Geral

Walfredo Antunes: Arquiteto que morreu durante tratamento contra câncer planejou Palmas usando conceitos da antiguidade

Walfredo Antunes morreu na sexta-feira (14), em Goiânia (GO). O arquiteto morava em Palmas, onde atuou na prefeitura e foi professor durante 20 anos na Universidade Federal do Tocantins; ele deixa duas filhas

Modificado em 15/03/2025, 13:25

Arquiteto e urbanista, Walfredo Antunes

Arquiteto e urbanista, Walfredo Antunes (Edu Fortes)

Walfredo Antunes de Oliveira Filho foi uma das grandes personalidades que atuaram na criação de Palmas, utilizando conceitos aplicados na antiguidade. O arquiteto morreu aos 76 anos após passar algumas semanas internado em um hospital em Goiânia (GO) , onde tratava um câncer no pâncreas. Em conversa com o g1, a irmã Glacy Antunes de Oliveira relembrou das muitas qualidades do urbanista.

Pai amoroso, irmão encantador, inteligência privilegiada, personalidade multifacetada, amigo dos amigos, competentíssimo artífice do urbanismo, gostava de arte, de música clássica, de jazz, leitor inveterado. Um homem adiante do seu tempo", contou.

O arquiteto morreu na manhã desta sexta-feira (14) em decorrência de uma insuficiência respiratória, segundo a família. Ele morava em Palmas, mas será velado e enterrado no cemitério Santana, neste sábado (15), a partir das 13h. Walfredo deixa duas filhas.

Arquiteto, ele teve um papel essencial na instalação da capital tocantinense. Após 35 anos de sua criação, a cidade chama atenção pela simetria das ruas e avenidas, fruto de um trabalho urbanístico que desde o início prezou pela mobilidade da população.

Em agosto de 2024, Walfredo contou durante entrevista ao g1 como foi escolhido o território da capital e definido o planejamento urbanístico da cidade.

Walfredo Antunes deixa legado importante na construção de Palmas

Instalação da capital e simetria

No início dos anos 1990, Walfredo Antunes de Oliveira Filho e Luís Fernando Cruvinel Teixeira definiram o território onde seria instalada a capital tocantinense. Na época, eles tiveram a opção de escolher uma cidade existente ou um novo espaço para construir uma cidade do zero. Inicialmente Araguaína e Gurupi eram opções, mas foram descartadas devido a conflitos em áreas de mineração e influência de Goiás sobre o Tocantins.

"Era um quadro de 90 por 90 quilômetros em uma região que não tinha muitas cidades, era mais uma espécie de vazio urbano. E parecia, por dados técnicos e empíricos, que localizar a capital neste local provocaria um equilíbrio da região urbana e não o contrário", disse o urbanista.

A instalação da capital então ficou entre a margem direita do Rio Tocantins e a Serra do Lajeado, próximo ao antigo povoado de Canela. O espaço foi escolhido levando em consideração a cota de inundação.

"Nessas áreas, aprofundamos esse estudo até perceber esta área contínua no pé da Serra, uma topografia muito favorável, uma área plana/semiplana, ligeiramente inclinada da Serra para o rio. Nós já sabíamos que haveria uma represa, que a cota de inundação seria 212. Calculamos essa largura entre a serra e a cota 212 e achamos que poderia se estabelecer um plano urbanístico ali de forma linear", explicou Walfredo na época.

Durante entrevista a, Walfredo relembrou que após a escolha do território foi definido um traçado para dividir o espaço, prezando principalmente pela mobilidade. A ideia foi baseada em traçados usados na antiguidade.

"Nós escolhemos o traçado ortogonal. (...) Porque é um traçado que proporciona uma mobilidade mais conveniente entre todas as suas partes. É um traçado usado desde a mais longínqua antiguidade, pelos assírios, os egípcios. [Os romanos] projetavam as cidades com base em vias paralelas a essa passagem e em vias que cruzavam de modo ortogonal para dar acesso a todas elas. O que gerava um traçado mais quadriculado".

E justamente por causa dessas escolhas que a capital tem uma malha quadriculada. As quadras inicialmente foram projetadas para ter uma dimensão de 700 metros a partir do centro delas, mas acabou sendo reduzida pela metade por causa do clima.

"Reduzimos essa medida pela metade, porque uma coisa é você caminhar em um clima temperado e outra é você caminhar sobre o sol do equador e sobre as chuvas que temos aqui. Então, decidimos fazer o ponto médio com 350 metros", explicou Walfredo.

