IcEspecial

Meu Bichinho

Arara-azul em perigo de extinção é resgatada pelos bombeiros em Iporá

Família entregou animal aos Bombeiros após ela cair no quintal de casa

Modificado em 20/09/2024, 04:18

Arara-azul caiu no quintal de uma residência no Distrito Campolândia, do município de Iporá

Arara-azul caiu no quintal de uma residência no Distrito Campolândia, do município de Iporá (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) resgatou nesta quarta-feira (27) uma arara-azul que caiu no quintal de uma residência no Distrito Campolândia, do município de Iporá, a 227 quilômetros de Goiânia. Essas aves vivem, geralmente, no pantanal brasileiro e estão na lista de espécies ameaçadas de extinção, de acordo com o Instituto Arara Azul, no Mato Grosso do Sul.

O sargento Ulisses narra que os moradores da casa onde a arara caiu começaram a cuidar dela e, após alguns dias, levaram o animal até os Bombeiros. "A arara ficava no quintal deles comendo coco, então, eles jogavam ração e ela comia junto com as galinhas. Pelo jeito que ela tava, provavelmente, ela chegou a ficar com as galinhas dentro do galinheiro", contou.

Uma funcionária do posto de saúde do distrito viu a arara-azul e convenceu os moradores a levar o animal até os Bombeiros, pois ela não estava voando devido uma das asas estar quebrada. "Nós pegamos pegamos a ave e verificamos que ela estava com a plumagem muito machucada, as mãos calejadas e o bico estragado, então, ela poderia estar presa em algum lugar", afirmou Ulisses.

Na tarde desta quinta-feira (28), as equipes do Corpo de Bombeiros trouxeram a arara para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Goiânia. A reportagem entrou em contato com o órgão, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria. "Nós trouxemos ela para o Cetas, eles vão cuidar dela e depois definir para ela vai", destacou o sargento.

A Organização Não Governamental (ONG) World Wide Fund for Nature (WWF) destaca que, apesar da beleza, as araras-azuis são animais ameaçados de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação do habitat natural delas por conta do desmatamento. Por isso, reforça que o mais bonito dessa ave é viver na natureza, onde ela pode se reproduzir naturalmente.

Arara-azul caiu no quintal de uma residência no Distrito Campolândia, do município de Iporá

Arara-azul caiu no quintal de uma residência no Distrito Campolândia, do município de Iporá (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Geral

Idosa que viralizou após dançar com bombeiro para se acalmar em ocorrência morre em casa

Segundo o soldado Stenio, como é conhecido no Corpo de Bombeiros, a idosa, carinhosamente chamada de ‘Dona Nazaré’, teve uma infecção nos rins

Vídeo mostra momento em que bombeiro dança com uma idosa, em Itaberaí

Vídeo mostra momento em que bombeiro dança com uma idosa, em Itaberaí (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Dia em que o soldado Stenio retornou à casa da idosa para entregar presentes para ela e visitá-la (Arquivo pessoal/Marco Stenio)

Dia em que o soldado Stenio retornou à casa da idosa para entregar presentes para ela e visitá-la (Arquivo pessoal/Marco Stenio)

A idosa que foi filmada dançando forró com o bombeiro militar Marco Stenio, de 24 anos, morreu em sua casa na cidade de Itaberaí, na região noroeste de Goiás. Segundo o soldado Stenio, como é conhecido no Corpo de Bombeiros, a idosa, carinhosamente chamada de 'Dona Nazaré', teve uma infecção nos rins.

Maria Nazaré Laurino, de 84 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (9) e foi velada durante a tarde. Ao DAQUI, a sobrinha da idosa, Maria Amélia, contou que o sepultamento de Dona Nazaré será às 12h desta quinta-feira (10).

Ela recebeu alta da UTI no dia 8. Eu cheguei com ela a noite em casa, aí no dia 9 ela faleceu. Ela faleceu comigo trocando a fralda dela", contou.

