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Consumidor em Goiás já fica mais tempo no escuro este ano que em 2020

Enel apresenta piora nos indicadores de qualidade, apontam dados da Aneel; em setembro, espera pela retomada do serviço após a queda foi, em média, de 2,05 horas

Modificado em 21/09/2024, 00:25

Consumidor em Goiás já fica mais tempo no escuro este ano que em 2020

A quantidade de quedas de energia em Goiás aumenta quando as chuvas chegam. Porém, neste ano, a Enel Distribuição apresenta desde julho uma piora crescente no indicador de qualidade relacionado ao tempo em que os consumidores ficam no escuro. Os goianos atendidos pela companhia têm esperado mais para conseguir ter o retorno da luz após uma interrupção. Em setembro, a duração das quedas aumentou em média 81,42% na comparação com igual mês de 2020, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Naquele mês, o último com dados divulgados, a espera foi de 2,05 horas. O maior tempo desde 2018, quando a média era de 2,20 horas. O desempenho dos nove meses do ano mostra que somente em fevereiro, abril e junho a empresa conseguiu melhorar este indicador de qualidade no Estado. Diferente do que era esperado após os planos firmados com os governos estadual e federal, cujas metas para melhoria foram esticadas.

A defesa da Enel, conforme nota encaminhada à reportagem, é de que há trajetória de evolução da qualidade ao considerar 12 meses até setembro -- a frequência (FEC) caiu 2,7% e a duração (DEC) 1,6%. A empresa diz que "ampliou o nível de investimento nos nove meses deste ano, atingiu R$ 1,48 bilhão, crescimento de 80,2% em relação a igual período de 2020". Diante dos dados da Aneel, informou também que os recortes mensais não refletiram a melhoria, porque podem sofrer impactos meteorológicos.

"Este ano, as chuvas chegaram no mesmo período que em 2020, mas com muito mais força, gerando contingências de grande proporção", diz a nota. Em julho, apesar de ainda não ter registro de chuvas, o desempenho da companhia já havia piorado. As primeiras precipitações na capital goiana, por exemplo, ocorreram a partir de agosto, como lembra o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim.

Ele explica ainda que em maior volume as chuvas passaram a ser registradas somente em outubro e novembro, e elas devem se manter até abril, o que compreende o período chuvoso. "Infelizmente, é um ano de La Niña e é normal ter tempestade", pontua ao citar que entre fatores complicados como ventos e raios estão as árvores próximas às fiações elétricas que contribuem para ampliar as quedas de energia.

No plano de melhoria que a Enel apresentou este ano para a Aneel, dentro das questões técnicas, há a promessa do reforço de ações de manutenção que incluem as podas de árvores. Para este quarto trimestre, 24.139 podas são estimadas, sendo que esse tipo de prevenção aumenta no período chuvoso -- quando as chuvas já estão mais frequentes.

Plano para piorar

Aliás, o Plano de Resultados 2021-2022, referente ao período de outubro de 2021 a setembro de 2022, apresentado pela empresa foi aprovado com ressalvas pela Aneel. Isso porque no que se refere ao tema continuidade do fornecimento de energia elétrica a agência exigiu alteração, pois no planejamento havia previsão da multinacional de piora nos indicadores em algumas regiões do Estado.

Na nota técnica de número 91, de 23 de outubro, a reguladora demonstra que o plano da Enel para dez dos 156 conjuntos da área de concessão prevê uma piora com descumprimento dos limites regulatórios e maior tempo sem energia para esses consumidores atendidos. São eles: Alto Buriti, Araçu, Flores de Goiás, Goianira, Goya S2, Inhumas S2, Itapaci, Itiquira, Itumbiara Nova e Rochedo.

De setembro do ano passado para agosto de 2021, 124 conjuntos (79,49%) transgrediram os limites regulatórios para o DEC e 74 (47,44%) para o FEC. Assim, somente em 32 áreas de Goiás o tempo sem energia estava dentro do máximo permitido e 82 cumpriam limite regulatório da frequência em que essas interrupções ocorrem.

Para o FEC também foi detectado previsão de piora, desta vez para 18 conjuntos. Na lista estão Alto Buriti, Anápolis Universitário, Cachoeira Dourada, Caldas Novas S1,Campinas S1, Campinas S2, Goianira, Guapó S2, Independência S1, Itajá S2, Itumbiara Nova, Nerópolis S2, Pacaembu S1, Pacaembu S2, Paranaíba, Quirinópolis, Real S1 e Rochedo.

