Geral

Um manual para não comprar caranha por pintado

A (Mapa) lançou um manual de inspeção para identificação de espécies de peixes

Modificado em 29/09/2024, 00:50

Você sabe responder que peixes são estes?

Você sabe responder que peixes são estes? (Reprodução / Manual )

Você tem certeza que o pintado que você compra só leva o nome na placa do supermercado ou se é mesmo um real exemplar da espécie? Nem sempre isto é uma tarefa fácil, mas tem uma maneira bem simples de virar um 'doutor' no assunto ou, simplesmente, não comprar caranha por pintado.

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou em Brasília, nesta terça-feira (22), um manual de inspeção para identificação de espécies de peixes. O objetivo é ajudar na fiscalização, mas ele pode salvar o consumidor na hora de escolher o pescado.

O manual identifica quase cem espécies nacionais e importadas de peixes embalados, principalmente na forma de filés. São produtos que podem ser facilmente fraudados e enganar o consumidor. É o caso do linguado, um peixe caro, que pode ser substituído pelo alabote ou panga. Enquanto o quilo do filé de panga custa R$ 15, o de linguado é vendido, no mínimo, pelo dobro.

O melhor de tudo é que o material está disponível para todo mundo na internet. Você pode acessar on-line ou baixar acessando aqui .

Geral

Amigos capturam peixe de 80 kg no Rio São Francisco

Animal foi encontrado no povoado de Pau D'Arco, em Malhada (BA). Foram necessários sete homens para retirá-lo d'água

Modificado em 20/04/2025, 13:36

Grupo de amigos precisou de quatro redes para capturar o pirarucu

Grupo de amigos precisou de quatro redes para capturar o pirarucu (Reprodução/Redes Sociais)

Celso, Sebastião, Reinaldo, Romário, Fábio e Adélio viviam um dia comum de pesca no povoado de Pau D'Arco, em Malhada (BA) quando pescaram um pirarucu de quase 80 kg e mais de 2 metros de comprimento no Rio São Francisco.

Grupo de amigos precisou de quatro redes para capturar o pirarucu de 78 kg e mais de dois metros. O peixe foi capturado num braço do Rio São Francisco, no povoado de Pau D'Arco, em Malhada (BA), após o peixe ficar preso por conta de uma enchente.

Não é "história de pescador": momento da captura foi registrado em vídeo. Os seis amigos contam orgulhosos sobre o momento em que conseguiram pescar o pirarucu.

Chamei uns amigos para pescar, deu muito trabalho para pegar", contou à reportagem o pescador Celso Carlos Batista. "Foram quatro redes, ele tentou fugir e acabou se enrolando, por ser grande demais", relembra.

Momento viralizou nas redes. A repercussão da façanha levou o grupo a querer tentar capturar outro exemplar futuramente. "A gente não tem o costume de ver esse peixe por aqui, não é comum no São Francisco", contou Celso.

Os 78 kg do peixe foram divididos entre os amigos. "Fiquei com sete quilos aqui em casa, a maioria comemos antes da semana santa", Celso, que até experimentou o pirarucu, admite que preferiu vender a sua parte, já que não é o seu peixe preferido para consumo. "Eu não tenho o costume de comer pirarucu, prefiro surubim e piranha, então preferi vender, foram R$ 30 reais por quilo."

Geral

Suspeito de matar ex-mulher a facadas e deixar corpo em estrada morre em confronto com a PM

Corpo da mulher foi encontrado na zona rural de Peixe e homem estava desaparecido. Crime teria sido cometido porque suspeito não aceitava o fim do relacionamento, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

Modificado em 26/02/2025, 12:29

Jovem foi assassinada e corpo deixado em estrada no sul do Tocantins

Jovem foi assassinada e corpo deixado em estrada no sul do Tocantins (Reprodução/TV Anhanguera)

Dejavan Souza Melo, de 36 anos, morreu em confronto com a Polícia Militar (PM), na zona rural de Peixe, no sul do estado. Ele era suspeito de matar a ex-mulher a facadas e abandonar o corpo em uma estrada. Ele teria matado a vítima por não aceitar o fim do relacionamento, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

A família de Jakelyne Ribeiro Nunes, de 28 anos, contou para a polícia que ela desapareceu junto com o ex-marido, durante a madrugada de segunda-feira (24), no povoado Vila São Miguel. Segundo os familiares, ela vinha sofrendo ameaças constantes por parte do suspeito.

O caso foi tratado como desaparecimento, mas quando os policiais estavam se deslocando até o local, foram informados que um corpo havia sido encontrado em uma estrada e constataram que era de Jakelyne. Após o corpo dela ser encontrado, a PM começou as buscas pelo suspeito. O carro dele foi localizado abandonado e trancado. A polícia então intensificou o patrulhamento na região.

O confronto com os militares aconteceu na noite desta terça-feira (25). Segundo o boletim de ocorrência, os policiais avistarem dois homens em uma casa próxima ao local. Eles se levantaram repentinamente e se esconderam atrás da casa quando viram os militares.

