Geral

Adolescente de 14 anos teria morrido na Bahia após participar do 'desafio do desodorante'

A 'brincadeira', muito sem graça e disseminada na internet, consiste em inalar o aerossol, fechar boca e nariz e ficar o máximo de tempo sem respirar

Modificado em 26/09/2024, 00:36

Adolescente de 14 anos morre durante 'desafio do desodorante' na Bahia

Adolescente de 14 anos morre durante 'desafio do desodorante' na Bahia (Reprodução)

A Polícia Civil de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, investiga se a morte do adolescente Marcos Vinícius de Paula Santos, 14 anos, tem ligação com o chamado 'desafio do desodorante'. O jovem foi foi encontrado na noite de quinta-feira (20) morto, dentro de casa, com um frasco de desodorante numa das mãos.

Para o jornal Correio , o delegado Marivaldo Felipe dos Santos informou que outros amigos do jovem morto iriam participar da brincadeira, mas desistiram. "Os relatos dos parentes indicam que a causa da morte foi a participação dele nesse desafio, que é muito perigoso", disse.

A 'brincadeira' sem graça e disseminada na internet, consiste em inalar o aerossol, fechar boca e nariz e ficar o máximo de tempo sem respirar. Uma variação é jogar o spray contra a pele até ela 'congelar', o que provoca serias queimaduras.

O delegado afirmou que o caso está encerrado e que é tratado como suicídio. Mas ele pode vir a se tornar homicídio culposo caso seja confirmado que ocorreu incentivo por parte de alguém.

Outro caso no Brasil

A pequena Adrielly Gonçalves, de 7 anos, morreu em fevereiro deste ano, em São Bernardo do Campo (SP), depois de participar do "desafio do desodorante", quando a pessoa inala desodorante aerosol pelo maior tempo que conseguir. Ela estava brincando em casa, espirrou o spray na boca, segurou o ar e teve uma parada cardíaca. A família ainda tentou levar a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas ela já chegou morta.

Geral

Motoristas podem recorrer das multas pela internet; atendimento presencial será mantido

Segundo órgão, o serviço já era disponibilizado pelo aplicativo e presencialmente, mas agora o motorista tem mais uma opção

Modificado em 17/09/2024, 16:03

Agente de trânsito durante fiscalização em Goiânia

Agente de trânsito durante fiscalização em Goiânia
 (Diomício Gomes)

O Detran Goiás anunciou um novo recurso digital para que os motoristas também possam recorrer das multas pela internet. A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (20).

De acordo com o delegado Waldir Soares, presidente do Detran, o serviço já era disponibilizado pelo aplicativo e presencialmente, mas agora o motorista tem mais uma opção.

Vamos continuar tendo atendimento presencial, mas estamos oferecendo uma forma para facilitar a vida dos motoristas", afirma.

Para recorrer das multas pela internet, o motorista deve acessar o Portal Expresso, pesquisar por 'recurso de multa' e seguir as orientações descritas na Carta do Serviço. O recurso também é disponibilizado pelo aplicativo Detran GO ON e presencialmente nos Vapt Vupts, Ciretrans e na sede.

De acordo com o órgão, a nova opção deve incentivar os motoristas a procurarem o serviço digital ao invés do atendimento presencial. Por mês, o Detran Goiás recebe cerca de 10 mil recursos de multas, sendo que apenas 2% desse quantitativo são feitos digitalmente.

Ao fazer o recurso pelo portal, segundo o Detran, o motorista é direcionado automaticamente para o setor responsável pelo julgamento. Todo o processo pode ser acompanhado pela internet.

O Detran ainda lembra que o motorista precisa manter o cadastro atualizado, já que a notificação de multa é enviada para o endereço informado. Após ser notificado, o motorista tem até 30 dias para solicitar o recurso da multa.

IcMagazine

Famosos

Quem é o pedreiro que aparece em vídeo com Leonardo?

Cantor Fredd Costa divide seu tempo entre apresentações em bares de Goiânia e o trabalho na construção civil

Modificado em 17/09/2024, 16:12

Quem é o pedreiro que aparece em vídeo com Leonardo?

(Divulgação)

Nos últimos dias a internet ganhou de presente mais um meme com um vídeo do cantor Leonardo fazendo segunda voz ao lado de um pedreiro. As brincadeiras foram do tipo: "Polliana foi ver porque a obra tá demorando...". A situação era o que parecia, ou quase. O novato cantor, Fredd Costa, de 38 anos, é realmente pedreiro, mas a obra não é da esposa do Leonardo. Ela é uma casa do condomínio Talismã, negócio imobiliário que leva assinatura dele, onde ele esteve na última semana.

