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Anel interno da Praça Cívica é interditado. Veja desvios

Nova intervenção, que foi adiada em cinco dias, começou neste domingo e tem previsão para ser concluída no dia 20 de julho. Trabalho completo só fica pronto em setembro

Modificado em 20/09/2024, 00:54

Anel interno da Praça Cívica é interditado. Veja desvios

A partir das primeiras horas desta segunda-feira (20), primeiro dia útil da semana, as atenções dos motoristas que trafegam pela região da Praça Cívica, em Goiânia precisam estar redobradas. Neste domingo (19), o anel interno entre as avenidas 83 e 85 e o cruzamento da avenida 84 com a rua 82 foram interditados para a continuidade das obras do BRT Norte-Sul, que começaram em julho de 2021. A entrega do trecho foi, mais uma vez, adiada, ficando agora para 20 de julho.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) sugere a busca de rotas alternativas, como o terceiro anel, na Rua 94, criado há quase um ano. Como é uma área de muito movimento em razão do serviço público, aplicativos de GPS também podem ajudar o motorista a encontrar vias menos congestionadas.

Além das barreiras de concreto, a SMM instalou sinalização especial e placas de desvios e mantém agentes na região para orientar os condutores de veículos.

Adutora

Prevista para iniciar no dia 14, esta etapa das obras do BRT sofreu adiamento para atender pedido do governador Ronaldo Caiado que realizaria um evento na Praça Cívica. Nesta segunda-feira (20), numa ação conjunta da Saneago e do consórcio responsável, começa o remanejamento de uma adutora na principal alça de acesso da praça com a Avenida 84 e a remoção do pavimento existente. Com o atraso, a previsão agora é que até 20 de julho o trabalho esteja concluído.

Pelo planejamento do Consórcio BRT, o novo pavimento e calçadas, além da mudança da adutora, estarão concluídos ao mesmo tempo. Ainda em julho começam as obras das quatro estações de embarque e desembarque da Praça Cívica.

A expectativa é que toda essa parte que envolve o mais importante logradouro da cidade, que abriga o Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual, e o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, centro administrativo, e prédios históricos, esteja concluída até setembro deste ano, com tráfego liberado.

Já com aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), serão construídos na Praça Cívica 1.240 metros lineares de pavimentação do corredor do BRT e de vias comuns de concreto.

No lançamento das obras, há quase um ano, a previsão de conclusão seria de 75 dias. Com os atrasos, o anel interno da Praça Cívica, que ficou interditado desde então, passou a ser utilizado como estacionamento. Quando for reaberto, será exclusivo dos ônibus do transporte coletivo. Outros veículos não poderão trafegar e nem estacionar no espaço.

Conforme a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), em setembro será entregue o primeiro trecho do BRT Norte/Sul, entre os terminais Recanto do Bosque e Isidória. Mas também não foram concluídos os trabalhos das estações e dos terminais Rodoviária e Perimetral. "Na Avenida Goiás, essas obras serão realizadas entre julho e dezembro", informa a assessoria de imprensa da Seinfra.

Para garantir mais fluidez ao tráfego e segurança viária, a SMM reforçou o número de agentes na região e realizou o ajuste dos tempos semafóricos no terceiro anel, da Rua 94.

IcEconomia

Emprego

RedeMob abre 210 vagas para serviço de orientação aos usuários do BRT Norte-Sul

Modificado em 17/09/2024, 17:19

RedeMob abre 210 vagas para serviço de orientação aos usuários do BRT Norte-Sul

(Divulgação)

O RedeMob Consórcio está com 210 vagas de trabalho abertas para o serviço de atendente aos usuários do BRT Norte-Sul. O início da orientação é na próxima semana e as oportunidades também estão disponíveis para Pessoas Com Deficiência (PCD).

Os postos de serviços para informações aos usuários serão distribuídos nos terminais Veiga Jardim, Cruzeiro, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque; e nas 31 estações do BRT Norte-Sul, assim como ao longo das futuras linhas do BRT Norte-Sul.