Diante da atitude suspeita, os policiais se aproximaram na tentativa de abordá-los, e os homens atiraram contra os PMs que revidaram. Quando os homens pararam de atirar, os policiais se aproximaram e constataram que Dejavan estava ferido e caído no chão. O outro homem fugiu do local.

Os policiais chamaram o socorro médico que constatou a morte de Dejavan. O corpo dele foi levado para o Núcleo de Medicina Legal de Gurupi, onde passa por necropsia para então ser liberado aos familiares.

De acordo com a SSP as circunstâncias da morte de Dejavan serão apuradas em um novo inquérito que será instaurado pela 94ª Delegacia de Polícia de Peixe. A princípio o caso é tratado como morte por intervenção de agente do estado.

Quanto ao inquérito que apura a morte de Jakelyne, a 94ª Delegacia de Polícia vai finalizar o procedimento e encaminhar ao Ministério Público com a sugestão de arquivamento em razão da extinção da punibilidade do autor em decorrência de sua morte.

Conforme apurado durante a investigação, Dejavan matou a ex-companheira por não aceitar o fim do relacionamento.

O crime

O corpo de Jakelyne foi encontrado pela Polícia Militar em uma estrada vicinal entre Lagoa do Romão e Vila São Miguel. Ela estava de bruços e com diversas marcas de facadas pelo corpo.

Ao chegarem no local, na manhã de segunda-feira (24), os policiais encontraram a mãe da vítima e o irmão do suspeito. O homem disse aos militares que havia sido informado sobre onde o carro do irmão dele estava, mas que não sabia o paradeiro do suspeito.

Os policiais localizaram o veículo do ex-marido da vítima abandonado e trancado em uma estrada após a Vila São Miguel.

Foram feitas buscas na região onde o carro foi localizado, mas o suspeito não foi encontrado.

A Perícia e o Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local onde o corpo de Jakelyne foi encontrado e coletaram evidências. O corpo dela passou por exames no IML de Gurupi e foi liberado aos familiares.

Geral

Corpo de mulher é encontrado em estrada com marcas de facadas e polícia procura por ex-marido

Carro do homem foi encontrado abandonado e trancado. Crime aconteceu na zona rural de Peixe, região sul do estado.

Modificado em 25/02/2025, 16:11

Carro da Polícia Militar do Tocantins

Carro da Polícia Militar do Tocantins (PM-TO/Divulgação)

Uma mulher de 27 anos foi encontrada morta com marcas de facadas após parentes relatarem o desaparecimento dela. O corpo da vítima foi localizado em uma estrada na zona rural de Peixe, no sul do estado. Segundo a Polícia Militar (PM), o suspeito do crime é ex-marido da vítima que está desaparecido e é procurado pelas equipes.

A família da vítima relatou que a mulher desapareceu junto com o ex-marido, de 36 anos, durante a madrugada de segunda-feira (24), no povoado Vila São Miguel. Segundo os familiares, a mulher vinha sofrendo ameaças constantes por parte do suspeito. Os nomes dos envolvidos na ocorrência não foram divulgados.

Os militares foram para a região verificar a ocorrência de desaparecimento. Durante o deslocamento os policiais foram informados que o corpo de uma mulher havia sido encontrado e bruços e com diversas marcas de facadas em uma estrada vicinal entre Lagoa do Romão e Vila São Miguel.

Ao chegarem no local os policiais encontraram a mãe da vítima e o irmão do suspeito. O homem disse aos militares que havia sido informado sobre onde o carro do irmão dele estava, mas que não sabia o paradeiro do suspeito.

Os policiais localizaram o veículo do ex-marido da vítima abandonado e trancado em uma estrada após a Vila São Miguel.

Foram feitas buscas na região onde o carro foi localizado, mas o suspeito não foi encontrado. A Polícia Militar continua em patrulhamento nesta terça-feita (25). O Daqui solicitou informações à Secretaria de Segurança Pública sobre as investigações do crime e aguarda resposta.

A Perícia e o Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local onde o corpo foi encontrado e coletaram evidências. O corpo da vítima passou por exames no IML de Gurupi e foi liberado aos familiares.

Geral

Mapa ilustrado distribuído gratuitamente estimula visitas a museus de Goiás

Iniciativa usa abordagem atrativa para aproximar a população de instituições culturais, além de bibliotecas e parques

Modificado em 17/09/2024, 16:24

Mapa ilustrado distribuído gratuitamente estimula visitas a museus de Goiás

(Divulgação)

Desenvolver estratégias acessíveis e lúdicas para aproximar a população dos patrimônios culturais, especialmente os museus, é um dos principais pontos para garantir a democratização do acesso à cultura. Essa é a avaliação da museóloga e diretora da Calíope Projetos e Ações Patrimoniais, Bárbara Freire, que está à frente de uma série de projetos com esse objetivo, todos reunidos no aplicativo "Fala Sério, aqui tem museu!", totalmente gratuito.

