Aditivo encarece novo viaduto na Castelo Branco, em Goiânia, em R$ 576 mil
Acréscimo em obra pública de Goiânia ocorre quatro meses após assinatura de contrato para que vão ganhe mais um metro de altura
Márcio Leijoto
16 de setembro de 2023 às 15:57
Modificado em 19/09/2024, 01:09

Vão do viaduto da Castelo Branco vai ganhar um metro de altura por mais R$ 600 mil no contrato. Na foto, obras no cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Leste Oeste, em Goiânia (Wildes Barbosa)
Assinado no dia 4 de maio, o contrato para a construção do viaduto da Avenida Leste-Oeste no cruzamento com a Avenida Castelo Branco, no Setor Esplanada dos Anicuns, ganhou um aditivo de R$ 576,2 mil agora em setembro para que o vão embaixo da estrutura aumentasse mais um metro. O custo total da obra, cuja previsão é estar concluída até meados de janeiro, passou então para R$ 14,63 milhões.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) afirma que o reajuste foi necessário após uma readequação no projeto inicial, que contemplava altura de 4,5 metros de vão livre e agora vai passar para 5,5 metros. Segundo a pasta, a intenção é atender melhor a demanda dos veículos de grande porte que trafegam na Castelo Branco. "O aditivo no contrato refere-se, principalmente, aos ajustes de fundações necessárias para correção da altura do viaduto", explica a Seinfra.
Muitos caminhões passam por aquela região, que fica próxima às GO-070 e GO-060, além de ter um grande número de galpões e empresas. O viaduto fica dentro do trecho da Castelo Branco chamado formalmente de Agrovia, entre o cruzamento da GO-060 e a Praça Ciro Lisita, no Setor Coimbra. Isso porque o local é conhecido pelo volume de estabelecimentos comerciais do setor agropecuário.
O acréscimo real ao contrato foi de R$ 1,06 milhão, equivalente a 7,56% do valor original, porém houve também serviços suprimidos que representam uma redução de R$ 485,8 mil, ou 3,46% do previsto no contrato. "No termo aditivo foram feitas a supressão e o acréscimo dos quantitativos. São ajustes nos quantitativos de serviços decorrentes das adequações do projeto de fundação", explicou a Seinfra.
A BK Infraestrutura -- antiga Loctec Engenharia -- foi a única participante da concorrência presencial realizada em fevereiro deste ano e venceu a licitação com um desconto de 7,1% em relação ao valor estimado pela Seinfra no edital. As obras tiveram início no dia 15 de maio e duração prevista de 240 dias. Até o momento, segundo o Portal de Transparência, a empresa já recebeu R$ 2,5 milhões.
Pilar de sustentação
As obras seguem em andamento. Atualmente, segundo a Seinfra, a empresa está executando o pilar de sustentação do viaduto, para posterior concretagem das longarinas (viga longa e estreita com a função de suportar cargas e distribuí-las pela estrutura) e içamento das vigas pré-moldadas.
O objetivo da construção do viaduto é eliminar as interferências semafóricas no encontro das avenidas para melhorar a mobilidade na região, que sofre com constantes congestionamentos em vários trechos, principalmente da Castelo Branco. Também será implantado um sistema de drenagem no local.
A BK Infraestrutura foi também a responsável pelas obras do Complexo Viário da Jamel Cecílio, entregue em maio do ano passado com um ano e cinco meses de atraso. A previsão inicial era de que a obra, iniciada em setembro de 2019, fosse concluída em dezembro de 2020. A empresa se encontra em recuperação judicial.