IcMagazine

Famosos

Cid Moreira afirma que está fazendo diálise em casa por problema no rim

Fátima Sampaio, mulher do apresentador, disse que há cerca de um ano foi detectado um problema no rim dele e a necessidade da realização do procedimento

Modificado em 20/09/2024, 00:07

Cid Moreira afirma que está fazendo diálise em casa por problema no rim

Cid Moreira, 94, publicou um vídeo no Instagram nesta terça (4) mostrando que tem feito diálise todas as noites, em casa. Fátima Sampaio, mulher do apresentador, disse que há cerca de um ano foi detectado um problema no rim dele e a necessidade da realização do procedimento.

"Olá, pessoal! Tudo bem? Tudo em paz!? Quero partilhar com vocês como tem sido as minhas noites! É preciso entender que a vida é feita de fases e essa é a minha agora! Como disse a minha querida Fernanda Montenegro 'estou na sobremesa" e me sinto ótimo e grato por isso", escreveu ele.

Inicialmente, Cid Moreira fazia a hemodiálise no hospital. Posteriormente, com a ajuda de Fátima que fez um curso na unidade hospitalar para aprender a mexer na máquina, ele passou a fazer a diálise em casa.

"No começo, ficamos assustados e preocupados. Mas quando frequentamos o hospital, vimos pessoas de todas as idades que, por algum motivo, precisam fazer isso [...] É só para vocês saberem que a vida continua, pode ser confortável viver assim, porque ele faz durante a noite", disse Fátima Sampaio.

No ano passado, Cid Moreira virou notícia após os filhos do apresentador entrarem com uma ação para interdição do apresentador. Além disso, eles acusaram Fátima de manter o pai em cárcere privado. Em vídeo nas redes sociais, o jornalista negou as acusações contra a mulher e disse que ela cuida dele.

IcMagazine

Famosos

Mister M. lamenta morte de Cid Moreira

Modificado em 04/11/2024, 08:49

Mister M. lamenta morte de Cid Moreira

(Divulgação)

Sucesso na década de 1990 no Fantástico, o ilusionista americano Mister M. lamentou a morte de Cid Moreira nesta quinta-feira (3).

Em entrevista à Globonews, Val Valentino, verdadeiro nome do mágico mascarado, disse que até hoje as pessoas imitam a voz do jornalista quando o encontram.

"Eu pessoalmente amo muito o Cid, assim como todo o Brasil", disse Valentino. "Quando as pessoas me encontram, imitam a voz dele. Sempre falam comigo sobre ele. Somos como uma dupla. É como perder um companheiro. Cid Moreira, sabemos que você está aí em cima. Obrigado", falou o mágico.

O quadro de Mister M. no Fantástico, narrado por Cid Moreira, era um hit de audiência. O ilusionista revelava o segredo por trás dos truques mais comuns feitos pelos mágicos. A atração rendeu processos contra a Globo movidos por associações profissionais, que alegavam que Valentino estragava seus truques.

IcMagazine

Famosos

Morre Cid Moreira, jornalista que marcou a TV, aos 97 anos

Modificado em 04/11/2024, 08:52

Morre Cid Moreira, jornalista que marcou a TV, aos 97 anos

(Divulgação)

Ícone do jornalismo e dono de voz inconfundível, Cid Moreira morreu na manhã desta quinta-feira (3), aos 97 anos. A notícia foi dada ao vivo na TV Globo por sua mulher, Fátima Sampaio, durante o programa Encontro com Patrícia Poeta. O apresentador estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia. Ele sofreu uma falência de múltiplos órgãos.

O corpo do jornalista será enterrado em Taubaté, sua cidade natal. Estão previstos dois velórios: um na quinta em Itaipava, na Região Serrana, e outro na sexta (4) no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.

Nascido em 1927, em Taubaté, no interior paulista, Moreira escutava rádio até tarde da noite durante a infância e escondido dos pais, a dona de casa Elza e o bibliotecário Isauro Moreira.

