Geral

Alimentos ultraprocessados são vilões na nossa rotina

Freepik

Um estudo feito em parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidad de Santiago de Chile avaliou os impactos sobre a saúde dos alimentos ultraprocessados - que são os produtos que passaram por maior processamento industrial e contêm substâncias sintetizadas em laboratório como os corantes, conservantes e aromatizantes - e apontou que eles foram responsáveis pela morte de 57 mil pessoas no Brasil, com base em dados de 2019, os mais recentes disponíveis sobre o tema.

Descasque mais e desembale menos “Você já deve ter ouvido essa máxima de algum profissional e essa é uma regra muito importante, é a base para pensarmos em uma alimentação saudável, não só em termos de emagrecimento, mas também para quem busca saúde e vitalidade”, ressalta Giovana Tassinari, que cita algumas estratégias para se comer melhor no dia a dia:


No dia a dia
“Mudanças de hábitos levam tempo, portanto, seja paciente consigo mesmo e celebre cada pequena conquista ao longo do caminho”, salienta a nutricionista. Giovana Tassinari também dá algumas dicas para, mesmo com a correria da rotina diária, se conseguir manter uma alimentação saudável no cotidiano. 

- Estabeleça metas claras: comece definindo metas realistas para sua alimentação. “Pode ser a redução do consumo de alimentos ultraprocessados, o aumento da ingestão de vegetais ou a limitação de açúcares adicionados. Ter metas claras ajudará a direcionar seus esforços”; - Faça um planejamento semanal: dedique algum tempo a planejar suas refeições e lanches para a semana. “Procure um nutricionista, para te ajudar a montar um cardápio que inclua uma variedade de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais nas quantidades que você precisa”; - Coma com regularidade: estabeleça horários regulares para as refeições e os lanches. “Pular refeições pode ajudar a controlar o apetite e evitar comer em excesso mais tarde”; - Beba água: mantenha-se bem hidratado bebendo água ao longo do dia. “Às vezes, a sensação de sede é confundida com fome”; - Leve lanches saudáveis: tenha sempre à mão frutas, nozes, iogurte ou vegetais cortados para evitar recorrer a opções não saudáveis quando sentir fome entre as refeições; - Reduza o consumo de açúcar e sal: leia os rótulos dos alimentos e reduza a ingestão de açúcares adicionados e sódio em sua dieta.

 
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI