IcMagazine

Famosos

Juliette precisará de mais do que voz afinada para trilhar carreira musical

O EP "Juliette" passeia por canções baseadas no forró, mas que têm um pé na MPB e outro no sertanejo

Folhapress

Modificado em 21/09/2024, 00:48

Juliette precisará de mais do que voz afinada para trilhar carreira musical

(LordBull Filmes)

Entre as marcas da passagem de Juliette Freire pela última edição do Big Brother Brasil estão os momentos em que ela cantou com outros participantes.

A vencedora do programa viralizou "Deus me Proteja", de Chico César, e soltou a voz em "Sozinho", conhecida na voz de Caetano Veloso, além de cantar com o sertanejo Rodolffo, dupla com Israel, que também esteve no BBB.

Com o sucesso da paraibana no programa, o caminho natural era que ela desse início a uma carreira na música. Antes mesmo do EP "Juliette", lançado no streaming nesta quinta (2), ela já cantou em lives de Gilberto Gil, Elba Ramalho e Wesley Safadão, uma indicação do caminho artístico que pretende seguir.

De certa forma, "Juliette" soa exatamente com o que se espera dela. A advogada e maquiadora passeia por canções baseadas no forró, mas que têm um pé na MPB e outro no sertanejo. São baladas, lentas, tudo excessivamente fofo e tecnicamente bem executado, sem espaço para nenhum tipo de surpresas.

Até no jeito de cantar, Juliette soa certinha demais. O tratamento da voz com Auto-Tune --prática comum em praticamente todos os discos lançados hoje em dia--, não é nem tão pesado para soar como artifício sonoro, nem leve o suficiente para passar imperceptível. Isso também contribui para deixar as performances ainda mais sem alma.

O que fornece alguma identidade ao primeiro lançamento musical de Juliette são as letras, repletas de referências à cultura nordestina. Esses símbolos se tornaram a marca dela em sua passagem pelo BBB e depois dela.

Na romântica "Vixe que Gostoso", um quase arrocha com violões, ela só quer ficar de "chameguinho" com o parceiro. Em outra balada romântica, "Diferença Mara", Juliette celebra um romance entre pessoas que não têm tanto a ver, mas possuem uma química rara. "Eu sou do Nordeste, ele é do Sul/ Prefere rap e eu sou mais Gadú/ Ele vem de bicicleta, eu que nunca fui atleta", ela canta.

O EP também está repleto de frases que são populares nas redes sociais, como "já estou com a roupa de ir" e "nunca foi sorte, sempre foi Deus". Em "Sei Lá", guiada por violões quase cristalinos de tão limpos, espécie de mistura de Anavitória com Armandinho, Juliette se vê confusa com uma paixão.

"Benzin" é um xote arrastado cuja melodia lembra uma versão sonolenta de "100 Anos", do Falamansa. Já "Doce", composta pela amiga Anitta --em parceria com Mãozinha e Umberto Tavares, que já assinaram hits de Ludmilla, Luan Santana e da própria Anitta--, é ainda mais açucarada do que o título sugere, em que gritos de "ei!" surgem como suspiros de criatividade perdidos e deslocados em meio à monotonia do EP. "O mel da sua boca é mais doce que o doce de batata doce", Juliette canta.

Há ainda "Bença", escrita pelos paraibanos Dann Costara e Zé Neto --que também assinam "Diferença Mara"--, retomando temas da faixa anterior, conforme ela canta que "rapadura é doce, mas não é mole não". Em meio a arranjos de sanfonas, a cantora diz que vem do sertão, onde o "coco é seco demais", e que "o preconceito eu como com farinha", levando no peito "a oração de mainha".

Quando evoca referências ao Nordeste, Juliette naturalmente se apoia na representatividade que foi determinante para o seu sucesso na TV. Musicalmente, evoca uma tradição mais clássica da música nordestina, fazendo uma versão pasteurizada do forró pé de serra que nada tem a ver com a ideia de modernização e evolução estética sugerida pelas inovações eletrônicas da pisadinha --a música feita no Nordeste que hoje domina as paradas.

