Geral

Nem só de ovo vive a Páscoa. Veja 5 alternativas mais baratas

Segundo Procon Municipal, doce tradicional está 19,53% mais caro em Goiânia, comparado a 2021. Mas tem como economizar

Modificado em 20/09/2024, 00:09

Ovo caseiro é uma opção mais barata que o industrial e você mesmo pode preparar

Ovo caseiro é uma opção mais barata que o industrial e você mesmo pode preparar (Agência Brasil)

De uns tempos para cá, ir ao supermercado e até abastecer o carro tem virado um pesadelo para muitas famílias brasileiras. A inflação não está perdoando e, como não seria diferente, também atingiu os produtos da Páscoa.

Pesquisa realizada entre os dias 28 de março e 1º de abril deste ano, pelo Procon Municipal, constatou que houve, em média, acréscimo de 19,53% no preço médio dos ovos de chocolate, em relação aos valores praticados em 2021.

Pricipalmente para quem tem crianças em casa, fica complicado deixar a data passar batida. Porém, mesmo que você não consiga presentear alguém, ou a si mesmo, com os tradicionais ovos industrializados, há algumas alternativas mais baratas que podem deixar sua Páscoa deliciosa. Veja cinco delas.

1) Ovos caseiros

Uma alternativa aos ovos industrializados são aqueles preparados artesanalmente. Além de geralmente ter ingredientes de mais qualidade, há uma variedade maior de sabores. Sem falar que contêm mais recheio e costumam ser mais baratos. Você também pode preparar em casa, usando chocolate fracionado comprado em redes atacadistas e com uma simples forma para ovos de Páscoa. Veja a receita:

INGREDIENTES
240g de chocolate ao leite ou meio amargo
1 fôrma para ovo de Páscoa de 500g

MODO DE PREPARO
Derreta dois terços do chocolate (160g) no micro-ondas. Retire a cada 30 segundos e misture até o chocolate derreter por completo. Acrescente o restante do chocolate e misture. Espere a temperatura do chocolate chegar a 28 graus. Use um termômetro ou sinta nos lábios a temperatura fria. Transfira parte do chocolate para a fôrma de ovo e espalhe com a colher. Coloque sobre o papel-manteiga e leve para gelar até endurecer. Passe mais uma camada de chocolate e espalhe com a colher. Leve novamente para gelar até a forma ficar opaca. Desenforme e decore do jeito que preferir. Pode colocar balinhas, bombons, trufas ou o que preferir por dentro.

2) Colomba pascal

Trata-se de um bolo em formato de pomba que lembra um panetone com frutas cristalizadas. É um doce que homenageia a Páscoa como feriado religioso. É mais barato que ovo de Páscoa e uma boa alternativa para quem gosta de manter a tradição cristã. Assim como os ovos, a colomba pascal também pode ser preparada em casa, pois os ingredientes são bem simples.

3) Barras de chocolate

Há quem não dispense o chocolate na Páscoa. Se a conta bancária não está lá essas maravilhas para comprar o ovo, barras de chocolate são ótimas opções. São mais baratas e quem recebe, não reclama. Compre o equivalente ao peso do ovo em barras sortidas ou do mesmo sabor.

4) Brigadeiro

Tradicional doce brasileiro, o brigadeiro oferece várias possibilidades. Assim, dá para você abusar da criatividade na hora de presentear. Ele pode ser enrolado, mas também é servido no copinho ou mesmo na versão de colher. Engana-se quem acha que os sabores se limitam ao chocolate. Assim, torna-se um item de baixo custo de preparo e bastante acessível para sua Páscoa continuar deliciosa.

5) Trufas e bombons

São doces geralmente servidos em aniversários e casamentos, mas quem disse que não combina também com a Páscoa? A base é de chocolate, mas dá para diversificar quanto aos recheios. Quer deixar a pessoa querida feliz mesmo sem um ovo de Páscoa? Dê uma caixinha de trufa ou de bombom, com uma decoração bem elegante. Duvido que não agrade.

