IcMagazine

Famosos

EP póstumo de Cristiano Araújo será lançado nesta sexta (11)

Modificado em 19/09/2024, 01:04

EP póstumo de Cristiano Araújo será lançado nesta sexta (11)

(Divulgacao)

Estrategicamente programado para ser lançado nesta sexta-feira (11), especialmente para o Dia dos Pais deste ano, o EP Meu pai, João Reis dá sequência aos lançamentos dos trabalhos póstumos do acervo do cantor Cristiano Araújo (24 de janeiro de 1986 -- 24 de junho de 2015). O sertanejo morreu há oito anos em um acidente de carro.

Com quatro músicas, o EP póstumo tem como foco a única faixa inédita do lote de fonogramas do disco, Sorriso bonito, música lançada pela dupla Zezé Di Camargo & Luciano em álbum de 1996. Cristiano Araújo deixou gravada a voz nesta composição de autoria de Zezé em parceria com Bruno e Felipe.

Curiosamente, outra música do mesmo álbum editado por Zezé Di Camargo & Luciano em 1996, Não tenha dúvida, já tinha gerado dueto póstumo entre Cristiano e João.

Ainda integram o novo projeto, batizado com o nome do pai do artista, as faixas Por que e Tempo ao tempo.

IcMagazine

Famosos

Chitãozinho & Xororó faz show neste sábado em Goiânia

Modificado em 19/09/2024, 01:14

Chitãozinho & Xororó faz show neste sábado em Goiânia

(Divulgação)

Lendas vivas da música brasileira, Chitãozinho e Xororó percorrem o País com a turnê especial de 50 anos de carreira. Em Goiânia, a dupla faze show neste sábado (9), no Arena Multiplace.

Nesses 50 anos, a dupla vendeu mais de 40 milhões de discos, ganhou cinco Grammys Latinos, rodou o mundo e o mais importante, entrou nos lares e nas trilhas sonoras de milhares de brasileiros. Não há evidência maior de que o duo fez escola no sertanejo raiz.

"Ao longo das décadas, a música sertaneja se tornou ainda mais democrática, para todo mundo, para quem prefere raiz, para quem gosta de universitário, de sofrência", conta Xororó.

Se hoje a música caminha na direção do streaming, há 50 anos o sertanejo sobrevivia das rádios, programas de auditório e dos LPs. "O mais importante é que tudo isso abre portas para muitos artistas talentosos e tem espaço para todo mundo", completa.

No show deste sábado, Chitãozinho e Xororó criam um espetáculo musical ao cantar a história por trás de tantas canções conhecidas e amadas pelo público. Não faltarão sucessos como Tempestade, Página de Amigos, Fio de Cabelo, No Rancho Fundo, Saudade da Minha Terra, Nuvem de Lágrimas, Confidências e 60 Dias Apaixonados.

O show, que já passou por diversas cidades, como Brasília (DF), Palmas (TO) e São Paulo (SP), ainda terá painéis de led e uma linha cronológica sobre a carreira dos irmãos José e Durval.

A dupla tem acompanhado as transformações da música e sempre se renova. O videoclipe da canção Chuva, por exemplo, a última aposta dos artistas, se tornou um dos dez mais assistidos do canal dos sertanejos no YouTube. Pouco mais de três meses após o lançamento, o vídeo superou a marca de 5 milhões de visualizações. A canção é uma homenagem aos agricultores.

Goianidade

Naturais de Astorga, interior do Paraná, a dupla sempre teve uma relação de carinho com Goiás. Não foram poucas as vezes em que Chitãozinho e Xororó se apresentaram no Estado. "Falou em música sertaneja logo já vem Goiás na cabeça. Artistas importantes, produtores, projetos muito especiais nasceram aí, trabalham aí ainda e levam o sertanejo para todo o Brasil e o mundo, ultrapassando as fronteiras de Goiás", diz Xororó.

A relação dos dois com Goiás é antiga e vai muito além dos palcos. Nomeado "embaixador do Rio Araguaia" pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), Chitãozinho mantém a fazenda Galopeira em Mozarlândia, a 302 km de Goiânia. "Tenho um carinho muito grande! Sempre que eu posso estou em Goiás, na fazenda com amigos, com a família", destaca o cantor.

