Geral

Boteco pode ter hora certa para fechar

Projeto de Lei quer estabelecer horário limite de funcionamento dos bares de Goiânia

Modificado em 29/09/2024, 00:50

As noitadas nos bares de Goiânia podem estar com os dias contados. Isto porque um projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal quer estabelecer horário para que bares e restaurantes sejam fechados. De autoria do vereador Paulo da Farmácia (PT do B), a proposta é que as casas fechem às 23h30 de segunda a sexta-feira e às 24 aos finais de semana, para reduzir os índices de criminalidade na capital.

A Abrasel Goiás afirma que a limitação de horário causaria grande redução de faturamento dos bares que, somado a crise econômica, resultaria em demissão em massa.

O autor do projeto, por sua vez, diz que a proposta tornaria Goiânia uma cidade mais humanizada. O presidente da Câmara, Anselmo Pereira, diz que cerca de 30% da criminalidade se inicia nas portas dos bares após a 1h da manhã e, por isto, defende a Lei.

A Polícia Militar acredita em um meio termo que atenda os dois lados e até propõe o que o funcionamento seja das 6h até às 24h, de segunda a sexta, e das 6h até às 2h, nos finais de semana.

E você concorda com a proposta? Participe da nossa pesquisa abaixo:

Geral

Veja o que abre e o que fecha em Goiás no feriado de Finados

Governo de Goiás e Prefeitura de Goiânia decretaram ponto facultativo

Modificado em 19/09/2024, 01:21

Veja o que abre e o que fecha em Goiás no feriado de Finados

(Divulgação)

Devido ao feriado de Finados, nesta quinta-feira (2), o horário de funcionamento de alguns órgãos públicos e estabelecimentos em Goiânia em Goiás será alterado. Uns fecham, outros funcionam de forma facultativa e alguns em horários alternativos.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, instituíram ponto facultativo na sexta-feira (3), pós-feriado. O decreto não se aplica aos órgãos e entidades da administração pública que, por sua natureza, exijam plantão permanente, a exemplo dos serviços essenciais como saúde, segurança e limpeza pública.

Veja abaixo o que abre e o que fecha no feriado:
Prefeitura de Goiânia
A Prefeitura de Goiânia decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (3) após o feriado do Dia de Finados. Segundo o documento, o decreto inclui os órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta do Poder Executivo do Município de Goiânia, exceto para aqueles que exijam plantão permanente.

Saúde
Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 16 unidades de saúde que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco, ou seja, com prioridade às situações mais graves. Atualizações sobre a testagem ampliada estão disponíveis no site: https://www.goiania.go.gov.br/goiania-adiante/saude/testagemampliada/.

Quanto à vacinação, as unidades plantonistas serão: o Centro Municipal de Vacinação (CMV), UPA Dr. Domingos Viggiano -- Jardim América, e o Ciams Urias Magalhães. As três unidades estarão abertas das 8h às 17h.

Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento.

Centro de Zoonoses
O Centro de Zoonoses funcionará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, quando presenciados animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.

Comurg
Para casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos, os serviços não sofrerão interrupção. Mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, coleta de lixo orgânico, serviços de roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros por escala.

Os cidadãos podem solicitar a Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.

Guarda Civil Metropolitana (GCM)
Funcionará normalmente e, em casos suspeitos, a população pode entrar em contato com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) pelo telefone 153.

Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia realizando busca ativa 24 horas por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado.

Transporte coletivo
A CMTC informou que a programação para o feriado será mista. As linhas operarão com horários de sábado e domingo, com as linhas Expresso funcionando e uma frota de 54 ônibus extras. A CMTC recomenda aos passageiros da RMTC, que utilizem o aplicativo SiIMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus. Serão criadas 5 linhas:

  1. Linha 100 -- Cemitério Parque/Jd. das Palmeiras/Centro: de 7h às 18h;
  1. Linha 101 -- T. Bíblia/GO-020/Cemitério Memorial: de 7h às 18h;
  1. Linha 102 -- T. Pe. Pelágio/Av. Perimetral/Cemitério Parque: de 7h30 às 17h30;
  1. Linha 103 -- T. Araguaia/Cemitério Jd. da Esperança: de 7h30 às 17h30;
  1. Linha 105 -- T. Pça A/Cemitério Parque: de 7h30 às 18h.

