IcEsporte

Esporte

Motores roncam no Autódromo de Goiânia para disputa da 4ª etapa do Regional de Turismo 1.4

Campeonato Goiano de Turismo reúne equipes de Goiás, Brasília e Minas Gerais

Modificado em 04/11/2024, 08:56

Motores roncam no Autódromo de Goiânia para disputa da 4ª etapa do Regional de Turismo 1.4

(Fábio César)

O final de semana promete ser agitado entre os dias 20, 21 e 22 de setembro no Autódromo Internacional de Goiânia, com as emoções dos carros do Marcas & Pilotos, durante a 4ª etapa do Campeonato Goiano de Turismo 1.4.

As disputas continuam intensas, e na briga pela liderança da categoria "A", Vitor Perillo, de Goiânia, com 195 pontos, mantém uma boa vantagem sobre a dupla Pablo Alves e Célio Vinícius (132 pontos), que promete competitividade até a etapa final na busca pelo título da temporada.

Em terceiro lugar, a dupla Dalabona e Saninho, do Distrito Federal, demonstra constância e regularidade, somando 98 pontos, 5 a mais que a dupla Léo Kammoun e Aloísio, também do Distrito Federal.

Na categoria "B", as disputas estão acirradas entre o campeão dos novatos de 2023, Lorran Lima, com 172 pontos, e o rápido piloto Tony Mariano, do Distrito Federal, com 150 pontos. Com 22 pontos de diferença, a briga pela liderança e pelo título da temporada segue indefinida, com os dois pilotos alternando vitórias a cada prova.

Tony Mariano, que tem encontrado um bom acerto e conquistado muitas vitórias até a 3ª etapa, promete trazer ainda mais velocidade para assegurar o campeonato de 2024.

Na categoria Novatos, o piloto Thiago Costa, com 181 pontos, mantém a liderança desde a primeira etapa da temporada. No entanto, já sente a aproximação do jovem João Ricardo, que com 155 pontos demonstra muita velocidade e segurança, conquistando suas primeiras vitórias na categoria e diminuindo a diferença para o líder.

A novidade da temporada é a categoria Sênior, que classifica os pilotos com 50 anos ou mais, aproveitando as classificações das categorias "A", "B" e Novatos. Na disputa pelo título da categoria estão Aloísio Neto, do Distrito Federal, com 104 pontos, seguido de perto por Colombo Neto, de Goiânia, com 91 pontos, e José de Barros, também de Goiânia, com 78 pontos. A disputa promete ser intensa, com Colombo Neto já de olho na liderança e "Zezinho de Barros" evoluindo no acerto do carro e na constância de pilotagem.

A 4ª etapa do Campeonato de Automobilismo contará novamente com duas provas da categoria Fórmula Millennium, que está retornando às pistas e já iniciando suas competições. Outra grande atração será a participação de uma categoria convidada, composta por carros de turismo superesportivos, que realizará uma etapa do certame paulista nas pistas goianas, integrando-se ao Campeonato Goiano.

As provas terão produção de imagens e vídeos pela Gamboa Produções, empresa especializada em streaming e transmissões. As corridas serão transmitidas pela TV aberta nos canais Marcas e Pilotos Go e FAUGO TV.

A entrada para o público no Autódromo é gratuita, com acesso às arquibancadas e ao talude superior da curva 01. Pulseiras para acesso aos camarotes e áreas de boxes estarão à venda. O público poderá acompanhar 8 corridas no final de semana.

A realização e promoção do evento é do CEFEGO, com supervisão da FAUGO e coordenação técnica do CTDR da FAUGO. O Campeonato Goiano de Automobilismo 2024 conta com o patrocínio de Everest Digital, Automotiva Pneus, Grupo Belcar e Governo de Goiás.
Turismo 1.4
A categoria Turismo 1.4 abrange carros de turismo fabricados em série, com chassis monobloco e motores de 1.400 cilindradas, cuja preparação para competição segue as especificações do Regulamento Técnico. Com foco em custos acessíveis, formação de competidores e aprimoramento das habilidades de pilotagem, a Turismo 1.4 se destaca por um ambiente altamente competitivo e equilibrado.

