Geral

Pesquisa mostra que 71% dos goianienses pretendem presentear no Dia dos Namorados

Interesse é maior entre os casados e noivos, porém até “crush” está na lista dos prováveis presenteados; faixa de preço deve permanecer a mesma do ano anterior

Modificado em 20/09/2024, 01:14

Goiânia Shopping preparou ambiente para que casais possam tirar foto; centros de compra são os locais favoritos dos goianienses para comprar presente

Goiânia Shopping preparou ambiente para que casais possam tirar foto; centros de compra são os locais favoritos dos goianienses para comprar presente (Divulgação)

A intenção de compra tem animado os comerciantes para um Dia dos Namorados de retomada. Isso porque, segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia, divulgada nesta quinta-feira (02), 71% dos consumidores na capital pretendem presentear na data comemorada no dia 12 de junho. A estimativa supera o resultado nacional (57%) divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Porém, quem mais deve ganhar presente neste ano são os casados ou noivos, que representam mais da metade dos futuros presenteados (53%). Depois, aparecem os namorados (36%), seguidos pelos relacionamentos menos formais como "ficante" ou "crush" (8%). Os amigos (3%) também entram na lista, conforme apontam os goianienses entrevistados pela pesquisa.

De acordo com o coordenador da CDL Goiânia, Felipe Teles, a intenção de compra é positiva e demonstra que há cenário para que lojistas ainda se organizem para aproveitar o apelo da data. "Há grande expectativa até porque existe um interesse em presentear que ficou represado durante a pandemia, por vários motivos não foi possível em algumas ocasiões", defende.

Perfil

Com o levantamento, comerciantes também conseguem observar o perfil dos apaixonados que vão às compras para planejar as estratégias. A faixa etária entre 29 e 60 anos representa 82% da intenção de compra, o que pode justificar, por exemplo, o maior investimento por parte dos casados e noivos. "Isso é importante para atuar de forma positiva e planejada para oferecer o que o consumidor procura", orienta Felipe.

Os mais jovens de 18 a 28 anos, por outro lado, representam 40% dos que não têm intenção de presentear. Com a idade, os presentes desejados também mudam. Na média, roupas e calçados são os itens preferidos (36%), seguidos por perfumes e cosméticos (19%) e por relógios, joias e acessórios (18%). Chocolates, cestas e flores aparecem com 11%.

Este último, aliás, é mais uma preferência dos casais mais velhos, de 51 a 60 anos. Para esse grupo, as outras opções são perfumes, cosméticos, roupas e calçados. Enquanto os mais jovens têm maior variedade de escolhas, de produtos sensuais a eletrônicos. Ao analisar a diferença das preferências e também o momento da economia, foi que a proprietária da 3 Elas Semijoias, Daniela Mumbach, decidiu preparar kits de valores variados especialmente para a data.

"Acredito que as pessoas estão mais animadas este ano, ficamos atentos às pesquisas e vimos que as pessoas querem gastar o mesmo valor do ano passado, por isso demos opções para não deixar passar batido", revela. Para montar esses kits, outra estratégia da empresária foi a escolha de peças mais delicadas, que ajudam os homens, que são considerados mais indecisos. Eles, aliás, possuem maior preferência por joias e acessórios do que as mulheres, segundo a pesquisa da CDL Goiânia.

Preço

Mesmo com otimismo dos lojistas, a pesquisa conseguiu identificar que 80% dos consumidores vão realizar pesquisas de preço antes de efetivar a compra. Além disso, 36% afirmaram que o investimento será na mesma faixa de preço de 2021. "Isso não significa que vão comprar a mesma coisa, por isso é preciso entender o perfil e colocar em visibilidade o que tem o valor desse investimento para que se tenha venda. Por isso, é atrativo liquidar estoque, ter promoção", indica Felipe Teles diante do cenário de aumento nos valores de diversos produtos.

Por outro lado, ele também lembra que há 24% que investirão menos e 23% que pretendem gastar até mais. "A expectativa para 2022 ainda assim é melhor, especialmente pela questão do impacto da pandemia. Em 2021, ainda não estava tão bem como ficamos agora." Ele alerta que outro ponto importante para os comerciantes é observar a diversidade de opções de pagamento.