Sobre frota extra de 54 ônibus, disponibilizados nos terminais para serem utilizados em caso de necessidade, divididos em dois turnos: o 1º, de 5h30 às 13h30, com 27 ônibus, e o 2º, de 13h30 às 20h30, com 27 ônibus.

Atende Fácil
As unidades do Atende Fácil estarão fechadas durante todo o feriado, a partir de quinta-feira (2/11). O funcionamento normal será retomado na segunda-feira (6/11), das 8h às 19h.

Mulheres vítimas de violência
O feriado não altera o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O espaço, que tem capacidade para acolher 50 mulheres, fica aberto 24 horas por dia.

O encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). O abrigo tem psicóloga, assistente social e outros profissionais especializados em lidar com ocorrências do gênero. A localização da Casa é mantida sob sigilo por motivos de segurança.

Fiscalização Ambiental
O atendimento segue normalmente. O plantão fiscal atenderá denúncias ambientais recebidas por meio do telefone 161.

Parques Zoológico e Mutirama
Os parques Zoológico e Mutirama funcionarão normalmente durante o feriado. O Zoológico estará aberto das 8h30 às 17h, e os ingressos custam R$ 5. Já o Mutirama estará aberto das 10h às 16h gratuitamente.

Governo de Goiás
O governador Ronaldo Caiado decretou ponto facultativo na sexta-feira (3) após o feriado do Dia de Finados. Com isso, o expediente dos servidores encerra na quarta-feira (1) e será retomado na segunda-feira (6).

Atendimentos em unidades de saúde, policiamento civil e militar e serviços de socorro do Corpo de Bombeiros, seguem funcionando normalmente.

Vapt Vupt
As unidades Vapt Vupt em todo o estado não terão atendimento na quinta-feira (02), em razão do feriado do Dia de Finados. Na sexta-feira (03), devido ao decreto de ponto facultativo nas repartições públicas estaduais, todas as agências funcionarão em horário especial, das 8h às 13h.

Já no sábado o expediente será no horário habitual, das 8h às 13h, nas agências que possuem funcionamento neste dia - caso das unidades instaladas em Aparecida de Goiânia e Goiânia, exceto Praça Cívica e Bougainville.

Ceasa
As Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) funcionarão normalmente, das 3h às 14h, na quinta, sexta e sábado. Já o expediente administrativo termina na quarta-feira (1) e retorna na segunda-feira (6).

Detran
Não haverá expediente nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) em todo o estado durante o feriado. No entanto, diversos serviços podem ser realizados pelo site do Detran-GO e pelo aplicativo Detran GO ON, disponível nas versões para Android e iOS. Por meio do aplicativo é possível, por exemplo, atualizar o endereço, solicitar a CNH definitiva, consultar pontuação na CNH e consulta de veículos.

Procon
Não haverá expediente na sede do Procon Goiás durante o feriado. O expediente dos servidores se encerra na quarta-feira (1) e será retomado na segunda-feira (6).

AGR
A Agência Goiana de Regulação (AGR) manterá a fiscalização durante o feriado. A Ouvidoria Setorial receberá as manifestações dos usuários pelos seus canais digitais: WhatsApp 62 98480 7353, e-mail (ouvidoria@agr.go.gov.br) e por formulário no site da agência.

Saneago
Durante o feriado, equipes da Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) vão manter os trabalhos operacionais para o pleno funcionamento dos sistemas de água e esgoto. O atendimento ao cliente para informar vazamentos, consultar faturas, entre outros, será garantido, com suporte 24 horas. Os interessados devem procurar os seguintes canais: Central 0800 645 0115, WhatsApp (62) 3269-9115 ou chat on-line pelo site www.saneago.com.br.

Outros estabelecimentos

Correios
Não haverá atendimento nas agências e unidades Correios Empresas. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível de forma automatizada, por meio do Chat ou o Fale Conosco (https://www.correios.com.br/); ou pelos telefones 0800-725-7282, 0800-725-0100 e 3003-0100.