No planejamento feito por Walfredo e Luís também foram definidos os eixos principais da cidade, sendo a avenida Teotônio Segurado, que percorre a cidade de Norte a Sul e a avenida Juscelino Kubitschek, que percorre a cidade de Leste a Oeste. Elas foram projetadas para abrigar o comércio.

Os espaços para a construção das sedes dos poderes executivos, jurídicos e legislativo do estado e sede da Prefeitura de Palmas também tiveram seus locais escolhidos no plano urbanístico. São elas: Praça dos Girassóis e Praça do Bosque.

A região Sul de Palmas, área onde atualmente estão os Jardins Aurenys I, II, III e IV, Jardim Taquari e a região de Taquaralto, não fez parte do planejamento original da capital.

Geral

Walfredo Antunes, arquiteto que projetou Palmas, morre aos 76 anos em Goiânia

Velório e enterro serão realizados em Goiânia (GO). O arquiteto estava internado em um hospital particular, em tratamento contra um câncer de pâncreas

Modificado em 14/03/2025, 18:36

Walfredo Antunes

Walfredo Antunes (Divulgação/Prefeitura de Palmas)

O arquiteto Walfredo Antunes, de 76 anos, morreu nesta sexta-feira (14) em Goiânia (GO). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital particular, onde fazia tratamento contra um câncer no pâncreas. Walfredo foi um dos responsáveis pelo planejamento arquitetônico de Palmas e pioneiro no Tocantins.

O arquiteto faleceu na manhã desta sexta-feira, por volta das 10h30, deixando duas filhas. Segundo a família, Walfredo morreu em decorrência de uma insuficiência respiratória.

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), onde Walfredo atuou como professor durante 20 anos, publicou nota de pesar lamentando a morte do arquiteto e prestando solidariedade a familiares e amigos.

Walfredo morava em Palmas, mas será velado e enterrado no cemitério Santana neste sábado (15), a partir das 13h.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), emitiu uma nota lamentando a morte e decretou luto oficial de três dias.

Sua atuação foi fundamental na criação e no desenvolvimento da capital mais jovem do país, deixando um legado de projetos inovadores e um compromisso inabalável com a cidade que ajudou a construir e viu crescer", disse.

A Prefeitura de Palmas também decretou luto de três dias e lamentou o falecimento do urbanista. "O talento de Walfredo Antunes está intensamente ligado à história da capital do Tocantins. Os traços e projetos do profissional o fizeram um dos responsáveis pelo planejamento urbanístico de Palmas, na qual deixou sua marca em formas únicas".

Projetista de Palmas

Walfredo Antunes nasceu em 21 de março de 1948, em São Paulo (SP). Ele foi um dos arquitetos responsáveis pelo planejamento de Palmas, desde a escolha do local, até a organização das quadras e ruas. O projeto foi feito em parceria com Luís Fernando Cruvinel Teixeira, no início dos anos 1990.

Walfredo era graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Goiás e mestre em Planejamento Regional e Urbano pela Escola de Economia da Universidade de Londres.

Em 2019, o arquiteto foi escolhido para presidir o Instituto de Planejamento Urbano da capital (Ipup).

Geral

Homem é encontrado morto perto do Lago de Palmas com cortes e marcas de perfuração

Vítima estava sem documentos e permanece sem identificação. Caso é investigado pela Polícia Civil do Tocantins

Imagem do lago de Palmas

Imagem do lago de Palmas (Luciano Ribeiro/Governo do Estado)

O corpo de um homem foi localizado em uma região de mata perto do lago de Palmas. A vítima tinha marcas aparentes de cortes e perfurações, segundo a Polícia Militar (PM).

A vítima é Marcos de Souza Silva, de 33 anos. Ele foi encontrado por dois homens na tarde de quinta-feira (13), na área verde da quadra 109 Norte. As testemunhas relataram que moram perto do local e estavam caminhando por uma estrada de chão quando avistaram o corpo.

Após confirmarem os fatos, os policiais chamaram a Polícia Científica para realizar a perícia e demais procedimentos em conjunto com o Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP - Palmas).

Conforme a Secretaria da Segurança Pública, equipes da Polícia Civil estão em diligências para identificar os suspeitos e a motivação do crime.

O corpo de Marcos foi levado para Instituto Médico Legal de Palmas, onde irá passar pelos exames necroscópicos.

Geral

Motorista de caminhonete morre após bater na traseira de caminhão e ficar preso às ferragens em Palmas

Acidente aconteceu na região norte de Palmas, nesta terça-feira (4). Vítima chegou a ser levada para o Hospital Geral de Palmas, mas não resistiu

O acidente aconteceu na quadra 409 Norte, em Palmas. A vítima ficou presa às ferragens.