A Aneel aponta ainda na nota que o plano da empresa também mantinha a transgressão de limites. Para a reportagem, a Enel respondeu que "um novo plano 2021/2022 foi apresentado, já com metas agressivas de qualidade" e "ainda não foi notificada da avaliação da Aneel e, quando isso ocorrer, avaliará a manifestação e se manifestará junto ao regulador em relação a eventuais ajustes que se façam necessários".

Por fim, a nota diz que a empresa segue "trabalhando firme pelo cumprimento dos compromissos firmados com os órgãos reguladores e com as autoridades governamentais". De acordo com a Aneel, existe a possibilidade de prorrogação do prazo final do plano de resultados por três meses, mas somente será avaliada ao final do período de acompanhamento e dependerá dos resultados alcançados pela distribuidora.

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Equatorial Goiás reforça dicas de segurança com energia elétrica e as crianças

Distribuidora enfatiza cuidados que os pais ou responsáveis devem ter para prevenção de acidentes com as crianças

Modificado em 04/11/2024, 08:47

Equatorial Goiás reforça dicas de segurança com energia elétrica e as crianças

(Divulgação Equatorial)

Neste sábado (12) é celebrado o Dia das Crianças e famílias de todo Brasil se preparam para presentear e vivenciar momentos de lazer com os seus filhos. Neste cenário, a Equatorial Goiás traz informações para que essa comemoração seja segura, com dicas de prevenção de acidentes elétricos com os pequenos.
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Uma das principais recomendações é o uso de protetores nas tomadas. Isso evita que as crianças coloquem as mãos ou introduzam objetos metálicos nos plugues. Os pais e responsáveis também precisam ficar atentos com os equipamentos comuns do dia a dia e orientar os filhos para não abrirem geladeiras e freezers com os pés descalços ou com o corpo molhado.
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De acordo com o executivo de Segurança da Equatorial Goiás, Alex Fernandes, com o aumento do uso de brinquedos e equipamentos eletrônicos, como computadores, videogames e tablets, os cuidados devem começar na escolha do produto, avaliando a faixa etária indicada e a voltagem. "É importante que estes brinquedos tenham o selo do Inmetro, com instruções de uso de forma segura e em português, além da garantia de checagem do órgão", reforça.
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Segundo Alex, deve-se lembrar de desconectar esses aparelhos das tomadas quando não estiverem em uso. "Essa ação evita desperdício e minimiza possíveis riscos de acidentes, mas o ideal é que esta ação seja realizada por um adulto ou sob sua supervisão, pois os fios jamais devem ser puxados", explica.

Outra questão, é que estes equipamentos, incluindo celulares, não devem ser usados enquanto conectados à fonte de energia e é indicado que sejam desconectados ao atingirem 100% de carga.
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Outro ponto importante, destacado pelo Alex, é utilizar carregadores certificados e aprovados pela ANATEL e, antes do uso, verificar se há dano no produto, prevenindo situações que podem causar choque elétrico.
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Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente à Equatorial Goiás, por meio do 0800 062 0196.

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Riscos para a rede elétrica aumentam com mais queimadas, aponta Equatorial

Empresa registra incêndios em cem cidades, o que afeta sistema de distribuição; altas temperaturas fazem consumo no estado crescer 14%

Modificado em 04/11/2024, 08:46

Equatorial avalia rede elétrica hoje e planeja para período de chuvas: alta no consumo em Goiás&#13;

Equatorial avalia rede elétrica hoje e planeja para período de chuvas: alta no consumo em Goiás&#13; (Divulgação)

O sistema de distribuição de energia elétrica em Goiás vem sendo afetado diretamente pelo aumento do número de queimadas, decorrentes dos efeitos imediatos das mudanças climáticas em todo o mundo e também de práticas criminosas de quem provoca incêndios, que elevam riscos para o fornecimento do serviço.

De acordo com a Equatorial Goiás, empresa responsável pela distribuição de energia no estado, entre janeiro e junho deste ano foram registradas 742 ocorrências de queimadas próximas à rede elétrica, mais de 600 delas apenas nos últimos dois meses. O número representa um aumento de 300% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que coloca a concessionária em estado de alerta.

A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) disse na terça-feira (17) que o Brasil tem cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados sob risco de pegar fogo, por ação criminosa, em meio à maior estiagem da história recente do país. O número representa quase 60% da área total do país.