As inscrições para este trabalho vão até segunda-feira (19) e devem ser realizadas pelo site de Desenvolvimento Humano do Consórcio .

Geral

Contrato do BRT em Goiânia é aditivado com prazo até fim de maio

Obra do corredor iniciada em abril de 2015, tem prazo de entrega adiado para final de fevereiro. Ainda faltam sete estações

Modificado em 17/09/2024, 15:53

Contrato do BRT em Goiânia é aditivado com prazo até fim de maio

O contrato entre a Prefeitura de Goiânia e o Consórcio BRT Goiânia, responsável pela construção do corredor exclusivo de transporte coletivo BRT Norte-Sul, recebeu mais um aditivo no final de janeiro e teve ampliado o prazo até 31 maio deste ano, quando se completa nove anos do início da obra e uma década desde a licitação. No acordo, publicado no Diário Oficial do Município , consta ainda que o prazo de execução da obra foi prorrogado para o dia 31 de março de 2024, a contar do início deste mês de fevereiro. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), no entanto, informa que "a entrega do trecho 2 do BRT Norte-Sul está programada para ocorrer até o final de fevereiro de 2024".

O trecho 2 corresponde ao corredor formado entre os terminais Recanto do Bosque e Isidória, ambos em Goiânia. A Seinfra explica que o termo aditivo publicado no Diário Oficial do Município, no dia 30 de janeiro, "refere-se apenas a um ajuste de prazo para a entrega do BRT trecho 2", não havendo um aumento de valores para a obra. Ao todo, o BRT já soma um custo de cerca de R$ 260 milhões. "O prazo final do contrato com a empresa terminava no final de janeiro, ou seja, antes do prazo determinado para a entrega firmado em acordo com a Procuradoria Geral do Município (PGM)", que foi estipulado para meados de fevereiro. A pasta ressalta ainda que das 31 estações que compõem o BRT Norte-Sul, 24 já haviam sido entregues pela gestão.

Dentre as plataformas restantes, a Seinfra garante que apenas aquelas que ficam na Avenida Goiás dependem de pequenas intervenções para que sejam entregues também. Com isso, se a entrega ocorrer de fato até o fim de fevereiro, a operação do sistema de transporte coletivo no corredor exclusivo deve ocorrer apenas em junho ou julho, já que ainda é preciso que as empresas concessionárias façam as adequações nas plataformas para o uso do BRT, com as catracas, sistemas de bilhetagem e equipamentos mobiliários, o que é necessário um tempo de cerca de 120 a 145 dias desde o recebimento dos espaços.

Prontas

No começo de janeiro, a Seinfra informou ao jornal que já tinham sido finalizadas 24 das 31 estações, ou seja, a mesma quantidade informada um mês depois. A finalização das estações foi o alvo do acordo firmado entre Paço Municipal e Consórcio BRT em setembro passado, em que foi feito um cronograma de entrega dos espaços mediante o pagamento das parcelas da taxa de administração da obra, exigido pela empresa. O pedido era de R$ 63,9 milhões, mas as partes entraram em acordo. O aporte total seria de R$ 15 milhões e garantiria a finalização do corredor e ainda que não haveria novos questionamentos sobre o acordo em geral posteriormente.

Os pagamentos seriam em outubro, novembro e dezembro para que as estações fossem finalizadas até o último dia de 2023, quando as concessionárias receberiam os espaços para as instalações de equipamentos e o consórcio finalizaria detalhes da obra ao longo do corredor, como calçadas e paisagismo. Até dez dias antes de encerrar o ano, a Seinfra ainda tinha a promessa do consórcio de que a obra seria finalizada até o dia 31 de dezembro. Existia, porém, uma folga de cerca de 15 dias para a entrega dentro do prazo formal, dada pelo atraso do Paço no pagamento da primeira parcela dos R$ 15 milhões.

