Geral

Uma criança de 10 a 14 anos dá à luz a cada dia em Goiás

Foram 5,9 mil nascimentos de bebês gerados por meninas no Estado em dez anos. Profissionais apontam o risco de morte na gestação precoce e afirmam que grande parte dos casos é fruto de abuso sexual

Modificado em 17/09/2024, 15:58

Uma criança de 10 a 14 anos dá à luz a cada dia em Goiás

Na última década, Goiás registrou 5,9 mil nascimentos de bebês com mães de 10 a 14 anos de idade. No mesmo período, foram contabilizadas seis mortes maternas nessa faixa etária. Os dados são do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), ferramenta do Sistema Único de Saúde (SUS). Especialistas apontam que a gravidez na infância e adolescência está associada a casos de abuso sexual e, quanto mais nova a gestante, maior o risco de vida ao dar prosseguimento a gravidez.

Segundo os últimos dados consolidados, de 2022, foram 397 nascidos vivos de mães com idade entre 10 a 14 anos. Eles representam 0,44% dos 89,7 mil nascimentos ocorridos no ano retrasado. Quando comparado com dez anos antes (2012), o número teve uma queda de 51,6%. Naquele ano, foram 821 nascidos vivos. Mesmo assim, o número mais recente chama atenção, com o nascimento de praticamente um bebê por dia de uma mãe criança ou pré-adolescente.

No Brasil, a quantidade de bebês com mães de 10 a 14 anos de idade também caiu. Em 2012, eram 28,2 mil nascidos vivos. Em 2022, foram 14,2 mil, número 49,3% menor. No ano retrasado, foram registrados dois casos de bebês que nasceram de mães com menos de 10 anos no País. Pela Código Penal, qualquer tipo de relação sexual ou pratica de outro ato libidinoso com menores de 14 anos é estupro de vulnerável. Por isso, uma parte considerável dessas gestações são fruto de violência sexual.

O assunto voltou ao centro do debate público devido ao Projeto de Lei (PL) Antiaborto por Estupro, que determina a prisão ou internação (no caso de menores de 18 anos) de vítimas de estupro que fizerem aborto depois de 22 semanas de gravidez. Atualmente, o abordo legal é garantido, em qualquer idade gestacional, nos casos de gravidez decorrente de estupro, risco à vida da pessoa gestante e anencefalia do feto.

Divulgado nesta terça-feira (18), o Atlas da Violência 2024, relatório foi feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), demonstrou que meninas de 10 a 14 anos são as que mais sofrem proporcionalmente com a violência sexual.

Médica do Centro de Referência para o Cuidado de Crianças e Adolescentes e suas Famílias em situação de Violência (Cercca) de Recife, no Pernambuco, Maria Carmelita Maia e Silva estudou o contexto de mais de 100 mães com idade entre 10 e 14 anos acompanhadas na capital pernambucana e escreveu uma tese de doutorado sobre o assunto em 2009. De acordo com a pesquisadora, a maior parte dessas gestações acontece entre meninas em situação de vulnerabilidade, que costumam começar o pré-natal tardiamente por medo e/ou vergonha.

Ao jornal, ela apontou que a maioria dessas gestações foram acompanhadas do abandono escolar ou deterioramento da atividade educacional e do crescimento da ocupação em subempregos. Além disso, ela conta que muitas dessas meninas sofreram com a tentativa de viabilização de um parto normal sem elas terem condições físicas para tal. "Uma tortura para elas", ressalta Maria Carmelita, que também chama atenção para o fato de que essas meninas costumam ficar com a saúde mental fragilizada por conta das gestações.

A diretora da Sociedade Goiana de Pediatria (SGP), Mirna de Sousa, explica que a gravidez na infância e na adolescência é um problema que deve ser tratado à luz da saúde pública. "O impacto é muito grande. É preciso esquecer crenças religiosas para olhar quem está em risco. Crianças e adolescentes fazem parte da nossa sociedade e são nossa responsabilidade", diz.

Mirna aponta que esse tipo de gestação é de alto risco, com possibilidade de prematuridade do bebê e complicações que podem levar a mãe à morte. "É um corpo que não está preparado para gestar", frisa. Apesar de muitas dessas meninas já terem ciclo menstrual, ela pontua que o útero delas ainda não está maduro para gerar um bebê. O contexto leva a chance aumentada de abortamento, pré-eclâmpsia e depressão pós-parto.