Levantamento da Equatorial Goiás mostra casos de queimadas em 100 municípios. As cidades com os maiores registros são Aparecida de Goiânia, Anápolis e Cachoeira Alta. De acordo com Roberto Vieira, superintendente técnico da companhia, o calor pode provocar interrupções no fornecimento de energia, devido ao impacto nos cabos. Ele alerta para os perigos dos incêndios, especialmente pela fumaça gerada, que contém impurezas e fuligem, prejudicando diretamente os cabos e isoladores dos postes.

"Prejudica porque ela vai depositando camadas sólidas em cima dos componentes das redes, e elas acabam danificando equipamentos a longo prazo", afirma. "Quando eu tenho muita fuligem no ar, ele passa a ser um condutor, o que gera um curto circuito e acaba desligando a rede. Mesmo quando eu não tenho um incêndio que toca a rede, eu posso ter um desligamento da rede por conta de um incêndio que está a quilômetros de distância."

Conforme Vieira, a Equatorial acompanha com preocupação a escalada de casos de queimadas que podem ocasionar graves consequências para a rede de distribuição. "Equipamentos novos estão sendo danificados e cabos rompidos com as ações criminosas e prejudiciais ao meio ambiente", diz.

Consumo

Além das queimadas, as altas temperaturas têm levado a um aumento significativo no consumo de energia em Goiás. Segundo dados apresentados pela Equatorial Goiás, o consumo médio de energia residencial em Goiás entre janeiro e agosto de 2024 aumentou 14% em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 198 kwh. Na área rural, o aumento foi de 11%.

Esse crescimento reflete a maior utilização de aparelhos como ar condicionado, que, durante os períodos de calor extremo operam por mais tempo, elevando o valor das faturas de energia.

De acordo com a Equatorial Goiás, diversas obras de manutenção e reparos foram antecipadas para minimizar os transtornos. No total, foram realizadas 141 intervenções, destacando-se a inauguração de duas subestações em cidades do interior, além de projetos de ampliação e modernização.

Presente no estado desde janeiro de 2023, a concessionária apontou como principal desafio a reestruturação da rede elétrica, que possui infraestrutura antiga.

"Esse é um trabalho de longo prazo, de alguns ciclos que a gente faz de planejamento de cinco anos para poder reconstruir o sistema", explica Vieira. "A gente tem acelerado o máximo possível, mas a gente tem um trabalho paulatino que demanda muitas equipes e treinamento. A gente avançou muito nesse um ano e meio de concessão, mas tem muito ainda a ser feito."

Chuvas

Com a chegada da temporada de chuvas, que traz também tempestades e vendavais, a Equatorial Goiás diz já ter implementado um plano operacional voltado para o enfrentamento das adversidades climáticas, que podem gerar danos ao sistema.

A companhia conta com uma central de monitoramento do clima, onde técnicos recebem informações em tempo real de meteorologistas, o que permite a definição de estratégias para minimizar os impactos das condições climáticas. Neste ano, a companhia terá cerca de 1.500 equipes prontas para atuar em possíveis ocorrências, o que representa um aumento de 103% no efetivo em comparação a períodos normais.

Em 2023, ventanias derrubaram cerca de 4.500 postes no estado, danificando também cabos, transformadores e outros pontos da rede elétrica. Além dos ventos, a quantidade de raios também é uma preocupação constante. Em parceria com institutos de meteorologia, o Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial monitora as descargas atmosféricas na região. No ano passado, foram registrados 14 milhões de descargas, que causaram 20% das interrupções no fornecimento de energia, além de danos a equipamentos.

A Equatorial cita mais de 160 mil obras concluídas nos seis primeiros meses deste ano e investimento de R$ 2 bilhões em 2023 para a recuperação da rede, além de ressaltar abertura de diálogo com o setor produtivo. "A gente tem relacionamento e diálogo constante com todas as entidades de classe, com todos os sindicatos rurais. A nossa presença está capilarizada no estado inteiro; nossas portas estão sempre abertas a todas as entidades", diz Vieira.

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Equatorial Goiás passa a emitir selos na fatura de energia para famílias de baixa renda

A partir de hoje (4) distribuidora informa clientes cadastrados na Tarifa Social sobre status no programa; avisos estarão impressos na conta de energia de mais de 500 mil goianos

Modificado em 17/09/2024, 16:10

Equatorial Goiás passa a emitir selos na fatura de energia para famílias de baixa renda

(Divulgação Equatorial)

