Geral

Idoso de 85 anos encontra irmãos que nunca tinha conhecido após ver vídeo na internet

Gilberto Cortez mora no Rio de Janeiro e visitou os irmãos em Anápolis

Modificado em 20/09/2024, 03:52

Gilberto Cortez mora no Rio de Janeiro e visitou os irmãos em Anápolis

Gilberto Cortez mora no Rio de Janeiro e visitou os irmãos em Anápolis (Arquivo pessoal)

O aposentado Gilberto Cortez, de 85 anos, descobriu que tem quatro irmãos após seu neto fazer uma pesquisa na internet sobre o pai do idoso, Artemídoro Alves de Oliveira, mais conhecido como Jarbas de Oliveira, e encontrar um vídeo de homenagem a ele feito por uma de suas irmãs, Jeane Oliveira. Gilberto é do Rio de Janeiro e seus novos familiares moram em Anápolis, a 55 quilômetros de Goiânia.

"Na minha mocidade, eu escutei falar que meu pai tinha 11 filhos. Mas eu pensava que não poderia procurar uma família que não me conhecia durante tantos anos sem saber se eles sabiam da minha existência", contou. Porém, Gilberto passou a acompanhar as publicações de Jeane e viu muitas semelhanças entre sua família e os novos irmãos, o que o incentivou a procurá-los.

"Jeane mostrava o comportamento da família. Como a família procedia, em que eles acreditavam, como eles se reuniam e isso se identificou com a minha família. Minha família é toda assim, cheia de alegria, cheia de festa e reuniões", descreveu. Ele conta que o primeiro contato com a irmã foi feito pelo neto, que entrou em contato e o incentivou a falar com ela.

Gilberto conta que escreveu um e-mail para a irmã e contou tudo o que sabia e o que tinha descoberto. "Narrei que tinha a certidão de casamento dos meus pais, contei que ele teve dois filhos e que um deles era eu", relatou. No mesmo dia, o idoso recebeu uma mensagem de Jeane dizendo que a família estava muito feliz com a novidade e que queriam conhecê-lo.

Encontro

"Me passaram um zap no mesmo dia dizendo que a família tinha tomado conhecimento e que não sabiam da minha existência, mas que estavam todos reunidos porque queriam me conhecer", comemorou. Coincidentemente, Gilberto tinha uma viagem marcada para Goiânia para visitar o marido da irmã, que já faleceu, e aproveitou para ir até Anápolis para conhecer os irmãos.

"Eu levei algumas fotografias e levei a minha certidão de nascimento, mas quando eles me viram já disseram que eu era a cara do meu pai, 'você é igual meu pai'. Então a semelhança era tão grande que dispensava qualquer documento e qualquer DNA", afirmou. Gilberto destaca que a familiaridade está além da aparência, mas na forma de viver a vida.

O idoso já voltou para a casa no Rio de Janeiro, que fica a mais de 1.357 quilômetros de Anápolis, mas conta que já participou do aniversário de quatro pessoas da nova família. "Parece inexplicável, é uma coisa inacreditável. Mas tem um momento que as coisas acontecem na nossas vidas e esse foi o meu momento, essa é a minha história", finalizou Gilberto.

Gilberto Cortez mora no Rio de Janeiro e visitou os irmãos em Anápolis

Gilberto Cortez mora no Rio de Janeiro e visitou os irmãos em Anápolis (Arquivo pessoal)

Geral

Idoso e mulher são presos por suspeita de envolvivento em abuso sexual de menina de 10 anos

Prisão aconteceu após Polícia Militar receber denúncia indicando local do crime. Vítima foi levada para o Hospital Municipal de Araguatins

Modificado em 09/04/2025, 18:09

Viatura da Polícia Militar do Tocantins

Viatura da Polícia Militar do Tocantins (PMTO / Divulgação)

Um idoso de 65 anos foi preso por suspeita de estuprar uma criança de 10 anos, em São Sebastião do Tocantins, no Bico do Papagaio. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), uma mulher de 33 anos também é investigada e foi presa por suspeita de envolvimento no crime. A relação entre os suspeitos e a vítima não foi informada.

A prisão em flagrante aconteceu após a Polícia Militar receber uma denúncia indicando o local do crime. Ao chegarem, os militares confirmaram indícios de estupro. Uma espingarda calibre 32 de fabricação caseira também foi apreendida.

Os nomes dos suspeitos não foram divulgados e o Daqui não conseguiu contato com a defesa deles.

O conselho tutelar do município prestou apoio aos policiais durante a ocorrência. A criança foi levada para o Hospital Municipal de Araguatins e está sob acompanhamento das autoridades competentes, conforme a SSP.

Os suspeitos foram levados para a 3ª Central de Atendimento da Polícia Civil para os procedimentos legais e depois foram encaminhados para a Unidade Prisional de Araguatins.

Geral

Vídeo mostra criança supostamente bêbada enquanto adultos riem: 'Bebeu a pinga toda'

Além da polícia, o Conselho Tutelar foi acionado e, junto ao Ministério Público de Goiás por meio do Juizado da Infância e Juventude de Catalão, conseguiu uma liminar com a suspensão temporária da guarda da menina

Vídeo mostra criança alcoolizada

Vídeo mostra criança alcoolizada (Reprodução/Redes Sociais )

Uma menina de 4 anos foi filmada supostamente bêbada em Três Ranchos, sudoeste goiano. No vídeo, um casal ri da situação e um deles diz que a criança teria bebido 'pinga'. Nas imagens, a menina aparece andando, mas sem equilíbrio (veja acima) . O caso é investigado pela Polícia Civil (PC). Ninguém foi preso.

