Geral

Homem morre ao cair de cachoeira enquanto tirava "selfie"

O homem teria escorregado quando tentava tirar uma fotografia e, ao cair, sofreu um traumatismo cranioencefálico.

Folhapress

Modificado em 29/09/2024, 00:01

Homem morre ao cair de cachoeira enquanto tirava "selfie"

(Reprodução)

Um turista argentino, identificado como Nicolas Lang, morreu na Sierra Nevada de Santa Marta ao cair de uma cachoeira enquanto tentava tirar uma "selfie", informaram nesta quinta-feira autoridades locais.

O secretário de Saúde da prefeitura de Santa Marta, Larry Javier Laza, afirmou à Agência Efe que o acidente aconteceu na cascata de Marinka, no corregimento de Minca, situado a 20 minutos da capital do departamento de Magdalena.

O argentino, de 23 anos, "aparentemente teria escorregado quando tentava tirar uma fotografia e, ao cair, sofreu um traumatismo cranioencefálico", detalhou Laza.

"Esta pessoa foi transferida pela comunidade e, quando estavam a caminho de Santa Marta, foi recolhida pela ambulância para atender a emergência. Infelizmente, pela gravidade dos ferimentos, morreu na Clínica Mas Caribe quatro horas depois do acidente", acrescentou Laza.

IcEspecial

Meu Bichinho

Sucuri em pedra de cachoeira impressiona turista em Jataí

Serpente de grande porte foi filmada enquanto 'tomava banho de sol'

Modificado em 17/09/2024, 15:42

Sucuri na cacheira Bonsucesso, lugar é o habitat natural do animal

Sucuri na cacheira Bonsucesso, lugar é o habitat natural do animal (Reprodução/TV Anhanguera)

Um vídeo feito por turistas mostra uma sucuri nas pedras próximas da cachoeira Bonsucesso, em Jataí, no sudoeste do estado. O local faz parte de uma área privada e as imagens foram feitas no domingo (21) por um cliente do hotel.

O biólogo Edson Abrão explicou que, pelas imagens, se trata de uma sucuri adulta. Segundo ele, a espécie não é agressiva como as serpentes peçonhentas e nem venenosa, mas ela mata por sufocamento apertando o corpo com seus músculos e chega a engolir a presa praticamente viva.

"Ela é muito comum em região de cachoeiras, lagos, rios e lagoas. Gosta muito de ambiente úmido e é uma exímia nadadora". Edson explicou também que a sucuri gosta muito de água limpa. O que pode explicar essa aparição na cachoeira.

"Se alimenta de peixes, répteis, anfíbios, aves e pequenos mamíferos. A função ecológica da sucuri é manter o equilíbrio de algumas espécies. Os animais carnívoros se alimentam de outros animais justamente por isso", disse o biólogo.

Edson ressaltou que, ao avistar uma serpente como a sucuri, o melhor a se fazer é se afastar e observar de longe porque ali é o habitat dela. Cutucar, falar alto ou jogar objetos estressam o animal. "Aquele ambiente aquático é a casa dela, ela detém a presença daquele lugar", disse.

De acordo com o biólogo, o cuidado deve ser ainda maior com crianças. Por se alimentar de animais menores ela pode confundir e atacar uma criança.

Edson destacou ainda outra curiosidade da sucuri brasileira: "A sucuri no Brasil é o réptil mais forte e musculoso que tem, isso da América Latina toda. Só perde para a piton no mundo", disse.

Geral

Jovem de 22 anos desaparece após pular de cachoeira em Goiás

Corpo de Bombeiros Militar faz buscas pelo jovem em região do distrito de Itaguaçu, sudoeste do estado

Modificado em 19/09/2024, 01:05

Thiago Luiz Turuta, de 22 anos, está desaparecido

Thiago Luiz Turuta, de 22 anos, está desaparecido
 (Reprodução/Redes Sociais)

O jovem Thiago Luiz Turuta, de 22 anos, desapareceu na quinta-feira (7) após pular de uma cachoeira em Rio Claro, Distrito de Itaguaçu, em São Simão, no sudoeste goiano. De acordo com a Polícia Militar, um amigo do jovem foi quem acionou o socorro.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a corporação foi acionada no mesmo dia, por volta das 17h, e uma equipe do quartel de Quirinópolis esteve no local.