Geral

Doces de Nerópolis viram patrimônio cultural e imaterial de Goiás

Projeto é de autoria do deputado Coronel Adailton

Modificado em 19/09/2024, 00:49

Município é conhecido como "Cidade Goiana do Doce"

Município é conhecido como "Cidade Goiana do Doce" (Reprodução/Prefeitura de Nerópolis)

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou o Projeto de Lei nº 273/23 que declara os doces produzidos em Nerópolis, Região Metropolitana de Goiânia, patrimônio cultural e imaterial goiano.

O Projeto é de autoria do deputado Coronel Adailton (Solidariedade) que justificou que a produção dessas iguarias, que é tradição na cidade, exige mão de obra qualificada e uma logística ampla. Segundo o deputado, o município que é conhecido como "Cidade Goiana do Doce", é reconhecido pela qualidade em território brasileiro.

"Considerando a tradição histórica dessas iguarias goianas, propomos aos nobres Pares desta Casa, reconhecer como patrimônio cultural e imaterial de nosso Estado, os Doces de Nerópolis, iguaria que além de conectar com nossa goianidade, propõe reconhecer o trabalho dos cidadãos goianos que fizeram e fazem história com seus viveres e fazeres", escreveu o parlamentar.

IcMagazine

Famosos

Bon Odori 2022: confira a receita do guioza, o "pastelzinho chinês" que conquistou o Japão e o mundo

A iguaria oriental é um dos pratos disponíveis na ala gastronômica do festival, que celebra a cultura japonesa em Goiânia com dança, música, artes e comida

Modificado em 20/09/2024, 03:50

A guioza está  entre os pratos queridinhos da culinária oriental

A guioza está entre os pratos queridinhos da culinária oriental (Freepik)

Entre os pratos queridinhos da culinária oriental está o guioza, o "pastelzinho chinês" que se difundiu amplamente pelo Japão e já conquistou o paladar dos brasileiros. A associação com o pastel se dá pela estrutura da iguaria: uma massa feita de farinha de trigo recheada tradicionalmente de carne de porco e vegetais, fechada em formato de meia lua, semelhante ao pastel.

O guioza pode ser cozido no vapor, frito ou selado na frigideira para um toque de crocância. A versão vegetariana está permitida, é claro, e o recheio fica a cargo da imaginação do chef, com uma gama de vegetais e cogumelos a ser explorada. E como a massa só leva farinha e água, o prato vira facilmente uma opção vegana.

Para quem nunca experimentou, a chance pode ser agora: a compra de um ingresso para o Bon Odori 2022, que acontece nesta sexta-feira (26) e sábado (27), no Clube Kaikan, garante uma porção de guioza. O DAQUI separou uma receita do prato que é sucesso garantido na festa e que, se seguido o passo a passo, pode ser reproduzido em casa pelos mais aventureiros. Anote:

RECEITA DE GUIOZA

INGREDIENTES

Massa

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 e 1/4 xícaras de água morna
  • 1/4 colher de chá de sal
    Recheio
  • 500g de carne moída de porco ou bovina (ou mista, porco e vaca)
  • 1/2 repolho fatiado finamente
  • 1 talo de cebolinha ou nirá picado bem miúdo
  • 200g de acelga picadinha (opcional)
  • 1 colher de sopa de gengibre fresco, picado bem miúdo ou ralado
  • 1 colher de sopa de molho de soja
  • Sal e pimenta branca moída a gosto
  • 1 dente de alho amassado
  • 3 colheres de sopa de óleo de gergelim
  • Molho:

  • 50ml de vinagre de arroz ou limão
  • 50ml de molho de soja
  • 1 colher de sobremesa de óleo de gergelim
  • Cebolinha picada
  • MODO DE PREPARO
    Para a massa, junte a farinha e o sal em um recipiente, abra um buraco no meio e acrescente aos poucos a água morna. Misture delicadamente até a massa ficar homogênea e soltar das mãos. Sove a massa por alguns minutos, coloque em um saco ou filme plástico, feche e deixe descansar por pelo menos 30 minutos;

    Enquanto isso, misture todos os ingredientes do recheio em outro recipiente grande até ficar uma massa homogênea. Reserve;

