Geral

Pai de siamesas separadas em hospital de Goiânia comemora recuperação das filhas e planeja recomeço

Cirurgião pediatra Zacharias Calil disse que irmãs estão estáveis e não precisam mais de antibióticos. Elas eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso.

Modificado em 19/09/2024, 00:18

Irmã mais velha visita siamesas em hospital de Goiânia, Goiás

Irmã mais velha visita siamesas em hospital de Goiânia, Goiás (Reprodução/TV Anhanguera)

Pai das siamesas separadas em um hospital de Goiânia, Fernando de Oliveira dos Santos comemorou a recuperação das filhas e disse que já está planejando a volta para casa. Segundo o cirurgião pediatra Zacharias Calil, que fez a cirurgia de separação das meninas, disse que Heloá e Valentina estáveis e não precisam mais de antibióticos.

"Em breve a gente deve ir embora, começar tudo de novo. Brincando, correndo com elas, brincando de pega-pega e desejando que todos continuem orando", disse o pai.

Nesta quarta-feira (22), as meninas receberam novamente a visita da irmã mais velha Kayla, de 7 anos, que já tinha visitado as gêmeas no último sábado (18). Além disso, uma avó delas, que mora em São Paulo, veio à Goiânia para visitá-las. Maria do Carmo Augusto Prado disse que só vai embora quando as netas tiverem alta hospitalar.

"Eu só vou embora agora quando elas tiverem em casa", disse a avó.

Valentina e Heloá, de 3 anos, passaram por uma cirurgia de separação no dia 11 de janeiro, em Goiânia.

O médico falou, nesta terça-feira, que as meninas estão estáveis e sem uso de antibiótico. Apesar disso, ele falou que Valentina, que teve uma recuperação mais lenta, ainda precisa de alguns cuidados. O cirurgião planeja que, nas próximas horas, a equipe médica possa retirar a sonda dela, porque ela já se alimenta parcialmente.

"A Valentina ainda inspira alguns cuidados, mas estamos trabalhando em cima disso e, nessas próximas horas, nós podemos tirar, inclusive, a sonda enteral, porque ela se alimenta agora parcialmente", disse o médico.

A mãe das siamesas Waldirene do Prado disse que vai fazer uma festa quando filhas tiverem alta.

"A gente vai fazer uma grande festa, comemorar a vitória, porque é um milagre. A valentina está voltando, na mao de deus tem que ter muita fé", disse a mãe.

Cirurgia de separação

Valentina e Heloá passaram por cirurgia de separação em 11 de janeiro. O cirurgião pediátrico Zacharias Calil fez o procedimento junto com 50 profissionais. As meninas estavam unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso.

"Tivemos que dividir o fígado, o intestino delgado e o intestino grosso. Tivemos que modificar o sistema urinário delas porque elas apresentavam alterações que não tinham sido diagnosticadas. No mais, separamos o osso, a bacia", explicou Zacharias Calil, na época da operação.

Valentina e Heloá são naturais de Guararema, cidade do interior de São Paulo e estão em tratamento em Goiânia há cerca de dois anos. Após o início do acompanhamento médico, os pais das crianças decidiram se mudar para Morrinhos, no interior de Goiás.

Irmã mais velha visita siamesas em hospital de Goiânia, Goiás

Irmã mais velha visita siamesas em hospital de Goiânia, Goiás (Reprodução/TV Anhanguera)

Valentina e Heloá recebem visita de avó e irmã mais velha em Goiânia, Goiás

Valentina e Heloá recebem visita de avó e irmã mais velha em Goiânia, Goiás (Reprodução/TV Anhanguera)

Geral

Heloá, gêmea siamesa separada, celebra melhora passando batom pela primeira vez após a cirurgia

Gêmeas apresentaram melhora clínica nos últimos dias, mas Valentina continua sedada e em estado grave

Modificado em 19/09/2024, 00:12

Heloá, uma das gêmeas siamesas que foi separada, em Goiânia, aparece em vídeo passando um protetor labial, pela primeira vez após a cirurgia. O vídeo foi publicado neste sábado (4) pelo médico Zacharias Calil, que afirma que houve melhora considerável no estado de saúde de Heloá após reencontro com a irmã, Valentina.

A cirurgia das irmãs aconteceu no dia 11 de janeiro e, após a separação, Valentina ficou com o estado de saúde mais delicado. As gêmeas de três anos dividiam parte do tórax, bacia, fígado, abdômen, intestinos delgado e grosso, além de genitálias.

