IcMagazine

Famosos

"Negando as aparências, disfarçando as evidências": Chitãozinho receberá título de cidadão goiano

Segundo o deputado, autor da proposta, a honraria é justificada pelas "diversas contribuições culturais e econômicas" do artista ao estado de Goiás

Modificado em 25/09/2024, 00:43

Chitãozinho

Chitãozinho (Chitãozinho/Instagram/@chitaozinhooficial)

O cantor sertanejo José Lima Sobrinho, o Chitãozinho, da dupla Chitãozinho & Xororó, vai receber o título de cidadão goiano. A proposta é de autoria do deputado Chico KGL (DEM) e foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), publicada nesta quarta-feira (13), no Diário Oficial do Estado.

O parlamentar justificou a honraria pelas "diversas contribuições culturais e econômicas" do artista ao estado de Goiás.

Polêmica
Recentemente, Chitão também foi escolhido embaixador do projeto "Juntos pelo Araguaia", que visa a recuperação de toda a bacia do Rio Araguaia. O cantor sofre ação do Ministério Público do Estado de Goiás por degradação e supressão de vegetação na Fazenda Galopeira, sua propriedade em Mozarlândia, na bacia do Rio Araguaia.

Ele disse que determinou que todas as providências fossem tomadas assim que soube do fato. O caso ocorreu em uma fiscalização da então Secretaria de Estado de Meio e Recursos Hídricos (Semarh), hoje Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em 2014 e se tornou ação civil do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO).

IcMagazine

Famosos

Popó e Rubinho Barrichello recebem título de cidadania goiana

Leis que concedem as homenagens foram sancionadas pelo governador Ronaldo Caiado

Modificado em 17/09/2024, 15:48

Popó e Rubinho Barrichello recebem título de cidadania goiana

(Reprodução Site Popó/Reprodução Site Rubens Barrichello)

Foram sancionadas pelo governador Ronaldo Caiado (UB), as leis estaduais que concedem aos esportistas Acelino Freitas, o Popó, e Rubens Barrichello, o Rubinho, títulos de cidadania goiana.

Na Lei Estadual nº 22.467, que homenageia o pugilista baiano Popó, o deputado Talles Barreto (UB), autor do projeto de lei original, justifica que o pugilista esteve em Goiás por diversas vezes, ministrando aulas de boxe, fomentando o esporte, compartilhando suas experiências com os goianos e apoiando projetos sociais, motivos que o incentivaram a montar, inclusive, uma academia em Goiânia.

De acordo com o parlamentar, a homenagem se deve em razão da sua brilhante trajetória e credibilidade conquistadas.

Já na Lei Estadual nº 22.462, que homenageia o piloto paulista Rubens Barrichello, o autor da matéria, deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade), pontua que a homenagem se deve à história de atuação, luta e representatividade de Barrichello no ramo do automobilismo brasileiro e mundial.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de Popó e aguarda retorno. A reportagem não conseguiu contatar a assessoria de Rubens Barrichello.

IcMagazine

Famosos

Chitãozinho & Xororó faz show neste sábado em Goiânia

Modificado em 19/09/2024, 01:14

Chitãozinho & Xororó faz show neste sábado em Goiânia

(Divulgação)

Lendas vivas da música brasileira, Chitãozinho e Xororó percorrem o País com a turnê especial de 50 anos de carreira. Em Goiânia, a dupla faze show neste sábado (9), no Arena Multiplace.

Nesses 50 anos, a dupla vendeu mais de 40 milhões de discos, ganhou cinco Grammys Latinos, rodou o mundo e o mais importante, entrou nos lares e nas trilhas sonoras de milhares de brasileiros. Não há evidência maior de que o duo fez escola no sertanejo raiz.

"Ao longo das décadas, a música sertaneja se tornou ainda mais democrática, para todo mundo, para quem prefere raiz, para quem gosta de universitário, de sofrência", conta Xororó.

Se hoje a música caminha na direção do streaming, há 50 anos o sertanejo sobrevivia das rádios, programas de auditório e dos LPs. "O mais importante é que tudo isso abre portas para muitos artistas talentosos e tem espaço para todo mundo", completa.

No show deste sábado, Chitãozinho e Xororó criam um espetáculo musical ao cantar a história por trás de tantas canções conhecidas e amadas pelo público. Não faltarão sucessos como Tempestade, Página de Amigos, Fio de Cabelo, No Rancho Fundo, Saudade da Minha Terra, Nuvem de Lágrimas, Confidências e 60 Dias Apaixonados.

O show, que já passou por diversas cidades, como Brasília (DF), Palmas (TO) e São Paulo (SP), ainda terá painéis de led e uma linha cronológica sobre a carreira dos irmãos José e Durval.

A dupla tem acompanhado as transformações da música e sempre se renova. O videoclipe da canção Chuva, por exemplo, a última aposta dos artistas, se tornou um dos dez mais assistidos do canal dos sertanejos no YouTube. Pouco mais de três meses após o lançamento, o vídeo superou a marca de 5 milhões de visualizações. A canção é uma homenagem aos agricultores.

Goianidade

Naturais de Astorga, interior do Paraná, a dupla sempre teve uma relação de carinho com Goiás. Não foram poucas as vezes em que Chitãozinho e Xororó se apresentaram no Estado. "Falou em música sertaneja logo já vem Goiás na cabeça. Artistas importantes, produtores, projetos muito especiais nasceram aí, trabalham aí ainda e levam o sertanejo para todo o Brasil e o mundo, ultrapassando as fronteiras de Goiás", diz Xororó.

