Jogador morre após passar mal em partida de futebol amador
Segundo a secretaria de esportes, Claudeylton Gomes sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto disputava uma partida neste sábado (12) pela seleção de Sampaio. Ele morreu neste domingo (13)
Andressa Ribeiro
13 de abril de 2025 às 15:48
Modificado em 13/04/2025, 16:35
Claudeylton Gomes de Sousa Santos passou mal enquanto jogava (Reprodução/ Redes sociais)
O jogador de futebol amador Claudeylton Gomes de Sousa Santos, morreu neste domingo (13), após passar mal durante uma partida do Copão Tocantins, em Sampaio, região norte do estado. As informações são da Secretaria dos Esportes e Juventude (Seju).
Segundo a Seju, Claudeylton Gomes sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto jogava na seleção de Sampaio, realizada neste sábado (12). Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), mas não resistiu.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que Claudeylton deu entrada no (HRAUG) por volta das18h. Porém ele morreu as 6h deste domingo.
Em nota, a Secretaria dos Esportes lamentou a morte de Claudeylton e prestou apoio aos familiares.
Neste momento de dor, rogamos a Deus para que conceda o conforto necessário a todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo, para que sejam consolados neste momento".
De acordo com a Secretaria dos Esportes e Juventude, os jogadores e equipe de arbitragem farão um minuto de silêncio em homenagem ao atleta em todas as partidas do Copão Tocantins de Futebol Amador previstas para este domingo.
Nota de pesar emitida pela Secretaria dos Esportes (Seju/Instagram)
União supera o Araguaína nos pênaltis e garante o tricampeonato tocantinense
No tempo regulamentar, as equipes empataram, por 0 a 0 (1 a1 agregado). Nos pênaltis, o União superou o Araguaína com vitória, por 5 a 4
Edson Reis
6 de abril de 2025 às 07:07
Modificado em 06/04/2025, 16:42
União é campeão do Tocantinense 2025 (Vinicius Cantuares / União)
União é tricampeão estadual em jogo decisivo, na noite deste sábado (5), no Mirandão, no norte do estado. O time celeste superou o Araguaína nos pênaltis com vitória, por 5 a 4, após 0 a 0 no tempo regulamentar (1 a 1 no agregado).
Marcinho, Pantera, Wanderson, Felipe Afonso e Bruno Morais converteram todas as cinco cobranças e levaram o União ao título sobre o rival Araguaína. Pelo lado do Tourão, o defensor Tibúrcio isolou a cobrança. Marcos Paulo, Cassimiro, Rivaldo e William converteram.
O primeiro tempo foi truncado -- com muitas faltas. O União foi quem ficou mais perto de abrir o placar. Aos 22, Bruno Morais se livrou da marcação e soltou uma pancada. O goleiro Vinícius deu um tapa e desviou. No escanteio, o lateral-direito Marcinho desviou na primeira trave, Pantera recuperou a bola e cruzou para Wanderson, que dominou, mas foi bloqueado na hora do chute. O Araguaína respondeu em seguida. Cassimiro ganhou do marcador, pela direita, e cruzou, mas Pantera fez corte providencial. Aos 37, o União voltou ameaçar o Araguaína. Pantera recuperou no meio de campo, conduziu e finalizou, mas a bola saiu com desvio. As equipes foram para o intervalo com 0 a 0 no placar.
O segundo tempo foi de chances para os dois lados. Aos 17, Marcos Paulo soltou uma pancada e carimbou a trave do União. O União respondeu no mesmo minuto com Bruno Morais. O meia recebeu passe açucarado, invadiu a área e finalizou na saída do goleiro Vinícius, que deu rebote. Gabriel Vinícius recuperou, mas finalizou para fora.
Aos 25, O Araguaína chegou com Marcos Paulo, que de frente para o gol, acabou desperdiçando. Aos 31, o Tourão reapareceu com Tibúrcio, que viu o goleiro Davi Guedes dar um tapa e evitar o seu gol. Aos 51, o União teve a bola do jogo. Gabriel Vinícius cruzou da direita, Wanderson recebeu, girou, mas finalizou em cima do goleiro Vinícius.