"Este cenário resulta em emocionantes disputas, batalhas acirradas, inúmeras ultrapassagens e incidentes, tudo em busca das melhores posições na pista", afirma Marcos Ferreira.
Fórmula Millennium
A Fórmula Millennium, categoria originária de Goiás, retornou às pistas em 2023. Com carros monopostos de chassis tubulares e motores de 1.800 cilindradas, as corridas garantem alta velocidade e disputas intensas, exigindo o máximo de desempenho das equipes e pilotos.

Segundo Marcos Ferreira, a categoria é popular entre o público e atrai espectadores que torcem por seus favoritos, alimentando o entusiasmo e a paixão dos fãs do automobilismo.

IcEsporte

Esporte

Evento no autódromo inicia contagem regressiva para MotoGP em Goiânia

Primeira etapa, das cinco previstas, vai ocorrer no dia 29 de março de 2026

Da esquerda para direita: Eric Granado, Franco Morbidelli, Diogo Moreira e Luca Marini

Da esquerda para direita: Eric Granado, Franco Morbidelli, Diogo Moreira e Luca Marini (Diomício Gomes)

Um evento nesta segunda-feira (17), com cerca de 6 mil pessoas no Autódromo Internacional de Goiânia, marcou o início da contagem regressiva de quase 1 ano para o primeiro Grande Prêmio Brasil da MotoGP, que vai ser disputado em Goiânia a partir de 2026. A prova vai ocorrer no dia 29 de março do ano que vem.

O governador Ronaldo Caiado, o CEO e diretor esportivo da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta e Carlos Ezpeleta, respectivamente, além de Alan Adler, CEO da Brasil Motorsport, promotora da MotoGP no Brasil e que organizou o evento nesta segunda-feira com o Governo de Goiás, estiveram no autódromo.

As principais atrações, no entanto, foram os pilotos convidados. Os brasileiros Diogo Moreira (Italtrans Racing Team), da Moto2, e Eric Granado (LCR E-Team), da MotoE fizeram a festa com torcedores. Os italianos Luca Marini (Honda HRC Castrol) e Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) também participaram do evento.

Goiás deve receber corridas da MotoGP a partir de 2026
Autódromo de Goiânia deve ser fechado para reforma nos primeiros meses de 2025
Serra Dourada, estádio que mudou a história do futebol goiano, completa 50 anos

Todos correram, por cerca de 30 minutos, na pista. Após algumas voltas, Diogo Moreira e o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli jogaram luvas e tênis na direção da torcida, que se aglomerou nas grades do autódromo para acompanhar de perto as motos que são utilizadas na MotoGP, Moto2 e Moto3, que são as categorias que vão correr em Goiânia a partir do ano que vem.

É uma honra estar aqui com vocês, participar de uma corrida aqui no Brasil. Eu amo o Brasil, minha mãe (Cristina de Franca) é brasileira, de Recife. Eu cresci na Itália, mas amo o Brasil. Tudo está parecendo um sonho, estou muito feliz. Em março (de 2026) vamos fazer uma grande festa. Eu vou carregar a bandeira do Brasil com muito orgulho", comentou o ítalo-brasileiro Franco Morbidelli.

O Governo de Goiás assinou, em dezembro do ano passado, o contrato com a Dorna Sports, detentora dos direitos comerciais do Mundial de Motovelocidade, e o Autódromo Internacional de Goiânia será a casa da MotoGP entre 2026 e 2030.

É um esporte que atrai milhares e milhares de pessoas em todo mundo. O Brasil, Goiás vai sediar no dia 29 de março, será um domingo, uma corrida que há muitos anos não acontece no Brasil", falou o secretário de governo, Adriano da Rocha Lima, que junto com o secretário de esportes Rudson Guerra, foi quem participou da negociação junto à Dorna Sports para fechar o acordo que consolidou no retorno da MotoGP para Goiânia - a cidade foi palco de edições da categoria entre 1987 e 1989.

