IcEsporte

Esporte

Verstappen vence GP de Mônaco e vira líder em dia de caos para Mercedes

O jovem de 23 anos passou a liderar, pela 1ª vez em sua carreira, o campeonato de pilotos

Folhapress

Modificado em 21/09/2024, 01:00

Max Verstappen

Max Verstappen (Reprodução @F1)

O GP de Mônaco de Fórmula 1, realizado na manhã deste domingo (23), acabou com vitória tranquila de Max Verstappen (Red Bull). De quebra, o jovem de 23 anos ultrapassou Lewis Hamilton na classificação e passou a liderar, pela 1ª vez em sua carreira, o campeonato de pilotos: 105 pontos contra 101 do britânico.

Carlos Sainz (Ferrari) e Lando Norris (McLaren) fecharam o pódio da corrida, seguidos de Sergio Pérez, também da Red Bull.

O dia foi de caos para a Mercedes, que viu um apagado Lewis Hamilton fechar a prova apenas em 7° e Valteri Bottas abandonar por problemas na remoção de uma roda de seu carro. A escuderia alemã, aliás, perdeu a 1ª posição no campeonato de construtores para a equipe de Verstappen.

Antes da corrida, a Ferrari informou que Charles Leclerc, dono da pole position, não estava apto para correr. Isso porque o carro do monegasco sofreu problemas após a batida no treino classificatório de ontem, fato que impediu a sua participação na prova.

Sem Leclerc, o espaço destinado ao líder, localizado na parte de dentro da 1ª curva, ficou vago. Coube a Verstappen, portanto, colocar o carro ligeiramente na diagonal antes das luzes vermelhas se apagarem.

Assim que foi dada a largada, o jovem da Red Bull fechou as portas de Bottas e se manteve na 1ª posição. Sem batidas, o destaque do começo da prova ficou com Fernando Alonso, que ultrapassou dois adversários.

Em uma pista fechada e estreita, grandes ultrapassagens não foram vistas até a primeira parada nos boxes.

NÃO ERA DIA DA MERCEDES

Hamilton foi o primeiro piloto do pelotão da frente a fazer o seu pit stop, já na volta 30. O britânico, que estava em 6°, surpreendeu ao colocar pneus duros para a sequência da corrida, mas não conseguiu imprimir um bom ritmo e acabou sendo superado por Sebastian Vettel e Pierre Gasly, que foram mais rápidos na parada.

"O que está acontecendo?", perguntou o heptacampeão à equipe, visivelmente irritado, após ver os rivais voltarem dos boxes na sua frente.

Duas voltas depois, foi a vez de Bottas ter problemas. Isso porque os mecânicos da Mercedes tiveram dificuldades para a remoção de uma porca na roda dianteira do carro do finlandês. Diante de segundos preciosos perdidos, a equipe optou por tirar o seu piloto de número dois da corrida.

RED BULL CRAVA ESTRATÉGIA

Quem se deu bem na estratégia de pit stop foi a Red Bull. Pérez adiou sua parada por algumas voltas e, sem trânsito, aproveitou para engatilhar as voltas mais rápidas do GP. A aposta deu certo: ao trocar seus pneus, o mexicano voltou na 4ª posição, superando Gasly e Hamilton.

FINAL TRANQUILO

Sem grandes emoções, a partida final da corrida teve Hamilton aproveitando a grande vantagem para o 8° colocado para apostar: o britânico voltou a usar pneus macios para garantir a volta mais rápida da corrida e fazer o ponto extra. Funcionou: logo depois do pit stop, o piloto da Mercedes conseguiu cumprir com o seu objetivo.

SOBERANO!

Sereno, Verstappen conduziu a Red Bull com tranquilidade - e velocidade. O jovem acabou a prova mais de nove segundos à frente de Sainz.

IcMagazine

Gata do Daqui

Grávida, Kelly Piquet celebra Max Verstappen em suas redes sociais

No fim de semana, a modelo compartilhou com seus seguidores algumas fotos registradas durante o FIA Awards, evento anual realizado pela Federação Internacional do Automóve

Grávida, Kelly Piquet celebra Max Verstappen em suas redes sociais

(Divulgação)

O piloto de Fórmula 1 Max Verstappen e a modelo Kelly Piquet anunciaram a chegada do primeiro filho, há uma semana. "Mini Verstappen-Piquet a caminho. Não podíamos estar mais felizes com o nosso pequeno milagre", escreveram eles na legenda.

