IcEsporte

Esporte

Árbitro polonês é confirmado para final da Copa entre Argentina e França

Szymon Marciniak terá Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz como assistentes e será o primeiro árbitro polonês a apitar uma decisão de Copa do Mundo

Folhapress

Modificado em 20/09/2024, 06:33

Szymon Marciniak será o árbitro da final da Copa do Mundo em 2022

Szymon Marciniak será o árbitro da final da Copa do Mundo em 2022 (Marcelo Machado de Melo /Fotoarena/Folhapress)

A Fifa já definiu quem será o árbitro da grande final da Copa do Mundo do Catar, entre França e Argentina, marcada para o próximo domingo (18), às 12h (de Brasília), no estádio Lusail Iconic. E não será brasileiro. Trata-se do polonês Szymon Marciniak.

Szymon Marciniak era apontado como favorito para comandar a decisão. Ele já apitou dois jogos neste Mundial, ambos envolvendo os finalistas: França 2 x 1 Dinamarca, pela fase de grupos, e Argentina 2 x 1 Austrália, pelas oitavas de final.

No jogo da França, os dinamarqueses reclamaram bastante com o juiz polonês por conta do gol da vitória francesa, marcado por Mbappé, aos 40min do segundo tempo. Griezmann mandou um cruzamento na medida e Mbappé se antecipou à marcação para empurrar a bola para dentro do gol. A bola bateu no corpo do craque francês, que estava com o braço colado, gerando muita reclamação dos dinamarqueses. No entanto, o VAR não indicou revisão e o tento foi validado.

Na Copa de 2018, o árbitro polonês chamou atenção de maneira negativa. Na vitória de 2 a 1 da Alemanha sobre a Suécia, pela fase de grupos, ele deixou de marcar uma suposta penalidade para os suecos, que deixaram o campo reclamando bastante.

"Não entendo porque o árbitro não saiu de campo para ver na televisão", disse John Guidetti, atacante sueco, logo após a partida.

Szymon Marciniak terá Pawel Sokolnicki e Tomasz Listkiewicz como assistentes e será o primeiro árbitro polonês a apitar uma decisão de Copa do Mundo.

CLAUS SERÁ 4º ÁRBITRO EM CROÁCIA X MARROCOS
A partida entre Croácia e Marrocos, no sábado (17), também já teve a arbitragem definida, e terá o catari Abdulrahman Al-Jassim como árbitro principal. E uma novidade: Raphael Claus se despede do Catar com mais uma partida na conta. Ele será o quarto árbitro do jogo que definirá o terceiro colocado do Mundial.

IcEsporte

Esporte

Quartas de final do Goianão terão VAR em todos os jogos; confira a escala de arbitragem

Jogos de ida vão ser disputados nos sábado (2) e domingo (3)

Modificado em 17/09/2024, 16:12

Artur Morais será o árbitro principal de Goiânia x Goiás e o VAR no duelo entre Aparecidense x Anápolis

Artur Morais será o árbitro principal de Goiânia x Goiás e o VAR no duelo entre Aparecidense x Anápolis
 (Fábio Lima)

Os jogos de ida das quartas de final do Campeonato terão a tecnologia do VAR em todas as partidas. Serão dois duelos no sábado (2), Goiatuba x Atlético-GO e Goiânia x Goiás, e dois no domingo (3) com os confrontos entre Goianésia x Vila Nova e Aparecidense x Anápolis.

Jefferson Ferreira, Leone Carvalho, André Luiz Castro e Artur Morais serão os árbitros de vídeo nos jogos de ida do Goianão. A escala completa foi divulgada pela Federação Goiana de Futebol, nesta quinta-feira (29).

Os árbitros principais das primeiras partidas das quartas de final serão André Luiz Castro (Goiatuba x Atlético-GO), Artur Morais (Goiânia x Goiás), Wilton Pereira Sampaio (Goianésia x Vila Nova) e Jefferson Ferreira (Aparecidense x Anápolis).

