Geral

Acidente em Senador Canedo foi "risco assumido", acredita técnico de companhia

Para servidor da Sanesc, reservatório que caiu era próximo demais de residências. Queda destruiu casas, deixou adolescente ferido e interrompeu abastecimento

Modificado em 21/09/2024, 00:46

Estrutura que desabou em Senador Canedo: moradora diz que de vez em quando ouvia estalos de caixa

Estrutura que desabou em Senador Canedo: moradora diz que de vez em quando ouvia estalos de caixa (Diomício Gomes/O Popular)

O desabamento de um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros de água em Senador Canedo que destruiu seis casas e deixou um adolescente gravemente ferido nesta quinta-feira (8) foi "um risco assumido". É o que afirma um técnico da Agência Municipal de Saneamento (Sanesc).

Sem se identificar, o servidor que faz parte da equipe de engenharia diz que, dada a característica da estrutura, a construção tão próxima de residências causa estranhamento. A estrutura foi construída em 2016 e teve as operações iniciadas em 2019.

Pelo registro de uma câmera de segurança, o acidente aconteceu às 9h50. O reservatório de água instalado na Praça Bom Jesus, entre a Rua Cloves Bertoldo de Souza e a Avenida Presidente Roosevelt era do tipo caixa d'água cilíndrica apoiada de fundo reto.

O modelo é indicado para abastecimento urbano e considerado seguro. Na parte interna, a de Senador Canedo era dividida em níveis superior e inferior. Uma hipótese que surgiu logo após o acidente foi de que o reservatório estaria com a parte de baixo vazia e a seção de cima cheia, podendo ser este um dos motivos do colapso.

A possibilidade é vista como "improvável" pelo diretor operacional da Sanesc, Arthur Moreira. "Nós temos uma equipe que passa todos os dias em todos os reservatórios da cidade averiguando exatamente isso, como estão as partes alta e a baixa, quando é bipartite como aqui", diz o diretor, que acrescenta: "Sem uma análise técnica sobre soldagem e qualidade do material é difícil afirmar o que aconteceu".

A vida útil de reservatórios do mesmo tipo vai de 15 a 20 anos, sendo que após esse período é possível fazer um reforço estrutural para manter o reservatório em funcionamento.

O custo médio é de R$ 500 mil. Apesar de o nome da empresa responsável pela construção ser questionado, a Sanesc decidiu não informar, porque, segundo a Agência de Saneamento, ainda está analisando os documentos. A obra foi feita por uma empresa privada de construção civil como contrapartida para garantir o abastecimento de um condomínio no município, esse também sem nome divulgado.

O presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, diz que é cedo para apontar as razões do colapso da estrutura. Cainã afirma que no Plano Municipal de Saneamento a caixa d'água não foi considerada irregular, nem pela estrutura e nem pela localização.

O presidente diz, porém, que será necessário analisar os projetos. "Será necessário ver todas as documentações e projetos, as viabilidades, ver as questões de licenciamento para entender porque este reservatório foi construído aqui", pontua ao ser perguntado se o local era o mais apropriado. No total, 15 bairros eram atendidos pela estrutura.

Risco

Técnico da Sanesc que não quis ser identificado diz que, apesar de não existir proibição técnica para a construção tão próxima de residência, o ideal seria que fosse mais afastada. "Nos cursos de engenharia nós vemos repetidas vezes sobre o conceito de 'risco assumido'. É o tipo de coisa que pode acontecer, mesmo sendo improvável", afirma o técnico, que considera: "Foi um risco assumido".

No momento do colapso, o reservatório tinha 600 mil litros de água. A queda atingiu seis casas, destruindo uma por completo e atingindo as estruturas das demais de forma parcial.

Moradores relatam momentos de terror e prejuízos

O reservatório nunca foi preocupação para Terezinha Aparecida de Matos, de 69 anos, que há 15 vive no bairro. Ontem (8), porém, Terezinha foi surpreendida com o som da queda, que na sequência se transformou em uma pilha de escombros invadindo sua casa. A residência de Terezinha fica em frente à caixa d'água que desabou e do lado da residência de Yuri Louredo Giuliani, adolescente de 18 anos que ficou gravemente ferido e teve a moradia completamente destruída.
<br />

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Yuri dormia no momento do acidente. A casa dele foi atingida pela tampa do reservatório e por todo o fluxo de água. Após ser retirado dos escombros, ele foi encaminhado para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Na atualização da noite desta quinta Yuri seguia em estado grave, mas não corria riscos de vida.

"Um menino muito bom", diz Terezinha sobre Yuri. Andando sobre a lama que invadiu a casa, entre móveis caídos e vários deles destruídos, a aposentada conta que no momento só conseguiu pensar na bisneta, que mora na casa da frente. "Eu cheguei de viagem na segunda-feira, tinha arrumado toda a casa e agora está assim", se queixou apontando a destruição que derrubou a parede que dividia a casa com a de Yuri.