Enquanto Heloá apresenta melhora significativa, já destubada e tendo passeios fora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Valentina se encontra sedada e respirando com ajuda de aparelhos. A expectativa da equipe médica é que Valentina seja destubada ainda essa semana, já que não apresenta mais febre nem crises convulsivas.

Na manhã do último sábado (6), Heloá foi visitar a irmã na UTI. O vídeo do primeiro contato das meninas após a separação circulou nas redes e comoveu tanto a equipe médica quanto a família das gêmeas. "Todo mundo aqui comovido e emocionado", escreveu Zacharias Calil.

Relembre o caso

As siamesas passaram por uma cirurgia de mais de 10 horas no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia. Participaram do procedimento cerca de 50 profissionais. A expectativa de Zacharias Calil é que ambas retornem para a mesa de operação algumas semanas após a separação.

Apesar de Heloá ter apresentado uma melhora mais consistente em seu quadro, Valentina teve alguns casos de convulsão e febre alguns dias após a cirurgia. Hoje, nesta segunda-feira (6), ela segue se alimentando pelas veias e tem uma evolução mais lenta, mesmo já acordando algumas vezes durante o dia.

Valentina e Heloá Prado são naturais de Guararema, no interior de São Paulo, mas já moram em Goiânia há mais de dois anos por conta dos tratamentos de saúde. Após algum tempo de maratona nos hospitais, os pais decidiram se mudar para Morrinhos, no interior de Goiás.

Valentina e Heloá já começaram a se encontrar após a separação.

Valentina e Heloá já começaram a se encontrar após a separação. (Reprodução / Instagram @drzachariascalil)

IcEsporte

Esporte

Homem cria 'ciclogordismo', após engordar 90Kg

Modificado em 29/09/2024, 00:02

Homem cria 'ciclogordismo', após engordar 90Kg

(Reprodução/ Facebook Ciclogordismo)

Depois de entrar em depressão e ganhar 90 quilos com o fim de seu segundo casamento, o professor de história Paulo Rodrigues, de 41 anos, descobriu na bicicleta um motivo para voltar a 'viver'.

Tudo começou quando a mãe dele, Odila Lucena, percebendo o desânimo do filho, decidiu presenteá-lo com uma bicicleta. Nos primeiros dias, Paulo mal conseguia dar uma volta no quarteirão, mas após nove meses pedalando, ele já consegue fazer passeios com mais de 100km de distância. De lá para cá, o resultado também foi visível na balança. Paulo perdeu 30Kg.

Contudo, apesar da mudança, Paulo, agora com 160kg, contou continuar se sentindo um intruso em meio a ciclistas com os corpos malhados e, pelas limitações físicas, não conseguia acompanhar o ritmo. Pensando nisso, criou o 'ciclogordismo', modalidade que incentiva os 'gordinhos' a deixarem o sedentarismo de lado e irem pedalar, no ritmo em que conseguirem. "Pensamos em um grupo em que todos pudessem pedalar e ser aceitos, com passeios leves a moderados, que serviriam para habilitar esses 'gordinhos' a ingressar no pedal de outros grupos (fisicamente mais preparados)", explica Paulo.

A modalidade, que teve inicio a pouco mais de dois meses, já conta com um grupo de 10 pessoas e cresce a cada dia. "As pessoas acham que ser gordo é falta de vergonha na cara e falam barbaridades quando eu ando de bike. São tantas que prefiro nem contar. Então, o grupo é para isso, para vencer preconceitos, pedalar e ser feliz", conta o professor.

(Reprodução/ Facebook Ciclogordismo)

IcMagazine

Magazine

Pais de Whindersson celebram alta de clínica psiquiátrica

O humorista decidiu se internar em uma clínica psiquiátrica no interior de São Paulo para cuidar de sua saúde mental

Modificado em 28/03/2025, 14:38

Pais de Whindersson Nunes celebram alta médica do humorista

Pais de Whindersson Nunes celebram alta médica do humorista (Instagram)

Whindersson Nunes, 30, recebeu ontem alta da clínica psiquiátrica, no interior de São Paulo, em que estava internado desde fevereiro.

Hidelbrando Sousa Batista, pai e responsável por atualizar os fãs do humorista neste período, compartilhou uma publicação em seu perfil. "Bem-vindo a sua rotina. Que essa nova fase de sua vida seja diferente e tudo. Que seja repleta de coisas boas. Só coisas boas", começou escrevendo.

