IcEsporte

Esporte

Goianos vão apitar jogo do mata-mata da Copa do Catar

Árbitro e assistente do Estado estarão em uma das duas primeiras partidas das oitavas de final do Mundial

Modificado em 20/09/2024, 06:28

Wilton Pereira Sampaio em Polônia x Arábia Saudita

Wilton Pereira Sampaio em Polônia x Arábia Saudita (Rodolfo Buhrer / La Imagem/Fotoarena/Folhapress)

O árbitro Wilton Pereira Sampaio e o assistente Bruno Pires vão apitar uma partida eliminatória de Copa do Mundo neste sábado (3). Os dois integram o trio brasileiro que comandará o jogo entre Holanda e Estados Unidos, que se enfretam às 12 horas de sábado. O paranaense Bruno Boschilia completa o trio.

Os três vão para o terceiro jogo apitado na Copa do Catar. Os primeiros foram Senegal x Holanda, na 1ª rodada da fase de grupos, e Polônia x Arábia Saudita, na 2ª rodada. O trio não atuou na 3ª rodada e, agora, vão atuar no primeiro dia de mata-mata da Copa do Catar.

Outros brasileiros na Copa do Mundo do Catar são o trio formado por Raphael Claus (árbitro) e Rodrigo Figueiredo e Danilo Simon (assistentes) e a assistente Neuza Back, que faz história nesta quinta-feira (1) ao integrar a primeira arbitragem feminina em um jogo de Copa do Mundo masculina.

IcEsporte

Esporte

Wilton Pereira Sampaio é eleito o 10º melhor árbitro do mundo pela IFFHS

Goiano de 42 anos integra o quadro de arbitragem da Federação Goiana de Futebol, CBF e FIFA

Wilton Pereira Sampaio apitou "decisões" recentes como Palmeiras 1x3 Botafogo (foto) pela Série A, que encaminhou o título do time carioca, e Flamengo 1x0 Corinthians, na ida da semifinal da Copa do Brasil, conquistada pelos rubro-negros

Wilton Pereira Sampaio apitou "decisões" recentes como Palmeiras 1x3 Botafogo (foto) pela Série A, que encaminhou o título do time carioca, e Flamengo 1x0 Corinthians, na ida da semifinal da Copa do Brasil, conquistada pelos rubro-negros (Cesar Greco/Palmeiras)

O goiano Wilton Pereira Sampaio foi eleito o 10º melhor árbitro do Mundo, segundo o ranking Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (tradução de International Federation of Football History e Statistics, IFFHS). A lista foi divulgada nesta quinta-feira (26).

Wilton Pereira Sampaio apareceu na 10ª colocação, com 13 pontos. O goiano e o árbitro paulista Raphael Claus, que ficou em 9º com 25 pontos, são os únicos citados na lista que não atuam pela UEFA. O vencedor do prêmio foi o francês François Letexier, com 129 pontos.

Atlético-GO prioriza contratações para o ataque
Trio goiano dá primeiros passos para iniciar 2025

É o segundo ano consecutivo que o árbitro goiano é citado pela IFFHS entre os melhores do mundo. Em 2023, Wilton Pereira Sampaio apareceu na lista dos 25 finalistas que antecede a divulgação do ranking com os dez melhores. Neste ano, é a primeira vez que ele figura no Top-10.

O árbitro goiano é um dos principais do Brasil há algumas temporadas. Wilton Pereira Sampaio integra o quadro da Federação Goiana de Futebol, CBF e Fifa. Isso rendeu a ele a escolha para apitar jogos importantes como Libertadores, Eliminatórias para Copa do Mundo, fases finais da Copa do Brasil e jogos decisivos da Série A.

Nos últimos anos, ele também registrou presença nas duas últimas edições da Copa do Mundo: 2018, na Rússia, como VAR, e em 2022, no Catar, como árbitro de campo.

IcEsporte

Esporte

Quartas de final do Goianão terão VAR em todos os jogos; confira a escala de arbitragem

Jogos de ida vão ser disputados nos sábado (2) e domingo (3)

Modificado em 17/09/2024, 16:12

Artur Morais será o árbitro principal de Goiânia x Goiás e o VAR no duelo entre Aparecidense x Anápolis

Artur Morais será o árbitro principal de Goiânia x Goiás e o VAR no duelo entre Aparecidense x Anápolis
 (Fábio Lima)

Os jogos de ida das quartas de final do Campeonato terão a tecnologia do VAR em todas as partidas. Serão dois duelos no sábado (2), Goiatuba x Atlético-GO e Goiânia x Goiás, e dois no domingo (3) com os confrontos entre Goianésia x Vila Nova e Aparecidense x Anápolis.