Na época, a expectativa era de que, então, a entrega fosse feita até o começo de fevereiro, mas agora houve um novo prazo estipulado, tanto em contrato, quando por estimativa da Seinfra. O prazo contratual até maio, mesmo com a execução acertada até março, decorre da necessidade dos ajustes final na obra, o que não impediria a entrega e o início das instalações dos equipamentos nas estações ou mesmo testes com o uso dos ônibus no corredor exclusivo. Válido lembrar, que a estimativa do sistema metropolitano é que 67 ônibus elétricos sejam utilizados para as seis linhas do BRT Norte-Sul.

Até julho deste ano, está prevista a chegada de seis ônibus elétricos super padron, de 15 metros de extensão, para serem usados no corredor. Além disso, para essa mesma época, está previsto um investimento para a implantação de portas automáticas nas 31 estações do BRT, que deve ser feito pelo sistema metropolitano. Esses recursos são decorrentes da tarifa técnica paga às concessionárias, que é a soma da tarifa pública (R$ 4,30) e o subsídio pago pelo Estado e as prefeituras metropolitanas. O BRT Norte-Sul também será operado pelo Sistema Metropolitano BRT, que funcionará em conjunto com o Eixo Anhanguera e separado do restante da operação. A intenção é que os modais semelhantes tenham uma operação própria, especializada neste tipo de transporte de massa em corredor exclusivo urbano.

IcMagazine

Famosos

Simone Mendes se apresenta em Goiânia, nesta sexta-feira

Modificado em 19/09/2024, 01:18

Simone Mendes se apresenta em Goiânia, nesta sexta-feira

(Divulgação)

A cantora Simone Mendes, ex -dupla de Simaria, fará um show gratuito em Goiânia. O evento, que acontece nesta sexta-feira (27),faz parte da comemoração ao Dia do Servidor Público e os 90 anos da capital. No mesmo dia, a dupla Guilherme & Santiago também está prevista na programação musical, porém, a apresentação será feita no bairro Jardim Novo Mundo, esquina das avenidas New York com a San Martin.

O evento, que conta com a aparição da cantora, é patrocinado pelo Governo de Goiás em parceria com o Sesc e acontece a partir das 19 horas, na Praça Cívica, Setor Central. Além do show, serão feitas diversas surpresas e outras apresentações especiais, como a da dupla Maria Eugênia e Pádua, e dos alunos de canto do Colégio e Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec).

Antes das apresentações serem realizadas, o governo do estado irá aproveitar o momento para inaugurar a Unidade Descentralizada de Ensino Profissional e Inovação (Udepi) de Economia Criativa do Cotec de Goiânia.

Geral

Estações do BRT ficam para o mês que vem em Goiânia

Onze plataformas de embarque tinham previsão de entrega até o próximo dia 31, após acordo entre Paço e consórcio, mas atraso no pagamento prolongou execução

Modificado em 19/09/2024, 01:20

As quatro estações localizadas na Praça Cívica estavam incluídas na relação das 11 plataformas que seriam entregues no dia 31 de outubro

As quatro estações localizadas na Praça Cívica estavam incluídas na relação das 11 plataformas que seriam entregues no dia 31 de outubro
 (Wildes Barbosa)

As onze estações de embarque e desembarque ao longo do corredor de transporte coletivo BRT Norte-Sul que estavam previstas para serem entregues até o próximo dia 31 terão um prazo maior para serem finalizadas. O acordo firmado pelo Paço Municipal com o consórcio executor do BRT em setembro previa a finalização das 31 plataformas, sendo onze delas até o final de outubro com o pagamento de 50% do valor acordado, outras dez deveriam ser finalizadas até novembro com pagamento de 40% do valor e os últimos 10% garante a entrega das demais dez estações até final de dezembro. As datas tinham relação com o prazo do pagamento, ou seja, seriam 30 dias a partir do recebimento do valor.