    Depois de descansada, forme um rolo comprido com a massa, como se estivesse fazendo um nhoque, e corte em pedaços pequenos. Você pode abrir os discos na palma da mão ou cortar com algum objeto circular. Um rolo pode ajudar a deixar a massa aberta bem fininha;

    Coloque o recheio dentro da massa e feche como um pastel, fazendo pregas nas beiradas;

    Em uma frigideira, coloque um fio de óleo e leve ao fogo. Acrescente os pasteizinhos para serem selados apenas de um lado;

    Quando estiverem totalmente grelhados, acrescente 1 xícara de água e tampe. Deixe cozinhar por alguns minutos e quando estiver quase completamente sem água, acrescente mais um fio de óleo e deixe ficar crocante;

    Misture os ingredientes do molho e sirva em seguida.

    IcMagazine

    Gata do Daqui

    Fernanda Gentil não come doce há um ano

    A ação, segundo ela, surgiu depois de uma promessa

    Modificado em 24/09/2024, 01:40

    Fernanda Gentil não come doce há um ano

    (Divulgação / Revista Boa Forma)

    A apresentadora Fernanda Gentil revelou que não precisa da quaresma para fazer "sacrifícios", como cortar determinados tipos de alimentos durante quarenta dias. Em recente entrevista à revista Women's Health, a loira se mostrou firme e contou que não come doces há um ano. A ação, segundo ela, surgiu depois de uma promessa. "Não sou chocólatra. Agora, por exemplo, estou sem comer doce há mais de um ano pagando uma promessa. Conversei com o povo lá de cima e posso sorvete e açaí. Vivo à base de promessas, né?", brincou. Mas não são apenas os doces que fazem parte das promessas de Fernanda: "entrei no SporTV com promessa, parei de fumar com promessa", completou.

    Na conversa, a jornalista falou sobre o procedimento estético que fez nos seios após o nascimento do Gabriel, seu filho de 4 anos. Tirei peito depois que amamentei. Era uma coisa que me incomodava muito. Depois que amamentei, por apenas 20 dias porque Gabriel não conseguiu mamar, meu mamilo foi no umbigo e eu falei: 'Chega!'. Aquilo me incomodava muito esteticamente".

    (Divulgação / Revista Boa Forma)

    (Divulgação)

    (Divulgação / Revista Boa Forma)

    (Divulgação / Instagram)

    IcMagazine

    Gata do Daqui

    Doces são o "ponto fraco" de Gabriela Pugliesi

    A musa fitness tem 34 anos, 1,70 m de altura e pouco mais de 50 quilos

    Modificado em 25/09/2024, 00:18

    Doces são o "ponto fraco" de Gabriela Pugliesi

    (Divulgação)

    Influenciadora digital Gabriela Pugliesi

    Influenciadora digital Gabriela Pugliesi (Divulgação)

    Gabriela Pugliesi tem um "ponto fraco" na alimentação. Num vídeo para o canal de Giovanna Ewbank, no Youtube, a musa fitness acabou contando que é difícil resistir a doces. Entretanto, consegue abrir mão porque sente que "já passou da fase" da tentação. "Não preciso mais de um mundo de açúcar, passei dessa fase. Por mais que eu ame doce, é meu ponto fraco, mas eu consigo administrar hoje em dia". Pugliesi tem 34 anos, 1,70 m de altura e pouco mais de 50 quilos. A musa fitness mantém a silhueta definida com musculação, surfe, bicicleta e pulando corda. Na quinta-feira, a loira surpreendeu os fãs ao compartilhar o resultado de um procedimento estético pelo qual passou.

    A influencer se submeteu a uma técnica chamada Star Walker, que consiste em aplicações de laser para melasma. Ao final da sessão, Gabriela gravou vídeos com o rosto todo vermelho. "Gente, olha isso! É assim mesmo, é o melhor laser que tem pra melasma. Mas daqui a pouco eu mostro, daqui a umas horas já sai", explicou em seguida. Já dentro do carro, a musa fitness contou que esta é a segunda vez que faz o procedimento e lembrou que o resultado da primeira vez foi diferente. "Fiquei vermelhinha, como se tivesse passado blush", disse.

    (Divulgação)

    (Divulgação)

    (Divulgação)

    (Divulgação)