Nesta sexta-feira (8), o Corpo de Bombeiros Militar informou que uma guarnição náutica saiu pela manhã de Goiânia para auxiliar nas buscas pelo rapaz.

Geral

Caiapônia recebe título de 'Capital das Cachoeiras'

Lei é de autoria do deputado George Morais (PDT)

Modificado em 19/09/2024, 00:43

Caiapônia recebe título de “Capital das Cachoeiras”

Caiapônia recebe título de “Capital das Cachoeiras” (Goiás Turismo/André Dib)

Foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB) a Lei Estadual nº 22.159, que confere ao Município de Caiapônia, no oeste do estado, o título de "Capital das Cachoeiras". A lei é de autoria do deputado George Morais (PDT).

No projeto de lei que originou a legislação, o parlamentar argumenta, como justificativa para o projeto, que no município existem "centenas de cachoeiras, cascatas, mirantes e grutas, espalhadas pela região". Ele cita algumas das cachoeiras: Santa Helena, Lajeado, Samambaia, Jalapa, Campo Belo, entre outras.

O parlamentar falou sobre a importância da lei ao município. "A lei é importante principalmente porque ela traz consigo um despertar para o turismo. É um grande potencial para o turismo ecológico, já que as cachoeiras são um grande atrativo. A lei se torna um modo mais fácil de divulgar e também de consolidar a indústria do turismo no município. É um título merecido", afirmou Morais.

George Morais ainda completa que a existência desse número variado de cachoeiras proporciona uma "beleza natural inestimável, e, em razão de algumas serem locais apropriadas para banho, e de oferecer locais para camping, atraem a presença de turistas', ressaltou.

Geral

Perícia conclui que homem que teve infecção após colocar facetas morreu de causa natural

Laudo da perícia destaca que o óbito nem teve relação com tratamento odontológico realizado

Modificado em 19/09/2024, 00:07

Luiz Carlos das Dores, de 56 anos, morreu meses após colocar facetas dentárias

Luiz Carlos das Dores, de 56 anos, morreu meses após colocar facetas dentárias (Reprodução TV Anhanguera)

O servidor público Luiz Carlos das Dores, que teve uma infecção após colocar facetas dentárias, morreu de causa natural, concluiu o laudo Polícia Técnico-Científica. O homem, de 56 anos, realizou o procedimento em maio de 2022, em Goiânia, e, segundo o esposo dele, a dentista Jamilly Silva, que fez o tratamento estético, foi negligente.

O laudo de perícia criminal afirma que a morte foi causada por um choque cardiogênico devido doenças preexistentes com uma falência múltipla de órgãos, que colaboraram para quadro clínico gravíssimo apresentado pela vítima. Além disso, o documento destaca ainda que o óbito nem teve relação com tratamento odontológico realizado por Luiz Carlos.

Na época da denúncia, a dentista publicou nas redes sociais uma carta aberta em que acusou o viúvo de Luiz Carlos, Benedito Antônio Nascimento, de propagar "notícias falsas" e negou que tenha sido negligente com o paciente. "Sempre seguimos todos os procedimentos autorizados, não havendo qualquer negligência da nossa parte", escreveu.

O Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO) também se posicionou sobre a morte do servidor e destacou que o procedimento realizado por ele é "minimamente" invasivo. "Possivelmente não foi a causa ou agravante da morte", afirmou o presidente do órgão, Renerson Gomes dos Santos, durante uma entrevista coletiva à imprensa.

Com a conclusão do laudo da perícia, a reportagem procurou a defesa da dentista, mas obteve sucesso. Ao G1 Goiás, o advogado afirmou que aguarda a conclusão do inquérito policial e do processo administrativo no CRO-GO para tomar as providências cabíveis em face das pessoas que denunciaram Jamilly. A reportagem não localizou os familiares do servidor para um posicionamento.

A reportagem também falou com a delegada Myrian Vidal, que estava à frente do caso, mas ela informou que não está mais com o caso. Por isso, questionamos à Polícia Civil (PC) sobre quem é o novo investigador responsável pelo inquérito e sobre o andamento das investigações, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.