IcEsporte

Esporte

Últimos campeões, Daniel Serra e Ricardo Maurício dominam em Goiânia

Equipe Eurofarma RC dominou 1ª etapa da temporada com duas vitórias em Goiânia

Modificado em 21/09/2024, 01:04

Ricardo Maurício na pista do Autódromo de Goiânia

Ricardo Maurício na pista do Autódromo de Goiânia (Bruno Terena)

A primeira etapa da nova temporada da Stock Car terminou com o domínio dos mesmos pilotos que foram hegemônicos nas últimas temporadas. A dupla da equipe Eurofarma RC venceu as duas provas disputadas no Autódromo de Goiânia, neste domingo (25).

Os estreantes Felipe Massa, ex-Fórmula 1, e Tony Kanaan, ex-Fórmula Indy, não tiveram sorte e abandonaram a primeira das duas corridas disputadas em Goiânia.

1ª corrida

Pentacampeão da Stock Car, o piloto carioca Cacá Bueno largou na pole position, mas não conseguiu sustentar a vantagem por uma volta sequer. A dupla da Eurofarma RC, composta por Daniel Serra e Ricardo Maurício, logo conseguiu ultrapassar Cacá Bueno e travaria uma disputa interna pela vitória.

Atual campeão, Ricardo Maurício rodou ao fazer uma curva e caiu para a 9ª colocação. O caminho ficou livre para Daniel Serra conquistar a vitória na primeira corrida do dia, com Cacá Bueno na 2ª colocação.Allam Khodair completou o primeiro pódio de 2021.

Daniel Serra sai de Goiânia como o maior pontuador e, consequentemente, como líder da temporada. "Não tenho nem muito o que falar, só agradecer a equipe pelo trabalho, prova de que o carro está muito bom. Saí com o maior número de pontos e uma vitória na primeira corrida, é muito prazeroso, acho que não tivemos nenhum final de semana como esse no ano passado e isso mostra que todo o trabalho que fizemos durante a pré-temporada funcionou", frisou Daniel Serra.

2ª corrida

Na segunda corrida do dia, com duração de 20 minutos, as posições do 1º ao 10º colocação são invertidas para a nova largada, desta vez sem pausa entre as duas baterias. Gaetano Di Mauro largou na 1ª posição do grid, com Ricardo Maurício em sua cola. Atual campeão da Stock Car, Ricardo Maurício tinha nova chance para vencer.

A prova teve menos tempo de alta velocidade, pois o carro de Marcos Gomes ficou atravessado no fim da reta e precisou da entrada do safety-car até que o carro fosse retirado de uma posição perigosa.

Com um carro melhor acertado, Ricardo Maurício não teve muitos problemas para ultrapassar Gaetano Di Mauro e garantir a dobradinha para a equipe Eurofarma RC, em Goiânia. O pódio da segunda corrida ficou completo com Gaetano Di Mauro e Gabriel Casagrande.

Ricardo Maurício lamentou o erro na primeira corrida, mas comemora a vitória e a melhor volta da etapa registrada por ele. "O carro estava fantástica nas duas corridas. Na primeira, infelizmente, cometi um erro na curva 1 e isso comprometeu bastante o resultado do fim de semana. Travou um pouco a roda dianteira e eu perdi a frente do carro, eu fui buscando o interno da zebra e acabei pegando um buraco e rodei. Com isso caí para nono e na inversão do grid larguei em segundo. Fiquei chateado pelo ocorrido, agora é refletir, mas, vamos lá, vamos comemorar o que deu certo hoje", comentou.

Ricardo Maurício na pista do Autódromo de Goiânia

Ricardo Maurício na pista do Autódromo de Goiânia (Bruno Terena)

IcEsporte

Esporte

Autódromo de Goiânia deve ser fechado para reforma nos primeiros meses de 2025

Federação, promotores de eventos e frequentadores já foram alertados sobre possível fechamento

Autódromo de Goiânia pode receber etapas da MotoGP entre 2026 e 2028

Autódromo de Goiânia pode receber etapas da MotoGP entre 2026 e 2028 (José Washington)

O Autódromo Internacional de Goiânia deve ficar fechado, por cerca de seis meses, para reforma em 2025. Em dezembro, em data a ser confirmada, o governador Ronaldo Caiado pretende anunciar os detalhes das obras que o local receberá, a princípio, entre janeiro e junho do ano que vem.