Pouco criativo, "Juliette" é um retrato da ex-BBB em sua zona de conforto, em algum ponto morto entre o sentimentalismo exacerbado do brega e a sutileza da MPB mais alinhada à bossa nova. O EP, na verdade, conversa com a faceta mais inofensiva e careta que o pop brasileiro pode oferecer.

Se os cactos --como são conhecidos os fãs da cantora-- tiverem a mesma empolgação para ouvir o EP que tiveram para votar na permanência de Juliette no BBB, não é difícil imaginar que essas músicas figurarão entre as mais ouvidas do país. Se quiser fazer da música uma carreira perene e relevante, contudo, Juliette vai precisar de mais do que alguns compositores de hits e uma voz afinada.

IcMagazine

Gata do Daqui

Juliette lança novo single e já mira o São João

A artista revela que o novo EP surgiu a partir de algumas memórias duas

Modificado em 04/02/2025, 08:43

Juliette lança novo single e já mira o São João

(Gabrÿel Sampäio)

Aos 35 anos, Juliette volta a dedicar seu tempo a música. A cantora e ex-BBB acaba de lançar seu mais novo EP intitulado "Esquenta". "Esse EP é a parte mais legal dos shows, é a parte que eu mais gosto! É a Juliette feliz, leve, sensual e eu acho que nos outros trabalhos eu não fortaleci isso. Acho que esse agora vai ser um negócio mais rua, mais festa, sabe? Mais farra!", explica ela.

O trabalho conta com duas canções: "Boyzinho" e "Quarto Proibido" - uma parceria com o MC GW. A artista revela que o novo EP surgiu a partir de algumas memórias suas. As principais referências, segundo ela, foram as novelas brasileiras, suas trilhas sonoras e personagens icônicos, como Rosa Palmeirão, da novela "Porto dos Milagres", e Capitu, do romance Dom Casmurro.

No ano passado, Juliette fez a primeira edição de sua própria festa junina. Agora, a gata afirma o "São JUão" seguirá com força total em 2025: "Eu quero voltar até antes do São João. Eu acho que, com esse trabalho, a gente vai fazer uns shows mais rua, mais farra, mais festa. E o São João vai ter a segunda versão. Todos os anos eu fiz shows de São João. Ano passado eu fiz o meu São João e esse ano vai ter a segunda etapa do São João com J.U."

IcMagazine

Famosos

Zé Neto e Cristiano voltam aos palcos três meses após anunciar pausa

A dupla sertaneja havia fechado a agenda para cantor focar no tratamento contra depressão e síndrome aguda do pânico

Zé Neto e Cristiano voltam aos palcos três meses após anunciar pausa

(Edu Araújo/AgNews)

Zé Neto e Cristiano estão de volta aos palcos. Três meses após anunciar uma pausa na agenda para Zé Neto iniciar um tratamento contra depressão e síndrome do pânico, os sertanejos subiram ao palco em um evento fechado, na noite desta terça-feira (26), em São Paulo.

Em agosto, os artistas cancelaram shows e outros compromissos já agendados para Zé Neto focar em seu tratamento.

Durante o tratamento, Zé Neto passou por acompanhamento psicológico e psiquiátrico, chegando a passar por alguns intensivões de quatro horas em terapia. Nesse período, decidiu fazer uma redução de shows mensais para 2025.

Segundo a assessoria da dupla, a partir de janeiro, os músicos farão apenas doze shows por mês para ter uma qualidade de vida melhor.

"A gente precisa voltar mais para casa. Não precisamos mais dessa loucura, a gente aprendeu que tem coisas muito mais valiosas e importantes", disse Cristiano.

IcMagazine

Famosos

Banda Pense apresenta novo disco em Goiânia nesta quinta-feira (14)

Grupo mineiro faz show no De Leon Pub, no Setor Sul

Banda Pense apresenta novo disco em Goiânia nesta quinta-feira (14)

(Larrisa Queiroz)

Referência no cenário hardcore a banda Pense desembarca em Goiânia nesta quinta-feira (14) para se apresentar no De Leon Music Pub, no Setor Sul. O grupo mostra canções do seu novo álbum, "Tudo que Temos de Lembrar". Até dezembro, os músicos percorre o país tocando novas músicas e velhos sucessos.

Os ingressos estão a venda por meio do site Bilheteria Digital, com opção de meia entrada social mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.