O soldado contou ao DAQUI que estava em serviço ontem (9) na cidade e foi até o velório da idosa.

Dançarino de festa junina morre afogado no Lago das Brisas Menino 'rouba' a cena ao interagir com bailarinas durante show de Leonardo; vídeo

Relembre o caso

undefined / Reprodução

No dia 28 de dezembro de 2024, a equipe do Corpo de Bombeiros de Itaberaí foi acionada pois a idosa estava muito nervosa e se recusava a conversar com qualquer pessoa. AO DAQUI, o soldado Stenio relatou que ao chegar na casa de Dona Nazaré ela se escondeu, mas o bombeiro tentou se aproximar dela, pediu licença e disse que gostaria de ouvi-la para entender o que estava acontecendo.

Durante essa tentativa de abordagem eu percebi que tinha uma caixinha de som perto dela e eu perguntei: 'a senhora gosta de música? Qual estilo a senhora gosta?' Então ela falou que gostava de forró", disse.

Naquele momento, Stenio contou que conseguiu convencê-la a dançar e que agiu com o coração para conduzir a situação de maneira sensível.

Eu disse pra ela: 'vamos dançar um forró, eu quero ver a senhora sorrir'. Eu consegui chegar mais próximo dela e ela começou a sorrir. Naquele momento eu ganhei meu dia. Pra mim, ser o sorriso de alguém é o meu maior presente", disse o bombeiro.

O vídeo dos dois dançando forró viralizou nas redes sociais (assista acima). Dias após o ocorrido, o soldado esteve na casa da idosa visitando-a para saber como Dona Nazaré estava e entregar flores que havia ganhado de um casal que pediu a ele que levasse até a idosa.

Vídeo mostra momento em que bombeiro dança com uma idosa, em Itaberaí (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Vídeo mostra momento em que bombeiro dança com uma idosa, em Itaberaí (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Geral

Bombeiros resgatam cobra que ficou mais de 60 quilômetros dentro de motor de carro durante viagem; vídeo

Serpente da espécie caninana foi levada para área de preservação, segundo biólogo Hélder Lúcio

Modificado em 10/04/2025, 12:58

Cobra é encontrada em motor de carro em Anápolis (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Cobra é encontrada em motor de carro em Anápolis (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Uma cobra foi resgatada do motor de um carro na avenida Brasil Sul, no bairro Batista em Anápolis, na região central do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem vinha da zona rural de Pirenópolis quando percebeu um problema no carro e levou até o mecânico, que encontrou a réptil.

Segundo a equipe, o motorista ao encontrar o animal acionou a corporação para retirá-la.

Eu estou aqui em Anápolis, vindo da Zona Rural de Pirenópolis. A minha caminhonete estava com problema, vim para uma oficina e assim que cheguei, vi que tem uma caninana (espécie de cobra) aqui no capuz. Precisava tirar ela pra não maltratar", diz o dono do carro

Um vídeo mostra a cobra se movimentado no motor do carro. Já em outra gravação, os bombeiros removem o animal e a colocam em um recipiente adequado para o transporte.

Cobra de 'bigode' e que vive em árvores: biólogos descobrem nova espécie de serpente no cerrado tocantinense 'Cobra de duas cabeças' é resgatada no centro de Santa Helena de Goiás; vídeo

Silvia Letícia, sargento do Corpo de Bombeiros de Anápolis, contou que foi difícil a retirada da serpente.

Eu que recebi a ligação e enviei para o local a viatura que conseguiu fazer a retirada. A serpente foi retirada do motor, mas foi uma luta, pois as cobras caninanas, são bem ligeiras e fortes também." disse

Por meio de nota, os bombeiros informaram que o resgate surpreendeu o motorista e a equipe, e que em seguida a cobra foi solta numa área de preservação.