Jefferson Ferreira, Leone Carvalho, André Luiz Castro e Artur Morais serão os árbitros de vídeo nos jogos de ida do Goianão. A escala completa foi divulgada pela Federação Goiana de Futebol, nesta quinta-feira (29).

Os árbitros principais das primeiras partidas das quartas de final serão André Luiz Castro (Goiatuba x Atlético-GO), Artur Morais (Goiânia x Goiás), Wilton Pereira Sampaio (Goianésia x Vila Nova) e Jefferson Ferreira (Aparecidense x Anápolis).

Confira a escala de arbitragem completa dos jogos de ida das quartas de final:

Dia 2/3/24 -- Sábado:
Goiatuba EC x Atlético CG -- 16:00 -- Divino Garcia Rosa (Goiatuba)
Árbitro: André Luiz Castro
Assistente 1: Hugo Corres
Assistente 2: Tiego dos Santos
VAR: Jefferson Ferreira
AVAR: Bruno Pires (Fifa)

Goiânia EC x Goiás EC -- 18:00 -- Olímpico Pedro Ludovico (Goiânia)
Árbitro: Artur Morais
Assistente 1: Fabrício Vilarinho (Fifa)
Assistente 2: Jonny Kamenach
VAR: Leone Carvalho
AVAR: Anderson Gonçalves

Dia 3/3/24 -- Domingo:
Goianésia EC x Vila Nova FC -- 16:00 -- Valdeir José de Oliveira (Goianésia)
Árbitro: Wílton Sampaio (Fifa)
Assistente 1: Bruno Pires (Fifa)
Assistente 2: Tiago Gomes
VAR: André Luiz Castro
AVAR: Fabrício Vilarinho (Fifa)

AA Aparecidense x Anápolis FC -- 16:00 -- Aníbal Batista de Toledo (Aparecida de Goiânia)
Árbitro: Jefferson Ferreira
Assistente 1: Cristhian Passos
Assistente 2: Leone Carvalho
VAR: Artur Morais
AVAR: Hugo Correa

IcEsporte

Esporte

Árbitros assistentes goianos vão trabalhar em jogo do time de Neymar e Michael

Bruno Pires e Fabrício Vilarinho vão formar trio de arbitragem com o catarinense Ramon Abatti Abel em partida do Al-Hilal, no Campeonato da Arábia Saudita

Modificado em 19/09/2024, 01:09

Bruno Pires, árbitro assistente de Goiás

Bruno Pires, árbitro assistente de Goiás (Fábio Lima)

Os assistentes goianos Bruno Pires e Fabrício Vilarinho foram escolhidos junto com o árbitro catarinense Ramon Abatti Abel para comandar a arbitragem do jogo do Al-Hilal, de Neymar e Michael, contra o Al-Ettifaq, pela 4ª rodada do Campeonato da Arábia Saudita, na próxima segunda-feira (28).

Os goianos vão embarcar para o país do Oriente Médio na próxima sexta-feira (25) e vão trabalhar no duelo na segunda-feira, a partir das 15 horas (de Brasília). A partida terá transmissão do Canal Goat BR, no Youtube.

A Federação Goiana de Futebol (FGF) foi procurada pela CBF há duas semanas para verificar a possibilidade do intercâmbio - o contato começou com a Confederação da Árabia Saudita junto à Conmebol. Com resposta positiva dos assistentes, que pertencem ao quadro da FIFA, o trio brasileiro foi confirmado no jogo da Liga Saudita.

Leia também

  • Federação Goiana de Futebol abre curso para formação de novos árbitros
  • Essa é a segunda vez que a arbitragem brasileira comanda uma partida no Campeonato Saudita. Em 2022, o paulista Raphael Claus apitou a vitória do Al-Hilal por 2 a 1 sobre o Al-Ittihad, pela 12ª rodada da competição nacional, no dia 3 de março. Ele contou com os assistentes Marcelo Van Gasse e Alessandro Rocha. Já Wagner Reway foi o VAR no duelo.