"É uma satisfação imensa levarmos nossa nova turnê para Goiânia. Poder dividir a nossa música com essa galera tão apaixonada pelo hardcore é uma experiência única. Vai ser incrível", promete o vocalista do grupo mineiro, Ítalo Nonato.

Formada por Nonato, Alexandre Magno (que produziu o novo disco), Daniel Avelar, Judá Ramos e Rapha, a PENSE traz um disco autoral com uma mensagem mais do que especial: acender uma chama em um mar de escuridão. O projeto ainda conta com a edição de Marco Túlio Nonato. Gabriel Zander, responsável por trabalhos para BAD LUV, Sugar Kane, Radical Karma, entre outros, ficou a cargo da mixagem e masterização.

"Essas músicas sintetizam o momento que estamos vivendo, com várias coisas que a gente achou importante registrar e quis transmitir também. Este disco sintetiza a fagulha da ignição e inicia o processo de acender uma chama de novo no meio da escuridão. Ela é uma reflexão sobre tudo o que a gente já passou até aqui e sobre esse renascimento. É um novo momento de redescoberta, de reaprender a andar, e nele a gente tenta amarrar tudo o que a gente precisa lembrar para sair desse túnel, desse lado escuro", finaliza Ítalo.

Sobre a banda

A PENSE foi formada em Belo Horizonte/MG, em 2007 e é conhecida por suas letras intensas e mensagens reflexivas, que abordam temas como luta contra injustiças sociais, autoconhecimento, resistência e motivação pessoal. A banda combina o peso do hardcore com influências de metal, resultando em uma sonoridade agressiva e energética, que atrai fãs de diversas vertentes do rock.

SERVIÇO:

PENSE - Lançamento do álbum "Tudo que Temos de Lembrar"

Bandas convidadas: Sótão e Burning Rage

Data: 14/11/2024 (quinta-feira)

Início do Evento: 20h

Local: De Leon Music Pub (R. 86, 605 - St. Sul, Goiânia - GO)

Classificação: +18

Ingressos: a partir de R$ 50 (2º lote) via Bilheteria Digital

Todos os ingressos estendidos a meia social mediante doação de 1 kg de alimento não perecível

IcMagazine

Famosos

Zeca Pagodinho convida Bruno Mars para conhecer Xerém e beber cerveja

Modificado em 08/11/2024, 12:23

Zeca Pagodinho convida Bruno Mars para conhecer Xerém e beber cerveja

(Divulgação)

Zeca Pagodinho convida pouquíssimos amigos para beber cerveja e conhece o pagode em Xerém, em Duque de Caxias, na baixada fluminense, no Rio. E Bruno Mars pode se sentir agora um desses privilegiados. Nesta quinta-feira (7), o sambista fez um vídeo convidando o cantor.

O pagodeiro começou chamando o cantor de Bruninho no vídeo. "Fala, Bruninho! Depois de ontem, você está oficialmente convidado para o nosso pagode aqui em Xerém. E pode vir tranquilo que tem bastante cerveja", falou o cantor.

Horas antes de sua última apresentação em terras brasileiras, na terça-feira (5), Bruno foi visto em bar um tradicional, tirando fotos com fãs e andando de moto (sem capacete, o que é proibido), em Belo Horizonte. "Alô, Bruno Mars. Vem tomar a saideira em Xerém", escreveu Zeca.

A publicação rapidamente animou os internautas, que comentaram sobre um possível encontro da dupla. "Isso não é um convite, é uma intimação", brincou um fã na rede social. "Ah, mas esses dois juntos vão parar tudo", comentou outro

Homenagem

A passagem do cantor Bruno Mars pelo Brasil rendeu momentos inesquecíveis. E que o diga o vídeo publicado em seu perfil no Instagram nesta quinta-feira (7). O post em que faz homenagem ao Brasil bateu 1 milhão de curtidas em menos de uma hora. A publicação também recebeu mais de 140 mil comentários.

Nas imagens, o artista agradece a receptividade do público após passagem pelo país com shows em cinco cidades. Ele ainda brincou chamando a turnê de 'Bonde do Brunão' e mostrando uma tatuagem fake do Cristo Redentor