União é tricampão estadual (Vinicius Cantuares / União)
União é tricampão estadual (Vinicius Cantuares / União)
União é tricampão estadual (Vinicius Cantuares / União)
União é tricampão estadual (Vinicius Cantuares / União)
Agenda
O Araguaína agora foca na base. A equipe retorna com o futebol profissional em 2026. Além do estadual, terá pela frente o Brasileiro Série D e a Copa do Brasil. Já o União volta as atenções para o Brasileiro Série D. A equipe estreia na Quarta Divisão, no próximo fim de semana, contra o Lagarto, em Sergipe.
Time escala jogador com três amarelos no Tocantinense após juiz se enrolar em comunicação de súmula
O defensor do União só não cumpriu suspensão contra o Tocantinópolis, nessa quarta-feira, devido a um erro de comunicação do árbitro Fernando Henrique Alcântara
Por Redação do ge — Araguaína
14 de março de 2025 às 12:49
União-TO escala jogador com três amarelos no Tocantinense (Vinicius Cantuares /União-TO)
O União-TO foi a campo, nessa quarta-feira (13), em partida atrasada da 2ª rodada do Campeonato Tocantinense, com um atleta suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O defensor Sheik esteve em campo no revés da equipe para o Tocantinópolis, por 3 a 0. O defensor só não cumpriu suspensão, nesta partida, devido a um erro de comunicação da súmula do jogo da 5ª rodada, entre Araguaína e União, quando foi amarelado. O árbitro na ocasião foi Fernando Henrique Alcântara -veja a súmula aqui.
Amarelado na 4ª e 6ª rodada, o defensor também recebeu cartão na 5ª. Porém, o árbitro do jogo relatou a punição apenas no campo "advertências" da súmula. No campo "comunicação de penalidades" não consta o nome do defensor, que atuou com a camisa 15.
No campo "advertências" consta que o cartão foi aplicado aos 45 minutos da etapa final. A transmissão do jogo, realizada pela equipe Show de Bola, flagrou o momento em que o árbitro aplicou o amarelo ao camisa 15. A punição aconteceu aos 45, logo após uma falta (assista acima). O União venceu a partida, por 2 a 0. Apesar da situação, o árbitro foi destaque da partida pela atuação positiva.
O caso deve ir para julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-TO).
Posicionamento dos envolvidos
O clube informou, através da assessoria, que o atleta só foi relacionado após consulta à Federação Tocantinense de Futebol (FTF). A entidade teria dado aval para a relação do jogador.
O árbitro do jogo foi procurado, mas, ainda, não se manifestou.
União tem a chance de igualar marca de três times tocantinenses caso avance à 3ª fase da Copa do Brasil
O União encara na 2ª fase o Maringá-PR, em jogo único, no Paraná
Por Redação do ge — Palmas
6 de março de 2025 às 13:12
Modificado em 06/03/2025, 13:12
União-TO encara a Série D pela 1ª vez em sua história (Vinicius Cantuares /União-TO)
O União pode alcançar a marca histórica de Palmas, Gurupi e Tocantinópolis, nesta quinta-feira, se passar pelo Maringá-PR, em confronto único válido pela 2ª fase da Copa do Brasil. O time celeste avançou na competição de forma inédita depois de virar sobre o América-RN, por 4 a 2, em seus domínios.
O time tocantinense voltou a disputar o torneio após quase 29 anos da primeira vez. Na única participação em 1996, a equipe foi superada pelo Vila Nova-GO, na fase preliminar. Na atual edição, o União eliminou o América-RN e pode alcançar a façanha de ir à 3ª fase se eliminar o rival paranaense. Só três equipes tocantinenses - Palmas, Gurupi e Tocantinópolis-, conseguiram a marca histórica da classificação à 3ª fase do torneio nacional.
Relembre os avanços de Palmas, Gurupi e Tocantinópolis
Em 2004, o Palmas chegou às quartas de final do torneio -- melhor participação de um time tocantinense na Copa do Brasil. Eliminou nas fases anteriores Remo, Nacional-AM, Gama e só parou nas quartas para o 15 de Novembro-RS, que venceu os dois jogos (4 a 0 no agregado).
Em 2017, o Gurupi chegou até a 3ª fase depois de eliminar Londrina-PR e Rio Branco-AC, respectivamente. O Camaleão só foi superado pelo Joinville na fase seguinte, com revés na ida, por 3 a 1, e vitória na volta, por 1 a 0 (4 a 2 no agregado).
Por último, o Tocantinópolis alcançou a inédita marca ao eliminar Náutico e FC Cascavel, respectivamente. Na 3ª fase, caiu para o Athletico-PR (9 a 2 no agregado).