O recurso é de R$ 15 milhões e se refere a uma taxa de administração central da obra que foi cobrada pelo consórcio em razão dos sucessivos atrasos para a execução do projeto. Para que a situação não fosse judicializada, o Paço Municipal, através da Procuradoria Geral do Município (PGM) fez um acordo com o consórcio em troca da finalização da obra. No entanto, houve um atraso de 15 dias para a efetuação do pagamento desta primeira parcela, fazendo com que não se tenha a expectativa de entrega de qualquer estação do corredor até o próximo dia 31, mas, sim, para meados de novembro. Entre as estações, constam as quatro que estão localizadas na Praça Cívica.

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos), em participação no especial CBN Talk em comemoração ao aniversário de 90 anos de Goiânia, reforçou que a sua solicitação ao consórcio foi de entregar todo o trecho do BRT Norte-Sul entre os terminais Recanto do Bosque e Isidória até o final do contrato, que ocorre em 31 de dezembro. "Se tiver alguma em outubro, ótimo, mas o que eu solicitei foi entregar até o final deste contrato", disse após o evento. O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, explicou que houve o atraso no pagamento em razão de trâmites burocráticos, mas que isso não altera o cronograma principal de finalização da obra até o final deste ano.

Durante o CBN Talk, Rogério reforçou que há uma insistência com o consórcio responsável pela obra para que finalize os serviços no entorno da Praça Cívica em razão de promover uma melhoria na mobilidade local. "É um espaço importante, onde está o palácio do governo estadual, então fizemos questão disso. Já estão lá as plataformas e as estruturas e vão entregar tudo até o final do ano", garantiu. O prefeito lembrou que a sua gestão finalizou todos os terminais projetados para o corredor, terminando o Recanto do Bosque e iniciando e entregando a reforma do Isidória e as construções dos terminais Paulo Garcia e Hailé Pinheiro, além do viaduto Iris Rezende, no cruzamento das avenidas Goiás Norte e Perimetral Norte.

Trecho 1

Com relação ao trecho 1 do BRT Norte-Sul, entre os terminais Isidória, em Goiânia, e Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, havia uma expectativa da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) de que o edital de licitação fosse publicado ainda neste mês. Porém, Denes Pereira explica que não é possível liberar o processo sem a devida anuência da Caixa Econômica Federal, já que a obra tem recursos do Orçamento Geral da União (OGU). "A Prefeitura fez todos os apontamentos, tudo que a Caixa e o Ministério solicitaram, todos os apontamentos foram feitos. Temos reuniões semanais com a Caixa, temos ajustado todos os tipos de contingência deste contrato. Estamos aguardando a Caixa liberar", disse ao reforçar que não há um prazo definido.

O trecho 1 já havia sido licitado em 2020, com as obras sendo iniciadas, mas paradas por decisão da empresa vencedora em dezembro de 2021, com cerca de 8% de execução, que corresponde a um trecho da Avenida 4ª Radial, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. A previsão era que a licitação saísse já no começo de 2022, mas Paço e empresa demoraram cerca de um ano para assinarem o distrato do acordo anterior. Após isso, houve divergências com a Caixa em relação ao objeto licitado, já que a instituição financeira entendia se tratar de um obra rodoviária, que possui preços específicos, enquanto que a Prefeitura reforçava ser uma construção urbana.

Apenas em setembro deste ano houve um acordo entre as partes e o processo licitatório interno na Seinfra foi levado à frente, sendo analisado pela Caixa e aprovado, mas necessitando agora do aceite para a publicação do edital. O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, órgão responsável pelo sistema metropolitano de transporte público, ressaltou que a operação do BRT ocorrerá em toda a extensão do corredor, de cerca de 29,6 quilômetros. Ela abrange ainda o trecho do Terminal Cruzeiro até o Terminal Veiga Jardim, ambos em Aparecida de Goiânia, além de uma linha para o Parque Atheneu, em Goiânia. A previsão é que as seis linhas específicas comecem a rodar a partir de fevereiro de 2024, mesmo nas regiões sem as obras do corredor exclusivo conforme planejadas.