Nesse sentido, a diretora da SGP discorre que existe um gargalo na atenção primária atualmente. "Dentro do consultório, é importante que o médico (pediatra) aproveite este vínculo com as famílias para fazer orientações", diz Mirna. A rede municipal de saúde de Goiânia, por exemplo, não possui um ambulatório específico para tratar vítimas de violência sexual.

No Estado, existem três ambulatórios do tipo. Eles ficam no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), Hospital Estadual da Mulher (Hemu) e o Hospital Estadual de Luziânia (HEL). O Hemu, na capital, é a referência para a realização de abortos legais em Goiás.

Óbitos maternos entre adolescentes e jovens

Os óbitos maternos entre adolescentes e jovens, de 15 a 19 anos de idade, alcançaram a marca de 55 registros quando considerado o período de 2014 a 2024. É uma média de 5,5 mortes por ano. As informações são do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), ferramenta do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados de 2023 e 2024 são preliminares e estão sujeitos a alteração.

No mesmo período, nasceram 138,7 mil bebês com mães nessa faixa etária. De acordo com os últimos dados consolidados, de 2022, foram 10,1 mil nascidos vivos. Eles representam 11,3% dos 89,7 mil nascimentos ocorridos no ano retrasado. O número apresentou leve queda em relação a 2021, que teve 10,2 mil registros, mas queda mais acentuada quando comparado com 2012, quando foram registrados 16,7 mil nascimentos, uma redução de 39,1%.

O ginecologista e obstetra Jony Rodrigues Barbosa conduziu um estudo sobre a maternidade na adolescência na região Noroeste de Goiânia. Para uma dissertação de mestrado, ele acompanhou 170 pessoas do sexo feminino de até 19 anos internadas para realização de parto ou quadro clínico de abortamento, de agosto de 2013 a maio de 2014, na Maternidade Nascer Cidadão. A média de idade do estudo foi de 17,3 anos, sendo que o motivo principal apontado para o primeiro ato sexual foi o sentimento pelo parceiro.

Do total, 99,4% conheciam algum contraceptivo e 75,9% mencionaram ter familiares de primeiro grau que tiveram filhos antes dos 20 anos. Além disso, 53,5% estudavam quando engravidaram e 64,8% das pessoas nesse subgrupo abandonaram os estudos durante a gravidez.

Na avaliação do especialista, que faz parte da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia (SGGO), o acesso a essas adolescentes é difícil, já que muitas delas não estão na escola, o que demonstra a importante da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para alcançá-las, informá-las e convencê-las sobre a importância do uso dos métodos contraceptivos. "Busca ativa", destaca.

Goiânia

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a rede de atenção, por meio das unidades de saúde da Atenção Primária, realiza atendimento médico e de enfermagem visando a orientação de adolescentes quanto à iniciação sexual e saúde reprodutiva, sendo que os preservativos, tanto masculino quanto feminino, também estão disponíveis para distribuição à população nestas unidades.

A pasta comunicou ainda que ações intersetoriais também são realizadas em parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação. "Por meio de ações educativas, temas semelhantes são trabalhados com o intuito de reforçar nos jovens e adolescentes o autocuidado não somente relacionado às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), mas também abordando o risco de gravidez na adolescência", detalhou a pasta.

De acordo com a SMS, quando a adolescente identifica ou suspeita de gravidez, a rede acolhe a demanda com o início e acompanhamento do pré-natal. Além disso, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) acolhem e acompanham as vítimas de violência sexual quando em sofrimento mental.

Estado

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), tem sido desenvolvido junto às regionais de saúde e municípios goianos, atividades para o monitoramento dos casos de violência sexual e de gravidez na adolescência no Estado, "com reuniões periódicas entre os envolvidos, onde são analisados os dados e sugeridas ações e políticas públicas para reverter o cenário".

Ademais, a pasta informou que mantém parceria, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), com a Atenção Primária e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), "onde são desenvolvidas ações frequentes sobre o tema de educação sexual e reprodutiva junto aos estudantes da rede pública estadual".

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 100 vagas de emprego em Goiás

Há oportunidades para auxiliar administrativo, engenheiro junior, operador de máquinas, auxiliar de produção, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de padaria e muito mais

Modificado em 02/04/2025, 06:48

Carteira de trabalho

Carteira de trabalho (Geraldo Bubniak/AEN)

Veja as vagas de emprego disponíveis em Goiás nesta quarta-feira (2). Há oportunidades para auxiliar administrativo, engenheiro junior, operador de máquinas, auxiliar de produção, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de padaria e muito mais. Ao todo são 116 vagas de emprego em Goiânia e Anápolis. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

Half Benefícios LTDA

Total de vagas oferecidas: 1 vaga
Cargo oferecido:

1 vaga para auxiliar administrativo

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o e-mail departamentopessoal@gruporodrigosales.com.br
Contato: (62) 99317-9888

CIA do Açaí

Total de vagas oferecidas: 2 vagas
Cargo oferecido:

2 vagas para atendente balconista com experiência em caixa

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o WhatsApp (62) 98606-7585
Contato: (62) 98606-7585

Esfera Sinalização

Total de vagas oferecidas: 2 vagas
Cargo oferecido:

2 vagas para engenheiro junior

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o e-mail adm.finan.neoconsult@gmail.com
Contato: (62) 3093-5633

Empório Prime Supermercado

Vagas oferecidas: 11 vagas
Cargos oferecidos:

1 vaga para auxiliar de serviços gerais
1 vaga para auxiliar de depósito
1 vaga para auxiliar de padaria
3 vagas para repositor de loja
3 vagas para operador de caixa
2 vagas para atendente de loja

Prazo para se inscrever: até 15/04
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar o currículo para o e-mail selecao@emporioprime.net
Contato: (62) 99617-1214

Anápolis

Vitamedic Indústria Farmacêutica

Vagas oferecidas: 100 vagas
Cargos oferecidos:

50 vagas para operador de máquinas
50 vagas para auxiliar de produção

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 99906-5636
Contato: (62) 99906-5636

Geral

Marido de vendedora desaparecida em Posse é preso

Jovem foi vista pela última vez no dia 20 de março

Vanessa Soares está desaparecida desde a última sexta-feira, em Posse de Goiás

Vanessa Soares está desaparecida desde a última sexta-feira, em Posse de Goiás (Reprodução / TV Anhanguera)

O pedreiro Paulo Alves, marido da vendedora Vanessa Soares, de 24 anos, foi preso na noite desta segunda-feira (31), em Posse, no nordeste de Goiás. A jovem, desaparecida há 12 dias, foi vista pela última vez pelo suspeito na noite do último dia 20.

A reportagem não conseguiu localizar a defesa do suspeito para um posicionamento até a última atualização deste texto.

A prisão temporária foi decretada pela Justiça após pedido da Polícia Civil (PC). A reportagem procurou a PC para saber quais são indícios que ligam o suspeito ao desaparecimento da vendedora, mas foi informada de que detalhes do caso não serão divulgados para não atrapalhar nas investigações.

De acordo com a família de Vanessa, o homem contou que adormeceu, mas acordou na madrugada do dia 21, e ao ir ao banheiro, na volta não encontrou a vendedora. "Aí, ele saiu a procura dela, mas desde então a gente não teve mais notícia", contou o irmão de Vanessa, o empresário Valdinei Soares Batista, de 28 anos, em entrevista à reportagem.

O que a gente sabe é que ela desapareceu entre a meia-noite e às 4 da manhã [de sexta-feira (21)]. Deixou a aliança e o celular em casa. Ela está sem documentos", pontuou o irmão.

Sem informações da vendedora, a família registrou uma ocorrência e a polícia iniciou as buscas na região e em cidades vizinhas.

O irmão da jovem reuniu um grupo para procurar por ela em áreas de mata próximas, enquanto amigos divulgam informações nas redes sociais.

O pai da vendedora, Manoel Mota, 58 anos, contou que a filha não tinha o hábito de sair de casa sem avisar. Ainda conforme a família, nos dias que antecederam o desaparecimento, Vanessa seguiu sua rotina normalmente. Ela trabalha em uma loja de materiais de construção e, no sábado anterior, viajou para Brasília para um evento familiar, retornando na segunda-feira para Posse. Na quinta-feira, trabalhou normalmente e depois foi para casa.

Ela estava normal. No sábado, foi para o aniversário da prima em Brasília, voltou na segunda e trabalhou até quinta-feira. Não percebemos nada de diferente", relatou o pai.

Sobre o relacionamento da filha, Manoel disse que nunca presenciou problemas entre o casal, mas ouviu comentários de vizinhos sobre discussões antigas.

A população pode ajudar com qualquer informação sobre o paradeiro de Vanessa entrando em contato pelo telefone 197, ou pelos telefones (62) 9.9981-1477 / (61) 99671-5612 / (62) 99969-2151.