No fim de semana, a modelo compartilhou com seus seguidores algumas fotos registradas durante o FIA Awards, evento anual realizado pela Federação Internacional do Automóvel. Ela acompanhou o piloto Max Verstappen. "4 vezes seguidas", escreveu ela, no Instagram - em referência ao fato de que o noivo, com quem espera um filho, foi campeão da Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva.
Mas afinal, quem é Kelly? A mais nova gestante do pedaço, tem 35 anos, é filha do brasileiro Nelson Piquet, que foi tricampeão da categoria, com a modelo holandesa Sylvia Tamsma. O casal começou a namorar em 2020, mas só assumiram o relacionamento em 2021. Eles foram apresentados pelo irmão de Kelly, o também ex-F1 Nelson Piquet Jr.

A gata nasceu na Alemanha e é formada em Relações Internacionais com ênfase em Ciências Políticas e Economia pela Marymount Manhattan College, de Nova York. Ela fala português, francês e inglês, mas também entende holandês e alemão. Em 2019, Kelly deu à luz Penélope, fruto de seu relacionamento com o piloto russo Daniil Kvyat.

(Reprodução/Instagram)

(Reprodução/Instagram)

(Reprodução/Instagram)

(Reprodução/Instagram)

IcEsporte

Esporte

Gabriel Bortoleto é confirmado na Sauber e Brasil volta a ter titular na Fórmula 1 em 2025

Brasileiro está confirmado no grid e seguirá na equipe quando o time passar a se chamar Audi a partir de 2026

Gabriel Bortoleto está confirmado como piloto titular da Sauber na Fórmula 1 em 2025

Gabriel Bortoleto está confirmado como piloto titular da Sauber na Fórmula 1 em 2025 (Divulgação / fiaformula2)

O brasileiro Gabriel Bortoleto está confirmado como piloto titular da Sauber na Fórmula 1 em 2025 e seguirá na equipe quando o time passar a se chamar Audi a partir de 2026. Com isso, ele encerra um hiato de oito anos sem titulares do país na principal categoria do automobilismo, desde a aposentadoria de Felipe Massa em 2017.

Bortoleto completou recentemente 20 anos, e vem tendo uma ascensão meteórica nas categorias diretamente abaixo da Fórmula 1. Ele foi campeão da Fórmula 3 logo em seu ano de estreia, em 2023, e é atualmente o líder da Fórmula 2, com duas rodadas duplas para o final da temporada.

Seu nome passou a circular como um possível alvo da Audi no final de julho, e as conversas ganharam força com a grande performance do brasileiro no GP da Itália, quando ele venceu a corrida principal saindo da última colocação.

Mas havia um entrave, resolvido nas últimas semanas: Bortoleto era piloto da academia da McLaren, que o liberou para que ele pudesse ser anunciado ainda com o campeonato da F2 em andamento.

BORTOLETO TEVE UMA ASCENSÃO METEÓRICA NOS ÚLTIMOS 2 ANOS
O piloto não vinha de resultados tão expressivos nas categorias de base até assinar com a A14 Management, agência de Fernando Alonso, que passou a guiar sua carreira em setembro de 2022. Ele conseguiu um teste com a equipe Trident, foi bem, e garantiu sua vaga na F3.

Foi um campeonato cerebral, administrando a vantagem que tinha conquistado nas primeiras etapas do ano, sem cometer os erros e ter os altos e baixos que costumam marcar essas categorias em que os pilotos ainda estão se desenvolvendo.

Com o título e um bom projeto de patrocínio por trás, formando um pacote atrativo para qualquer equipe, Bortoleto conseguiu uma boa vaga também na F2, na Invicta Racing, além de ter entrado para o programa de jovens pilotos da McLaren.

Embora a Invicta fosse uma das melhores equipes do campeonato, ainda havia dúvidas quanto ao rendimento de cada equipe, já que a Fórmula 2 estreou um novo carro neste ano. Tanto, que pilotos que já estão garantidos na F1 em 2025 e que atualmente dividem o grid da F2 com Bortoletto - Ollie Bearman e Kimi Antonelli - que também correm por uma equipe forte, a Prema, nunca estiveram na disputa pelo título.