Maria José dos Santos, de 58 anos, que mora e tem um comércio no bairro, conta que ela e alguns vizinhos tinham medo de que a estrutura pudesse cair. "Não tinha uma pessoa que passasse aqui que não dizia: 'gente essa caixa não é certa'. Ela estalava de vez em quando", lembra Maria. A casa da comerciante foi invadida por lama, mas o maior prejuízo foi em sua loja de roupas e produtos cosméticos. "Não dá para saber quanto tivemos de prejuízo, porque não deu para entrar lá ainda", relata.

O prefeito Fernando Pellozo (PSD) visitou as casas e disse que a prefeitura irá assumir os prejuízos. "Se necessário nós utilizaremos novos recursos imediatamente, se preciso com declaração de emergência."

( Luiz Phillipe Araújo é estagiário do GJC em convênio com a UFG )

Geral

Cliente é espancado até a morte ao tentar defender dono de distribuidora de bebidas de agressão; vídeo

Suspeitos tiveram prisão convertida em preventiva, segundo a Polícia Militar (PM)

Homem de 40 anos jogando latinha em comerciante, em Senador Canedo (Divulgação/Polícia Militar (PM))

Homem de 40 anos jogando latinha em comerciante, em Senador Canedo (Divulgação/Polícia Militar (PM))

Um homem de 37 anos foi espancado até a morte ao tentar defender o dono de uma distribuidora de bebidas, em Senador Canedo, na região metropolitana da capital. Segundo a Polícia Militar de Goiás (PMGO), dois irmãos de 40 e 23 anos foram presos preventivamente suspeitos de envolvimento no espancamento.

Conforme o delegado Adriano Jaime Carneiro, a briga começou porque o dono de uma distribuidora cobrou o pagamento de bebidas ingeridas para um dos irmãos e a vítima, um cliente do bar que observava a situação, foi atrás dos suspeitos e acabou morto.

O POPULAR entrou em contato com a defesa dos suspeitos, que não quis se pronunciar até a última atualização desta reportagem.

🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

Segundo a PM, o caso aconteceu na madrugada deste sábado (15). O dono de uma distribuidora cobrou um dos irmãos para fazer o pagamento das bebidas ingeridas, e o homem de 40 anos jogou a latinha no dono do comércio. Em contrapartida, o comerciante lançou a maquininha de cartão no suspeito. Após o ocorrido, eles resolveram ir para outra distribuidora, segundo o delegado Adriano Jaime.

Parece que o rapaz não gostou de ter sido cobrado. Outras pessoas, entre elas a vítima que estava nessa distribuidora, começaram a se desentender. Ele (a vítima) estava defendendo o dono da distribuidora", contou o delegado.

Homens suspeitos de agredir adolescente até a morte são presos em Anápolis
Adolescente mata jovem a facadas durante briga em Caldas Novas, diz polícia; vídeo
Avós, filha e neto que morreram após carro cair em córrego viajavam para batizado, diz deputado
Em relato ao delegado, os suspeitos e outras duas pessoas foram para outra distribuidora, já a vítima de 37 anos, observando a situação, resolveu ir atrás dos suspeitos acompanhado de outras duas pessoas. "Eles pegaram o carro e foram até essa distribuidora para tirar a satisfação. No relato, falou que a vítima desceu do veículo com um facão, o rapaz que estava com ele com uma faca e um desceu sem arma", informou o delegado.

Os suspeitos pegaram pedaço de pau para se defender. "Os dois irmãos pegaram dois pedaços de madeira que acharam lá e foram se defender. Eles alegam que a vítima deu um golpe de facão em um dos autores, e um deles deu uma paulada na cabeça dele. Parece que a vítima caiu desacordada", afirmou o delegado.

Apesar da vítima já no chão, o delegado ainda disse que eles continuaram com as pauladas e o homem acabou morrendo no local.

A princípio, se eles tivessem cessado a agressão naquele momento em que (o homem) caiu desacordado, poderia ser configurada uma legítima defesa. Mas acredito que não vai ser configurado, estou indo atrás de filmagens e mais testemunhas, mas o que tudo indica é que eles excederam a legítima defesa. Hora em que ele caiu desacordado, os autores não corriam mais risco nenhum. Segundo as testemunhas, eles continuaram agredindo a vítima", segundo delegado.

Após o ocorrido, a PM divulgou que os suspeitos foram localizados na GO-010, em Senador Canedo, na companhia de mais dois homens que também prestaram depoimento.

