Geral

Chuvas irregulares devem continuar

Previsão para os próximos dias indica chuvas intensas, fortes rajadas de vento e possibilidade de granizo. Cenário é influenciado pelo La Niña

Modificado em 20/09/2024, 05:18

Convento em Anápolis foi atingido por fortes ventos que causaram vários estragos

Convento em Anápolis foi atingido por fortes ventos que causaram vários estragos ( Diomício Gomes / O Popular)

As chuvas irregulares e intensas que têm caído em Goiás desde a segunda quinzena de outubro e se intensificaram em novembro devem continuar ao longo de todo o período chuvoso. A previsão é de que nos próximos dias algumas regiões do Estado enfrentem tempestades com fortes ventos e até granizo. O cenário tem influência do fenômeno La Niña, que passa pelo Estado pelo terceiro ano seguido.

O La Niña é o resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico. Como consequência, ele traz chuvas irregulares para a região Centro-Oeste do Brasil. "Neste ano, o La Niña veio com uma intensidade maior. Por isso, nos próximos meses, a irregularidade irá continuar. Entretanto, teremos uma distribuição melhor das chuvas", explica André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo).

Amorim esclarece que, no mês de outubro, quando as chuvas começaram, houve uma intensificação do La Niña. Isso teve reflexo em uma irregularidade de chuvas ampliada para o período. Um exemplo foi a chuva que caiu em Goiânia no dia 15 deste mês. Em três horas, choveu cinco vezes o que era esperado para determinadas regiões. Para a capital, havia previsão de volume de chuva de 8 milímetros (mm). No entanto, no Setor Perim foram registrados 51,6 mm.

Um outro ponto que sofre influência do La Niña é a temperatura. A frente fria que passou pelo Estado no início de novembro foi facilitada pelo fenômeno. "Ele propicia que as massas de ar polar cheguem mais facilmente aqui", aponta Amorim. Por isso, mesmo sendo primavera, no dia 2 deste mês, Goiânia registrou 15,5 °C. "Não tínhamos temperaturas tão baixas assim em novembro há 29 anos."

Estragos

Essas chuvas irregulares também têm causado avarias pelo Estado. Parte de um convento, em Anápolis, ficou destruído depois da chuva que caiu na cidade na segunda-feira (21). As telhas de um dormitório e da capela foram arrancadas e freiras pedem ajuda para reformar o local que abriga 22 religiosas. A irmã Helena Luísa, responsável financeira pela Instituição Arca de Maria - Casa São José, conta que a chuva chegou acompanhada de fortes ventos, que arrancaram o telhado do dormitório que, por sua vez, caiu em cima da capela.

"No momento da chuva parte das religiosas estava na capela, mas ninguém se feriu. Sem o telhado, a água começou a vazar pela parte elétrica e inundou tudo. Na nossa lojinha, onde vendíamos itens para ajudar nas nossas despesas, perdemos muita coisa também", relata a irmã. Com os estragos, as religiosas passaram a dormir em diferentes locais da casa, como no chão do refeitório e da biblioteca.

No mesmo dia, em algumas regiões de Goiânia, as rajadas de vento em Goiânia atingiram em torno de 45 quilômetros por hora (veja quadro). Em um vídeo que circula pela internet é possível ver o forro do telhado de um posto de combustíveis, na região do Anel Viário da capital, ser arrancado pelos fortes ventos.

Para os próximos dias, a previsão é de que as tempestades continuem, com rajadas de vento com alta velocidade e até granizo. O cenário, que deve permanecer o mesmo pelo menos até domingo (27), é fruto de uma frente fria vinda do Sul do País, que avança pelo Brasil. "Teremos várias áreas de instabilidade", destaca Amorim. As pancadas de chuva devem ocorrer em todo o Estado, mas principalmente em municípios do Sudoeste e Norte de Goiás.