Confira a escala de arbitragem completa dos jogos de ida das quartas de final:

Dia 2/3/24 -- Sábado:
Goiatuba EC x Atlético CG -- 16:00 -- Divino Garcia Rosa (Goiatuba)
Árbitro: André Luiz Castro
Assistente 1: Hugo Corres
Assistente 2: Tiego dos Santos
VAR: Jefferson Ferreira
AVAR: Bruno Pires (Fifa)

Goiânia EC x Goiás EC -- 18:00 -- Olímpico Pedro Ludovico (Goiânia)
Árbitro: Artur Morais
Assistente 1: Fabrício Vilarinho (Fifa)
Assistente 2: Jonny Kamenach
VAR: Leone Carvalho
AVAR: Anderson Gonçalves

Dia 3/3/24 -- Domingo:
Goianésia EC x Vila Nova FC -- 16:00 -- Valdeir José de Oliveira (Goianésia)
Árbitro: Wílton Sampaio (Fifa)
Assistente 1: Bruno Pires (Fifa)
Assistente 2: Tiago Gomes
VAR: André Luiz Castro
AVAR: Fabrício Vilarinho (Fifa)

AA Aparecidense x Anápolis FC -- 16:00 -- Aníbal Batista de Toledo (Aparecida de Goiânia)
Árbitro: Jefferson Ferreira
Assistente 1: Cristhian Passos
Assistente 2: Leone Carvalho
VAR: Artur Morais
AVAR: Hugo Correa

IcEsporte

Esporte

Didier Deschamps é o único campeão da Copa do Mundo como jogador e técnico ainda vivo

Futebol perdeu Zagallo e Beckenbauer, que eram os outros dois campeões como técnico e jogador

Modificado em 17/09/2024, 15:38

Didier Deschamps é o único campeão da Copa do Mundo como jogador e técnico ainda vivo

(Federação Francesa de Futebol)

Após as mortes de Mario Jorge Lobo Zagallo e Franz Beckenbauer, o francês Didier Deschamps é o único campeão da Copa do Mundo como jogador e como treinador ainda vivo.

Ele é o único remanescente do trio que conquistou o feito, tendo vencido a Copa jogando, em 1998, e treinando a seleção francesa, em 2018. Zagallo levantou as taças como jogador (1958 e 1962), treinador (1970) e coordenador técnico (1994), enquanto Beckenbauer foi campeão atuando pela Alemanha Ocidental (1974) e comandando a seleção (1990).

O francês de 55 anos atuou como volante na carreira. Relevado pelo Nantes, ele também jogou por Olympique de Marselha, Juventus, Chelsea e Valencia antes de se aposentar, em 2001. Conquistou duas vezes a Liga dos Campeões como jogador, uma pelo Olympique (1992/93) e outra pela Juventus (1995/96).

É treinador da França desde 2012, tendo levado os Bleus às duas últimas finais da Copa. Além do título mundial, foi campeão da Liga das Nações da Uefa em 2020/21. Foi eleito treinador do ano pela Fifa em 2018, após o título da Copa sobre a Croácia na final.

LUTO NO ESPORTE
Em menos de três dias, o futebol perdeu Zagallo e Beckenbauer. A notícia da morte do ídolo brasileiro foi dada na noite de sexta-feira (5), enquanto a do alemão saiu nesta segunda-feira (8).

Eles são duas lendas do esporte. O brasileiro é o único tetracampeão do mundo, e o zagueiro alemão foi o capitão e comandou a seleção na conquista histórica de 1974, derrotando a Laranja Mecânica de Cruyff.

IcEsporte

Esporte

Copa 2034 cai no colo da Arábia Saudita após definição da Fifa sobre 2030

Fifa definiu que as candidaturas para 2034 só podem ser de países da Oceania e da Ásia

Modificado em 19/09/2024, 01:17

Troféu da Copa do Mundo

Troféu da Copa do Mundo
 (Divulgação / Fifa)

O projeto da Arábia Saudita é sediar a Copa do Mundo de 2034. E o país surge como um dos favoritos para isso.