Os dois autores foram presos em flagrante por homicídio qualificado por motivo fútil e por traição, emboscada e outros recursos que impossibilitaram a vítima de se defender, explicou Adriano Jaime. "Agora as investigações seguem para apurar melhor os fatos", afirmou o delegado.

Geral

Jovem cai de ponte durante foto, e é salva pelo cadarço do namorado

Mulher caiu de uma ponte ao tentar tirar uma foto no local

Namorado amarrou cadarço no braço da companheira logo após queda

Namorado amarrou cadarço no braço da companheira logo após queda (Reprodução/g1)

Uma mulher de 27 anos caiu de uma ponte em um rio do município de Araquari, no norte de Santa Catarina, ao tentar tirar uma foto no local, na última quarta-feira (25). Ela estava com o namorado, que conseguiu improvisar um cordão com um cadarço para que ela se segurasse até a chegada do resgate, conforme informado pelo Corpo de Bombeiros.

Jovem caiu de ponte de ferro, por onde passa um trilho de trem acima do rio Paraty, a cerca de cinco metros da água, quando tentava tirar uma foto com o namorado. As informações foram divulgadas em nota pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que também informou que a mulher estava "consciente e orientada" quando a equipe de resgate chegou ao local.

Bombeiros confirmam quatro mortes por queda de ponte entre MA e TO
Vereador flagra exato momento em que asfalto racha e ponte desaba entre o Tocantins e o Maranhão

Namorado amarrou cadarço no braço da companheira logo após queda. A jovem, segundo a equipe de resgate, "conseguiu se segurar no pilar da ponte, onde seu companheiro fez uma corda improvisada com cadarço dos tênis e amarrou em seu braço, evitando que afundasse ou fosse levada pela correnteza" até a chegada dos bombeiros.

Equipe de resgate teve dificuldade para alcançar vítima. Ao atenderem a ocorrência e localizarem onde a jovem estava, os bombeiros perceberam que as viaturas não chegariam ao local pelos trilhos da ponte e solicitaram apoio aéreo, que "não estava disponível", ainda segundo o órgão. Então, um dos bombeiros, chefe do socorro, correu por um percurso de cerca de 3 km pela ponte "para chegar mais rápido" até a o local do resgate.

"Encontrada a localização, foi percebido que as viaturas não chegariam até o local (...), motivo pelo qual foi solicitado apoio aéreo, porém o recurso não estava disponível. Diante da situação, a guarnição solicitou apoio aos bombeiros voluntários de Araquari para que fossem com sua embarcação, porém devido ao difícil acesso, não conseguiram chegar no local. As guarnições do ASU [Auto Socorro de Urgência] e AR [Auto Resgate] realizaram o percurso correndo com o material e o chefe de socorro foi na frente para chegar mais rápido", disse o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina em nota.

Vídeo registrou momento em que mulher foi resgatada. Na gravação, ela, que não teve a identidade divulgada, aparece acordada, com o auxílio de uma boia, sendo carregada em direção à margem do rio por um bombeiro.

Jovem apresentou ferimentos, mas foi resgatada com "sinais vitais estáveis", ainda segundo Corpo de Bombeiros. O órgão afirmou que, logo após o resgate, foi realizado um atendimento pré-hospitalar na jovem, que "estava estável, apresentando escoriações no membro superior esquerdo e membro inferior direito, locais que ficaram em contato com a estrutura de concreto da ponte".

Ela teria afirmado aos socorristas que ingeriu água quando caiu, "mas que estava se sentindo bem, apenas nervosa, com medo e dolorida". Ela então foi transportada ao Pronto Atendimento de Araquari "para avaliação médica e tratamento devido ao contato com a ferragem contaminada da ponte e água suja do rio", concluiu o Corpo de Bombeiros em nota.

Geral

Projeto itinerante ensina importância da reciclagem usando realidade virtual, jogos e teatro

Objetivo é abordar o tema de maneira atrativa para todos os alunos

Modificado em 13/12/2024, 14:30

Projeto realiza atividades lúdicas que ensinam a importância da reciclagem, como oficinas de teatro, jogos interativos, realidade virtual e peça teatral (Divulgação/Bacuri Comunicação)

Projeto realiza atividades lúdicas que ensinam a importância da reciclagem, como oficinas de teatro, jogos interativos, realidade virtual e peça teatral (Divulgação/Bacuri Comunicação)

A cidade de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, recebe o Caminhão Reciclagem -- Cultura e Sustentabilidade, projeto itinerante que utiliza recursos tecnológicos e lúdicos para conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de reciclar.

O projeto começou no último dia 5 e passou por sete escolas públicas e tem o objetivo de impactar 2,7 mil estudantes. A última a ser visitada será a Escola Municipal Maria José Cândido, nesta sexta-feira (13).