Geral

Ovos de Páscoa de sushi, pequi e até de torresmo atraem quem busca opções criativas na data

É possível encontrar combinações como chocolate com pequi, maçã verde com caramelo, recheio de pudim, bolo de cenoura e até torresmo

Modificado em 01/04/2025, 07:11

Ovo de sushi
Base de arroz empanado com recheio de salmão, cream cheese, gergelim e cebolinha para comer de colher

Ovo de sushi Base de arroz empanado com recheio de salmão, cream cheese, gergelim e cebolinha para comer de colher (Wesley Costa / O Popular)

Na busca por opções criativas e diferentes para presentear na Páscoa, muitos optam por produtos artesanais e inusitados. É possível encontrar combinações como chocolate com pequi, maçã verde com caramelo, recheio de pudim, bolo de cenoura e até torresmo. O sucesso do ovo de Páscoa de sushi no ano passado, que viralizou nas redes sociais do restaurante Tajin Japanese Cuisine, no Setor Bueno, garantiu seu retorno ao cardápio de 2025, especialmente para as festividades.

A ideia é servir o famoso temaki "hot", que é empanado e frito, no formato de um ovo de Páscoa salgado para comer de colher. A base é de arroz e o recheio leva salmão, cream cheese, gergelim e cebolinha. "Foi uma surpresa para nós, porque a gente não esperava todo o sucesso que foi no ano passado", conta o proprietário Glauco Vieira. As vendas começam um mês e meio antes da Páscoa. "Tem gente que já compra para consumir agora, mas muitos deixam reservado para presentear alguém na data em si", comenta. As encomendas vão até o dia 20.

Watson Andrade Mendonça, 27 anos, também contou com o empurrãozinho das redes sociais para a criação do cardápio de Páscoa deste ano da confeitaria Sabor Andrade, no Residencial Eldorado. O primeiro teste da maçã do amor que viralizou no Instagram e TikTok no último ano foi para as festas juninas de 2023. "Fez tanto sucesso que ficou como fixa no cardápio", conta ele, que teve como um dos principais incentivadores o seu pai, que morreu nos últimos dias. "Por conta disso, eu tinha fechado a loja. Mas minha família me incentivou a voltar às atividades, porque esse era o maior orgulho do meu pai", conta ele, que já está recebendo encomendas novamente.

A disputada Caramel Apple criada por Watson, inspirada nas maçãs da Disney, agora também é sabor de ovo de Páscoa. O ovo inteiro pesa mais de 1 kg e tem casca dupla de chocolate, com uma camada de chocolate branco e outra de chocolate ao leite. Entre elas fica o recheio de caramelo puxa-puxa, maçã verde e mais chocolate. Por ser um produto com fruta, o consumo deve ser imediato e tem a validade de um dia. O cardápio conta com outras opções, como ovo de pistache, geleia de amora e um especial para as crianças, recheado de guloseimas variadas.

Fernanda Sturzbecher produz pudins ao longo do ano todo à frente da sua loja Pudim da Fê, no Setor Nova Suíça. Para a Páscoa, ela decidiu inovar e juntar os dois doces em um só: os ovos de chocolate levam um minipudim como recheio, com calda e tudo. Já a Luí Doces, no Setor Sul, traz o Bolovo de Cenoura para o cardápio deste ano, que consiste em meia casca de ovo de chocolate recheado com bolo de cenoura da casa e brigadeiro ao leite.

Os vizinhos de Brasília da Labarr Chocolate de Origem, confeitaria localizada na Asa Norte, apresentam a inusitada combinação de chocolate com pequi para a Páscoa 2025. Chamado de Ovo Arara Canindé, a criação é uma homenagem ao Cerrado brasileiro e conta com três camadas de recheio: caramelo de cajá, duja de baru e ganache de pequi. Os goianos podem encomendar por meio do site www.labarrchocolate.com e receber em casa.

O sabor intenso e característico do fruto é suavizado pela combinação com a baunilha do Cerrado. A casca de chocolate ao leite recebe uma pintura em azul e amarelo, em referência à arara. "Queríamos trazer a singularidade do pequi para nossos ovos de Páscoa, oferecendo algo exclusivo e que valoriza a biodiversidade desse bioma que tanto nos inspira", conta Adriana Labarrère, cofundadora da loja que conta com sabores como maracujá do Cerrado e o ovo Caminhos da Chapada, que homenageia a Chapada dos Veadeiros e leva baru na receita.

Para saborear

Confira a seleção de ovos de Páscoa diferentes e criativos para 2025 feita pelo POPULAR e como adquirir cada um deles:

Ovo de sushi
Base de arroz empanado com recheio de salmão, cream cheese, gergelim e cebolinha para comer de colher.
Onde encontrar: Tajin Japanese Cuisine (R. T-37, 2823, Setor Bueno)
Pedidos: @tajinjapanese e 99365-7059

Maçã verde com caramelo

 (Tulio Salvo)

 (Tulio Salvo)

Ovo com casca de dupla de chocolate, com uma camada de chocolate branco e outra de chocolate ao leite, recheada com caramelo puxa-puxa, maçã verde e mais chocolate.