A preocupação da museóloga tem fundamento, já que uma pesquisa de 2023 do Instituto Datafolha e da Fundação Itaú sobre hábitos culturais apontou que os museus são os locais onde as pessoas menos realizam atividades culturais no Brasil. Apesar das visitas físicas aos museus terem aumentado 26% em relação a 2022, esses locais ainda ficam atrás de praças, parques, shoppings, cinemas, escolas, clubes, teatros e bibliotecas na escolha da população.

Uma das iniciativas desenvolvidas por Bárbara Freire para estimular as pessoas a frequentarem museus e outras instituições culturais de Goiânia e Aparecida de Goiânia é um mapa ilustrado chamado de Passaporte Especial de Viajante da Cultura, pensado também para os públicos infantil e juvenil.

"O objetivo é fazer com que as pessoas conheçam esses pontos e tenham tempo de qualidade e momentos de lazer com a família e os amigos ou, ainda, acessem os museus para estudos e pesquisas", explica a diretora da Calíope.

Para dar autonomia a cada um para criar o seu próprio roteiro de visitas, foram incluídos no mapa ilustrado outros locais além dos museus, como bibliotecas e parques que ficam próximos às instituições culturais. O Passaporte Especial de Viajante da Cultura traz 88 pontos de Goiânia e Aparecida de Goiânia, sendo 47 museus, instituições culturais e centros culturais, 27 bibliotecas e 14 parques, praças e bosques.

Entre os pontos indicados no mapa, 19 edificações são do estilo Art Déco, que remonta ao período da criação da capital goiana. "O mapa ilustrado possibilita que os interessados visitem, por exemplo, o Museu de Escultura ao Ar Livre e o Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG) ou o Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro e o Parque Flamboyant, no mesmo dia", sugere Bárbara Freire.
Abordagem atrativa
O Passaporte Especial de Viajante da Cultura foi desenvolvido para contemplar desde crianças e jovens a famílias e grupos de escola, trazendo o conteúdo de forma lúdica para o público. Estimulando também a criatividade e a imaginação, o mapa conta com ilustrações de elementos presentes na capital de Goiás e em Aparecida de Goiânia, como museus, centros culturais, animais e árvores.

Além disso, tem cores vivas, letras grandes e a versão impressa é feita em tamanho 59cm x 84cm, de papel couchê, que é resistente para manuseio. Segundo Bárbara Freire, tudo isso ajuda a atrair o público, contribuindo para que a frequência das visitas aos museus e outras instituições aumente e o impacto desse contato cultural na vida das pessoas seja duradouro.

"Os benefícios vão desde ampliação dos repertórios culturais, conhecimento da diversidade cultural e, consequentemente, valorização e respeito pelos diferentes modos de vida até conhecimento da História e dos personagens que fizeram parte dela, gerando uma visão contextualizada dos fatos", ressalta a diretora da Calíope.

Além do uso de uma linguagem acessível para que pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais se sintam confortáveis e incluídas, a museóloga destaca que a democratização do acesso aos museus passa por outros fatores. Alguns deles são o funcionamento em dias e horários acessíveis para visitação, que vão além do horário comercial, e entrada gratuita em todos ou, pelo menos, alguns dias.

Sobre isso, a especialista lembra que quase todos os museus de Goiânia e Aparecida de Goiânia têm entrada gratuita ou com valor simbólico. Ela pondera que o primeiro passo para garantir o acesso a museus e instituições culturais é fazer com que as informações sobre esses espaços sejam difundidas.

Para isso, o aplicativo Fala Sério traz os seguintes dados sobre cada local: texto de apresentação, tipo de acervo, exposições em cartaz, ações educativas para os públicos, tour virtual, informações sobre biblioteca do museu, dias e horários de funcionamento, linhas de ônibus para chegar à instituição, telefone, e-mail, site, redes sociais, endereço e informações de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade.
Como ter acesso
O mapa ilustrado dos museus e outros pontos culturais de Goiânia e Aparecida de Goiânia é disponibilizado de forma gratuita e digital pelo aplicativo "Fala Sério, aqui tem museu!", que pode ser baixado no Google Play ou ser acessado pelo link https://pwa4.app.vc/fala_serio/home ou, ainda, no perfil @falaserioapp no Instagram.

Também gratuita, a versão impressa é distribuída durante as visitas mediadas a museus realizadas pelo projeto Sábado Tem Museu, que estimula famílias a participarem da educação cultural de crianças e jovens. O Passaporte Especial de Viajante da Cultura conta ainda com um programa de fidelidade.

A cada edição do Sábado Tem Museu, os participantes recebem um selo que desbloqueia vantagens em empresas parceiras. As vagas para o projeto são gratuitas, mas limitadas, sendo que as inscrições devem ser feitas por meio do aplicativo Fala Sério, clicando em "Inscrições Sábado Tem Museu".