IcEsporte

Esporte

Goiás deve receber corridas da MotoGP a partir de 2026

Assinatura de contrato do Governo de Goiás com a Dorna Sports vai ocorrer na próxima quinta-feira (12), durante um evento a partir das 11 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Modificado em 05/12/2024, 10:40

Autódromo de Goiânia

Autódromo de Goiânia (José Washington)

A negociação do Governo de Goiás com a Dorna Sports, detentora dos direitos comerciais da MotoGP, uma das principais categorias no mundo da velocidade, está em reta final e na próxima semana as partes vão assinar o contrato para Goiânia ser sede da etapa por cinco anos a partir de 2026. A prova está prevista para ocorrer em março.

O documento será assinado na quinta-feira (12), durante um evento que será realizado a partir das 11 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. O governador Ronaldo Caiado (UB), o secretário de esportes Rudson Guerra, o secretário-geral Adriano da Rocha Lima, o CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, e o CEO da Brasil Motorsport, Alan Adler estarão presentes para formalização da parceria.

O desejo inicial do Estado era sediar a competição a partir do ano que vem, mas durante a negociação ficou confirmado que a etapa brasileira vai ocorrer a partir de 2026. A tendência é que a prova seja disputada em março de 2026.

A negociação entre o Governo de Goiás e a Dorna Sports começou em junho, mas as conversas vinham desde fevereiro.

Em fevereiro, pessoas que trabalham na administração do autódromo, que completou 50 anos em 2024, iniciaram diálogos nos bastidores com organizadores de eventos internacionais para ver a possibilidade de alguma categoria internacional considerar Goiânia como sede de uma etapa. A Dorna Sports soube do interesse e procurou membros do governo goiano.

Em junho, uma comitiva com a presença dos secretários Rudson Guerra, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), e Adriano Rocha Lima, da Secretaria Geral do Governo, eles passaram pela Holanda, onde acompanharam a 8ª etapa da MotoGP de 2024, e assinaram o protocolo de intenção em Madrid, na Espanha, onde fica localizada a sede da empresa.

Desde então, Estado e a Dorna trocaram informações jurídicas para a formalização do contrato que será assinado na próxima semana - algumas reuniões virtuais foram feitas nos últimos meses. A empresa, inclusive, fez pedidos para ajustes na pista e nas áreas dos boxes do autódromo, que serão feitos juntos com a reforma no local a partir do ano que vem.

Na coletiva do dia 12, o Estado também deve anunciar a reforma no Autódromo Internacional de Goiânia . O equipamento, que será a sede da MotoGP a partir de 2026, deve ficar fechado por cerca de seis meses, a princípio, entre janeiro e junho do ano que vem.

A Seel já comunicou, verbalmente, que o autódromo estará indisponível no primeiro semestre de 2025 para a Federação Goiana de Automobilismo (Faugo), alguns organizadores de eventos, como a Vicar (da Stock Car), e alguns grupos de ciclismo e triatlo que fazem treinos no autódromo.

Com a oficialização da parceria, Goiânia voltará a sediar a MotoGP depois de quase 40 anos. A cidade recebeu etapas da categoria nas temporadas de 1987, 1988 e 1989.

A última vez que a MotoGP teve uma corrida no Brasil foi em 2004, no hoje extinto Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

IcEsporte

Esporte

Gabriel Bortoleto é confirmado na Sauber e Brasil volta a ter titular na Fórmula 1 em 2025

Brasileiro está confirmado no grid e seguirá na equipe quando o time passar a se chamar Audi a partir de 2026

Gabriel Bortoleto está confirmado como piloto titular da Sauber na Fórmula 1 em 2025

Gabriel Bortoleto está confirmado como piloto titular da Sauber na Fórmula 1 em 2025 (Divulgação / fiaformula2)

O brasileiro Gabriel Bortoleto está confirmado como piloto titular da Sauber na Fórmula 1 em 2025 e seguirá na equipe quando o time passar a se chamar Audi a partir de 2026. Com isso, ele encerra um hiato de oito anos sem titulares do país na principal categoria do automobilismo, desde a aposentadoria de Felipe Massa em 2017.

