IcEsporte

Esporte

Seleção da Libertadores tem cinco do Palmeiras e ataque com Hulk e Gabigol

Os 11 melhores do torneio são jogadores dos quatro semifinalistas: o campeão Palmeiras, o vice Flamengo, o Atlético-MG e o Barcelona-EQU

Folhapress

Modificado em 21/09/2024, 00:22

Palmeiras campeão da Libertadores 2021

Palmeiras campeão da Libertadores 2021 (Cesar Greco / Palmeiras)

Um dia antes de completar uma semana da final da Libertadores e do tricampeonato do Palmeiras, a Conmebol divulgou a seleção da competição. Em suas redes sociais oficiais, a entidade publicou o popular campinho com os 11 melhores do torneio, composto por jogadores dos quatro semifinalistas: o campeão Palmeiras, o vice Flamengo, o Atlético Mineiro e o Barcelona-EQU.

O Time da Temporada da Libertadores tem cinco do Palmeiras: o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez, os meias Dudu e Raphael Veiga e o atacante Rony. Willian Arão, Arrascaeta e Gabi são os jogadores do Flamengo na seleção. Arana e Hulk são as presenças do Galo e o único "intruso" entre os times brasileiros é Byron Castillo, lateral do Barcelona de Guayaquil.

O Rei da América, título dado ao melhor jogador da Libertadores 2021, foi Gabigol. O 9 rubro-negro também foi o artilheiro da competição, com 11 gols. Hulk, com 7, foi o vice-artilheiro e também integra o ataque da seleção do 11 ideal. Rony, com seis gols, foi o artilheiro do Palmeiras na Libertadores 2021 e fecha o trio de ataque. O uruguaio Arrascaeta foi o principal "garçom" da Libertadores, com seis assistências.

Com o bicampeonato consecutivo, alguns jogadores do Palmeiras também marcaram presença repetida na seleção da Libertadores: Weverton, Gustavo Gómez e Rony também foram escalados para o Time da Temporada da Libertadores 2020. Na edição do passado, finalizada e janeiro de deste ano, o Rei da América foi Marinho, atacante do Santos.

IcEsporte

Esporte

Botafogo celebra Libertadores e pinta Buenos Aires de alvinegro

Celebração oficial foi organizada pela Conmebol em um terreno a cerca de 5 km do Monumental de Nuñez, palco da decisão contra o Atlético-MG

Marlon Freitas, ex-jogador do Atlético-GO, ergue a taça de campeão da Libertadores

Marlon Freitas, ex-jogador do Atlético-GO, ergue a taça de campeão da Libertadores (Vitor Silva / Botafogo)

Eles já eram a torcida mais sonora e, na noite deste sábado (30), com o título da Copa Libertadores em mãos, os botafoguenses se reuniram em pontos turísticos de Buenos Aires para comemorar.

A celebração oficial foi organizada pela Conmebol em um terreno a cerca de 5 km do Monumental de Nuñez, a casa do River Plate que acolheu a partida, mas muitos torcedores buscaram os cartões-postais da capital argentina, como Porto Madero, para comemorar.

Bares e restaurantes no turístico bairro de Palermo ficaram repletos de camisetas branco e pretas. O local de comemoração da torcida mudou várias vezes. O Monumental é afastado dos pontos principais da capital argentina, e os botafoguenses só conseguiram deixar o estádio por volta das 20h, depois de o Galo esvaziar as arquibancadas.

O Obelisco, tradicional ponto de celebração dos argentinos, foi vetado pela polícia. O local já foi palco de acidentes envolvendo torcedores que terminaram em morte. Outra região de parque no bairro de Palermo foi descartada devido à dificuldade de acesso por ônibus.

Restou Porto Madeiro, a região de prédios comerciais e restaurantes colado ao rio da Prata que encanta turistas brasileiros e tradicionalmente lota nas noites de sábado.

Estabelecimentos de comércio e trabalhadores autônomos argentinos aproveitaram a movimentação --os taxistas e motoristas de aplicativo, por exemplo, passaram o dia transportando torcedores alvinegros. Nos restaurantes, o desafio era achar um que não tivesse clientes com camisas listradas branco e preto.

A glória inédita não foi trivial, desde o esforço de torcedores para chegar ao país vizinho para um duelo entre duas equipes brasileiras que fazia alguns argentinos torcerem o nariz.

Um dos que expressaram a frustração foi o porta-voz presidencial Javier Lanari: "Nada mais deprimente que assistir na TV à final da Libertadores entre dois times do Brasil e, ainda mais, na Argentina; completinho o combo", escreveu em seu perfil pessoal no X.