Carreira

O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944, depois de ser descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Nos anos seguintes, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga - pela qual passaram estrelas como Carmen Miranda. Lá, apresentou o programa da jovem cantora Maysa e conviveu com astros como Orlando Silva, Dorival Caymmi e Cauby Peixoto. A cantora Elizeth Cardoso ensinou a ele o truque de chupar cravo para melhorar a voz. Foi na Rádio Mayrink Veiga, entre 1951 e 1956, que ele começou a ter suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como "Além da Imaginação" e "Noite de Gala", na TV Rio. Além das locuções de programas, atuou como galã de radionovela.

Sua estreia como locutor de noticiários aconteceu em 1963, no "Jornal de Vanguarda", da TV Rio, o que marcou o início de sua carreira no jornalismo televisivo. Nos anos seguintes, trabalhou nesse mesmo programa em várias emissoras, como Tupi, Globo, Excelsior e Continental, consolidando sua presença na televisão.

Com a vaidade aflorada, foi levado, por sugestão de amigos da publicidade, a se submeter a aplicações de silicone líquido na região entre os olhos, acima do nariz, com a intenção de minimizar um suposto vinco. A substância se espalhou pelo rosto e formou calombos, levando Cid a uma série de cirurgias corretivas.

A vaidade ainda estava por trás de outro arrependimento, esse de muitos anos depois, em 1993. Sexagenário e uma celebridade ligada à sobriedade, posou para a capa da revista Caras em uma banheira, com as pernas jogadas para cima, cheias de espuma, sob a manchete "o Jornal Nacional na banheira". Quase foi demitido.

Nos quase 27 anos de bancada, noticiou de tudo. Nos primeiros anos, com a TV em preto e branco, e lendo o roteiro em um papel na bancada, não no teleprompter. A chegada das cores, em 1972, deu o que falar. José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, diretor da Globo, trouxe de casa suas melhores gravatas para emprestar a Moreira.

Sua saída do "Jornal Nacional", em 1996, causou comoção, com cartas e mais cartas de telespectadores inconformados. Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o telejornal cerca de 8 mil vezes.

Vida pessoal

Aos 73 anos, ele se casou com Fátima Sampaio, sua quarta mulher, 36 anos mais jovem do que ele. Já com mais de 90, gostava de falar nas entrevistas sobre a sua vivacidade e a vida sexual.

As manchetes, nessa fase, também deram espaço ao lado difícil de sua vida pessoal. Sua única filha morreu de enfisema pulmonar. Seus dois filhos, um deles adotado, travaram uma batalha judicial com o apresentador e o tentaram interditar.

Profissionalmente, seu sonho era trabalhar até o último dia, e ele se tornou influencer aos 92, em parceria com a sua mulher, que é jornalista. Seus vídeos iam de lives sobre a Bíblia a cenas de seu cotidiano e lembranças do tempo do "Jornal Nacional".

IcMagazine

Famosos

Tadeu Schmidt mostra que grava chamadas do 'Fantástico' com bermuda

Apresentador disse que item é usado 'de vez em quando' e provocou Cid Moreira; jornalista de 92 anos afirmou que usou 'uma vezinha só'

Modificado em 24/09/2024, 01:44

O jornalista Cid Moreira comentou a publicação de Tadeu Schmidt sobre usar bermuda durante o jornal

O jornalista Cid Moreira comentou a publicação de Tadeu Schmidt sobre usar bermuda durante o jornal (Instagram/@tadeuschmidt)

É possível que Tadeu Schmidt tenha confirmado uma das maiores lendas do jornalismo: a apresentação de jornais com o jornalista vestido com bermuda. Em uma publicação no Instagram, ele até provocou Cid Moreira, que disse ter usado um short de jogar tênis "uma vezinha só" para apresentar o Jornal Nacional.

O apresentador do Fantástico publicou algumas fotos, neste sábado, 15, em que aparece gravando chamadas do programa, aqueles vídeos de resumo exibidos nos intervalos da programação da Globo.

Nas imagens, ele está de camisa social, bermuda e tênis, mas o que se vê na televisão é o enquadramento da parte superior. "É verdade! Rola uma bermuda, de vez em quando...", disse Schmidt.