Geral

Motorista usa caminhão para resgatar mulher que ficou presa em carro durante alagamento de rua em Goiânia; vídeo

Mulher, que estava sozinha, ficou presa dentro do veículo após ser arrastada por enxurrada

Modificado em 26/02/2025, 15:39

undefined / Reprodução

Uma motorista foi resgatada após ter o veículo levado pela enxurrada durante a forte chuva em Goiânia. Ela ficou presa dentro do carro e foi resgatada por um caminhoneiro. A situação aconteceu na Rua 87, no Setor Sul, na região central da capital. Um homem que estava próximo registrou os momentos de tensão do resgate.

O vídeo, exibido pela TV Anhanguera, mostra o carro da mulher parado no meio de uma enxurrada, e o caminhoneiro abrindo a porta. Em seguida ele puxa a motorista do carro e a coloca dentro da cabine. As imagens, gravadas na tarde de terça-feira (25), também mostram a força da correnteza.

Em nota, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Goiânia informou que está elaborando o Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU), com o mapeamento de toda a rede de drenagem e das 13 bacias hidrográficas da capital. O plano visa diminuir os impactos das grandes chuvas.

De acordo com a Defesa Civil, quando chegaram ao local, a mulher resgatada estava no posto de combustível e muito assustada, porém o carro dela ainda estava parado atravessado na avenida.

"Uma senhora tentou enfrentar a enxurrada, o carro apagou e ela ficou apavorada", contou Robledo Mendonça, coordenador da Defesa Civil de Goiânia.

Motorista resgata mulher que ficou presa em carro durante alagamento em Goiânia (Reprodução/TV Anhanguera)

Motorista resgata mulher que ficou presa em carro durante alagamento em Goiânia (Reprodução/TV Anhanguera)

O carro foi retirado e levado para um local seguro. A mulher foi atendida e tranquilizada pela equipe da Defesa Civil.

Houve também falta de energia por conta das fortes chuvas, e a Equatorial Energia emitiu uma nota dizendo que "as equipes da companhia iniciaram imediatamente os trabalhos de reparo na rede danificada pela força do vento, que arremessou diversos objetos, como árvores, lançados contra alguns postes, causando danos".

Já a Prefeitura de Goiânia, por meio de informes, pontuou os alagamentos na Rua 87, e ressaltou o trabalho das equipes que atuaram para impedir o trânsito até o escoamento da água e a liberação da pista.

Além do Setor Sul, segundo o Cimehgo, houve registros de forte enxurrada em Campinas, Parque Amazônia e em vários outros pontos da cidade (veja imagens no final da matéria).

A região centro-oeste de Goiânia foi uma das mais afetadas pela chuva desta terça-feira, com precipitações de 50,2 mm. Na região sul da capital, no Jardim América, choveu o equivalente a 34,2 mm. Já no Setor Santa Genoveva, a quantidade de chuva registrada foi de 17,6 mm. Os dados são do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

Previsão do tempo

Em Goiânia, a previsão do Cimehgo é uma alerta para a possibilidade de pancadas de chuva isoladas de até 15 mm para esta quarta-feira, tendo variação de sol e nebulosidade. A temperatura máxima na capital pode chegar a 31°C, com a umidade do ar variando entre 50% e 95%.

Geral

Calor e tempestades isoladas: confira a previsão do tempo para o fim de semana em Goiás

Chuvas fortes podem ser de até 30 mm/h, com rajadas de vento de até 50 mm/h. Após cheias, monitoramento do Cimehgo de principais rios mostram normalidade para este período

Modificado em 08/02/2025, 12:57

Essas tempestades são provocadas pelas áreas de instabilidade formadas pela combinação do calor com a umidade, diz Cimehgo.

Essas tempestades são provocadas pelas áreas de instabilidade formadas pela combinação do calor com a umidade, diz Cimehgo. (Wildes Barbosa/O Popular)

A previsão do tempo é de calor e tempestades isoladas para este fim de semana em Goiás, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Para este sábado (8), as chuvas fortes devem ficar entre 20 a 30 mm/h ou 40 mm/dia com rajadas de vento de até 50 km/h.

