Geral

Testes gratuitos para hepatites virais serão realizados em shopping

Ação faz parte do Julho Amarelo e acontece a tarde entre os dias 29 e 31 deste mês

Modificado em 17/09/2024, 16:35

Testes gratuitos para hepatites virais serão realizados em shopping

(Divulgação)

Divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em abril, o Relatório Global sobre Hepatites de 2024 aponta que as hepatites virais causam a morte de cerca de 3.500 pessoas por dia em todo o mundo e 1,3 milhão por ano. A doença é a segunda principal causa infecciosa de morte a nível mundial, ficando atrás apenas da tuberculose.

Para alertar sobre a enfermidade, 28 de julho é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e todo o mês ganha a cor amarela. Sendo um empreendimento cujo carro-chefe é a saúde, o Órion Business & Health Complex não poderia deixar de ressaltar o julho amarelo.

Nesta semana, entre segunda e quarta-feira (29 a 31 de julho), as pessoas que passarem pela praça de alimentação do Shopping Órion, das 12h às 17h, poderão receber orientações sobre as hepatites virais e ainda fazer a testagem gratuita para as hepatites B e C, que são as mais comuns no país.

Cerca de 15 minutos depois o resultado fica pronto e aqueles que tiverem positivado para alguma das enfermidades receberão encaminhamento para unidades de saúde especializadas para o devido acompanhamento.

Quem desejar também poderá realizar testagem para detectar HIV e sífilis. A iniciativa conta com a parceria da Clínica Liver - Instituto do Fígado de Goiás, situada no centro clínico do Órion Complex.

Serviço: Julho amarelo com teste grátis
Data : 29 a 31 de julho
Horário : Das 12h às 17h
Local: Praça de Alimentação do Shopping Órion, Avenida Mutirão, Setor Marista
Testes : Hepatite B e C, HIV e Sífilis
Participação : Gratuita

Geral

Órion Complex recebe ônibus do Hemocentro nesta quarta-feira

Unidade móvel estará no local das 8h às 16h, é possível agendar horário para doação de sangue

Modificado em 17/09/2024, 16:27

Órion Complex recebe ônibus do Hemocentro nesta quarta-feira

(Divulgação)

O Órion Business & Health Complex e o Hemocentro de Goiás realizam ação conjunta para captar doadores de sangue e aumentar o estoque de bolsas, pois neste mês de julho há uma baixa no número de doações devido ao período de férias escolares.

Nesta quarta-feira (24), das 8h às 16h, a unidade móvel do banco de sangue estadual estará na Avenida Portugal, no Setor Marista, para receber voluntários que desejem fazer uma doação.

"Queremos incentivar as mais de duas mil pessoas que trabalham aqui diariamente e o público passante, que também é alto, visto a quantidade de clínicas, lojas e escritórios que temos no empreendimento. Além da vizinhança", destaca o síndico do Órion Complex, Leopoldo Gouthier.

A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, ressaltou a importância da parceria. "Estamos muito felizes em firmar essa parceria com o Órion Business & Health Complex, um empreendimento de expressiva relevância em Goiânia. Parcerias como essa impactam positivamente na manutenção do estoque de hemocomponentes, principalmente em períodos como esse de férias escolares."

Quem desejar pode agendar um horário pelo link https://forms.gle/DYaG5dyhtRdcAfJs5, mas o ônibus do Hemocentro também atenderá aqueles que não tiverem feito o agendamento.

Para realizar uma doação de sangue é preciso estar saudável, pesar acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido e ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que abaixo de 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.

Além disso, pede-se para estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Veja abaixo alguns impedimentos para doar sangue:

  • Gripe, resfriado e febre: aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Período gestacional;
  • Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
  • Amamentação (até 12 meses após o parto);
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
  • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
  • Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
  • Ter estado exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
  • Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 ficam impedidas de doar sangue pelo prazo de 7 dias
  • Pessoas que foram consideradas caso suspeito ou confirmado, devem aguardar o prazo é de 10 dias após a remissão dos sintomas.
  • Vacinas têm um período de inaptidão que varia entre 48 horas e 12 meses.
  • Serviço: Doação de Sangue no Órion
    Dia: 24 de julho
    Horário: das 8h às 16h
    Local: Avenida Portugal, Setor Marista, em frente ao Órion Complex

    Geral

    Genro suspeito de matar produtores rurais encontrados dentro de casa na véspera de Natal é preso; vídeo

    Milton Santos, de 53 anos, estava foragido há quase um mês. Ele foi localizado pela polícia no Jardim Ingá, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal (DF)

    Modificado em 20/01/2025, 12:04

    O pedreiro Milton Pereira dos Santos, de 53 anos, foi preso suspeito de matar os sogros na zona rural de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal (DF). Segundo a Polícia Civil (PC), o casal de produtores rurais foi encontrado morto dentro de casa na véspera de Natal. Milton estava foragido e foi localizado em Luziânia, que também fica no entorno do DF (assista acima) .

