaga. Também fez mudança no ataque. O uruguaio Emiliano Rodrígues foi substituído por Alejo Cruz, enquanto Luiz Fernando foi atuar como um nove, a referência no ataque. Deu tudo errado e isso pesou na conta de Jair Ventura.

    Também pesou o fato de o time não vencer em casa na Série A. São quatro derrotas e um empate. O melhor desempenho tem sido como visitante, como o Atlético-GO obteve sete pontos, com dois triunfos, por 2 a 0 sobre o Vitória e por 2 a 1 contra o Fluminense, resultado que deu sobrevida ao treinador. Mas a derrota para o Criciúma-SC estragou tudo. Adson Batista evitou criticar o treinador após a demissão e afirmou que se trata de "grande profissional e que foi vencedor" no Dragão.

    Dentro da reformulação, o Atlético-GO já tinha acertada a volta do meia Jorginho, de 31 anos. Ele estava no CRB-AL e será regularizado a partir do dia 10 de julho. Adson Batista prometeu que "negocia com um fundo de investimento" para se associar à Saf para trazer três atletas sul-americanos. As rescisões de Vagner Love e Danielzinho abrem a porta para isso e para outros desligamentos. O atacante Gabriel Barros, do Inter e emprestado ao Dragão, interessa ao CRB-AL, mas o jogador parece não se interessar em jogar a Série B.

    O zagueiro Luiz Felipe tem sido relacionado em alguns jogos, mas não tem permanência garantida. Ele foi titular na campanha do acesso à Série A, fez boas atuações, mas parece ter ficado fora dos planos após a goleada (3 a 0) para o São Paulo. Ele falhou no gol de Calleri, cometeu pênalti sobre Luciano e foi expulso no dia 21 de abril. Já são dois meses sem atuar.

    O atacante colombiano Yony González, que tem de conviver com sucessivas lesões musculares, não justificou a contratação como opção de atacante rápido pelos lados do campo, como o apelido "Speedy" sugere.

    O futuro técnico também precisa recuperar alguns jogadores, como o meia Shaylon e o volante Roni, muito vaiados após o jogo com o Criciúma. O atacante Derek teve um bom começo, marcando gol sobre o Inter (1 a 1, no Beira Rio), mas perdeu o espaço após se contundir.

    A passagem de Jair Ventura pelo Atlético-GO:

    Estreia: Atlético-GO 2 x 2 Sampaio Corrêa-MA (Série B, no dia 29/7/2023)
    Saída: Atlético-GO 1 x 2 Criciúma-SC (Série A, no dia 19/6~/2024)
    Jogos: 50
    Vitórias: 31
    Empates: 7
    Derrotas: 12
    Aproveitamento: 66,66%
    Melhores momentos: Acesso (Série B à Série A 2024), Campeonato Goiano 2024 (título), sequência recorde de vitórias (15), presença nas oitavas da Copa do BR
    Piores momentos: Goleada para o MIrassol-SP (4 a 1, na Série B), 4 rodadas sem vitórias na reta final da Série B (2023), expulsão contra o Flamengo (aos 13 minutos do 1º tempo), três derrotas seguidas no inicio da Série A, cinco jogos sem vencer em Goiânia (Série A), mudanças táticas erradas na derrota (2 a 1) para o Criciúma-SC