Bortoleto completou recentemente 20 anos, e vem tendo uma ascensão meteórica nas categorias diretamente abaixo da Fórmula 1. Ele foi campeão da Fórmula 3 logo em seu ano de estreia, em 2023, e é atualmente o líder da Fórmula 2, com duas rodadas duplas para o final da temporada.

Seu nome passou a circular como um possível alvo da Audi no final de julho, e as conversas ganharam força com a grande performance do brasileiro no GP da Itália, quando ele venceu a corrida principal saindo da última colocação.

Mas havia um entrave, resolvido nas últimas semanas: Bortoleto era piloto da academia da McLaren, que o liberou para que ele pudesse ser anunciado ainda com o campeonato da F2 em andamento.

BORTOLETO TEVE UMA ASCENSÃO METEÓRICA NOS ÚLTIMOS 2 ANOS
O piloto não vinha de resultados tão expressivos nas categorias de base até assinar com a A14 Management, agência de Fernando Alonso, que passou a guiar sua carreira em setembro de 2022. Ele conseguiu um teste com a equipe Trident, foi bem, e garantiu sua vaga na F3.

Foi um campeonato cerebral, administrando a vantagem que tinha conquistado nas primeiras etapas do ano, sem cometer os erros e ter os altos e baixos que costumam marcar essas categorias em que os pilotos ainda estão se desenvolvendo.

Com o título e um bom projeto de patrocínio por trás, formando um pacote atrativo para qualquer equipe, Bortoleto conseguiu uma boa vaga também na F2, na Invicta Racing, além de ter entrado para o programa de jovens pilotos da McLaren.

Embora a Invicta fosse uma das melhores equipes do campeonato, ainda havia dúvidas quanto ao rendimento de cada equipe, já que a Fórmula 2 estreou um novo carro neste ano. Tanto, que pilotos que já estão garantidos na F1 em 2025 e que atualmente dividem o grid da F2 com Bortoletto - Ollie Bearman e Kimi Antonelli - que também correm por uma equipe forte, a Prema, nunca estiveram na disputa pelo título.

Bortoleto teve alguns problemas técnicos e azares no começo do ano, mas ao longo da temporada foi mostrando regularidade e cresceu no último terço do campeonato, saindo da etapa do Azerbaijão na liderança. Faltam rodadas duplas, no Qatar e em Abu Dhabi, e ele tem 4.5 de vantagem para o segundo colocado.

O plano de carreira inicial era fazer dois anos de F2, lutando pelo título logo de cara. O objetivo dele, Gabriel, era mais alto: emular Oscar Piastri, Charles Leclerc e George Russell e ser campeão como estreante na F3 e na F2. Até porque esse tipo de currículo não é ignorado pelas equipes de F1. Embora não tenha conquistado o título ainda, ele fez o bastante para que a Audi se interessasse.

NÃO DÁ PARA ESPERAR MUITO DA SAUBER
A Audi vem investindo pesado na equipe que continuará como Sauber até o final de 2025. A fábrica montada pelos alemães para fazer o motor da F1 de 2026 tem um nível de maquinário até superior ao das concorrentes. Porém, o desafio de competir de igual para igual com fabricantes com larga experiência na F1 é grande e não se espera que sua unidade de potência estreie no mesmo nível dos rivais.

O desafio não para por aí. A estrutura da própria equipe Sauber tem recebido atualizações, embora a fábrica não seja das mais acanhadas entre os times da F1. O que vem mudando, e muito, é a quantidade e qualidade dos profissionais que trabalham na equipe, uma vez que a Audi vem pinçando funcionários dos rivais, especialmente de times grandes.