    Milton foi preso na tarde deste domingo (19). O vídeo mostra os policiais entrando no imóvel onde o suspeito estava escondido, no Jardim Ingá, e dando voz de prisão. Essa foi a segunda fase da Operação Álibi, conduzida pelo Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de Cristalina.

    Momento em que os policiais cumprem o mandado de prisão contra Milton Pereira dos Santos, de 53 anos. (Divulgação/Polícia Civil)

    Momento em que os policiais cumprem o mandado de prisão contra Milton Pereira dos Santos, de 53 anos. (Divulgação/Polícia Civil)

    A reportagem entrou em contato com a defesa do suspeito na manhã desta segunda-feira (20), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. Segundo o delegado Rafael Abrão, que assumiu a investigação do caso, Milton não resistiu à prisão.

    Ele se entregou. Porém, alega que não participou do homicídio. Ele então acusou Cleiton de ter sido responsável pelos golpes de facão no casal. Ele alega que teria, na verdade, adentrado à residência do casal para efetuar um roubo", explicou o investigador.

    Relembre o caso

    Segundo a polícia, as vítimas eram Maria Batista de Oliveira, de 68 anos, e o marido dela, Mario Domingos, de 59. Eles foram mortos com golpes de facão na noite do dia 23 de dezembro de 2024. Os corpos foram encontrados dentro de casa na manhã do dia seguinte (24), que era véspera de Natal. A residência dos produtores rurais fica no assentamento Vista Alegre, em Cristalina.

    A investigação da PC apontou dois envolvidos no crime. Um deles é Cleiton Vieira Costa, de 50 anos, que foi preso no dia 29 de dezembro como suspeito de ter participado das mortes. O POPULAR não conseguiu localizar a defesa de Cleiton até a última atualização desta reportagem.

    A reportagem, o delegado responsável pelo caso na época, Cássius Zamó, explicou que o crime aconteceu após Milton ser expulso da casa onde morava com a esposa. Cansados das atitudes do suspeito, os sogros teriam pedido à filha que terminasse o relacionamento, que já durava três anos, segundo o investigador.

    Milton bebia demais, explorava financeiramente a esposa, fazia de tudo para gerar um trauma psicológico na esposa, para que ela não tivesse contato com os pais. Horas antes do crime, a mãe da mulher disse que queria Milton fora de casa ou sairiam os dois juntos. Isso fez com que esposa o expulsasse de casa no dia 23", disse o delegado.

    Casal foi encontrado morto dentro de uma casa na zona rural de Cristalina (Divulgação/PM)

    Casal foi encontrado morto dentro de uma casa na zona rural de Cristalina (Divulgação/PM)

    IcCidade

    Cidades

    Padrasto é preso suspeito de matar a pedradas jovem de 20 anos encontrado morto em fazenda de Anápolis

    Homem foi solto após audiência de custódia. O crime é investigado pela Polícia Civil

    Modificado em 20/01/2025, 11:47

    Segundo a Polícia Militar, jovem teria sido morto a pedradas pelo padrasto que foi preso, em Anápolis

    Segundo a Polícia Militar, jovem teria sido morto a pedradas pelo padrasto que foi preso, em Anápolis (Reprodução/PM)

    O padrasto do jovem de 20 anos encontrado morto em frente a uma fazenda às margens da GO-222, na zona rural de Anápolis, foi preso suspeito do crime, segundo as polícias Civil e Militar. As investigações apontam que a vítima foi morta a pedradas. A polícia não divulgou qual seria a suposta motivação do crime.

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    A reportagem não conseguiu localizar a defesa do suspeito, porém o sistema online do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) aponta que ele foi preso em flagrante por homicídio qualificado, horas após o crime, no último sábado (18). No entanto, teve a liberdade concedida na noite deste domingo (19), após passar por uma audiência de custódia. De acordo com o documento, a defesa alegou que não há indícios claros que indiquem o padrasto como o autor do crime.