Não apenas o peso financeiro da viagem foi um desafio para muitos, como também a disponibilidade de voos diretos. Torcedores dos dois times brincavam que tinha sido necessário fazer muita baldeação para chegar, em referência às várias conexões aéreas.

"Irmão, eu cheguei a olhar voo fretado, um teco-teco, tamanho o desespero", dizia um torcedor do Galo na madrugada deste sábado no saguão do aeroporto de Florianópolis, enquanto esperava, com a torcida rival, o trecho final de sua viagem a Buenos Aires.

"Teve um [torcedor] que foi para o Peru! Depois Chile, para então chegar a Buenos Aires."

A caminho do Monumental de Nuñez (a pé, já que o trânsito e os bloqueios impediam a passagem de carros em dez quarteirões), mais de 30 ônibus que levaram a torcida brasileira se enfileiravam pela avenida Presidente Figueroa Alcorta. Boa parte dos que vieram por terra já partiriam na madrugada deste domingo (1º) para o Brasil.

O trânsito era intenso para uma tarde de sábado, e a maioria dos torcedores foi caminhando pelos parques portenhos. Os alvinegros mudaram a dinâmica da capital.

Na saída do estádio, torcedores do Galo caminharam pacificamente buscando uma rota de saída para chegar a hotéis, cafés e restaurantes.

No estádio, o espanto eram os preços. Garrafa de 600 ml de água ou refrigerante por 6.000 pesos (R$ 35 no câmbio oficial ou R$ 32 no "blue", o mais usado). Hambúrguer? 12.000 pesos.

É a alta dos preços na Argentina, consequência de um choque econômico que tem rendido louros a Javier Milei, mas que não deixa de desanimar nem a torcida mais vibrante.

IcEsporte

Esporte

Cinco times brasileiros estão garantidos na Libertadores; veja as chances

Três se garantiram pelo Brasileirão após jogos da 35ª rodada

Modificado em 19/09/2024, 01:13

Botafogo, do atacante Júnior Santos, está garantido na Libertadores

Botafogo, do atacante Júnior Santos, está garantido na Libertadores (Vítor Silva/Botafogo)

Com quase todos os jogos da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro concluídos, mais três times garantiram vaga na Libertadores de 2024: Palmeiras, Flamengo e Botafogo.

Vale lembrar que o São Paulo, vencedor da Copa do Brasil, e Fluminense, que levou a Libertadores deste ano, têm vaga garantida na edição de 2024 da competição.

De acordo com estatísticas da UFMG, outras três equipes estão bem próximas de se classificarem ao torneio sul-americano --- que terá oito representantes brasileiros.

Chance de Libertadores
Palmeiras: 100% (era de 99,99%)
Flamengo: 100% (era de 99,8%)
Botafogo: 100% (era de 99,99%)
Atlético-MG: 99,96% (era de 97,6%)
Bragantino: 99,62% (era de 99,5%)
Grêmio: 99,60% (era de 99,5%%)
Athletico-PR: 0,81% (era de 3,4%%)

Obs: São Paulo e Fluminense já estão garantidos na edição do ano que vem.

Já na Copa Sul-Americana a briga é mais intensa e nenhum time ainda está totalmente garantido. Se classificam ao torneio do 8º ao 14º colocado do Brasileirão.

Cuiabá e Athletico-PR são os times mais próximos de um avanço para a edição de 2024, segundo dados da UFMG.

Chance de Sul-Americana
Cuiabá: 99,83%
Athletico-PR: 99,19%
Internacional: 93,8%
Fortaleza: 79,3%
Corinthians: 68,8%
Santos: 56,2%
Vasco: 39,1%
Cruzeiro: 35,2%
Bahia: 27,2%
Goiás: 0,54%
Grêmio: 0,40%
Bragantino: 0,38%
Atlético-MG: 0,039%

IcEsporte

Esporte

Veja classificados e potes do sorteio dos grupos da Libertadores 2022

Sorteio ocorre na próxima sexta (25), às 12 horas. Oito equipes brasileiras estarão na disputa

Modificado em 20/09/2024, 00:11

Copa Libertadores

Copa Libertadores (Alexandre Vidal / Flamengo)

Os 32 classificados para a fase de grupos da Copa Libertadores foram definidos na noite desta quinta-feira (17) e o sorteio dos potes ocorre na próxima sexta (25), às 12h.

Ao todo, oito equipes brasileiras estarão na disputa pela taça, são elas: América-MG, Atlético-MG, Athletico-PR, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Fortaleza e Palmeiras.

Na fase anterior, o América-MG se classificou contra o Barcelona de Guayaquil, no Equador, após empatar os dois jogos por 0x0 e vencer na disputa de pênaltis por 5x4.