Com isso, o equipamento esportivo não deve receber nenhuma competição durante o primeiro semestre de 2025.

A possibilidade de fechamento e reforma ocorre em meio à negociação do governo de Goiás para sediar uma etapa da Motogp entre os anos de 2026 e 2028, o que ainda não está oficializado. Em julho, foi assinado um protocolo de intenções entre o Estado e a Dorna, promotora da categoria, para que o autódromo goiano receba as corridas. O documento foi firmado em Madri, na Espanha.

Há a expectativa que o desfecho sobre sediar a Motogp seja anunciado em dezembro.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) já comunicou, verbalmente, que o autódromo estará indisponível no primeiro semestre de 2025 para a Federação Goiana de Automobilismo (Faugo), alguns organizadores de eventos, como a Vicar (da Stock Car), e alguns grupos de ciclismo e triatlo que fazem treinos no autódromo.

"A intenção é que o autódromo fique fechado de janeiro a junho ou julho do ano que vem. Sentei com a Faugo e já informei isso para eles. Devo comunicar oficialmente até o dia 15 (de dezembro). Estamos fazendo o planejamento e alguns trabalhos de infraestrutura para organizar a licitação e iniciar as obras. Nossa intenção é dar mais segurança ao autódromo", comentou o secretário de esportes, Rudson Guerra.

As obras no autódromo serão recapeamento completo da pista, construção de mais pontos de caixas de brita ao longo do traçado, acréscimo no número de boxes (de 22 para 30), nova pintura, reparos elétricos e melhorias nas arquibancadas e no posto médico.

A data do início das obras ainda não foi divulgada, assim como o custo da ampla reforma. O valor pode variar de R$ 14 a R$ 20 milhões, de acordo com apuração do jornal.

"O autódromo está próximo de completar dez anos sem reforma no asfalto, tivemos a instalação das caixas de britas e melhorias de segurança em 2020, mas não foi no traçado completo. Hoje, o autódromo nos atende, mas podemos melhorar em segurança e fazer ajustes que deixarão o autódromo apto para receber provas internacionais", acrescentou Guerra.

O desejo do secretário da Seel é que a reabertura do autódromo seja durante uma etapa da Stock Car, que teria sinalizado que isso pode ocorrer em agosto de 2025, além de garantir que Goiânia continuará sede de pelo menos duas etapas da principal categoria do País - neste ano, foram três etapas.

O jornal procurou a Faugo para entender o impacto do fechamento do autódromo, mas a federação informou que só vai se pronunciar após o anúncio oficial do Estado.

"Eles (Faugo) estão com planejamento para realizar as competições em outros locais, vão conversar com autódromos mais próximos (em outros estados na região Centro-Oeste) e trabalham com a possibilidade de corrida de rua (em Goiânia). O autódromo precisa ser recuperado, para isso precisa fechar um período. A ideia inicial era um ano, mas não podemos atrapalhar a dinâmica anual do autódromo", completou o secretário Guerra. (Colaborou Fabiana Pulcineli)

IcEsporte

Esporte

Autódromo de Goiânia recebe a Old Stock Race neste final de semana

Modificado em 04/11/2024, 08:54

Autódromo de Goiânia recebe a Old Stock Race neste final de semana

(Divulgação)

Depois de uma breve pausa no calendário, a Old Stock Race com seus bravos Opalas volta às pistas. E, desta vez, sob o sol do Centro-Oeste brasileiro, a competição chega ao Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), neste final de semana, dias 12 e 13 de outubro.

A disputa pela liderança nesta quinta etapa do campeonato vem forte e, nada melhor que um autódromo diferente para colocar ainda mais tempero na busca pelos lugares mais altos do pódio.

A etapa terá até mesmo a participação de um piloto da casa. O piloto goianiense Giuseppe Vecci estará a bordo do Old Stock #44, da equipe GRC Motorsport, sob o comando do chefe de equipe Neto Guzella.
Campeonato
Na categoria Pro, o líder Thiago Lourenço está com 145 pontos, apenas seis à frente do vice-líder, Felipe Matos. Ainda assim, bem próximo segue Rafael Lopes, o terceiro colocado, com 124 pontos.