O Cimehgo relata que há uma redução nos volumes de chuvas, devido a um bloqueio atmosférico, que influencia nas condições do tempo em todas as regiões goianas.

Consequentemente teremos aumento nas temperaturas máximas, mas mesmo com a redução nas chuvas ainda teremos a possibilidade da ocorrência de tempestades em áreas isoladas com destaque na região sudeste do estado, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas (raios)", cita o boletim do Cimehgo.

Marginal Botafogo e Avenida 87 serão fechadas em temporais
Raio atinge carro com motorista dentro durante chuva em Goiânia
Homem ilhado no Córrego Botafogo é resgatado pelos bombeiros; vídeo

Na região sudeste, citada pelo órgão, são esperadas chuvas de até 10 mm, com temperaturas mínimas de 19ºC e máximas de 32ºC. Com temperaturas semelhantes, no sul goiano pode cair até 15 mm de chuva.

Nas regiões norte, leste e oeste está previsto até 8 mm de chuva. As temperaturas para o norte são de mínimas de 22ºC e máximas de 35ºC; enquanto no leste devem variar entre 17ºC e 33ºC; e no oeste, entre 22ºC e 35ºC.

Na região central, pode chover até 10 mm, com temperaturas mínimas de 19ºC e máximas de 33ºC.

Monitoramento de rios

O Cimehgo informou que a maioria dos mananciais em Goiás estão dentro da zona de normalidade para este período do ano. Confira os principais em monitoramento da vazão a partir das estações hidrológicas:

  • Rio Araguaia nas cidades de Aragarças, Aruanã e Nova Crixás (bandeirantes), está com os níveis de vazão com valores dentro da zona de normalidade;
  • No município de Montes Claros de Goiás, o Rio Claro apresenta uma elevação em seu nível em relação aos últimos dias, ao atingir valores acima dos últimos anos para a mesma época;
  • Rio Paranã, monitorado em Flores de Goiás e Nova Roma, está dentro do esperado, com níveis superiores aos anos passados, mas dentro da faixa de normalidade.
  • Em Uruana, o Rio Uru apresentou queda de nível nos últimos dias, mas se manteve dentro do normal para este período;
  • Rio Vermelho na cidade de Goiás apresenta níveis dentro da normalidade, com valores um pouco acima da mediana. No entanto, em Matrinchã, estes níveis são ainda mais baixos, segundo a tendência dos dois últimos anos.
  • Rio Meia Ponte, monitorado em dois pontos da região de Goiânia, vem elevado em seus níveis, com destaque a montante que se aproxima dos limites da zona de normalidade, mas se mantém nesta faixa, assim como a jusante da capital;
  • Rio Saia Velha, monitorado em Valparaíso de Goiás, continua com altos níveis, acompanhando a máxima histórica para o período.
  • Rio Turvo, na região de Edéia, teve uma elevação em seu nível e atualmente se encontra em sua zona de normalidade;
  • Rio Verde (Verdão), monitorado nos municípios de Maurilândia e Paraúna, mantém níveis dentro da normalidade esperada para o início de fevereiro.
  • Previsão para Goiânia

    Na capital, o Cimehgo prevê prevalência do sol, com possibilidades de pancadas de chuvas e temperaturas mínimas de 19ºC e máximas de até 32ºC. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 95%.

    Geral

    Alerta laranja prevê chuvas instensas para todo o Tocantins durante o fim de semana

    Pode cair de 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia de chuva, com ventos intensos que vão de 60-100 km por hora

    Modificado em 11/01/2025, 17:11

    Alerta laranja no fim de semana (Inmet/Reprodução)

    Alerta laranja no fim de semana (Inmet/Reprodução)

    O Tocantins deve enfrentar tempo fechado e temporais intensos durante esse fim de semana. Dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estão valendo até a manhã deste domingo (12). Entre eles está o laranja, que prevê maior volume de chuva e ventos intensos.