Já o Fluminense foi eliminado nas penalidades pelo Olímpia, no Paraguai, após vencer em casa por 3x1 e perder o segundo jogo por 2x0.

As 32 equipes classificadas foram divididas em quatro potes, de acordo com o ranking da Conmebol. Ao todo, elas serão alocadas em oito grupos, com quatro times cada.

Pelo menos sete dos oito grupos terão equipes brasileiras, já que o regulamento da Libertadores impede que clubes de um mesmo país caiam no mesmo grupo.

A única exceção é para os quatro times que se classificaram da pré-Libertadores, que é o caso de América-MG, Olímpia, Estudiantes e The Strongest.

*

POTES DO SORTEIO

Pote 1: Athletico-PR (Brasil); Atlético-MG (Brasil); Boca Juniors (Argentina); Flamengo (Brasil); Nacional (Uruguai); Palmeiras (Brasil); Peñarol (Uruguai) e River Plate (Argentina).

Pote 2: Cerro Porteño (Paraguai); Colo Colo (Chile); Corinthians (Brasil); Emelec (Equador); Independiente del Valle (Equador); Libertad (Paraguai); Universidad Católica (Chile) e Vélez Sarsfield (Argentina).

Pote 3: Alianza Lima (Peru); Bragantino (Brasil); Caracas (Venezuela); Colón (Argentina); Deportivo Cali (Colômbia); Deportivo Táchira (Venezuela); Sporting Cristal (Peru) e Tolima (Colômbia).

Pote 4: Always Ready (Bolívia); América-MG (Brasil); Estudiantes (Argentina); Fortaleza (Brasil); Independiente Petrolero (Bolívia); Olímpia (Paraguai); Talleres (Argentina) e The Strongest (Bolívia).

RETROSPECTO

O Brasil tem 21 títulos da Libertadores, incluindo as três últimas edições. O país só fica atrás dos times argentinos, com 25.

Ao todo, dez times brasileiros já conquistaram a competição. São eles: Grêmio (3), Palmeiras (3), Santos (3), São Paulo (3), Cruzeiro (2), Flamengo (2), Internacional (2), Atlético-MG (1), Corinthians (1) e Vasco (1).

IcEsporte

Esporte

Palmeiras enfrenta no Mundial vencedor de duelo entre mexicanos e egípcios

Campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões estreiam apenas na semifinal do torneio

Modificado em 21/09/2024, 00:20

Luiz Adriano levanta a Taça Libertadores no Estádio Centenário

Luiz Adriano levanta a Taça Libertadores no Estádio Centenário (Cesar Greco / Palmeiras)

O Palmeiras pode ter um mexicano mais uma vez em seu caminho para a final do Mundial de Clubes. Em sorteio realizado nesta segunda-feira (29), a equipe brasileira vai enfrentar, na semifinal, o vencedor do confronto entre Al Ahly (EGI) e Monterrey (MEX) na edição de 2021 da competição.

Tanto o campeão da Libertadores quanto o da Champions League estreiam apenas nessa fase do torneio. O Chelsea (ING) vai pegar o Al Hilal, da Arábia Saudita, ou quem passar pelo confronto entre Al Jazira, dos Emirados Árabes, e Auckland, da Austrália. Este é o jogo que abre o torneio.

Na temporada passada, o Palmeiras fez a semifinal contra o Tigres, também do México. Foi derrotado por 1 a 0. Na disputa do terceiro lugar, perdeu para o mesmo Al Ahly, que pode ser rival agora. Após empate em 0 a 0, caiu nos pênaltis.

O time alviverde se classificou para buscar o primeiro Mundial de sua história ao vencer a Libertadores pela terceira vez, a segunda de forma consecutiva. No último sábado (27), bateu o Flamengo por 2 a 1 no Estádio Centenário, em Montevidéu.

A Fifa também anunciou nesta segunda-feira as datas do Mundial. O torneio será disputado de 3 a 12 de fevereiro de 2022, nos Emirados Árabes.

Veja a tabela do Mundial de Clubes*

Fase preliminar

Jogo 1 - Al Jazira (EAU) x Auckland (AUS)

Quartas de final

Jogo 2 - Al Ahly (EGI) x Monterrey (MEX)

Jogo 3 - Al Hilal (ARS) x Ganhador do jogo 1

Semifinal

Jogo 4 - Palmeiras x Ganhador do jogo 2

Jogo 5 - Chelsea (ING) x Ganhador do jogo 3

Final

Ganhador do jogo 4 x Ganhador do jogo 5

*Datas das partidas ainda serão anunciadas