O cartão de crédito é preferido para a data (32%), como mostrou a pesquisa, depois aparece a opção de pagar à vista por meio do cartão de débito (18%), pelo PIX (17%), cartão de crédito à vista (16%) e dinheiro (16%).

Local de compra

Já os locais favoritos para comprar o presente do namorado ou namorada é o shopping em Goiânia. Por isso, esses centros de compra também reúnem atrativos para incentivar o consumo. Um dos exemplos é o Goiânia Shopping, que fará sorteio de carro, um Jeep Compass 1.3 Turbo Sport, a cada R$600 de compras. Além disso, foi instalado no local um painel para fotos e para amarrar fitinhas que simbolizam a eternização do amor.

O Araguaia Shopping é outro local em que haverá incentivos. Acima de R$500, as notas fiscais podem ser trocadas por um fone de ouvido bluetooth. Pela pesquisa da CDL Goiânia, os shoppings são a preferência de 32%, diferente do que ocorre no cenário nacional -- a média brasileira coloca a internet (30%) como principal local. No caso dos goianienses, a compra online representa (27%) e as as lojas de rua são opção apenas para 16% dos entrevistados.

Já em relação ao fluxo dessas compras, o movimento no comércio tende a ser mais intenso entre os dia 5 e 11 de junho (44%). Contudo, 11% também pretende adquirir o presente somente na véspera. O que conta para a decisão da compra são: preço (30%) e qualidade (24%). A entrega de brindes (1%) ou a disponibilidade de estacionamento (2%) não foram apontados como fatores tão relevantes para influenciar na decisão de consumo.

Geral

Troca de produtos só em casos previstos na lei ou via acordo

Apesar de não serem obrigados, lojistas costumam trocar presentes que não serviram ou não agradaram, mas há direitos e deveres para os dois lados

Modificado em 28/12/2024, 15:31

Das compras às trocas: consumidor deve se informar com lojistas

Das compras às trocas: consumidor deve se informar com lojistas (Fábio Lima / O Popular)

Depois da correria das compras de fim de ano, as lojas voltam a receber muitos consumidores a partir deste dia 26 de dezembro para a troca de presentes. Apesar de não serem obrigados a trocar um presente simplesmente porque ele não serviu ou não agradou, a grande maioria dos lojistas aceita fazer esta operação para conquistar o cliente e até fazer novas vendas. Mas lojas e consumidores devem estar atentos, pois a troca de presentes segue regras que variam de acordo com o local de compra e a motivação.

O advogado especialista em Direito do Consumidor pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo (USP), Woshington Reis, alerta que, em primeiro lugar, é preciso estar atento ao que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ele lembra que existem regras diferentes para compras online e físicas. No caso das lojas físicas, o lojista não é obrigado a fazer a troca por qualquer motivo. "Mas ele tem esta política de troca para atrair novos clientes e vender mais", destaca.

Apesar das regras serem criadas individualmente por cada loja, todas devem respeitar as normas no CDC. Mas Reis adverte que é importante que elas sejam muito bem divulgadas para o consumidor, que, por sua vez, deve ter o cupom fiscal, a embalagem e as etiquetas preservadas. Geralmente, cada loja também determina um prazo máximo para as trocas, que costuma ser de cerca de 30 dias. Mas o advogado ressalta que no caso do produto apresentar um defeito ou vício, o que manda são as regras do CDC.

"Se tiver assistência técnica na localidade, o consumidor tem de enviar o produto pra lá. Mas, se não tiver, a própria loja deve encaminhá-lo para a assistência", explica. Se o vício não for resolvido em até 30 dias, o consumidor pode optar pela devolução do dinheiro pago, abatimento no preço do produto, de acordo com o nível da avaria, ou receber outro produto semelhante. "Mas, às vezes, o consumidor comprou produto na promoção e, se pegar o dinheiro de volta, não conseguirá comprar outro", adverte Reis.

Outro problema é quando o lojista fala que não dá garantia para produtos em promoção ou de mostruário. Segundo ele, isso não pode acontecer, pois a lei dá ao consumidor a garantia de 90 dias para produtos duráveis e de 30 dias para não duráveis, no caso de produto com defeito. "Já a garantia estendida oferecida pela loja é contratual. Se ele dá um ano, tem de cumprir e adicionar mais 90 dias de garantia prevista pelo CDC", informa.