À frente do projeto está Mattia Binotto, ex-chefe da Ferrari. E em 2026 chega Jonathan Wheatley, um dos responsáveis pelo sucesso da Red Bull, que vai voltar a se juntar ao chefe dos mecânicos, Lee Stevenson, que tem atraído outros ex-Red Bull para o time. Mas o próprio rendimento da equipe neste ano, sem nenhum ponto marcado, mostra que ainda há muito pela frente, o que espantou os pilotos mais experientes que foram procurados pelo time, especialmente Carlos Sainz.

No final, a equipe ficou entre contar com Valtteri Bottas por mais um ano para que ele ajudasse nesta fase de transição ao lado do também experiente Nico Hulkenberg, ou contar com um jovem. E optou por Bortoleto como uma aposta a longo prazo.

IcEsporte

Esporte

Interlagos transborda de homenagens a Ayrton Senna 30 anos após a morte do piloto

Prefeitura da capital paulista se juntou à organização do evento para promover ações coordenadas durante os três dias do GP

Modificado em 04/11/2024, 08:48

Capacete gigante é uma das atrações em homenagem a Ayrton Senna: material contém peças recicláveis, pesa 300 kg e foi levada à curva do "S", na pista

Capacete gigante é uma das atrações em homenagem a Ayrton Senna: material contém peças recicláveis, pesa 300 kg e foi levada à curva do "S", na pista (Divulgação / X (antigo Twitter) / @F1)

O Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1 transbordará de homenagens a Ayrton Senna nesses dias em Interlagos. O GP deste ano ocorre no 30º aniversário da morte do piloto brasileiro. Por isso, a prefeitura da capital paulista se juntou à organização do evento para promover ações coordenadas durante os três dias.

A reportagem esteve no Autódromo de Interlagos e acompanhou a finalização de detalhes para entregar algumas das homenagens ao tricampeão mundial.

CAPACETE GIGANTE
Na última quinta-feira (31), o tetracampeão Sebastian Vettel promoveu a primeira ação: um capacete "forever Senna" ("para sempre Senna") gigante. A peça, criada por artistas brasileiros apenas com materiais recicláveis, pesa 300 kg e foi levada à curva do "S", na pista, por um guindaste.

Vettel se reuniu com vários pilotos, incluindo o brasileiro Gabriel Bortoleto, do programa de desenvolvimento da McLaren, para uma foto dentro do capacete. O capacete ainda ficará em exibição em área específica do autódromo até domingo (3).

MURAL DO SENNA REVITALIZADO
Nesta sexta (1º), o mural de Senna, localizado próximo à entrada do autódromo, foi reinaugurado após a revitalização feita pelo grafiteiro Eduardo Kobra.

"Tão importante quanto criar novos murais é restaurar e preservar os murais que já existem. Para mim, é um privilégio estar aqui restaurando mais um painel para a cidade". Kobra, grafiteiro e muralista

O artista esteve em Interlagos para deixar sua assinatura no mural. A ação contou com a presença do prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB).

HAMILTON PILOTA MCLAREN DE SENNA
A F1 confirmou Lewis Hamilton como piloto escolhido para conduzir a histórica McLaren MP4/5B de Senna. O carro do tributo foi o usado pelo piloto no bicampeonato na temporada de 1990 da F1. O box demonstrativo que vai receber o monoposto foi montado próximo à pista.

"Eu nunca imaginei em todos esses anos que conseguiria dirigir o carro do Senna. Lembro que alguém me contatou e eu pude ter a oportunidade. Quando eu estava na McLaren, tive a oportunidade de dirigir o MP4/4, foi incrível. Eu lembro da vez em que ele finalmente ganhou aqui [no GP de São Paulo] e levantou a bandeira. Definitivamente, vai ser uma experiência muito emocionante. Espero que as pessoas estejam aqui para ver". Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, em entrevista coletiva

A ação com o piloto britânico, que recebeu o título de Cidadão Honorário Brasileiro em 2022, está prevista para o sábado (2), às 17h (de Brasília), após as classificatórias.