IcMagazine

Famosos

'Som Brasil' reúne Chitãozinho e Xororó e Milton Nascimento

Modificado em 19/09/2024, 01:25

'Som Brasil' reúne Chitãozinho e Xororó e Milton Nascimento

(Fábio Rocha/Globo)

O "Som Brasil" promove um encontro há muito esperado pela dupla Chitãozinho e Xororó e Milton Nascimento. Aos 50 anos de carreira de CHeX e aos 60 de Milton Nascimento, revelam o lançamento de um projeto juntos: o EP "Outros Cantos". O álbum foi gravado remotamente durante a pandemia, com cada artista em sua casa, e essa é a primeira vez que se reúnem pós-produção para falarem sobre o assunto. A conversa vai ao ar nesta quarta-feira (15), após Todas as Flores.

Nas sete faixas que compõem o álbum, a dupla canta sucessos do cantor mineiro e vice-versa. Será possível, então, ouvir Milton cantando sertanejo: umas das músicas mais famosas da dupla, "Evidências"; e uma de suas músicas mais populares, "Cio da Terra".

"Quando ouvi Evidências na voz do Milton o meu queixo caiu, acho que a roupagem da música caiu perfeitamente para a voz dele", comemora Xororó. As versões são apresentadas com exclusividade no "Som Brasil" antes de estarem disponíveis nas plataformas de áudio.

O programa, produzido pela mesma equipe do "Conversa com Bial", contempla os musicais inéditos e uma entrevista conduzida por Pedro Bial. Junto com Augusto Nascimento, filho de Milton, eles compartilham histórias nunca contadas, tanto pessoais quanto das carreiras, que passeia por diversos momentos em que os três dividiram os palcos ou a tela da TV. Exploram também as influências musicais que um exerce sobre o outro, o surgimento da ideia de "Encantos", e o convite a Milton.

A dupla não esconde ter o ex-integrante do Clube da Esquina como ídolo, e a alegria em realizar um projeto com ele: "Ele é uma entidade, é a história da música brasileira, e a gente teve esse privilégio de conhecê-lo mais de perto", destaca Xororó.

"Quando ele começa a cantar a gente fica prestando atenção, é muito especial", acrescenta Chitãozinho. Milton também mostra sua admiração por eles: "Não é apenas sobre soltar voz, mas sobre o coração. São muito Brasil".

Os convidados trazem também suas abordagens acerca do sertão, tema em que eles se interseccionam. CHeX lembra trabalhos de Milton que têm essa referência. "Quando a gente ouve "Morro Velho", temos a certeza de que o Milton realmente tem o sertão em si", comenta Xororó.

Para Chitãozinho, é justamente "Cio da Terra" que carrega esse significado: "Senti que Milton é sertanejo com essa música. É um sentimento de sertanejo de verdade".

Outras canções presentes em "Outros Cantos", apresentadas no programa, são "Bailes da Vida" e "Seu Bento e Dona Linda".

O conceito da abertura do especial explora a memória afetiva brasileira, preenchendo a tela com fotos antigas dos cantores e elementos da natureza, como o céu e a terra, que levam a um mergulho no Brasil profundo.

O "Som Brasil" com Chitãozinho e Xororó e Milton Nascimento tem apresentação de Pedro Bial, direção artística de Monica Almeida, direção geral de Gian Carlo Bellotti, direção de Dudu Levy, redação de Micheline Alves e Paulo Mario Martins, e produção de Anelise Franco. A direção de gênero é de Mariano Boni.

IcMagazine

Famosos

Justiça nega recurso a Facebook no caso Cristiano Araújo e determina remoção de imagens de corpo

Empresa alegou que não poderia cumprir a sentença por não responder pelo WhatsApp no Brasil, mas o juiz entendeu na decisão que o Facebook é dono da rede social

Modificado em 19/09/2024, 00:22

Cristiano Araújo e a namorada morreram em um acidente de carro em junho de 2015

Cristiano Araújo e a namorada morreram em um acidente de carro em junho de 2015 (Divulgação)

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ--GO) negou o recurso do Facebook e determinou que as fotos do corpo do cantor Cristiano Araújo, que morreu em um acidente de carro em junho de 2015, sejam removidas das redes sociais. O processo corre desde setembro de 2016 e, no último recurso, a empresa alegou que não poderia cumprir a sentença por não responder pelo WhatsApp no Brasil.

O processo foi aberto pela família do sertanejo e pede o bloqueio de compartilhamentos, novos envios e a remoção das fotos de todas as redes sociais administradas pela Facebook Serviços Online Brasil LTDA. O Daqui tentou localizar a defesa da empresa para solicitar uma posicionamento sobre a decisão, mas não obteve sucesso até a última atualização desta matéria.