Compra virtual

Já a compra virtual tem normas diferentes, pois o artigo 49 do CDC dá direito a devolução do produto por qualquer motivo em até sete dias. Além disso, o advogado lembra que o frete para devolução deve ser custeado por quem vendeu. "Essa regra só não se aplica se for um produto customizado, que não será utilizado pelo mercado de consumo em geral. Nas demais situações, o consumidor tem os mesmos direitos já relatados nas compras físicas", explica o advogado.

Se a pessoa comprou produto para o Natal e não recebeu a tempo, também tem direito à devolução dentro da regra dos sete dias, mas precisará comprovar o prazo de entrega. Ele alerta para a importância de guardar sempre a nota ou cupom fiscal, se comunicar sempre por escrito ao estabelecimento para registrar que esteve lá reclamando para troca ou devolução, por exemplo. "Evite contatos via telefone, pois, apesar de serem gravados, é mais trabalhoso conseguir estas gravações."

Marco Palmerston, superintendente do Procon Goiás, também ressalta que uma loja física só tem a obrigação de trocar, devolver o produto ou o dinheiro se o produto estiver com algum vício ou defeito. "Se você comprou um sapato que deu de presente e ele ficou pequeno, ou uma blusa que a pessoa não gostou da cor, a loja não é obrigada a fazer essa troca", explica. Por isso é importante se informar sobre a política de troca na hora da compra, ou seja, se certificar de que ela fará a troca e em quais condições. "No caso de um brinquedo com algum vício ou defeito, eles também são obrigados a trocar", alerta.

No caso de compras em lojas virtuais, ele alerta para a importância de tomar alguns cuidados, verificando se aquela loja é idônea, se ela tem aquele selo de autenticidade lá em cima nas redes sociais, a quantidade de seguidores, a última postagem que ela tem para saber se aquele site não é muito novo e, quando comprar qualquer produto, tanto em loja física quanto online, sempre pegar a nota fiscal. "Nunca deixe de pegar a nota fiscal, o comprovante é o mais preciso que você tem para poder trocar algum produto, além de e-mail ou contrato. Você tem até sete dias para trocar", destaca Palmerston.

Por isso, assim que o produto for entregue, é importante não demorar a conferir se ele não tem nenhum vício e se é o que a pessoa realmente pediu para buscar o reembolso do dinheiro ou a troca do produto em tempo hábil.

O superintendente do Procon Goiás alerta para, no caso das compras online, sempre verificar se o site tem aquele cadeadinho para compra segura e se não tem reclamações em órgãos de defesa do consumidor. "Mas se você comprar um produto de uma empresa que não existe ou que não chegou, acione o Procon pelo fone 151, que é o Disque Denúncia, ou pelo nosso site, que é o Procon Web".

Fidelizar o cliente

A superintendente executiva da CDL Goiânia, Hélia Gonçalves, ressalta que, junto com o aumento significativo nas vendas do comércio no fim de ano, surgem também as possibilidades de troca de produtos. Por isso, a flexibilidade nas políticas de troca é extremamente importante para fidelização do cliente e para garantir uma experiência de compra positiva.

Segundo ela, é importante destacar que essa experiência do cliente não termina na compra. "Quando o consumidor se sente à vontade para trocar um produto, isso acaba demonstrando também que a loja se importa com a sua satisfação e se torna uma oportunidade de fidelizar esse cliente", afirma.

Para a superintendente da CDL Goiânia, clientes que têm experiências positivas com as trocas tendem sim a retornar à loja e muitas vezes e recomendá-la para amigos e familiares. Para ela, sobre a perspectiva do CDC, é essencial que os lojistas estejam cientes da sua responsabilidade, pois ele estabelece que o consumidor tem o direito a troca de produtos em determinadas situações, como em caso de defeitos ou o item não corresponder às suas expectativas. "Então, ter uma política clara e justa de troca não só protege os direitos do consumidor, mas também resguarda a reputação da empresa", destaca.