Bebeu a pinga toda. Tá tonta, ó. Pegou o litro ali e tchau", zombou um homem.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Pedro Democh, o casal que aparece no vídeo, não são os pais da menina, mas tem a guarda dela. Os nomes dos suspeitos não foram revelados, assim como o grau de parentesco entre eles e a menina, por isso a reportagem não conseguiu localizar a defesa deles até a última atualização deste texto.

O delegado ainda explica que apesar do vídeo ter sido gravado no dia 20, as autoridades policiais só receberam o caso na última segunda-feira (31). O lapso temporal, conforme a Polícia Técnico Científica, impede a detecção de álcool nos exames da menina.
Esse vídeo é do dia 20 de março, portanto não há como ter álcool no sangue dessa criança, o que inviabiliza os exames", explica Olegário Augusto, perito criminal da Polícia Científica.

Entretanto, para a polícia, os responsáveis pela menina contaram que ela realmente ingeriu bebida alcoólica no dia da gravação.

Mas foi por descuido de terem deixado a garrafa em um local de fácil acesso [que a menina bebeu]. Que não foram eles [o casal] que deram a bebida pra ela", informou o delegado.

Médico é suspeito de dar tapas, perfurar o tímpano e xingar paciente autista de 9 anos durante atendimento Bebê com cordão umbilical é abandonado em calçada de Rio Verde

Outras medidas

Além da polícia, o Conselho Tutelar foi acionado e, junto ao Ministério Público de Goiás por meio do Juizado da Infância e Juventude de Catalão, conseguiu uma liminar com a suspensão temporária da guarda da menina. Portanto, ela foi encaminhada para um abrigo em Catalão, já que, segundo a conselheira Franciely Rodrigues, o casal e a criança moram em Três Ranchos há pouco tempo e nenhum parente próximo foi localizado na região.
A gente levou a equipe, com psicólogo e assistente social. Levamos algumas coisas para a criança também", disse a conselheira tutelar sobre o acolhimento que a menina está recebendo.

A reportagem procurou o Ministério Público, por e-mail, para saber por quanto tempo é válida a suspensão da guarda e quais os próximos procedimentos a serem tomados, mas até a última atualização deste texto, não obteve resposta.

Geral

'Cobra de duas cabeças' é resgatada no centro de Santa Helena de Goiás; vídeo

Segundo o bombeiro militar que esteve no local, Soldado Tainan, o animal se tratava de uma Anfisbena que é popularmente conhecida como ‘cobra de duas cabeças’

Modificado em 07/03/2025, 14:59

undefined / Reprodução

O Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar uma cobra no centro da cidade de Santa Helena de Goiás, no sudoeste do estado, nesta quinta-feira (7). Segundo o bombeiro militar que esteve no local, Soldado Tainan, o animal se tratava de uma Anfisbena que é popularmente conhecida como 'cobra de duas cabeças'.

Esse animal, apesar da aparência, não se trata de uma serpente, e esse animal tem uma peculiaridade interessante que ele engana, que a cauda dele também é uma cabeça para atacar a pessoa, mas se trata obviamente de um engano para que ela realmente possa atacar", disse o Soldado em vídeo explicativo publicado em rede social do Corpo de Bombeiros.

Segundo o bombeiro, o animal possui uma mordida agressiva, mas não tem veneno.

Avenida 136, Jamel Cecílio e Castelo Branco deve mreceber semáforos seincronizados até o final do mês, diz Mabel
Susto: Cobra é encontrada em cima do fogão de casa em Goiás

Ele não é venenoso, mas ele tem uma mordida muito forte, o que pode machucar qualquer pessoa que tentar pegar nesse animal de forma errada e sem proteção", disse.

Bombeiro Militar mostrando o animal resgatado (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Bombeiro Militar mostrando o animal resgatado (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

'Cobra de duas cabeças'

Segundo o biólogo Edson Abrão, a 'cobra de duas cabeças' é um anfíbio, um parente distante de um lagarto.

Ela não é um animal peçonhento, é um anfíbio, parente de uma lagartixa, de um lagarto, parente distante, mas da mesma classificação", disse.

Segundo Edson, este anfíbio, chamado de Anfisbena, apesar de não conter veneno possui uma mordida bastante forte.

Ela não tem veneno, mas tem uma mordida bem forte. Não é legal colocar a mão nela pois ela vai te machucar muito", disse.

O biólogo também explicou o porquê do nome popular de 'cobra de duas cabeças'.

Isso é uma evolução desse animal. Ela tem uma cabeça só, mas a cauda se parece outra cabeça. Como ela tem uma mordida muito forte algum outro animal que for predá-la geralmente não vai pela cabeça, vai pela cauda, então uma serpente que ver esse animal vai ficar com medo, pois não sabe qual lado é a cabeça, vai achar que realmente são duas cabeças, então não ataca", explicou à reportagem.

Geral

Mulher morre após ser atropelada por ônibus na Praça Cívica

Segundo a empresa de transporte coletivo Rápido Araguaia, a vítima se desequilibrou na calçada e caiu enquanto o ônibus passava

undefined / Reprodução

Uma mulher, de 70 anos, morreu após cair de uma plataforma de transporte coletivo e ser atropelada por um ônibus na Praça Cívica na tarde desta quarta-feira (13), informou o Corpo de Bombeiros.

Em nota enviada a reportagem, a Rápido Araguaia informou que a vítima se desequilibrou na calçada e caiu enquanto o ônibus passava (assista acima). A empresa também ressaltou que está cooperando com as investigações junto às autoridades competentes.

Segundo os bombeiros, os militares tentaram reanimar a idosa, mas ela acabou morrendo no local.

O trânsito do local, que havia sido bloqueado no momento do acidente, foi desbloqueado no início da noite desta quarta-feira (13), de acordo com apuração do repórter João Victor Guedes, da TV Anhanguera.