O diretor da NTICS Projetos, Abílio Martins, disse que o grande objetivo do projeto é melhorar a vida de todos do planeta. O caminhão leva para escolas da rede pública diversas atividades lúdicas que ensinam a importância da reciclagem, como oficinas de teatro, jogos interativos, realidade virtual e peça teatral, trazendo o tema da sustentabilidade.

Embora esse projeto possa acontecer em qualquer lugar do país, a Jaepel Papeis e Embalagens tem sempre a preocupação de provocar o impacto positivo nos locais onde ela está inserida, por isso Senador Canedo sempre está entre as cidades beneficiadas", disse.

Ana Carolina Xavier, CEO e Diretora de Inovação e ESG da NTICS, relata que este projeto está alinhado a práticas globais de sustentabilidade, no qual eles reúnem vários recursos lúdicos e culturais a favor da educação, com objetivo de transformar a experiência de aprendizado em algo atrativo para os alunos das escolas.

Projeto está alinhado a práticas globais de sustentabilidade, com objetivo de transformar a experiência de aprendizado em algo atrativo para os alunos das escolas (Divulgação/Bacuri Comunicação)

Projeto está alinhado a práticas globais de sustentabilidade, com objetivo de transformar a experiência de aprendizado em algo atrativo para os alunos das escolas (Divulgação/Bacuri Comunicação)

Geral

Nova avenida construída em Senador Canedo facilita acesso ao Distrito Agroindustrial

Essa é uma das melhorias de infraestrutura feitas na cidade, considerada o município que mais cresce no Brasil segundo o último Censo.

Nova avenida construída em Senador Canedo facilita acesso ao Distrito Agroindustrial

(Divulgação)

Considerada como a cidade que mais cresce no Brasil de acordo com último Censo, cerca de 5% a mais de pessoas por ano, hoje a população estimada de Senador Canedo gira em torno de 170 mil habitantes. De acordo com o censo do IBGE, houve um crescimento de quase 85% entre 2010 a 2022, impulsionado pela força do agronegócio e, em especial, em relação a Senador Canedo, pelo maior polo petroquímico do Centro-Oeste instalado no município.

Segundo a Prefeitura de Senador Canedo, a consolidação de condomínios e os empreendimentos a serem instalados na cidade têm transformado o município em ponto de partida para a movimentação do comércio e também para a oferta de empregos, possibilitando uma maior diversidade das atividades econômicas.

Prova disso são a infraestrutura em ascensão e benfeitorias feitas na cidade. Uma delas é a construção da Avenida Centauro ligando a Avenida Progresso ao Distrito Agroindustrial de Senador Canedo, que conta atualmente com 30 indústrias instaladas. A construção dessa ligação é uma obra das empresas Rizzo Urbanismo e Trinus, que recentemente lançaram na região o Portal do Sol Noronha Condomínio Resort.

Mais obras e infraestrutura
Uma parceria público-privada firmada entre as empresas Rizzo Urbanismo e Trinus e a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc), levou mais mobilidade para o tráfego da Avenida Progresso, próximo à empresa Transpetro.

Com investimentos que beiram os R$20 milhões de reais, o projeto Portal do Sol Noronha já entregou à população canedense a Avenida Centauro, um novo bueiro de travessia do córrego Vargem Bonita na Avenida Progresso e o complemento da duplicação da avenida no trecho do bueiro, já que antes a pista era simples.

Agora, por meio desse novo bueiro, as pessoas que trafegam no local têm mais segurança, visto que o risco de desmoronamento era iminente e com enorme potencial de causar prejuízos ambientais, materiais e à vida. É o que afirma Dalton Carvalho, presidente da Rizzo Urbanismo.

Segundo ele, além da construção e entrega da nova avenida para a região, com novo acesso ao Polo Agroindustrial de Senador Canedo, serão entregues ainda melhorias no sistema de abastecimento de água tratada da cidade, um dos grandes gargalos do município.

Ele frisa que Goiânia ficou agora mais perto e a região de Senador Canedo está em condições favoráveis trazidas pela melhoria e prolongamento da Avenida Progresso, que passa a ligar a cidade com a Região Leste de Goiânia.

"Também temos um grande avanço com a construção do acesso da Avenida Progresso aos bairros Portal do Sol I e II, Parque Marcos Veiga Jardim e ao Autódromo de Goiânia, ao Alpha Mall e a GO-020, através de uma ponte construída sobre o Rio Meia Ponte, encurtando ainda mais a distância entre Goiânia e Senador Canedo, tornando-se, a região, um novo vetor de valorização do município", diz.

Sobre o novo condomínio lançado, Dalton pontua: "O Portal do Sol Noronha trará, como já trouxe, ganhos significativos para Senador Canedo e região, além de melhorias na infraestrutura, mais segurança, mais opções de compras e valorização dos imóveis nos arredores", finaliza.