De acordo com Hélia Gonçalves, lojistas que adotam essas práticas transparentes e que respeitam a legislação tendem a construir uma relação de confiança com seus clientes. Essa flexibilidade nas trocas não é apenas uma estratégia de marketing, mas um compromisso com a satisfação do cliente e a conformidade legal também. "Nesse cenário competitivo de final de ano, as que compreendem essa importância de criar um ambiente de compras acolhedor e que valoriza a experiência do consumidor se destacam", completa.

IcMagazine

Famosos

João Marcello e Xexéu fazem show para namorados

Modificado em 17/09/2024, 15:52

João Marcello e Xexéu fazem show para namorados

(Divulgação)

Pela primeira vez cantando juntos Xexéu e João Marcello se apresentam no Glorioso Bar essa noite para o Dia dos Namorados. Acompanhados por Willian Cândido ao teclado e com a participação especial de Duda Cruvinel, o encontro para os dois experientes artistas tem um significado todo especial pois, pela primeira vez estão dividindo a cena, apesar da longa amizade que os une.

A partir das 19h30 o show terá clássicos que falam ao coração como Olha (Roberto e Erasmo Carlos), Eu sei que vou te amar (Tom e Vinícius), La vie en rose (Edith Piaf), dentre muitas outras que certamente vão emocionar. Reservas: (62) 99320-9720

IcMagazine

Gata do Daqui

Sabrina Sato abre o jogo sobre namoro com Nicolas Prattes

Modificado em 17/09/2024, 15:57

Sabrina Sato abre o jogo sobre namoro com Nicolas Prattes

(Reprodução Instagram)

Apaixonados, mas separados por uma ponte aérea e agendas profissionais lotadas. É assim que tem sido o relacionamento de Sabrina Sato, de 43 anos, e Nicolas Prattes, de 27 anos.

Juntos desde janeiro deste ano, o ator e a apresentadora fazem malabarismo nas rotinas para conseguirem ficar juntos.

"Eu ainda não sei como a gente consegue, mas fazemos acontecer. Às vezes passamos 12 horas juntos fisicamente", disse Sabrina à Vogue. "Mas em pouco tempo conseguimos fazer duas viagens juntos, o que é quase um milagre", contou.

A famosa ainda revelou que o primeiro encontro do casal foi cheio de obstáculos para acontecer. Como Nicolas mora no Rio, e ela em São Paulo, o primeiro 'date' já envolveu logo uma viagem.

Após se conhecerem no Instagram e trocarem a mensagens, os dois decidiram jantar juntos na casa de Sabrina, em São Paulo.

"O Nicolas que teve a iniciativa de falar que queria encontrar e aí mandei logo a minha agenda para ele ver que não tinha quase data livre", contou Sabrina.

"Estava tão difícil que eu quase estava desistindo. Aí ele conseguiu pegar a última ponte aérea e esse encontro foi muito especial", relatou a ex de Duda Nagle.

(Reprodução Instagram)

(Reprodução Instagram)

(Reprodução Instagram)

IcEconomia

Minha dica é

Veja as dicas do Dia de Sorte e da Quina para apostar nesta quinta-feira (26)

Modificado em 19/09/2024, 00:13

Veja as dicas do Dia de Sorte e da Quina para apostar nesta quinta-feira (26)

(Gazeta da Sorte)

O Dia de Sorte é a loteria onde você aposta seus números da sorte. Escolha de 7 a 15 números dentre os 31 disponíveis e mais 1 "Mês de Sorte". São sorteados sete números e um "Mês de Sorte" por concurso. Você pode deixar, ainda, que o sistema escolha os números para você (Surpresinha) e/ou continuar com o seu jogo por 3, 6, 9 ou 12 concursos consecutivos (Teimosinha).

Os sorteios são realizados na terça-feira, quinta-feira e sábado, às 20 horas. Não existindo aposta premiada em qualquer faixa de premiação, os valores acumulam para o concurso seguinte, na primeira faixa, a de 7 acertos.

A Quina é uma das preferidas dos apostadores em números. São 80 números disponíveis e devem ser escolhidos de 5 a 15 algarismos no volante, ou deixar para a sorte na Surpresinha.

Confira as dicas abaixo e boa sorte:

(Gazeta da Sorte)

(Gazeta da Sorte)