As contas de energia, que começam a chegar na casa dos goianos a partir de hoje (4), vão conter avisos específicos para famílias de baixa renda. Por meio de selos, a Equatorial Goiás começa a informar sobre os status dos cadastrados no programa da Tarifa Social de Energia Elétrica que garante descontos de até 65% na fatura.
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As orientações estarão de forma clara na conta, próximas do campo 'Notificação de Reaviso de Vencimento/ Mensagem' ou ao lado das informações de leitura. Juntamente com esses dados o cliente encontrará um selo que estará de acordo com a realidade de cada um no programa.
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Para o gerente Tático de Gestão Comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, essa é uma forma de chamar atenção dos beneficiários. "De forma direta e clara, a Equatorial estabelece uma comunicação com o cliente da tarifa social, com o objetivo de avisar visualmente sobre a condição de seu cadastro, reforçando situações que requerem ações específicas para cada caso", destaca.
<br /> Os avisos são os seguintes:
* O selo 'Cliente cadastrado na Tarifa Social' identifica que o cliente responsável por aquela unidade consumidora já está cadastrado na tarifa social baixa renda, com Número de Identificação Social (NIS) válido e recebendo o desconto mensal de até 65% na tarifa, variando desconto com seu consumo.

* Já o selo 'Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município' indica um status de alerta, que identifica que nos próximos meses o Número de Identificação Social (NIS) do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício da tarifa social baixa renda, sendo assim necessário que procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência para regularização. A atualização do NIS dever ser feita, obrigatoriamente, a cada dois anos.

* Por último, tem o selo 'Benefício da Tarifa Social cancelado', informa que o benefício da tarifa social baixa renda foi cancelado para a unidade consumidora. Clientes que se enquadrarem nesta situação, devem procurar o CRAS mais próximo da residência, para regularização e avaliação do status do cadastro.

As contas com os novos selos já estão sendo impressas e distribuídas. Elas vão chegar nas casas dos beneficiários pelo programa, de acordo com o prazo de vencimento de cada fatura de energia.
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A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso contínuo de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio. 
<br /> Força-Tarefa
Segue pelos próximos dias no Terminal Bandeiras, em Goiânia, a força-tarefa para o cadastramento da Tarifa Social na conta de luz. Os atendimentos serão feitos durante 12 dias, até 14 de junho, das 13h às 19h, dentro do terminal. Cerca de 400 mil famílias estão aptas a receber o benefício em Goiás, mas ainda não fizeram o cadastro. A parceria, que é uma iniciativa da Equatorial Goiás e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), começou no dia 20/5 pelo Terminal Isidória. 
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O cadastro poderá ser realizado em 19 terminais de ônibus, entre eles, Terminal Padre Pelágio, Novo Mundo e Araguaia. "Essa ação é para garantir que nenhuma família fique sem desconto na fatura de energia. Dessa forma, será possível ter um alcance ainda maior para todos que estão aptos a receber o benefício", afirma o gerente de experiência com o cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro Ferreira 
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O cadastramento acontece por ordem de chegada e é necessário apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz. Ao longo das próximas semanas, outros 18 postos serão abertos nos terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) até que os 400 mil beneficiados sejam atendidos. 
<br /> Acompanhe o cronograma
As ações nos terminais de ônibus - que vão até janeiro de 2025 - podem ser acompanhadas no site da Equatorial . Ao entrar, clique em Goiás.
<br /> **Outros pontos **
Além dos terminais, também é possível realizar o cadastro nas Agências de Atendimento Presencial da Equatorial Goiás e nos CRAS. Mesmo com um crescimento de 15% no ano passado na base de clientes que estão recebendo o benefício, muitas pessoas ainda não se cadastraram e, por isso, a distribuidora intensifica as ações para aumentar o número de cadastrados.  
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A inclusão de famílias na TSEE dá a oportunidade de direcionar recursos do orçamento familiar destinados ao pagamento da conta de energia para outras necessidades, como alimentação e saúde. Este incremento injetou R$ 133 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.  
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Para verificar se já está incluído na Tarifa Social, basta conferir se na parte superior da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. É importante notar que a conta não vem zerada, pois na fatura estão incluídos não apenas o consumo de energia, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros. 
<br /> **Onde se cadastrar **

  • Agências de Atendimento Presencial 
  • Postos Credenciados de Atendimento Presencial 
  • Central de Atendimento 0800 062 0196 - ligação gratuita para todo o Estado, 24h por dia. 
    A família precisa estar com o cadastro único atualizado no CRAS e apresentar número da Unidade Consumidora em que reside; documento de identificação oficial com foto; e número de Identificação Social -- NIS ou BPC.  <br />
  • **Descontos **
    A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Veja os descontos por consumo: 

  • Para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;  
  • De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor;  
  • De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%;  
  • Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício.   <br />
  • As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores 