No último acórdão do processo, o relator Luiz Eduardo de Sousa e as desembargadoras Amélia Martins de Araújo e Maria das Graças Carneiro votaram contra o recurso do Facebook. "A alegação não prospera visto ser fato público e notório a aquisição da empresa WhatsApp pela empresa Facebook, passando o referido aplicativo a pertencer ao mesmo grupo econômico", escreveram.

O vínculo entre a empresa e a rede sociais também foi destacado pelo advogado Rafael Maciel, que representa o pai do artista na ação, João Reis de Araújo. "A sentença atribuiu correta responsabilidade técnica, indo ao encontro da jurisprudência dos tribunais pátrios, que entenderam como fato notório que o Facebook promoveu a compra do WhatsApp", afirma.

No documento, o relator ainda afirma que a empresa alegou que a sentença contraria o art. 19, § 1º da Lei 12.965/14, que trata sobre a dificuldade de se localizar o material. "Embora o universal resource locator (URL) configure identificador preciso do conteúdo disponibilizado em sites na internet, não é necessariamente a única maneira de sua localização", finaliza.

Relembre

O cantor Cristiano Araújo, de 29 anos, e a namorada Allana Morais, de 19 anos, morreram no dia 24 de junho de 2015 quando eles retornavam para Goiânia de um show realizado em Itumbiara, a 239 km de Goiânia. O carro que eles estavam capotou após um pneu estourar. Segundo o desembargador Itaney Francisco Campos, o motorista estava acima da velocidade permitida na via, a 179 km/h, e, por isso, agiu de forma "imprudente, negligente e imperita".

IcMagazine

Famosos

Música póstuma de Cristiano Araújo é lançada com Jorge e Mateus

Cantor completaria 37 anos nesta terça-feira (24)

Modificado em 19/09/2024, 00:09

Música póstuma de Cristiano Araújo é lançada com Jorge e Mateus

O cantor sertanejo Cristiano Araújo estaria completando 37 anos nesta terça-feira (24). Como forma de homenagem, em gravação póstuma que chega ao mundo em um single editado, a música "Tempo ao Tempo" foi regravada na voz do cantor falecido juntamente com Jorge & Mateus.

Um videoclipe com imagens dos bastidores de gravação já está disponível através do canal do Youtube do artista. A canção é uma regravação do álbum "Aí Já Era..." (2010), de Jorge e Mateus, um dos maiores sucessos da dupla.

O cantor Cristiano Araújo faleceu aos 29 anos em um acidente de carro com a namorada, Allana Coelho Pinto de Moraes, de 19 anos, em Goiás, no dia 24 de junho de 2015. O veículo deles saiu da pista e capotou. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

A música dá continuidade ao projeto de homenagens ao legado de Cristiano Araújo, que contará ainda com outras participações especiais e possui previsão de lançamento para este ano.

No twitter do cantor, a assessoria comemorou o lannçamento. "O feat do nosso eterno@cristianoaraujo, com a dupla@jorgeemateus, já está disponível em todas as plataformas de áudio. Clique no link e ouça #TempoAoTempo na sua plataforma preferida", escreveram.

LANÇOU!

O feat do nosso eterno @cristianoaraujo , com a dupla @jorgeemateus , já está disponível em todas as plataformas de áudio. Clique no link e ouça #TempoAoTempo na sua plataforma preferida! https://t.co/78M05yI7oJ#CristianoAraujo #CentralCristianoAraujo pic.twitter.com/skgTpYSco5 --- Cristiano Araújo (@CristianoAraujo) January 24, 2023

Vale lembrar que o single inédito de "Tempo ao Tempo" não se trata do primeiro projeto póstumo de Cristiano Araújo. Em novembro de 2022, a Som Livre disponibilizou a canção "Por Que".

O cantor continua entre os artistas mais ouvidos do País. Ele soma mais de 1,7 bilhão de visualizações no YouTube e 2,5 milhões de ouvintes mensais em plataformas de áudio.

Homenagens

O cantor Felipe Araújo fez uma homenagem comovente para o irmão, o cantor Cristiano Araújo em suas redes sociais. "Hoje é o aniversário dos meus dois irmãos mais velhos. Meus gêmeos favoritos no mundo. Eu sou completamente apaixonado por vocês @cristianoaraujo s @aanaaraujo26. Agradeço a Deus todos os dias por ter vocês em minha vida e independente de qualquer coisa, vocês estarão comigo pra sempre. Como eu queria que você estivesse aqui, Cris, pra comemorar essa data com um churrasco e frango caipira com pequi, do jeito que você tanto amava', escreveu.