    "Do ponto de vista profissional, é um novo mercado que se abre para nossos árbitros. Reforça a credibilidade da CBF, da FGF. Há um zelo com os profissionais brasileiros que podem apitar partidas internacionais. A Conmebol podia ter escolhido outro país da América do Sul, mas elegeu o Brasil. Bruno e Vilarinho são assistentes consagrados", comentou o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF/GO), Júlio César Mota.

    Na análise de Mota, a ida de Bruno Pires e Fabricio Vilarinho também pode incentivar na formação de novos árbitros e assistentes.

    "Um jovem quando vê uma notícia dessa, pode ter interesse despertado em trabalhar com arbitragem. Acho que a FGF pode ganhar com isso. O Wilton (Pereira Sampaio) vai embarcar em breve para novo curso na Europa, na Uefa. Isso estimula. A ida dos nossos profissionais para a Arabia Saudita pode gerar um efeito positivo, valoriza o trabalho feito no Estado com a formação de árbitros", salientou.

    Bruno Pires, inclusive, trabalhou na Copa do Mundo disputada no Catar no final do ano passado. Ele e o árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio trabalharam em quatro jogos do Mundial: Holanda x Catar e Senegal x Holanda na fase de grupos. Holanda x Estados Unidos nas oitavas de final e Inglaterra x França nas quartas de final.

    O Al-Hilal é o novo time do brasileiro Neymar. O ex-atacante do PSG e Barcelona está lesionado e não atuará no duelo. A equipe ainda conta com Michael, ex-Goiás e Malcom, ex-Corinthians. O sérvio Sergej Milinković-Savić e o português Rúben Neves também integram o elenco.

    O Al-Ittihad também conta com brasileiros no elenco: atacante Vitinho, ex-Flamengo e Botafogo-RJ, e o goleiro Paulo Victor, ex-Grêmio e Flamengo. A equipe ainda tem jogadores como Henderson (ex-Liverpool) e Moussa Dembélé (ex-Lyon).

    IcEsporte

    Esporte

    Após "geladeira", árbitros goianos voltam a trabalhar no Campeonato Brasileiro

    Árbitros do quadro da FGF reaparecem em escala de arbitragem para jogos do cenário nacional

    Modificado em 19/09/2024, 01:10

    Wilton Pereira Sampaio em ação durante jogo da Holanda contra os Estados Unidos, pelas oitavas de final da Copa do Mundo

    Wilton Pereira Sampaio em ação durante jogo da Holanda contra os Estados Unidos, pelas oitavas de final da Copa do Mundo (Clive Brunskill/Getty Images)

    Após quase um mês, árbitros goianos voltaram a ser escalados para jogos do Campeonato Brasileiro. Neste fim de semana, 14 integrantes do quadro de arbitragem da Federação Goiana de Futebol vão trabalhar em partidas das séries A, B e D.

    Desde o dia 24 de julho, após a publicação de uma nota oficial da FGF sobre erro de arbitragem na vitória do Goiás sobre o Cruzeiro, por 1 a 0, que prejudicou o time goiano, a CBF parou de escalar árbitros de Goiás nas competições nacionais.

    Em nota, a CBF respondeu que o critério de escalação dos árbitros não levava em consideração a origem deles.

    Após mais de 100 jogos sem a presença da arbitragem goiana no Campeonato Brasileiro, os árbitros voltaram a aparecer na escala e vão trabalhar na rodada deste fim de semana.

    Confira a lista de jogos e árbitros escalados :

    Série A

    Internacional x Fortaleza

    Assistente: Bruno Pires
    AVAR 2: Elmo Resende

    Fluminense x América-MG

    Assessor: Antônio Pereira
    AVAR: Fabrício Vilarinho
    AVAR 2: André Luiz Castro

    Goiás x Athletico-PR

    4º árbitro: Eduardo Tomaz

    SÉRIE B

    Guarani x Sport

    Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
    Assistente: Leone Carvalho
    Assessor: Cleiber Elias

    Ituano x Criciúma

    AVAR: Edson Antônio

    Juventude x Sampaio Corrêa

    Árbitro: Jefferson Ferreira
    Assistente: Hugo Corrêa

    SÉRIE D

    Anápolis x Ferroviária

    4º árbitro: Anderson Gonçalves
    Analista de campo: Júlio César Mota