Bortoleto teve alguns problemas técnicos e azares no começo do ano, mas ao longo da temporada foi mostrando regularidade e cresceu no último terço do campeonato, saindo da etapa do Azerbaijão na liderança. Faltam rodadas duplas, no Qatar e em Abu Dhabi, e ele tem 4.5 de vantagem para o segundo colocado.

O plano de carreira inicial era fazer dois anos de F2, lutando pelo título logo de cara. O objetivo dele, Gabriel, era mais alto: emular Oscar Piastri, Charles Leclerc e George Russell e ser campeão como estreante na F3 e na F2. Até porque esse tipo de currículo não é ignorado pelas equipes de F1. Embora não tenha conquistado o título ainda, ele fez o bastante para que a Audi se interessasse.

NÃO DÁ PARA ESPERAR MUITO DA SAUBER
A Audi vem investindo pesado na equipe que continuará como Sauber até o final de 2025. A fábrica montada pelos alemães para fazer o motor da F1 de 2026 tem um nível de maquinário até superior ao das concorrentes. Porém, o desafio de competir de igual para igual com fabricantes com larga experiência na F1 é grande e não se espera que sua unidade de potência estreie no mesmo nível dos rivais.

O desafio não para por aí. A estrutura da própria equipe Sauber tem recebido atualizações, embora a fábrica não seja das mais acanhadas entre os times da F1. O que vem mudando, e muito, é a quantidade e qualidade dos profissionais que trabalham na equipe, uma vez que a Audi vem pinçando funcionários dos rivais, especialmente de times grandes.

À frente do projeto está Mattia Binotto, ex-chefe da Ferrari. E em 2026 chega Jonathan Wheatley, um dos responsáveis pelo sucesso da Red Bull, que vai voltar a se juntar ao chefe dos mecânicos, Lee Stevenson, que tem atraído outros ex-Red Bull para o time. Mas o próprio rendimento da equipe neste ano, sem nenhum ponto marcado, mostra que ainda há muito pela frente, o que espantou os pilotos mais experientes que foram procurados pelo time, especialmente Carlos Sainz.

No final, a equipe ficou entre contar com Valtteri Bottas por mais um ano para que ele ajudasse nesta fase de transição ao lado do também experiente Nico Hulkenberg, ou contar com um jovem. E optou por Bortoleto como uma aposta a longo prazo.

IcEsporte

Esporte

Interlagos transborda de homenagens a Ayrton Senna 30 anos após a morte do piloto

Prefeitura da capital paulista se juntou à organização do evento para promover ações coordenadas durante os três dias do GP

Modificado em 04/11/2024, 08:48

Capacete gigante é uma das atrações em homenagem a Ayrton Senna: material contém peças recicláveis, pesa 300 kg e foi levada à curva do "S", na pista

Capacete gigante é uma das atrações em homenagem a Ayrton Senna: material contém peças recicláveis, pesa 300 kg e foi levada à curva do "S", na pista (Divulgação / X (antigo Twitter) / @F1)

O Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1 transbordará de homenagens a Ayrton Senna nesses dias em Interlagos. O GP deste ano ocorre no 30º aniversário da morte do piloto brasileiro. Por isso, a prefeitura da capital paulista se juntou à organização do evento para promover ações coordenadas durante os três dias.

A reportagem esteve no Autódromo de Interlagos e acompanhou a finalização de detalhes para entregar algumas das homenagens ao tricampeão mundial.

CAPACETE GIGANTE
Na última quinta-feira (31), o tetracampeão Sebastian Vettel promoveu a primeira ação: um capacete "forever Senna" ("para sempre Senna") gigante. A peça, criada por artistas brasileiros apenas com materiais recicláveis, pesa 300 kg e foi levada à curva do "S", na pista, por um guindaste.

Vettel se reuniu com vários pilotos, incluindo o brasileiro Gabriel Bortoleto, do programa de desenvolvimento da McLaren, para uma foto dentro do capacete. O capacete ainda ficará em exibição em área específica do autódromo até domingo (3).

MURAL DO SENNA REVITALIZADO
Nesta sexta (1º), o mural de Senna, localizado próximo à entrada do autódromo, foi reinaugurado após a revitalização feita pelo grafiteiro Eduardo Kobra.

"Tão importante quanto criar novos murais é restaurar e preservar os murais que já existem. Para mim, é um privilégio estar aqui restaurando mais um painel para a cidade". Kobra, grafiteiro e muralista

O artista esteve em Interlagos para deixar sua assinatura no mural. A ação contou com a presença do prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB).

