IcMagazine

Famosos

Michel Temer entrega honraria ao Festival Villa Mix

O evento, que teve sua primeira edição em Goiânia, em 2011, agora passa por diversas cidades brasileiras e, pela primeira vez, levou os shows para outro País este ano

Modificado em 26/09/2024, 00:39

Festival Villa Mix, em Goiânia

Festival Villa Mix, em Goiânia (Divulgação)

O Festival Villa Mix, que nasceu em Goiânia, em 2011, com show realizado no estádio Serra Dourada, recebeu nessa quarta-feira (28) a maior honraria pública da cultura no Brasil, a Ordem do Mérito Cultural (OMC). O presidente Michel Temer e o ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão entregaram a condecoração ao empresário Marcos Aurélio Araújo, criador do festival de música.

Para este ano, a OMC fez uma seleção de 35 agraciados que considerou o aspecto da promoção de desenvolvimento, sem deixar de buscar a diversidade de áreas culturais, de regiões, de raça e de gênero.

Histórico

Logo após a realização de seu segundo ano em Goiânia, o VillaMix começou a viajar pelo país inteiro, chegando a passar, apenas em 2013, por mais de 20 cidades brasileiras.

Em 2015, o VillaMix Festival -- edição Goiânia -- foi certificado pelo Guinness World Records, o famoso livro dos recordes, como a maior estrutura de palco do mundo com as marcas de 2.788,39m², altura de 52,34m e 628 toneladas de equipamentos; superando a então marca que era da banda irlandesa U2.

Já em 2016, a maratona de edições recebeu mais de 1 milhão de pessoas, 35 artistas diferentes, 120 shows e cerca de 150 horas de música.

No ano seguinte, novamente, o evento realizado em Goiânia entrou para o Guinness World Records como a maior estrutura de palco do mundo, batendo seu próprio recorde com as marcas de 69,37 metros de altura -- equivalente a um edifício de 23 andares -- e largura de 2.900m².

O festival se tornou ainda maior com a presença de artistas internacionais, como Demi Lovato, Maluma, Fifth Harmony, J Balvin e Rudy Mancuso, além de, neste ano, contar com Nick Jonas e Shawn Mendes.

Novos ares

Este ano, pela primeira vez, o evento foi realizado em outro País. Em março, o Villa Mix foi realizado em Ciudad Del Este, no Paraguai, com a presença de artistas brasileiros, como Jorge e Mateus.

Festival Villa Mix, em Goiânia

Festival Villa Mix, em Goiânia (Divulgação)

IcMagazine

Famosos

Festivais Villa Mix, Bananada e Vaca Amarela podem se tornar patrimônios imateriais de Goiânia

Projetos de lei apresentados nesta terça-feira (29) na Câmara Municipal consideram que os eventos musicais se tornaram parte da identidade cultural da capital goiana

Modificado em 20/09/2024, 00:08

Projetos de leis pedem reconhecimento dos três maiores festivais de música de Goiás como patrimônio cultural imaterial

Projetos de leis pedem reconhecimento dos três maiores festivais de música de Goiás como patrimônio cultural imaterial (Divulgação / Instagram Vaca Amarela )

Projetos de lei apresentados na Câmara Municipal nesta terça-feira (29) pretendem transformar os festivais Vaca Amarela, Bananada e Vila Mix em Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia. De autoria da vereadora Sabrina Garcez (PSD), os três projetos consideram que os eventos musicais se tornaram parte da identidade cultural da capital goiana.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) considera como bens culturais imateriais as práticas e domínios da vida social, as celebrações, além de formas artísticas de expressão. Já a Constituição Federal de 1998 reconhece a inclusão dos bens, no patrimônio cultural, que sejam referência dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

A vereadora justifica que os três festivais representam a diversidade identitária da música e dos talentos de Goiânia, e se tornaram referência em suas respectivas áreas para o Brasil e o mundo. Promovem, reúnem e ampliam o cenário musical de Goiânia, favorecendo o turismo, o intercâmbio entre artistas e o desenvolvimento econômico e cultural. O projeto está em andamento na Câmara Municipal.

Os festivais

Desde sua primeira edição em 2001, o Vaca Amarela prioriza a música nacional e regional, além de buscar trazer debates sociais, como diversidade sexual e de gênero, em seus eventos. O festival independente é considerado, atualmente, um maiores eventos do Centro-Oeste.

Já o Bananada, criado em 1999, conseguiu intercalar apresentações nacionais e internacionais, nessas últimas décadas. Englobando restaurantes, teatros, casas noturnas, exposição artística, e outras atrações, o Bananada se tornou um dos mais importantes festivais de música alternativa do País.

O Villa Mix, por sua vez, alçou a posição como um dos maiores eventos culturais da América Latina. Realizado pela primeira vez no Serra Dourada, em 2011, o festival de música sertaneja entrou para o livro de recorde Guinness Book, em 2015, como detentor do maior estrutura de palco para um concerto musical, superando o recorde passado da banda irlandesa U2.

A reportagem entrou em contato com os organizadores dos três eventos, para falar sobre a proposta, mas ainda não obteve resposta.

