IcMagazine

Famosos

Cantor cubano Pablo Milanês morre aos 79 anos

Uma das grandes vozes da América Latina e autor do clássico 'Yolanda' morreu na madrugada desta terça-feira (22/11), em Madri

Folhapress

Modificado em 20/09/2024, 05:17

Cantor Pablo Milanês

Cantor Pablo Milanês ( Mariano Regidor/Redferns)

O cantor e compositor cubano Pablo Milanés, fundador do movimento Nova Trova e uma das grandes vozes da América Latina, morreu na madrugada desta terça-feira (22) em Madri aos 79 anos. "Com grande dor e tristeza, lamentamos informar que o mestre Pablo Milanés faleceu na madrugada de 22 de novembro em Madri", informou a página do artista no Facebook.

"Desaparece fisicamente um de nossos maiores músicos. Voz inseparável da trilha sonora de nossa geração. Minhas condolências a sua viúva e filhos, a Cuba", escreveu no Twitter o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, que recebeu a notícia durante uma viagem à Rússia.

A assessoria do cantor agradeceu todas as demonstrações de carinho que foram divulgadas pouco após o anúncio da morte e que inundaram as redes sociais para apoiar sua família e amigos. "Que descanse no amor e na paz que sempre transmitiu. Permanecerá eternamente na nossa memória", afirmou a mensagem divulgada pela equipe de Pablo Milanés nas redes sociais.

O autor de Yolanda e Breve Espacio havia sido internado há alguns dias em Madri. No dia 11 de novembro, a assessoria do artista informou que o quadro era "estável" e que ele recebia tratamento para os efeitos de uma série de infecções recorrentes que afetaram sua saúde nos últimos meses.

Fundador da Nova Trova Cubana ao lado de Silvio Rodríguez e Noel Nola, Milanés sofria há vários anos de uma doença onco-hematológica que o obrigou a se mudar para Madrid no final de 2017 "para receber um tratamento inexistente em seu país", segundo um comunicado de sua equipe. O músico cubano cancelou shows nas últimas semanas na Espanha e na República Dominicana. Em junho, ele fez sua última visita a Havana, após três anos de ausência.

Na ocasião, fez uma apresentação emotiva na capital do país. Apesar de o evento ter provocado polêmica devido à intenção inicial oficial de distribuir parte dos ingressos entre organismos governamentais, finalmente a música de Pablito, como ele era conhecido em seu país, foi ouvida por quase 10 mil cubanos.

"Sempre disse que é meu melhor público. O público das turnês que fiz e que pude comprovar a atenção e respeito, mas vocês na verdade superaram", declarou a milhares de pessoas que o receberam com as lanternas dos telefones celulares, em uma noite que muitos consideraram uma despedida.
Amor transformado em canção
Nascido em 24 de fevereiro de 1943 em Bayamo, Pablo Milanés abraçou com força a revolução cubana no início, mas depois se distanciou do regime e expressou críticas ao governo de seu país. Porém, nunca rompeu a relação que o unia a seu povo por meio de sua música.
Apesar do afastamento desde a década de 1980, Silvio Rodríguez publicou na segunda-feira (21) à noite em seu blog, Segunda Cita, a letra de
Pablo, uma canção dedicada a seu parceiro no início da Nova Trova Cubana.

Personalidades do mundo político também lamentaram a morte. Gustavo Petro, presidente da Colômbia, tuitou: "Cantamos com suas canções e ele encheu nossos corações e almas. Hoje foi chamado para cantar no sublime concerto da eternidade".

A cantora peruana Tania Libertad, residente no México, também comentou a notícia no Twitter: "Partiu um grande compositor, cantor maravilhoso e amigo extraordinário".

"Vamos sentir sua falta, querido Pablo. Boa viagem", acrescentou na mensagem, acompanhada de um vídeo no qual canta a música El Primer Amor em dueto com Milanés.

As mensagens de tristeza dos fãs também dominaram as redes sociais. "Obrigado por tanto amor por sua terra. Obrigado por tanto amor aos cubanos. Obrigado por tanto amor transformado em canção", resumiu uma mensagem.

Geral

Eletricista morre após levar choque enquanto trabalhava em galeria de lojas em Palmas

Dyourykassyo Pereira Miranda, de 29 anos, foi declarado morto pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Corpo foi levado para o IML e liberado para a família

Modificado em 24/04/2025, 13:04

Acidente aconteceu em loja de galeria em Palmas

Acidente aconteceu em loja de galeria em Palmas (Reprodução/Google Street View)

Um eletricista morreu após levar choque elétrico enquanto trabalhava em uma loja dentro de uma galeria de lojas em Palmas. Ele foi identificado como Dyourykassyo Pereira Miranda de 29 anos, conforme a Secretaria da Segurança Pública.