HAMILTON PILOTA MCLAREN DE SENNA
A F1 confirmou Lewis Hamilton como piloto escolhido para conduzir a histórica McLaren MP4/5B de Senna. O carro do tributo foi o usado pelo piloto no bicampeonato na temporada de 1990 da F1. O box demonstrativo que vai receber o monoposto foi montado próximo à pista.

"Eu nunca imaginei em todos esses anos que conseguiria dirigir o carro do Senna. Lembro que alguém me contatou e eu pude ter a oportunidade. Quando eu estava na McLaren, tive a oportunidade de dirigir o MP4/4, foi incrível. Eu lembro da vez em que ele finalmente ganhou aqui [no GP de São Paulo] e levantou a bandeira. Definitivamente, vai ser uma experiência muito emocionante. Espero que as pessoas estejam aqui para ver". Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, em entrevista coletiva

A ação com o piloto britânico, que recebeu o título de Cidadão Honorário Brasileiro em 2022, está prevista para o sábado (2), às 17h (de Brasília), após as classificatórias.

IcEsporte

Esporte

5ª etapa do Marcas & Pilotos acontece neste fim de semana

Disputas acirradas e atrações imperdíveis vão aquecer os motores e trazer emoção e adrenalina para o Campeonato Goiano de Automobilismo 2024, Turismo 1.4

Modificado em 04/11/2024, 08:51

Campeão da Novatos de 2023, o piloto Lorran Lima disputa a Categoria B nesta temporada

Campeão da Novatos de 2023, o piloto Lorran Lima disputa a Categoria B nesta temporada (Fábio César)

O Autódromo Internacional de Goiânia será palco de mais uma edição do Marcas e Pilotos. O Campeonato Goiano de Automobilismo,Turismo 1.4, que está em sua 5ª etapa acontece entre sexta-feira e domingo (1 a 3 de novembro) e as disputas mais quentes retornam ao circuito com a participação de cerca de 30 carros nas pistas.

No fim de semana de velocidade, pilotos das categorias Turismo 1.4 e Fórmula Millenium voltam às corridas prontos para demonstrar quem tem mais habilidade. Com bastante técnica, estratégia e agilidade, as equipes e preparadores garantem os ajustes perfeitos para que seus competidores disputem as primeiras posições nas quatro corridas classificatórias do Marcas e Pilotos e duas da Fórmula Millenium.

O presidente do Clube Esportivo do Fora de Estrada em Goiás (Cefego), Marcos Ferreira, que também é promotor do evento, destaca a crescente participação: "Estamos cada vez mais fortalecidos, com o apoio das equipes, pilotos e principalmente da Federação Goiana de Automobilismo (Faugo)".

Categoria A
A briga pela liderança da categoria A promete trazer fortes emoções com grandes nomes do Estado. Em primeiro lugar está Vitor Perillo, natural de Goiânia e um dos filhos do veterano Marcelo Perillo, que compete ao lado de toda a sua família. "Nós participamos juntos: meus filhos William, Rafael, Vitor e eu. Temos uma equipe, a Petrópolis Motorsport, e estaremos no box nesee fim de semana", destaca Marcelo, orgulhoso da trajetória familiar nas pistas.

Assim,Vitor Perilo, que soma 236 pontos, mantém uma boa margem de diferença para a dupla Pablo Alves e Célio Vinicius, com 170 pontos. Apesar da distância, o embate carregará muita competitividade nesta penúltima etapa do ano na busca pelo título da temporada. Igualmente forte na briga, o goiano Ricardo Raimundo ocupa a 3ª colocação, com 130. Já Dalabona e Saninho, dupla do Distrito Federal, vêm logo atrás. Demonstrando constância e regularidade, eles já somam 120 pontos, quatro a mais que a dupla Léo Kammoun e Aloísio, também representantes do Distrito Federal.

Categoria B
A categoria B não fica para trás e também traz consigo batalhas intensas entre o campeão da Novatos de 2023, Lorran Lima, e o rápido piloto Tony Mariano, do Distrito Federal. Com 204 e 189 pontos, respectivamente, os dois alternam vitórias a cada prova realizada e deixam o caminho pelo título da temporada totalmente indefinido.