Onde encontrar: Sabor Andrade (retirada no Residencial Eldorado)
Pedidos: @saborandrade e 98410-7765

Chocolate com pequi
Ovo de chocolate ao leite com três camadas de recheio: caramelo de cajá, duja de baru e ganache de pequi.
Onde encontrar: Labarr Chocolate de Origem (SCRN, 710/711, BL H, loja 35 - Asa Norte, Brasília, DF)
Pedidos: @labarrchocolate e www.labarrchocolate.com

Pudim

(Divulgação)

(Divulgação)

Ovos de chocolate com recheio de pudim de diferentes sabores, com opção que leva um mini pudim como recheio, com calda e tudo.
Onde encontrar: Pudim da Fê (Av C-233, 766 - Setor Nova Suíça)
Pedidos: @pudim.dafe e 98148-2111

Bolo de cenoura
Meia casca de ovo de chocolate recheado com bolo de cenoura da casa e brigadeiro ao leite.
Onde encontrar: Luí Doces (R. 132, 517 - Setor Sul)
Pedidos: @luidoces e 99269-4118

Torresmo
A inusitada combinação de chocolate com torresmo é a proposta da Casa do Torresmo, que aceita encomendas de todo o Brasil.
Onde encontrar: Casa do Torresmo (envio de Santa Catarina)
Pedidos: www.casadotorresmo.com

Ovo de ouro
Feito com chocolate amargo, coberto com camada de ouro comestível.
Onde encontrar: Chocolate Lugano (Passeio das Águas Shopping)
Pedidos: Diretamente na loja ou www.chocolatelugano.com.br

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 70 vagas de emprego em Goiás

Há oportunidades para operador de empilhadeira, auxiliar de produção, jovem aprendiz, motorista de caminhão, assistente financeiro, técnico em automação e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar

Carteira de trabalho digital e física

Carteira de trabalho digital e física (Reprodução)

Veja as vagas de emprego disponíveis em Goiás nesta segunda-feira (31). Há oportunidades para operador de empilhadeira, auxiliar de produção, jovem aprendiz, motorista de caminnhão, assistente financeiro, técnico em automação e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

Lex Service

Total de vagas oferecidas: 13 vagas
Cargos oferecidos:

10 vagas para auxiliar de carga e descarga
3 vagas para operador de empilhadeira

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o Whatsapp (62) 98219-5189 ou e-mail rh@arbnutricaoanimal.com.br
Contato: (62) 98219-5189

Poligyn Embalagens

Total de vagas oferecidas: 3 vagas
Cargo oferecido:

03 vagas para inspetor de qualidade

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: enviar currículo para o Whatsapp (62) 3272-6909 ou e-mail rh@poligyn.com.br
Contato: (62) 3272-6909

La Selva RH

Total de vagas oferecidas: 8 vagas
Cargo oferecido:

02 vagas para cuidador de idosos
01 vaga para técnico em automação
01 vaga para serviços gerais
01 vaga para vendedor interno
01 vaga para vendedor técnico
01 vaga para encarregado (a) de limpeza
01 vaga para zelador

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: de R$ 2.000,00 a R$ 3.250,00, a depender do cargo
Como se candidatar: enviar currículo para o e-mail vagas@laselvarh.com.br
Contato: vagas@laselvarh.com.br

Aparecida de Goiânia

Imperador Alimentos

Vagas oferecidas: 32 vagas
Cargos oferecidos:

10 vagas para auxiliar de produção
07 vagas para jovem aprendiz
05 vagas para ajudante de motorista
05 vagas para motorista de caminhão (CNH D)
01 vaga para auxiliar de estoque
01 vaga para assistente financeiro
01 vaga para auxiliar de manutenção predial
01 vaga para analista de PCP
01 vaga para lavador de automóveis

Prazo para se inscrever: indeterminado
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 98144-1010 ou e-mail selecao@produtosimperador.com.br
Contato: (62) 98144-1010

Fábrica de Luz

Vagas oferecidas: 16 vagas
Cargos oferecidos:

10 vagas para auxiliar de produção
02 vagas para serralheiro
02 vagas para tapeceiro
01 vaga para assistente de orçamentos
01 vaga para analista de projetos

Prazo para se inscrever: até 03/04
Salário: a combinar
Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 99421-2796 ou e-mail rh@fabricadeluz.com.br.
Contato: (62) 99421-2796