Pela categoria Old Man, o líder Perseu Alarcon, com 74 pontos, não respira com muita folga, afinal o segundo colocado, Marco de Sordi, vem logo atrás com 60 pontos, seguido de perto por Marcelo Apostólico com 56, Fábio Mencareli com 51 e Luiz Carlos Zapelini com 58.

Toda essa questão será levada para a pista de Goiânia, que consagrará os melhores na luta pelo título no final da temporada. O amante do automobilismo raiz pode agendar, pois a primeira corrida acontece no sábado (12), às 14h; enquanto a segunda prova está marcada para o domingo (13), às 14h30, ambas com transmissão ao vivo no canal da Old Stock Race no YouTube e demais parceiros.

Para matar a saudade dos Opalas, os fãs goianos terão a arquibancada gratuita. Já para visitação no boulevard e boxes, o ingresso custa R$ 200 e vale para os dois dias de provas. As vendas acontecem na plataforma Ingresse.
Autódromo de Goiânia
O ano de 2024 é especial para o Autódromo Internacional Ayrton Senna, afinal o espaço comemora 50 anos. Inaugurado em 28 de julho de 1974, o autódromo marcou várias gerações de amantes do esporte a motor em Goiás, tendo recebido grandes categorias nacionais e internacionais.
Serviço: Old Stock Race 2024 | 5ª ETAPA
Sexta-feira - 11 de outubro
Treinos Livres às 10h30 e 14h
Sábado - 12 de outubro
Classificação às 9h
Corrida às 14h
Domingo - 13 de outubro
Corrida às 14h30

Arquibancada GRATUITA
Boulevard e boxes R$ 200 para os dois dias
Vendas pelo Ingresse.com
Informações
@oldstockraceoficial no Instagram

IcEsporte

Esporte

No Prep Titãs faz sua estreia no Brasil neste fim de semana em Goiânia

Autódromo Internacional de Goiânia foi escolhido para sediar o evento inédito, que promete momentos imperdíveis

Modificado em 17/09/2024, 17:22

No Prep Titãs faz sua estreia no Brasil neste fim de semana em Goiânia

(Divulgação)

Se você é apaixonado por velocidade, se prepare para ver uma modalidade de campeonato nunca antes vista no Brasil. O Autódromo Internacional de Goiânia receberá, nos dias 17 e 18 de agosto, o No Prep Titans. Em meio a muita adrenalina e emoção, o local será o palco da estreia deste evento exclusivo para carros importados e esportivos no País.

Imperdível para os entusiastas do automobilismo, que poderão ver o encontro de perto, o No Prep Titans foi inspirado em um evento semelhante e de muito sucesso que aconteceu nos Estados Unidos. Seguindo a mesma linha do Km de Arrancada, disputado no Estado em abril deste ano, a competição é voltada para um público diferente, mas igualmente fascinado por alta performance.

"Com um grid de 50 carros, a competição contará com treinos livres na sexta-feira, para que os pilotos ajustem suas estratégias, e seguirá com as provas no fim de semana. No sábado, acontece a arrancada de 402 m, contendo 3 categorias de tempo livre (Integral, Tração Traseira e Tração Dianteira) e desafios limitados por tempo", explica o presidente do Clube Goiano de Arrancada e Drift e promotor do evento, Ivair Ordones.

Os troféus premiam os melhores tempos por categoria e coroam a boa performance do primeiro dia. Já no domingo, a velocidade ganha ainda mais vez com a disputa eliminatória em mata-mata, garantindo emoção até o fim. Com um formato inédito, a briga será definida por sorteio entre os 128 carros classificados no dia anterior. "Ao final, conheceremos o grande campeão, que levará para casa o título e uma premiação em dinheiro", revela Ivair Ordones.

O foco é não só encontrar o carro mais rápido, mas o piloto mais habilidoso e que tenha a melhor estratégia. "Por isso, os presentes amantes do esporte poderão presenciar uma disputa intensa e de tirar o fôlego, vendo o que os corredores têm de melhor na pista", promete o promotor do evento.

Responsável pela homologação, supervisão, autorização e orientação do evento, a Federação Goiana de Automobilismo (Faugo) garante a segurança e credibilidade do No Prep Titans e outras competições. Assim, a entidade se dedica a assegurar a melhor recepção para o evento, que ocorre pela primeira vez em Goiânia e está previsto para se repetir na Capital no próximo ano.