    Conforme o alerta laranja, considerado de perigo, pode cair de 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia de chuva, com ventos intensos que vão de 60-100 km por hora.

    Já o amarelo, de perigo em potencial, a chuva é mais amena, caindo entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos intensos de 40a 60 km por hora.

    Entretanto, por causa do alerta laranja, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas durante os temporais.

    Tempo nas cidades

    Avenida de Palmas durante chuva (Lia Mara/Secom)

    Avenida de Palmas durante chuva (Lia Mara/Secom)

    Na capital , os palmenses vão ter o tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura vai variar de 24°C a 30°C neste sábado (11). No domingo (12), a temperatura cai um pouco, e vai de 23°C a 29°C.

    Em Gurupi , na região sul, também tem previsão de tempo nublado e temporais. A temperatura vai de 23°C a 29°C no sábado e de 24°C a 29°C no domingo.

    No norte, em Araguaína , o sábado pode ter sol, mas o tempo vai ter momentos nublados, com temperatura de 24°C a 21°C. No domingo a previsão vai variar de 24°C a 30°C.

    O que fazer durante os temporais?

    Nesse período de chuvas a Energia, concessionária de energia elétrica do estado, recomenda algumas ações para evitar acidente durante temporais.

  • Quando estiver em casa, evite manusear aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços e tocar nas partes metálicas dos objetos, prevenindo o risco de choque. Essa dica vale para qualquer período do ano, mas em dias de chuva a recomendação é ter mais atenção;
  • Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela. As paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos;
  • Não faça manutenções quando estiver chovendo. Em telhados, existe o risco de ser atingido por raios e em equipamentos elétricos ligados à tomada há chance de choque. Em caso de alagamento, curto-circuito ou princípio de incêndio dentro de casa, desligue imediatamente o disjuntor;
  • Se estiver na rua e começar a chover fique longe de campos abertos, piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados. Evite encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigue em lugares descampados, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica;
  • Se observar fios caídos, objetos ou pessoas em contato com a rede elétrica, galhos ou árvores entre a fiação, não se aproxime e ligue imediatamente para Energisa;
  • Se observar algum objeto que foi arremessado na rede elétrica, como placas, árvores, entre outros, não se aproxime ou tente afastar a fiação. Entre em contato com a Energisa e aguarde em local seguro, longe dos fios.
  • IcMagazine

    Gata do Daqui

    Lucy Alves lança 'Tempo', 1º single de seu álbum autoral

    Lucy Alves lança 'Tempo', 1º single de seu álbum autoral

    (Divulgação)

    A cantora e atriz Lucy Alves, de 38 anos, acaba de lançar o single "Tempo". A canção é o trabalho que dá a arrancada inicial na chegada do álbum intitulado "Gato do Mato", previsto para a primeira quinzena de dezembro.

    "Tempo é uma música inspirada na correria dos dias atuais, com tantas tarefas e muitas coisas a fazer, mas sempre seguindo em frente, sem parar. Por isso essa aposta em um galope alucinante, para dançar no embalo do tempo", diz a artista paraibana.

    O novo trabalho apresenta ao público dez canções, majoritariamente autorais e deve virar turnê no próximo ano.

    "Comecei a trabalhar nesse disco no ano passado e esse movimento reflete uma maturidade artística que se traduz numa vontade de me dedicar mais à composição. E é desta forma que eu mostro ao mundo um pouco mais sobre mim. É uma maneira de partilhar um pouco das minhas vivências, de experiências que vivi e que, sobretudo, representam um momento específico da minha vida", conta Lucy.

    "Eu espero que esse álbum chegue ao coração de quem for ouvi-lo", deseja ela.