"Fato é que, hoje em dia, como todos os apresentadores ficam em pé nos seus telejornais, tornou-se impossível usar bermuda. Mas, na gravação de chamadas, com a câmera fechada... Quando vocês virem as chamadas do Fantástico neste fim de semana, já vão saber como elas foram gravadas. O importante é que não tira em nada a seriedade do que estamos falando!", acrescentou.

Ver essa foto no Instagram

É verdade! Rola uma bermuda, de vez em quando... A gente sempre ouviu aquelas histórias que diziam que o @ocidmoreira apresentava o Jornal Nacional de bermuda. Aliás, Cidão, você podia esclarecer isso aqui pra gente, né? Fato é que, hoje em dia, como todos os apresentadores ficam em pé nos seus telejornais, tornou-se impossível usar bermuda. Mas, na gravação de chamadas, com a câmera fechada... Quando vocês virem as chamadas do @showdavida neste fim de semana, já vão saber como elas foram gravadas. O importante é que não tira em nada a seriedade do que estamos falando! #bermuda #apresentandodebermuda #cidmoreiradebermuda #chamadadebermuda #bastidores #bastidoresglobo #bastidoresjornalismo #Fantástico #bermudismo ------------------------------------

Uma publicação compartilhada por Tadeu Schmidt (@tadeuschmidt) em 15 de Fev, 2020 às 11:58 PST

Na legenda, o apresentador também trouxe à tona a hipótese, já muito difundida, de que Cid Moreira apresentava o Jornal Nacional de bermuda. "Aliás, Cidão, você podia esclarecer isso aqui pra gente, né?", provocou ele.

No comentários, o jornalista de 92 anos afirmou que "foi uma vezinha só". "Era short de jogar tênis! Mas eram diárias as calças largas e as sandálias tipo franciscanas contrapondo com a seriedade da gravata e do paletó! Que saudades! Sonho às vezes que estou ainda na bancada!", afirmou Cid Moreira.

O jornalista Cid Moreira comentou a publicação de Tadeu Schmidt sobre usar bermuda durante o jornal

O jornalista Cid Moreira comentou a publicação de Tadeu Schmidt sobre usar bermuda durante o jornal (Instagram/@tadeuschmidt)

Geral

Esposa de Cid Moreira aparece em vídeo com o apresentador: 'É hora de cuidar'

'Estamos numa fase do nosso amor que transcende', disse apresentador de 91 anos

Modificado em 25/09/2024, 01:47

Cid Moreira

Cid Moreira (Reprodução/Instagram)

Aos 91 anos de idade, apresentador Cid Moreira publicou em seu Instagram um vídeo mostrando um momento de intimidade ao lado de sua mulher, Fátima, 55.

"Estamos numa fase do nosso amor que transcende. Vai além do masculino e feminino. Agora é um amor que cuida", escreveu Cid na legenda.

No vídeo, o jornalista aparece sentado sem camisa enquanto sua mulher passa um hidratante em seu corpo: "Acabei de fazer uma sauna [...]. Ela agora tá passando creme em mim. Ando meio desidratado porque abusei muito do sol, tá vendo?".

"E quem ama, cuida, né Cid? Agora é hora de cuidar". "Deus deu a sabedoria para o homem usar a sabedoria", respondeu o marido. "Estamos há quase 19 anos juntos e é hora de cuidar de você", disse Fátima.

Assista ao vídeo de Cid Moreira e sua mulher, Fátima, abaixo:

Visualizar esta foto no Instagram.

Estamos numa fase do nosso amor que transcende. Vai além do masculino/feminino. Agora é um amor que cuida....

Uma publicação compartilhada por O Cid Moreira (@ocidmoreira) em 8 de Jan, 2019 às 5:55 PST

Visualizar esta foto no Instagram.

Bom dia queridos! Um abraço bem grande para todos os seres vivos..

Uma publicação compartilhada por O Cid Moreira (@ocidmoreira) em 25 de Nov, 2018 às 3:21 PST