O atendimento nas agências e na CAC voltarão à normalidade no próximo dia útil, sexta-feira (3).

Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informou que as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no Dia de Finados, na quinta-feira (2). Na sexta-feira (3), o atendimento ao público nas agências ocorre normalmente.

Supermercados
A Associação Goiana de Supermercados (Agos) informou que os supermercados funcionarão normalmente no feriado. Algumas unidades seguirão os horários de domingo, abrindo às 8h e fechando às 21h.

Comércio
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas - GO), as lojas do comércio varejista poderão abrir no feriado. A orientação é que os lojistas solicitem o Termo de Adesão para Trabalho em Feriados.

Região da 44
A Associação Empresarial da Região da Rua 44 informa que as galerias e shoppings da Região da 44 deverão estar fechadas neste feriado. As atividades voltam a funcionar normalmente na sexta-feira (3).

Shoppings

Buriti Shopping
Lojas, quiosques e praça de alimentação: das 10h às 22h

Flamboyant Shopping
Alimentação e lazer: 12h às 22h
Lojas: 14h às 20h

Araguaia Shopping
Lojas e quiosques: 8h30 às 20h30 (facultativo)
Praça de alimentação: 10h às 22h

Goiânia Shopping
Lojas e quiosques: 14h às 20h
Praça de alimentação: 10h às 22h
Restaurantes: 11h30 às 23h

Passeio das Águas Shopping
Lojas e quiosques: abertura obrigatória das 14h às 20h; facultativa das 10h às 22
Alimentação e lazer: 10h às 22h

Shopping Cerrado
Alimentação e lazer: 10h às 22h
Lojas e quiosques: 14h às 20h

Geral

Câmara aprova projeto que permite que pessoas com deficiência desembarquem entre pontos de ônibus

De acordo com o texto, a medida não se aplica aos corredores exclusivos para ônibus da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC)

Modificado em 19/09/2024, 01:10

Câmara aprova projeto que permite que pessoas com deficiência desembarquem entre pontos de ônibus

(Zuhair Muhammad)

Foi aprovado na Câmara Municipal de Goiânia o projeto de lei que dá o direito de desembarque entre as paradas obrigatórias dos pontos de ônibus para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. De autoria do vereador William Veloso (PL), a lei foi acatada após sessão nesta terça-feira (15). A matéria segue para sanção do prefeito Rogério Cruz.

De acordo com o texto, o desembarque entre as paradas obrigatórias dos pontos não se aplica aos corredores exclusivos para ônibus da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC). Portanto, o desembarque, nestas vias, será feito exclusivamente nas paradas obrigatórias e estações.

Para Velloso, a medida visa melhorar a mobilidade urbana e promover acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. "Acredito que nossa proposta vai dar um pouco de dignidade a essas pessoas. O bem-estar é essencial às pessoas que necessitam de uma atenção especial", concluiu.

A reportagem entrou em contato com CMTC, para saber se, caso a lei seja sancionada, os motoristas passariam por algum treinamento.Porém, a companhia informou que deve aguardar o "posicionamento da Prefeitura de Goiânia."

Geral

WhatsApp deixará de funcionar em celulares Android 4.1 a 4.4

Modificado em 19/09/2024, 00:42

WhatsApp deixará de funcionar em celulares Android 4.1 a 4.4

(Reprodução)

O WhatsApp poderá parar de funcionar a qualquer momento, a partir de 24 de outubro, em celulares com sistemas operacionais anteriores aos Android 5.0. Isso porque o aplicativo vai deixar de prestar suporte nessa data a versões anteriores, de acordo com atualização no site do aplicativo de mensagens.

O aplicativo deixará de receber atualizações nestes aparelhos com versões mais antigas.

Hoje, o mensageiro é recomendado para aparelhos Android 4.1 ou superiores e em dispositivos com iOS 12 --incompatível, por exemplo, com o iPhone 5-- ou posterior.

Em 24 de outubro do ano passado, o aplicativo deixou de receber suporte em iPhones equipados com iOS 10 e iOS 11.

Os smartphones sem suporte também deixam de receber recursos incrementados pelo WhatsApp, como o envio de vídeos em tempo real, anunciado na última quinta-feira (27).