O pai de Whindersson ainda aproveitou para expressar sua dor quando precisa agir de fora mais dura com o filho. "Conte sempre comigo, tem horas que meus conselhos doem, mais meu coração sangra quando tenho que ser duro com você, te amo moleque!".

Valdenice Nunes, mãe de Whindersson, também publicou uma foto ao lado do filho. "Ele chegou com força total! Vamos que vamos, bem-vindo de volta pra nos alegrar e fazer nossas vidas mas feliz com todos seus fãs. Te amo".

Internação

O humorista decidiu se internar em uma clínica psiquiátrica no interior de São Paulo para cuidar de sua saúde mental. "Sempre preocupado com seus fãs e com o público, Whindersson tomou essa decisão visando o cuidado integral de sua saúde. Ele está muito bem, feliz com sua evolução e, em breve, estará de volta aos palcos fazendo o que mais ama", diz nota divulgada pela Non Stop Produções Artísticas, empresa responsável pela carreira do humorista.

Essa não é a primeira vez que Whindersson busca cuidados mentais para depressão. Em entrevista a Rafinha Bastos, em 2021, o artista revelou que já havia sido internado por ser "uma pessoa depressiva."

IcEsporte

Esporte

Técnico do Vila Nova admite ansiedade por final: "Jogo mais importante da minha carreira"

Treinador cita convicção ao falar sobre confronto decisivo contra o Anápolis, valendo o título do Goianão

Rafael Lacerda, técnico do Vila Nova

Rafael Lacerda, técnico do Vila Nova (Wesley Costa / O Popular)

No Vila Nova, o discurso é de foco total na decisão do próximo final de semana. O técnico colorado Rafael Lacerda admitiu a ansiedade antes do confronto contra o Anápolis e afirmou que será o jogo mais importante de sua carreira até aqui. Além disso, o treinador também citou a convicção no trabalho ao projetar o embate que vale o título do Goianão.

🔔 Siga o canal do O POPULAR no WhatsApp

Como treinador, Rafael Lacerda vai para sua terceira final estadual da carreira. Pelo Caxias, foi vice-campeão gaúcho. Pelo Amazonas, campeão amazonense. Pelo Vila Nova, ele busca fazer a balança pender para o lado positivo, em uma partida que vale muito no âmbito pessoal e do clube.

"É o jogo da vida do Vila, é o jogo mais importante da minha carreira. Já fiz final de Campeonato Gaúcho, já tive jogo de acesso no Brasileiro (Série C e D), mas esse para mim é o mais importante", comentou.

🔔 Quer receber por e-mail todas as notícias e reportagens sobre a decisão entre Vila Nova e Anápolis? Assine a newsletter da final do Goianão

No jogo de ida da final do Goianão, o Vila Nova foi derrotado por 2 a 0 pelo Anápolis, no Jonas Duarte. Rafael Lacerda afirmou que não fará mudanças drásticas na formação titular e no jeito de jogar, por entender que o Tigre atuou bem na partida anterior, e que o resultado negativo foi fruto de deslizes sucessivos nos últimos minutos.

"Se eu mudasse tudo que eu fiz desde o dia 27 de dezembro (quando iniciou o trabalho no clube), eu seria um treinador sem convicção. Isso é coisa que eu não sou, tenho convicção no meu trabalho, no que a gente planeja e no quanto os jogadores podem render. O grupo está extremamente motivado", disse o treinador.

Se o Vila Nova vencer o Anápolis por dois gols de diferença, o título do Goianão será decidido nos pênaltis. Isso já aconteceu duas vezes neste ano, e em ambas o Tigre saiu triunfante. Pela 2ª fase da Copa Verde, a equipe colorada venceu o Luverdense por 9 a 8 nas cobranças. Pela 1ª fase da Copa do Brasil, ganhou por 7 a 6 da Inter de Limeira.

"Estamos trabalhando a questão dos pênaltis há muito tempo, desde que teve a definição de sorteio na Copa do Brasil, de adversário. Isso foi um pedido do próprio presidente (Hugo Jorge Bravo), ele sempre comentou sobre isso. Também é um costume que eu tenho, nos outros clubes em que eu trabalhei, os jogadores treinarem pênaltis", concluiu Rafael Lacerda.

O duelo entre Vila Nova e Anápolis está marcado para o próximo domingo (30), às 17 horas, no Serra Dourada.