O acidente aconteceu na quadra 208 Sul. O eletricista foi declarado morto pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no início da noite desta quarta-feira (23). A Polícia Militar informou que foi chamada e encontrou a equipe médica atendendo a vítima.

Foi informado à polícia que o eletricista realizava serviços no local quando choveu o choque elétrico. A perícia foi chamada e depois o Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do corpo. A PM ainda orientou que as partes envolvidas registrassem o caso na delegacia.

A administração da galeria Open Mall informou que Dyourykassyo foi chamado pelo locatário de uma das lojas e não tinha vínculo com a administração do local. Também afirmou que acompanhou os desdobramentos e prestou o suporte necessário (veja nota completa abaixo).

O corpo de Dyourykassyo foi levado para o IML de Palmas, passou pelos exames necroscópicos e foi liberado para os familiares.

Íntegra da nota do Open Mall

Com profundo pesar, o Open Mall manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos do prestador de serviços que veio a óbito na noite da última quarta-feira, 23 de abril, após sofrer uma descarga elétrica durante a execução de um serviço em uma das lojas da galeria.

Esclarecemos que o profissional não possuía vínculo com a administração do Open Mall, sendo contratado diretamente pela referida loja para a realização de um serviço pontual. O ocorrido trata-se de um caso isolado, registrado dentro das dependências internas da loja contratante.

Desde o momento do acidente, a administração do Open Mall acompanhou os desdobramentos e prestou todo o suporte necessário, respeitando o momento de luto e colaborando com as autoridades competentes, que seguem com a apuração dos fatos.

Reiteramos nosso compromisso com a segurança, o respeito e o bem-estar de todos que frequentam e atuam no Open Mall, e reforçamos nossos sentimentos à família e amigos da vítima.

Geral

Corpo de comerciante que se afogou no Rio Araguaia durante pescaria é encontrado, diz Corpo de Bombeiros

Ela foi localizada por voluntários a 7 km do local onde havia sido vista pela última vez, na região do Rancho da Viúva, em São Miguel do Araguaia

Nerica Monteiro tinha 34 anos e compartilhava as pescarias nas redes sociais

Nerica Monteiro tinha 34 anos e compartilhava as pescarias nas redes sociais (Reprodução/Rede social e divulgação/CBM-GO)

O corpo da comerciante de 34 anos que se afogou no Rio Araguaia durante pescaria foi encontrado na tarde de segunda-feira (21), informou o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM-GO). À corporação, Gabriel Castro, namorado de Nerica Monteiro, contou que os dois estavam às margens do rio, na região conhecida como Rancho da Viúva, em São Miguel do Araguaia, no norte de Goiás, quando foram arrastados pela correnteza.

O acidente aconteceu na tarde de domingo (20). Os bombeiros relataram que foram acionados para atender o desaparecimento de uma jovem. Segundo o Corpo de Bombeiros, populares conseguiram resgatar o homem com o auxílio de uma embarcação, porém a mulher não foi encontrada.

Diante da complexidade da ocorrência, uma equipe especializada de mergulhadores do CBMGO, deslocada de Goiânia, iniciou as buscas subaquáticas na manhã desta segunda-feira. Com uso de técnicas específicas de mergulho e varredura em áreas de correnteza intensa, o corpo da vítima foi encontrado no início da tarde", ressaltou o Corpo de Bombeiros.

O corpo da comerciante, conforme a corporação, foi localizado por voluntários. A vítima estava a 7 km do rio abaixo do ponto em que foi vista pela última vez. A equipe dos bombeiros foi ao local indicado, retirou o corpo da água para a margem e constatou que se tratava da empresária desaparecida.

Nerica Monteiro morava em Hidrolândia, na Região Metropolitana de Goiânia, e gostava de pescar. Pelas redes sociais, o namorado dela lamentou a sua perda.

Meu amor, estávamos construindo uma história tão bonita de respeito, cumplicidade e amor. E papai do céu resolveu te levar só para ele. Meu coração está despedaçado agora. Mas sei que está em um lugar maravilhoso com muita fé", escreveu Gabriel.

À reportagem, a Polícia Técnico-Científica (PTC), unidade de Porangatu, informou que o corpo da empresária foi recolhido pelos peritos Fernando Reges e Agnaldo Mansano. E, após autópsia do médico legista Carlos Humberto, foi liberado na manhã desta terça-feira (22), por volta das 5h, para a família.