Mais que vistoriar o negócio, Leonardo também checou o talento de Genilson Higino, mineiro de Divino, Minas Gerais, que, acreditando no sonho de se tornar um cantor reconhecido, veio para Goiânia no final do ano de 2023 com o objetivo de conhecer o veterano e mostrar suas composições. "Eu sabia que se tivesse a oportunidade, minha música seria um estouro", declara Fredd Costa, nome artístico adotado pelo pedreiro.

O plano foi traçado há algum tempo. Já dominando o ofício na construção civil na cidade natal, ele pediu trabalho para o mestre de obras que atua no condomínio em Guapó, e veio com cara e coragem, acreditando que um dia, Leonardo iria aparecer. "E não é que aconteceu rápido!. Lá na obra sempre tem uma resenha e meu violão estava sempre preparado. Quando o patrão falou: o Leonardo tá aí, você ta pronto? eu disse: nasci pronto rapaz".

O vídeo com a canção Fratura Exposta já rendeu mais de 1 milhão de visualizações em um perfil do Tik Tok. Surfando na onda dos memes, Fredd espera que a internet seja uma propulsora do seu trabalho. "O Leonardo sempre foi minha grande fonte de inspiração e vou aproveitar esse momento para mostrar minha voz".

IcEsporte

Esporte

Goiás tem três desfalques para confronto direto contra o Bahia

Time esmeraldino perde três jogadores, por suspensão, para partida na Serrinha

Modificado em 19/09/2024, 01:17

Allano, atacante do Goiás

Allano, atacante do Goiás (Wesley Costa)

O técnico Armando Evangelista terá de lidar com três desfalques para armar a equipe titular que vai enfrentar o Bahia no próximo sábado (7), às 16 horas, no Estádio Hailé Pinheiro.

O time esmeraldino teve três jogadores suspensos na partida contra o Botafogo, na última segunda-feira (2). O lateral direito Maguinho, o volante Morelli e o atacante Allano receberam cartões amarelos e estavam pendurados.

Na lateral direita, a tendência é que Bruno Santos seja o escolhido pelo técnico Armando Evangelista. A outra opção é a entrada do experiente Apodi.No meio-campo, o treinador português poderá contar novamente com o volante Oyama, que foi baixa contra o Botafogo por força contratual e está apto a enfrentar o Bahia.

No ataque, o técnico esmeraldino tem opções como Alesson e Vinícius para a vaga de Allano. De volta a Goiânia, a delegação esmeraldina inicia a preparação para o confronto direto com o Bahia. O time goiano não vence há seis jogos no Brasileirão, mas está fora da zona do rebaixamento.

Geral

Denúncias ao Procon Goiás podem ser feitas pela internet

A manifestação pode ser registrada de forma anônima ou identificada, conforme critério do denunciante

Modificado em 20/09/2024, 03:52

Os relatos de possíveis infrações ou irregularidades podem ser informadas no programa Expresso, disponibilizado para sistemas iOS e Android


Os relatos de possíveis infrações ou irregularidades podem ser informadas no programa Expresso, disponibilizado para sistemas iOS e Android

 (Divulgação/Secom Governo de Goiás)

As denúncias ao Procon Goiás podem ser feitas pela internet. Os relatos de possíveis infrações ou irregularidades contra o direito dos consumidores podem ser informadas no programa Expresso, que foi disponibilizado pelo site do governo de Goiás ou pelo aplicativo Expresso Goiás, disponível para sistemas iOS e Android.

O denunciante pode registrar sua denúncia de forma anônima ou identificada. Para registrar a denúncia, o cidadão deve buscar por "Criar/Acompanhar denúncia Procon". A manifestação pode ser registrada de forma anônima ou identificada, conforme critério do denunciante.

O governo de Goiás informou que o usuário precisa inserir informações válidas para que seja feita a fiscalização. Também é necessário inserir algum telefone e e-mail válidos, para contato nos casos em que for necessário a solicitação de mais detalhes sobre os fatos.

Denúncias

Depois de registrada a denúncia, é possível acompanhar o status da manifestação registrada. Para isso, o cidadão deve acessar a página do serviço e informar o número de protocolo gerado após a denúncia. As denúncias também podem ser feitas pelo telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior).

As reclamações podem ser feitas presencialmente na sede do órgão (Rua 8, 242, Ed. Torres, Centro de Goiânia) ou pela internet, por meio do canal Procon Web .