    Ainda conforme a audiência, a Polícia Militar (PM) tomou conhecimento do crime por volta das 8h de sábado, em seguida foi montada uma força-tarefa para localizar possíveis suspeitos. Após a apuração preliminar, os militares conseguiram a imagem de um carro modelo Volkswagen Golf preto que abordou a vítima na rua e ele embarcou. O motorista do veículo seria o padrasto do jovem.

    Inclusive, em um dos vídeos divulgados pela polícia é possível ver o carro estacionado, o suspeito chamando a vítima que passa pela rua, posteriormente segui-la até ela entrar em seu carro (assista abaixo).

    O suspeito foi localizado e preso por volta das 11h40. Com ele foram apreendidos dois celulares e uma quantia em dinheiro.

    Em depoimento, conforme o termo de audiência, o homem alegou ter dado carona à vítima que estava a caminho de um encontro com amigos. Porém o mesmo documento aponta que, durante o interrogatório, ele apresentou versões conflitantes sobre a própria localização na noite do assassinato, o que teria levantado a suspeito dos agentes. O caso é apurado pela Delegacia de Investigação de Homicídios de Anápolis.

    IcCidade

    Cidades

    Veja quem era motorista de caminhão encontrado morto debaixo de carro que caiu em precipício na GO-446

    De acordo com bombeiros, corpo foi encontrado e resgatado em penhasco após cinco dias de desaparecido

    Modificado em 20/01/2025, 11:41

    Vítima de acidente foi identifiado como Adriano Teixeira (Divulgação/Redes sociais)

    Vítima de acidente foi identifiado como Adriano Teixeira (Divulgação/Redes sociais)

    O corpo encontrado debaixo de um carro que caiu em precipício na GO-446 , em Posse, no norte de Goiás, foi identificado pela Polícia Técnica-Científica como Adriano Teixeira da Cruz, de 54 anos. Ele era motorista de caminhão e, segundo a família, estava retornando da casa da irmã, em Posse, para Iaciara, onde morava, quando ocorreu o acidente.

    🔔 Siga o canal de O POPULAR no WhatsApp

    De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO), Adriano desapareceu no domingo (12). Mas, o corpo dele foi encontrado apenas na quinta-feira (16), em um penhasco, com muita mata, debaixo do seu próprio carro, um Corsa Sedan prata.

    Um familiar contou que Adriano deixou quatro filhos e 12 netos. Ele é descrito como uma pessoa calma, comunicativa e alegre.

    O jeito dele com os netos sempre brincando, muito carinhoso, tudo que ele podia fazer por nós, ele fazia", contou uma neta da vítima.

    Entre as atividades de que gostava, conforme o familiar, estava as caminhadas pela manhã e, aos finais de semana, visitava os familiares para almoços e conversas nos períodos da tarde.

    Dinâmica do acidente

    Veículo e corpo foram resgastados na quinta-feira do penhasco (Divulgação/CBM-GO)

    Veículo e corpo foram resgastados na quinta-feira do penhasco (Divulgação/CBM-GO)

    Preliminarmente, os bombeiros informaram que o veículo saiu da pista, próximo ao Povoado Trombas. A ocorrência cita que Adriano, provavelmente, foi ejetado do carro durante o acidente e caiu no precipício de aproximadamente 100 metros de altura, com o carro sobre o corpo, que estava em estado de decomposição quando foi resgatado.

    O corpo de Adriano foi encontrado por um homem que notou uma área de capim amassado na beira da pista. Após verificar o local, ele visualizou o carro e, na sequência, um homem debaixo dele.

    A testemunha chamou a Polícia Militar de Goiás (PM-GO), que fez a comunicação aos bombeiros. Posteriormente, foram acionadas a Polícia Civil de Goiás (PC-GO) e a Científica, que reconheceu o corpo.

    O POPULAR entrou em contato com a PC-GO, para saber sobre o andamento das investigações acerca desse caso. O delegado Iago Ideão informou que foram solicitados a perícia do local e o exame cadavérico.
    No momento, estamos aguardando a liberação dos laudos periciais para a completa determinação dos fatos e para compreender as circunstâncias do ocorrido", disse o delegado.

    Já a Polícia Científica disse que a perícia não conseguiu indicar a causa mortis da vítima, devido ao estado avançado de decomposição do cadáver. E, respondeu como pode ter acontecido esse acidente.