A trajetória de Lorran Lima nas pistas começou de forma inusitada, no mundo virtual, mas rapidamente se transformou em conquistas no automobilismo real. "Vim do automobilismo virtual, mais especificamente do jogo Gran Turismo, que inclusive tem um filme. Fui duas vezes campeão brasileiro e duas da Liga Mundial. Aconteceu tudo muito rápido", relembra o líder da categoria.

Lorran Lima conta que sempre foi apaixonado por automobilismo, mas nunca teve a oportunidade de andar de kart até 2022, quando recebeu o convite para participar da Fórmula Vee, em Piracicaba, interior de São Paulo.

"Vim correr o Marcas e Pilotos, na categoria de novatos com o intuito de disputar para pegar experiência, mas vi a oportunidade de ser campeão bater à porta e fiz de tudo da minha parte e da nossa equipe Rede Motorsport. Este ano fizemos a troca do carro, então estou aprendendo bastante. A categoria B é bem difícil, pois tem pilotos experientes, mas a constância me fez líder do campeonato e só temos expectativas boas para as últimas etapas", revela.

Mesmo 15 pontos atrás, Tony Mariano tem encontrado um bom acerto e conquistado muitas vitórias até a 4ª etapa, prometendo muita força e velocidade para assegurar o campeonato de 2024.

Categoria Novatos
Na Novatos, Thiago Costa, com 226 pontos, mantém a liderança iniciada logo na primeira etapa da temporada. Porém, o piloto contempla a aproximação do jovem João Ricardo, que, com 194 pontos marcados, demonstra muita segurança em suas participações. Com regularidade, ele vem alcançando suas primeiras vitórias na categoria e viu a diferença para o líder diminuir.

Ação e novidades movimentam a pista
A novidade da temporada fica por conta da categoria Sênior, que classifica os participantes com idade igual ou superior a 50 anos individualmente, aproveitando as classificações obtidas nas categorias A, B e Novatos. Na acirrada disputa pelo título, Aloisio Neto, do Distrito Federal, lidera com 137 pontos, seguido de perto por Ewerson Dias, com 129, e Marcelo Perillo, de Goiânia, que soma 119 pontos.

Com isso, a disputa pelo primeiro título na categoria será intensa. Destaques, os primeiros colocados miram uma arrancada rumo à liderança e vêm mostrando grande evolução, tanto no acerto de seu carro quanto na consistência de pilotagem.

Ademais, durante a realização da 5ª etapa do Marcas e Pilotos, o autódromo de Goiânia receberá novamente provas da categoria Fórmula Millenium dentro da programação do evento, destacando o retorno dessa categoria às pistas e o início de suas primeiras competições oficiais.

Além da disputa acirrada do troféu Fórmula Millenium, outra grande atração será o Interclubes com Passeio na Pista, organizado pela União dos Clubs Goiânia-Goiás.

Transmissão e participação
As provas mais uma vez terão a produção de imagens e vídeos realizada pela Gamboa Produções, com transmissão ao vivo pelo canal do Marcas e Pilotos pelo YouTube .

Para quem preferir prestigiar presencialmente, a entrada para o público no Autódromo Internacional de Goiânia é gratuita para a utilização das arquibancadas e talude superior da Curva 1. No entanto, se o amante do esporte quiser acompanhar mais de pertinho, serão vendidas pulseiras de acesso aos camarotes e áreas de boxes por R$ 60, na portaria do evento. O público presente acompanhará todas as corridas durante o final de semana.

Programe-se: Campeonato Goiano de Automobilismo Local: Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna
Data : Dias 01, 02 e 03 de novembro
Marcas e Pilotos - Turismo 1.4 Data: Sábado, 02 de novembro
Horários:
14h15 às 14h40 - Largada 1
16h25 às 16h50 - Largada 2
Data: Domingo, 03 de novembro
Horários:
11h às 11h25 - Largada 3
14h30 às 14h55 - Largada 4
15h20 - Pódio
Fórmula Millenium Data : Sábado, 02 de novembro
Horário : 15h10 às 15h45 Fórmula Millenium - Prova para pilotos estreantes, novatos e veteranos que não atuam em campeonatos.
17h - Pódio
Data : Domingo, 03 de novembro
Horário : 15h35 às 16h10 Fórmula Millenium - Prova aberta a pilotos de qualquer categoria, inclusive os que atuam em campeonatos.
16h30 - Pódio
Informações : (62) 98202-1733 ou @marcasepilotosgo (Instagram)