"Desta forma, estamos incentivando e administrando o esporte junto a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA)", afirma o presidente do Conselho Técnico Desportivo da Faugo, Flávio Luiz Cunha.

Disponíveis no site do Sympla , os ingressos estão sendo comercializados por valores entre R$ 50,00 e R$ 120,00. Para intensificar a experiência, os espectadores terão a opção de escolher entre as arquibancadas e elevados, o box, com uma interação direta com as equipes, carros e pilotos, ou o padock, garantindo uma vista privilegiada de toda a ação da pista e mais conforto durante o evento.

Para mais informações, dúvidas e compra de ingressos, acesse o Instagram @nopreptitans ou entre em contato pelo WhatsApp (62) 99930-6771.

Sobre a Faugo
A Federação Goiana de Automobilismo (Faugo) é a instituição responsável por monitorar, gerenciar, coordenar e fiscalizar eventos automobilísticos em Goiás, garantindo o conforto dos competidores (pilotos e equipes) e a satisfação do público. Além de organizar, autorizar, orientar e homologar os eventos, tem o compromisso de dirigir, difundir e incentivar no estado a prática de todas as modalidades desportivas automobilísticas e, desde que credenciada, desenvolver as atividades ligadas às categorias Kart, Millenium, Marcas e Pilotos - Turismo 1.4, Fórmula SR Brasil, Rally, Kart Profissional e Rental, Rally de Velocidade, Kart Cross, Fusca Cross, Auto Cross, Pista de Velocidade na Terra, Stock Car, Copa Truck, Fórmula Truck, F4 Brasil, Drift, Endurance, Porsche Clube Brasil, Armageddon, Track Day, Fórmula 200, Old Cars Race, Fórmula Brasil, Copa Classic.

Serviço: No Prep Titans
Data : dias 17 e 18 de agosto, a partir das 8h
Local: Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna
Ingressos: Sympla
Informações: (62) 99930-6771

IcEsporte

Esporte

Autódromo de Goiânia receberá réplica de carro de Ayrton Senna na Fórmula 1

Modelo MP4/4 é inspirado no veículo pilotado pelo brasileiro em 1988. Peça chegará ao local em agosto

Modificado em 17/09/2024, 16:27

Réplica de carro usado por Ayrton Senna na Fórmula 1 de 1988, ano em que o brasileiro foi campeão

Réplica de carro usado por Ayrton Senna na Fórmula 1 de 1988, ano em que o brasileiro foi campeão (Divulgação)

Em comemoração aos 50 anos do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, o local receber a doação de uma réplica do carro usado pelo piloto Ayrton Senna em 1988, um Modelo MP4/4, na temporada em que o brasileiro conquistou o seu primeiro título na Fórmula 1.

O anúncio da doação, que será feito pela empresa Autoled, será no próximo domingo (28), durante a festa de comemoração dos 50 anos do Autódromo de Goiânia. A réplica só será colocada oficialmente no local no mês de agosto, em uma estrutura especialmente construída ao lado da torre de controle de provas.

Em 2024, 30 anos depois da morte de Ayrton Senna, o Autódromo de Goiânia celebra 50 anos de existência. Devido a esse contexto simbólico, os sócios da Autoled decidiram doar a réplica ao autódromo, homenageando o legado do piloto e celebrando o jubileu de ouro da pista que leva seu nome.

Produzida pela TJ Colecionáveis em São Paulo, a réplica possui medidas de 4,40 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,10 metro de altura, pesando 150 kg. A réplica da McLaren de Senna foi inicialmente criada para a exposição no Congresso Fenabrave, que ocorrerá entre os dias 20 e 22 de agosto no São Paulo Expo.

A construção utiliza fibra de vidro com pintura automotiva, manta de vidro, adesivação com cobertura de verniz e pneus de fibra, sendo toda feita à mão para garantir a máxima fidelidade ao original.

Everson Magalhães Jr, sócio da Autoled, comenta a iniciativa: "Para nós, é uma honra contribuir com um presente tão simbólico para o Autódromo Ayrton Senna. A escolha de doar a réplica veio como um gesto natural, para celebrar o aniversário de 50 anos do autódromo. Estamos felizes em ver essa peça histórica encontrar um lar permanente onde fãs do Senna e do automobilismo poderão apreciar de perto."