A relação dos dois com Goiás é antiga e vai muito além dos palcos. Nomeado "embaixador do Rio Araguaia" pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), Chitãozinho mantém a fazenda Galopeira em Mozarlândia, a 302 km de Goiânia. "Tenho um carinho muito grande! Sempre que eu posso estou em Goiás, na fazenda com amigos, com a família", destaca o cantor.

IcMagazine

Famosos

'Som Brasil' reúne Chitãozinho e Xororó e Milton Nascimento

Modificado em 19/09/2024, 01:25

'Som Brasil' reúne Chitãozinho e Xororó e Milton Nascimento

(Fábio Rocha/Globo)

O "Som Brasil" promove um encontro há muito esperado pela dupla Chitãozinho e Xororó e Milton Nascimento. Aos 50 anos de carreira de CHeX e aos 60 de Milton Nascimento, revelam o lançamento de um projeto juntos: o EP "Outros Cantos". O álbum foi gravado remotamente durante a pandemia, com cada artista em sua casa, e essa é a primeira vez que se reúnem pós-produção para falarem sobre o assunto. A conversa vai ao ar nesta quarta-feira (15), após Todas as Flores.

Nas sete faixas que compõem o álbum, a dupla canta sucessos do cantor mineiro e vice-versa. Será possível, então, ouvir Milton cantando sertanejo: umas das músicas mais famosas da dupla, "Evidências"; e uma de suas músicas mais populares, "Cio da Terra".

"Quando ouvi Evidências na voz do Milton o meu queixo caiu, acho que a roupagem da música caiu perfeitamente para a voz dele", comemora Xororó. As versões são apresentadas com exclusividade no "Som Brasil" antes de estarem disponíveis nas plataformas de áudio.

O programa, produzido pela mesma equipe do "Conversa com Bial", contempla os musicais inéditos e uma entrevista conduzida por Pedro Bial. Junto com Augusto Nascimento, filho de Milton, eles compartilham histórias nunca contadas, tanto pessoais quanto das carreiras, que passeia por diversos momentos em que os três dividiram os palcos ou a tela da TV. Exploram também as influências musicais que um exerce sobre o outro, o surgimento da ideia de "Encantos", e o convite a Milton.

A dupla não esconde ter o ex-integrante do Clube da Esquina como ídolo, e a alegria em realizar um projeto com ele: "Ele é uma entidade, é a história da música brasileira, e a gente teve esse privilégio de conhecê-lo mais de perto", destaca Xororó.

"Quando ele começa a cantar a gente fica prestando atenção, é muito especial", acrescenta Chitãozinho. Milton também mostra sua admiração por eles: "Não é apenas sobre soltar voz, mas sobre o coração. São muito Brasil".

Os convidados trazem também suas abordagens acerca do sertão, tema em que eles se interseccionam. CHeX lembra trabalhos de Milton que têm essa referência. "Quando a gente ouve "Morro Velho", temos a certeza de que o Milton realmente tem o sertão em si", comenta Xororó.

Para Chitãozinho, é justamente "Cio da Terra" que carrega esse significado: "Senti que Milton é sertanejo com essa música. É um sentimento de sertanejo de verdade".

Outras canções presentes em "Outros Cantos", apresentadas no programa, são "Bailes da Vida" e "Seu Bento e Dona Linda".

O conceito da abertura do especial explora a memória afetiva brasileira, preenchendo a tela com fotos antigas dos cantores e elementos da natureza, como o céu e a terra, que levam a um mergulho no Brasil profundo.

O "Som Brasil" com Chitãozinho e Xororó e Milton Nascimento tem apresentação de Pedro Bial, direção artística de Monica Almeida, direção geral de Gian Carlo Bellotti, direção de Dudu Levy, redação de Micheline Alves e Paulo Mario Martins, e produção de Anelise Franco. A direção de gênero é de Mariano Boni.

IcMagazine

Famosos

EP póstumo de Cristiano Araújo será lançado nesta sexta (11)

Modificado em 19/09/2024, 01:04

EP póstumo de Cristiano Araújo será lançado nesta sexta (11)

(Divulgacao)

Estrategicamente programado para ser lançado nesta sexta-feira (11), especialmente para o Dia dos Pais deste ano, o EP Meu pai, João Reis dá sequência aos lançamentos dos trabalhos póstumos do acervo do cantor Cristiano Araújo (24 de janeiro de 1986 -- 24 de junho de 2015). O sertanejo morreu há oito anos em um acidente de carro.

Com quatro músicas, o EP póstumo tem como foco a única faixa inédita do lote de fonogramas do disco, Sorriso bonito, música lançada pela dupla Zezé Di Camargo & Luciano em álbum de 1996. Cristiano Araújo deixou gravada a voz nesta composição de autoria de Zezé em parceria com Bruno e Felipe.

Curiosamente, outra música do mesmo álbum editado por Zezé Di Camargo & Luciano em 1996, Não tenha dúvida, já tinha gerado dueto póstumo entre Cristiano e João.

Ainda integram o novo projeto, batizado com o nome do pai do artista, as faixas Por que e Tempo ao tempo.