Os sauditas anunciaram nesta quarta-feira (4) a intenção de lançar a candidatura ao Mundial de 2034.

A Fifa definiu que as candidaturas para 2034 só podem ser de países da Oceania e da Ásia, confederação da qual a Arábia Saudita faz parte.

Entre os asiáticos, há um apoio amplo ao projeto dos sauditas. O movimento é similar ao que aconteceu com a candidatura do Qatar para 2022.

Assim, a Arábia Saudita larga como favorita na disputa para sediar a Copa 2034.

O QUE OS SAUDITAS QUEREM

O movimento saudita acontece após a Fifa confirmar que a Copa do Mundo de 2030 será majoritariamente em Portugal, Espanha e Marrocos ---com jogos de abertura em Uruguai, Argentina e Paraguai.

O projeto da Arábia Saudita para o futebol envolve a monarquia local. Neste ano, já houve o investimento volumoso nos clubes locais, resultando na contratação de vários jogadores que estavam no futebol europeu ---Neymar e Benzema são alguns deles. Cristiano Ronaldo já estava lá antes.

A Copa do Mundo é a meta para servir como auge do projeto chamado de Visão 2030, que pretende catapultar o país em diversas áreas, como economia e estrutura ---e o esporte cumpre o papel de trabalhar a imagem dos sauditas.

Os sauditas têm boa relação com a Fifa. O país será sede do Mundial de Clubes 2023 e vai receber a Copa da Ásia de 2027.

O plano da Arábia Saudita para a Copa envolve uma candidatura sem a parceria de outros países, como acontecerá em 2026 (Estados Unidos, México e Canadá) e no formato aprovado para 2030 (envolvendo seis países de três continentes).

IcEsporte

Esporte

Após "geladeira", árbitros goianos voltam a trabalhar no Campeonato Brasileiro

Árbitros do quadro da FGF reaparecem em escala de arbitragem para jogos do cenário nacional

Modificado em 19/09/2024, 01:10

Wilton Pereira Sampaio em ação durante jogo da Holanda contra os Estados Unidos, pelas oitavas de final da Copa do Mundo

Wilton Pereira Sampaio em ação durante jogo da Holanda contra os Estados Unidos, pelas oitavas de final da Copa do Mundo (Clive Brunskill/Getty Images)

Após quase um mês, árbitros goianos voltaram a ser escalados para jogos do Campeonato Brasileiro. Neste fim de semana, 14 integrantes do quadro de arbitragem da Federação Goiana de Futebol vão trabalhar em partidas das séries A, B e D.

Desde o dia 24 de julho, após a publicação de uma nota oficial da FGF sobre erro de arbitragem na vitória do Goiás sobre o Cruzeiro, por 1 a 0, que prejudicou o time goiano, a CBF parou de escalar árbitros de Goiás nas competições nacionais.

Em nota, a CBF respondeu que o critério de escalação dos árbitros não levava em consideração a origem deles.

Após mais de 100 jogos sem a presença da arbitragem goiana no Campeonato Brasileiro, os árbitros voltaram a aparecer na escala e vão trabalhar na rodada deste fim de semana.

Confira a lista de jogos e árbitros escalados :

Série A

Internacional x Fortaleza

Assistente: Bruno Pires
AVAR 2: Elmo Resende

Fluminense x América-MG

Assessor: Antônio Pereira
AVAR: Fabrício Vilarinho
AVAR 2: André Luiz Castro

Goiás x Athletico-PR

4º árbitro: Eduardo Tomaz

SÉRIE B

Guarani x Sport

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Assistente: Leone Carvalho
Assessor: Cleiber Elias

Ituano x Criciúma

AVAR: Edson Antônio

Juventude x Sampaio Corrêa

Árbitro: Jefferson Ferreira
Assistente: Hugo Corrêa

SÉRIE D

Anápolis x Ferroviária

4º árbitro: Anderson Gonçalves
Analista de campo: Júlio César Mota