O Android 4.1 foi lançado em 2012 e era equipado nos Samsungs Galaxy S3 Mini VE e Galaxy Ace. O Android 4.4 é de 2013 e equipa os Galaxy A7 e A5, da Samsung, e o Vibe Z2, da Lenovo.

Procurado pela reportagem, o WhatsApp preferiu não comentar o assunto.

IcEsporte

Esporte

Deputado apresenta projeto de lei "Vini Jr" contra o racismo nos estádios goianos

Clécio Alves (Republicanos) apresentou projeto nesta terça (30) na sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Modificado em 19/09/2024, 00:31

Momento que torcedores do Valencia ofenderam o brasileiro Vini Jr. durante jogo do Campeonato Espanhol

Momento que torcedores do Valencia ofenderam o brasileiro Vini Jr. durante jogo do Campeonato Espanhol
 (Reprodução/Redes Sociais)

O deputado Clécio Alves (Republicanos) apresentou nesta terça-feira (30), em sessão na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o projeto de lei "Vini Jr", que tem o objetivo de combater o racismo nos estádios goianos.

O projeto segue os trâmites da Alego para entrar em pauta para votação, antes de uma sanção do governador Ronaldo Caiado (UB). Caso aprovada, a lei valerá para todos os estádios goianos.

"É dever das autoridades esportivas, dos clubes de futebol e das organizações que gerem os estádios, assim como do Estado, combater o racismo nesses ambientes. Precisamos criar campanhas de conscientização, impor sanções disciplinares mais rigorosas, promover treinamento em segurança e diversidade nos estádios", defendeu Clécio Alves.

O 10º caso de racismo sofrido por Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid, motivou o deputado a apresentar o projeto de lei. O brasileiro foi chamado, várias vezes, de "macaco" por torcedores do Valencia no dia 21 de maio, durante partida do Campeonato Espanhol.

O caso ganhou repercussão mundial, virou discussão diplomática entre Brasil e Espanha, além de movimentos iniciais de dirigentes que regem o futebol espanhol de combater o racismo no país europeu.

Na justificativa, Clécio Alves frisou que ainda há um caminho a ser percorrido no combate ao racismo no futebol. "É necessária a mobilização de todos os atores relevantes - autoridades do esporte, clubes, torcedores e a sociedade na totalidade - para erradicar essa forma de preconceito, assegurando que nossos estádios sejam refúgios seguros e acolhedores para todos", afirmou o deputado.

Clécio Alves sugere no projeto que campanhas educativas de combate ao racismo terão de ser divulgadas antes dos jogos e durante os intervalos das partidas: "preferencialmente veiculadas por meio de grande alcance, tais como telões, alto falantes, murais, telas, panfleto, outdoor, e outros".

No projeto, o deputado também cita que partidas devem ser interrompidas quando houver um ato racista. Em caso de reincidência, os jogos terão de ser encerrados.

Confira abaixo como funcionará o protocolo de combate ao racismo, caso o projeto de lei seja aprovado:

I - qualquer cidadão poderá informar a qualquer autoridade presente no estádio ou arena acerca da conduta racista que tomar conhecimento;

II - ao tomar conhecimento a autoridade, obrigatoriamente, informará imediatamente ao plantão do juizado do torcedor presente, ao organizador do evento esportivo e ao delegado da partida quando houver, e logo que for possível encaminhará aos órgãos competentes a notícia do crime para as providências cíveis e penais cabíveis;

III - o organizador do evento ou o delegado da partida solicitará ao árbitro ou ao mediador da partida a interrupção obrigatória de que trata o inciso III do art. 2º desta Lei;

IV - a interrupção se dará pelo tempo que o organizador do evento ou o delegado da partida entender necessário e enquanto não cessarem as atitudes reconhecidamente racistas;

V - após a interrupção e em caso da conduta racista praticada conjuntamente por torcedores ou de reincidência de conduta reconhecidamente racista, o organizador do evento esportivo ou o delegado da partida poderá informar ao árbitro ou mediador da partida quanto à decisão de exercer a faculdade de encerrar a partida.