O resgate surpreendeu tanto o motorista quanto os militares, destacando a importância de acionar profissionais em situações envolvendo animais silvestres. O animal, que não apresentava ferimentos, foi solto em uma área de preservação." disse

Cobra Caninana (Spilotes pullatus)

Hélder Lúcio Rodrigues, biólogo, explicou que a serpente pertence à espécie caninana.

É um bicho não peçonhento, não possui nenhum veneno. Se trata da Caninana (Spilotes pullatus). Apesar de não ser peçonhenta, a caninana pode se tornar agressiva quando se sente ameaçada. Quando se sente ameaçada por predadores, ela ergue a cabeça, achata a região do pescoço e expõe e movimenta a língua.", explica o professor.

O biólogo completou com uma lenda popularmente conhecida da espécie da cobra.

Existe uma lenda que a Caninana rouba o leite de mulheres que estão amamentando e para a criança não chorar ele coloca parte da sua cauda na boca da criança, mas répteis nunca se alimentam de leite. E as serpentes se alimentam de animais e não do leite deles, e ainda a anatomia bucal não permite que o animal consiga fazer sucção em mamíferos." disse

Geral

Adolescente morre afogada em córrego de Aparecida de Goiânia

Segundo bombeiros, ela foi encontrada em poço natural a cerca de dois metros de profundidade. Irmã da vítima contou que foram ao local com mais dois colegas após suspensão de aulas

Modificado em 12/03/2025, 12:02

Equipes de resgate fizeram atendimento da menina, que não resistiu

Equipes de resgate fizeram atendimento da menina, que não resistiu (Divulgação/CBM-GO)

Uma adolescente de 12 anos morreu afogada no Córrego Santo Antônio, no Residencial Alvaluz, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, na tarde de terça-feira (11). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), a vítima foi encontrada a cerca de dois metros de profundidade em um poço natural.

À polícia, a irmã de 15 anos da adolescente disse que elas tinham ido para um colégio na Vila Alzira, porém ao chegaram para estudarem foram informadas que não haveria aula. Assim, com mais dois colegas resolveram ir para o córrego para banharem, quando ocorreu a fatalidade.

Leia Também

Jovem morre após se afogar no Rio Paranaíba, em Itumbiara
Dançarino de festa junina morre afogado no Lago das Brisas

Catamarã afunda com mais de 20 pessoas em rio após bater em pedra; vídeo mostra resgate

Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc) confirmou que a vítima era aluna da rede estadual de ensino, mas não respondeu qual é o protocolo sobre aviso de suspensão de aulas nos colégios. 

Uma equipe da Polícia Militar de Goiás (PM-GO) foi ao local e contou que funcionários de uma empresa, que fica próximo ao local, relataram que dois adolescentes chegaram pedindo socorro, pois a colega deles do colégio estava se afogando no córrego.

Segundo a testemunha, ele e um colega de trabalho foram até ao poço, pularam na água com intenção de salvar a adolescente, mas não conseguiram encontrá-la. Ela apenas foi localizada pelos bombeiros após buscas aquáticas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, depois de ser retirada do poço, a vítima passou por reanimação cardiopulmonar por cerca de 20 minutos, "com o uso de equipamentos especializados e apoio das equipes presentes".

A equipe médica da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu chegou ao local e continuou os procedimentos de ressuscitação por mais 20 minutos. No entanto, apesar dos esforços conjuntos, o óbito foi constatado pela equipe médica no local", registraram os bombeiros.

A PM ressaltou que durante a ocorrência, enquanto era aguardada a chegada da equipe do Instituto Médico Legal (IML), iniciou-se uma forte chuva e para evitar que a correnteza do córrego levasse o corpo da adolescente, foi preciso transportá-lo para um local seguro.

O POPULAR tentou contato com a direção do colégio, por telefone, mas a chamada não foi atendida.