Projetos de leis pedem reconhecimento dos três maiores festivais de música de Goiás como patrimônio cultural imaterial

Projetos de leis pedem reconhecimento dos três maiores festivais de música de Goiás como patrimônio cultural imaterial (Divulgação / Instagram Vaca Amarela )

IcMagazine

Famosos

VillaMix Em Casa terá shows de Matheus e Kauan, Gusttavo Lima, Leonardo e César Menotti e Fabiano

As apresentações serão ao vivo e acontecem no interior de Goiás

Modificado em 24/09/2024, 01:57

Festival Villa Mix, em Goiânia

Festival Villa Mix, em Goiânia (Divulgação)

As lives sertanejas são um verdadeiro fenômeno durante este período de isolamento social e de combate à pandemia de coronavírus. E neste domingo (2), a partir das 16h, grandes nomes do estilo vão se reunir no "VillaMix Em Casa" para auxiliar pessoas afetadas pela Covid-19. Além do Brasil, a ação também vei arrecadar fundos para ajudar aos necessitados em Portugal. Em terras lusitanas, a transmissão começa às 20h.

Os fãs do festival e do sertanejo vão matar a saudade e se entreter com apresentações de Matheus e Kauan, Gusttavo Lima, Leonardo e César Menotti e Fabiano. Os shows ao vivo acontecem no interior de Goiás e serão transmitidos no YouTube, Facebook, Claro, Vivo, TIM, Oi, Sky e Bis.

O organização já informou que toda estrutura acontece de forma consciente para evitar aglomeração dos profissionais e garantir a segurança de todos os envolvidos na ação.

No Brasil, as doações serão destinadas para AACD, responsável por possibilitar a reabilitação e habilitação de pessoas com deficiências físicas e necessidades ortopédicas, e para o Hospital de Amor de Barretos, considerado o maior centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo. Já em Portugal, a campanha online "Rede de Emergência Alimentar: ajudar não pode parar" é quem será beneficiada para arrecadar alimentos destinados às famílias carentes do país.

IcMagazine

Famosos

Villa Mix realiza live com dez horas de música neste domingo (5)

Evento será transmitido a partir do meio-dia no canal do Villa Mix no YouTube e irá relembrar os melhores momentos dos 10 anos do festival

Modificado em 24/09/2024, 04:58

Villa Mix Festival Goiânia

Villa Mix Festival Goiânia (Reprodução/Instagram)

O Villa Mix Festival irá transmitir neste domingo (5), a partir do meio-dia, a live intitulada "VillaMix Esperança" com dez horas de música para relembrar os melhores momentos dos 10 anos do festival. O evento online acontece na plataforma do YouTube e tem objetivo solidário de arrecadar alimentos e outros donativos para auxiliar famílias em vulnerabilidade social durante o período de quarentena da Covid-19.

A live conta com a apresentação do artista Jefferson Moraes e da dupla sertaneja Os Parazim, e também dos melhores momentos de shows históricos desses dez anos do VillaMix, hoje o maior festival de música da América Latina.

Serão dez horas ininterruptas de transmissão musical, incluindo uma a reexibição de uma apresentação exclusiva do cantor Cristiano Araújo. A atriz e influenciadora digital Flávia Viana será a apresentadora da atração.

O público poderá realizar as doações durante toda a transmissão por meio do WhatsApp oficial do evento, o ( 62) 99166-914 , ou no site bit.ly/villamixesperanca .

Parte da colaboração será destinada para a Organização Gerando Falcões, que realiza um trabalho de apoio social. Além desta instituição, outras associações filantrópicas de todo país receberão apoio.

Ver esta publicação no Instagram

O VillaMix Esperança vai ser inesquecível! ✨ Venha se emocionar com a gente e curtir de casa o último show do saudoso Cristiano Araújo gravado no festival. Uma transmissão repleta de grandes momentos da nossa história para todo mundo curtir em casa! Domingo, dia 5 de abril, a partir das 12h no canal do VillaMix no YouTube, no nosso aplicativo oficial e também na Rádio VillaMix. #VillaMixEsperança #MúsicaÉVida

Uma publicação partilhada por VillaMix Festival (@villamix) a 3 de Abr, 2020 às 3:44 PDT

IcMagazine

Famosos

É oficial: Jorge e Mateus anunciam fim do 'casamento' com Audiomix

A próxima apresentação dos goianos está marcada para quarta-feira (23), em um clube na BR-153, em Aparecida de Goiânia

Modificado em 25/09/2024, 00:30

Jorge e Mateus

Jorge e Mateus (Jorge e Mateus/Instagram/@jorgeemateus)

A dupla Jorge e Mateus divulgou, nesta terça-feira (22), um comunicado em suas redes sociais oficializando a saída do escritório Audiomix, do empresário Marcos Araújo. O contrato entre eles seria encerrado em dezembro, mas foi antecipado e os goianos já não fazem mais parte da empresa responsável pelo festival Villa Mix.

No comunicado, os sertanejos reconhecem a importância da empresa para a carreira deles e vice-versa. Veja abaixo:

Ver essa foto no Instagram

•Comunicado•

Uma publicação compartilhada por Jorge e Mateus (@jorgeemateus) em 22 de Out, 2019 às 7:20 PDT

De acordo com o colunista Leo Dias, do UOL, o motivo do rompimento seriam as desavenças entre Jorge e Marcos. A partir de agora o escritório dos músicos vai cuidar de toda a carreira deles. A próxima apresentação dos goianos está marcada para quarta-feira (23), em um clube na BR-153, em Aparecida de Goiânia.

Parceria
A dupla e o empresário estão trabalhando juntos há mais de 10 anos. No inicio da carreira de Jorge e Mateus, Marcos imprimia os CDs deles. Os sertanejos costumam ser a atração principal de todas as edições do festival Villa Mix que acontece nas principais capitais brasileiras e também fora do Brasil.

A Audiomix ainda conta com outros nomes importantes em seu casting, como o Dj Alok, Luan Santana, Gusttavo Lima, Wesley Safadão, Simone & Simaria e Matheus & Kauan.