Segundo uma amiga de Nerica, Caroline Batista, o velório e o sepultamento acontecerão nesta terça em Hidrolândia, onde ela morava e administrava um supermercado.

Geral

Arquidiocese de Goiânia, CNBB e políticos prestam homenagens ao papa Francisco; veja repercussão

Morte do religioso gerou grande comoção entre lideranças religiosas e políticas

A morte do papa Francisco, na manhã desta segunda-feira (21), gerou grande comoção entre lideranças religiosas e políticas. Nas redes sociais, padres, igrejas, catedrais, arquidioceses, basílicas e santuários deixaram suas homenagens ao pontífice. O religioso ocupou o cargo mais alto da Igreja Católica por 12 anos.

A Arquidiocese de Goiânia informou por meio das redes sociais que realizará nesta segunda-feira (21) às 12h na Catedral Metropolitana uma missa em ação de caridade pelo papa Francisco.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também prestou uma homenagem nas redes sociais agradecendo pelo exemplo de discípulo que Francisco foi.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados", escreveu.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prestou uma homenagem nas redes sociais (Reprodução/Redes sociais)

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prestou uma homenagem nas redes sociais (Reprodução/Redes sociais)

É com profundo pesar que, hoje, nos despedimos do nosso sucessor de Pedro. O Papa Francisco, após uma grande e corajosa batalha pela recuperação de sua saúde, faleceu nesta segunda-feira (21)", publicou a Arquidiocese de Brasília.

O governador Ronaldo Caiado também prestou uma homenagem ao líder religioso. Em publicação, ele deixou frases ditas pelo papa Francisco e disse que o mundo sentirá sua falta.

Primeiro pontífice latino-americano, ele foi símbolo de diálogo, união e justiça social. 'Ninguém vence sozinho, nem no campo, nem na vida!', disse certa vez. O mundo sentirá sua falta, Francisco", escreveu Caiado.

Governador Ronaldo Caiado prestou homenagem ao líder religioso nas redes sociais (Reprodução/Redes sociais)

Governador Ronaldo Caiado prestou homenagem ao líder religioso nas redes sociais (Reprodução/Redes sociais)

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prestou homenagem relembrando feitos de Francisco. Em publicação, ele escreveu que o papa levou ao Vaticano o tema das mudanças climáticas e criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças.

Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará. Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda", publicou.

Homenagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Reprodução/Redes sociais)

Homenagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Reprodução/Redes sociais)

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, lembrou feitos do papa Francisco e prestou sua homenagem (Reprodução/Redes sociais)

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, lembrou feitos do papa Francisco e prestou sua homenagem (Reprodução/Redes sociais)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também lamentou a morte do papa. "Para o Brasil e o mundo, a figura do Papa sempre foi sinal de unidade, esperança e orientação moral. Sua partida nos convida à reflexão e à renovação da fé, lembrando-nos da força da espiritualidade como guia para tempos de incerteza".

IcMagazine

Gata do Daqui

Graziella Schmitt se desdobra para cuidar de três crianças

A loira, que iniciou no meio artístico como paquita, afirma que busca conciliar os desafios da maternidade dos três filhos

Graziella Schmitt, 43, usou as redes sociais para falar sobre o desafio que enfrenta com mãe de três crianças (Constance, 5 anos, Chloé, 3, e Guel, de 8 meses), todas do casamento com o ator e cantor Paulo Leal.

Estou experimentando a graça na maternidade de uma forma diferente com a chegada do terceiro filho", disse, ao compartilhar fotos com o a família.

A loira, que iniciou no meio artístico como paquita, afirma que busca conciliar maneiras para dar atenção às crianças.

É um novo jeito de organizar a rotina, de fazer a introdução alimentar, lidar com não conseguir dar tanto colo para os três quanto eu gostaria, mas encontro outras formas de amar cada um. A cada fase, um novo degrau a subir e amadurecer como mãe", afirmou.

Após deixar o posto de paquita, ela continuou trabalhando com Xuxa por um ano e foi "Gata do Planeta", no Planeta Xuxa, em 2000. Ela também foi apresentadora do extinto infantil TV Globinho e conquistou papéis em Malhação, A Turma do Didi e Sob Nova Direção.

(Divulgação / Rodrigo Lopes)

(Divulgação / Rodrigo Lopes)

(JenniferKLiu)

(JenniferKLiu)