Geral

Caminhão-tanque carregado de etanol explode, atinge casas e deixa quatro pessoas feridas; vídeo

Segundo bombeiros, veículo tinha 23 mil litros de álcool que vazou e escorreu para dentro de córrego da cidade

Modificado em 25/02/2025, 11:51

undefined / Reprodução

Um caminhão-tanque carregado de etanol explodiu, atingiu casas e deixou quatro pessoas feridas, em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, relatou o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO). O acidente aconteceu no Jardim Goiás, na segunda-feira (24), e, segundo o motorista, o veículo ficou sem freio ao descer uma ladeira, tombou sobre calçada e muro de casa (veja vídeo acima).

De acordo com os bombeiros, ao capotar, o caminhão pegou fogo e atingiu uma residência. Foram socorridos o motorista, com escoriações leves; um morador da casa, com suspeita de fratura no abdômen; uma criança de 8 anos, com ferimentos leves; e uma mulher desmaiou após o acidente.

O Corpo de Bombeiros informou que eles foram encaminhados para o hospital. Mas, como os nomes dos feridos não foram divulgados, o POPULAR não conseguiu informações sobre os estados de saúde deles até a última atualização desta reportagem.

O CBM acrescentou que o veículo tinha 23 mil litros de álcool, que escorreu para o leito do córrego Barrinha. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Rio Verde e questionou se há monitoramento do impacto ambiental para o local. Além disso, se a gestão irá autuar a empresa transportadora do líquido de alta periculosidade e se prestará algum atendimento para família vítima do acidente, mas não houve retorno.

Casa fica destruída após acidente (Divulgação/Equatorial)

Casa fica destruída após acidente (Divulgação/Equatorial)

Os bombeiros ressaltaram que uma equipe permaneceu no local do incêndio até a chegada de representantes da empresa proprietária do caminhão-tanque. Conforme a corporação, a rua foi interditada e a eletricidade desligada pela concessionária Equatorial.

A Equatorial Goiás informou, por nota, que equipes da distribuidora foram acionadas e estiveram no setor para avaliar a situação, garantir a segurança e recuperação da rede elétrica. A empresa destacou que a normalização do serviço esta programado para ocorrer na manhã desta terça-feira (25).

O incêndio causou danos em três ramais de ligação, afetando três unidades consumidoras. Por segurança, foi necessário realizar o desligamento imediato desses ramais, uma vez que a fiação foi danificada. No entanto, devido ao risco gerado pelas chamas e à necessidade de controle da situação pelos bombeiros, não foi possível restabelecer o fornecimento de energia no mesmo momento", cita comunicado.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil de Goiás (PC-GO) para saber sobre a investigação desse acidente, mas não houve retorno.

Caminhão atingiu rede elétrica, informou Equatorial (Divulgação/Equatorial)

Caminhão atingiu rede elétrica, informou Equatorial (Divulgação/Equatorial)

Íntegra da nota da Equatorial

A Equatorial Goiás informa que, devido ao incêndio ocorrido na tarde desta segunda-feira (24) no setor Jardim Goiás, em Rio Verde, equipes da distribuidora foram acionadas e estiveram no local para avaliar a situação e garantir a segurança da rede elétrica. O trabalho de recuperação da rede e normalização do serviço esta programado para a manhã dessa terça-feira (25).

O incêndio causou danos em três ramais de ligação, afetando três unidades consumidoras. Por segurança, foi necessário realizar o desligamento imediato desses ramais, uma vez que a fiação foi danificada. No entanto, devido ao risco gerado pelas chamas e à necessidade de controle da situação pelos bombeiros, não foi possível restabelecer o fornecimento de energia no mesmo momento.

A Equatorial enfatiza em caso de acidentes os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento oficiais que funcionam 24 horas por dia:

  • Aplicativo Equatorial Energia, disponível para download no Android e iOS; (novo aplicativo)
  • Call Center 0800 062 0196;
  • *Agência virtual no site da Equatorial *