O acidente aconteceu na quadra 409 Norte, em Palmas. A vítima ficou presa às ferragens. (Charles Barros/TV Anhanguera)

O motorista de uma caminhonete morreu após bater na traseira de um caminhão na manhã desta terça-feira (4). O acidente aconteceu na quadra 409 Norte, em Palmas. A vítima ficou presa às ferragens.

A vítima que morreu foi desencarcerada pelos bombeiros, chegou a ser atendida pela equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Geral de Palmas, mas não resistiu. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e recebeu os primeiros socorros no local.

De acordo com Pedro Ignácio Meneghetti Scheid, tenente do Corpo de Bombeiros, a suspeita é que o motorista da caminhonete dirigia em alta velocidade no momento do acidente.

A gente observou que o velocímetro [da caminhonete] estava travado acima de 120 km/h. Então, a gente constata por essa situação, que há um indício de alta velocidade na hora do impacto", disse o tenente.

Segundo a Prefeitura de Palmas, agentes da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM) , registraram a ocorrência, tomaram as providências cabíveis e chamaram a Polícia Civil para a realização da perícia científica.

O Daqui pediu mais informações sobre o acidente para a Polícia Militar e Secretaria da Segurança Pública, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Geral

Avó lamenta assassinato do neto a tiros enquanto andava de moto com a namorada: 'Pedi para ele não sair de casa', disse

Crime aconteceu na região sul de Palmas. Uma adolescente de 17 anos, namorada da vítima, ficou ferida e foi levada para o hospital. O caso é investigado pela Polícia Civil

Modificado em 27/02/2025, 17:23

Jovem morreu baleado na Teotônio Segurado, em Palmas

Jovem morreu baleado na Teotônio Segurado, em Palmas (Arquivo Pessoal)

Antes de Ryan Patrick Ferreira dos Santos sair de moto com a namorada, a avó Eunice Ferreira chegou a pedir para que ele ficasse em casa. O jovem de 22 anos foi morto a tiros quando passava pela Avenida Teotônio Segurado , próximo ao Jardim Aureny III, na região sul de Palmas. Em entrevista à TV Anhanguera, Eunice relembrou a conversa que teve com o neto momentos antes do crime.

Eu que fiz tudo para ele. E eu pedi para ele não sair de casa. Eu falei 'meu filho, não sai não, não me deixa aqui sozinha não, meu filho. Eu estou sozinha, meu filho'. Ele falou 'não, mãe, já eu volto, vou buscar um negócio para o Gabriel'. Aí eu falei 'meu filho, volta logo'", contou.

Ryan Patrick morreu na noite desta quarta-feira (26), após ser atingido por pelo menos seis tiros. Ele estava acompanhado da namorada de 17 anos, que ia na garupa da moto, e ficou ferida. Ela foi socorrida e levada para o Hospital Geral de Palmas. Os atiradores não foram identificados e as vítimas não tinha passagens por crimes, segundo a Polícia Militar.

Segundo o tio, o jovem tinha saído para buscar um carregador na casa do primo. A família ainda tenta entender o que teria motivado o crime.

"Ele estava trabalhando uns dias, mas aí ele teve um acidente com a moto. A moto dele estava no conserto, ele estava uma semana sem trabalhar. Aí ele pegou a moto dele ontem e estava esses dia parado. Ele pegou ela e foi buscar o carregador do primo dele lá na casa do meu cunhado. E aí na volta agora que aconteceu isso aí", explicou o tio Samuel Ferreira.

Crime na região sul

Uma testemunha informou à polícia que teve conhecimento de que Ryan vinha recebendo ameaças do ex-namorado da adolescente, mas não soube informar a identidade do suspeito.

A adolescente foi atingida na perna e no abdômen, conforme a PM. No hospital, ela passou por cirurgia e os médicos informaram que ela não corre risco de morte.

A jovem contou aos militares que ela e o namorado trafegavam pela Teotônio Segurado, quando dois homens em outra moto se aproximaram. Esse passageiro sacou uma pistola e atirou várias vezes contra o casal.

Segundo a PM, um perito constatou que Ryan foi atingido por dois tiros nas costas, na altura do ombro direito, um no pescoço, um na lateral do corpo, próximo à axila direita, e dois na altura do quadril, no lado direito.

Conforme a corporação, no local, foram encontradas quatro cápsulas e um projétil de calibre .380. A moto estava regularizada e foi entregue a um familiar.