  • As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês; 
  • De 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;  
  • De 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh.  
  • Acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício. 
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    Equatorial Goiás incentiva troca de materiais recicláveis por descontos na fatura de energia

    Projeto da distribuidora gerou mais de R$ 370 mil em descontos em todo ano passado no estado

    Modificado em 17/09/2024, 16:09

    Equatorial Goiás incentiva troca de materiais recicláveis por descontos na fatura de energia

    (Divulgação Equatorial)

    Incentivar a reciclagem faz parte do dia a dia da Equatorial Goiás e neste Dia Mundial da Reciclagem (17), a concessionária incentiva os clientes a trocar materiais que iriam para o lixo, como alumínio, vidro e papelão, por descontos na conta de luz.

    Com mais de 2.556 mil coletas feitas desde que iniciou a sua concessão no estado, há pouco mais de um ano, a distribuidora garantiu R$ 375.170,70 em descontos na fatura dos clientes que participam ativamente do projeto e 13 instituições parceiras da iniciativa.

    De janeiro do ano passado até março deste ano, foram recolhidos pelo Programa E+ Reciclagem 1.366.670,21 quilos de resíduos recicláveis, correspondendo a uma economia de 6.406.261,60 kWh na fabricação e processamento dos materiais.

    Essa quantidade de energia economizada seria suficiente para suprir a demanda por energia elétrica de mais de 40 mil casas na capital por um mês. Essa é uma maneira simples e eficaz de economizar todos os meses. Ao doar materiais recicláveis limpos e separados para os postos de coleta, os clientes podem conseguir descontos em suas faturas de energia.

    "Este é um passo importante não apenas para economizar dinheiro, mas também para contribuir com a preservação do meio ambiente", afirma o engenheiro de Distribuição da Equatorial Goiás, Adriano Faria.

    O Programa E+ Reciclagem é uma ação que reafirma o comprometimento da distribuidora com o Dia Mundial da Reciclagem, celebrado nesta sexta-feira (17). Uma data que levanta a importância de adotar práticas ecologicamente responsáveis. Na prática, o esforço dos clientes e da companhia de energia pelo meio ambiente já preservou mais de 11.762,54 mil árvores nos últimos 12 meses, que poderiam ter sido cortadas para confecção de papel.

    Confira a relação de resíduos aceitos no programa E+ Reciclagem da Equatorial Goiás:

  • Papel: livros, revistas, jornais, papelão, entre outros;
  • Plástico: PET, plástico duro, PVC, entre outros;
  • Metal: alumínio, ferro, bronze, entre outros;
  • Vidro: potes de vidro com tampas plásticas;
  • Óleo de cozinha
  • Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. A tabela de preço pode ser consultada presencialmente no ponto ou pelo aplicativo E+ Reciclagem. Caso o valor do desconto seja maior do que o total da conta, o excedente é automaticamente creditado na fatura seguinte.

    Os clientes também podem optar por repassar o bônus para outra unidade consumidora cadastrada em seu CPF ou CNPJ ou ainda doá-lo para uma entidade beneficente sem fins lucrativos, mediante apresentação do número da conta contrato da instituição. Além disso, cada cliente pode consultar seus bônus através do aplicativo E+ Reciclagem, disponível nas plataformas Android e iOS.

    Pontos de coleta
    Ao todo são 12 pontos de coleta espalhados em todos o Estado. Vale ressaltar que os locais não recebem resíduos orgânicos, com exceção do óleo de cozinha. Em Goiânia é possível fazer a troca em cinco postos:

    ++· Arquidiocese Santuário Basílica Sagrada Família++
    Rua C-14, n° 155, Vila Canaã;
    De segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.

    ++· Sede da Equatorial Goiás++
    Rua 2, Quadra A37, 505 - Jardim Goiás;
    De segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.

    ++· Assaí da Perimetral++
    Avenida Perimetral Norte, n° 2609, Setor Vila João Braz
    De segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.

    ++·Posto de Coleta Jardim Guanabara++
    Rua Ubá, n° 61, Jardim Guanabara
    De segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.

    ++· Itinerante El Shaday++
    Avenida Ville, 2210 - Qd 27 Lt 07 - Res. Center Ville
    De segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.

    Os outros pontos estão localizados nas cidades de Aparecida de Goiânia, Jandaia, Burinópolis, Indiara, Cachoeira Dourada, Trindade e Itumbiara. Com os horários de funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 12h:

    ++·Posto de Coleta Jandaía++
    Avenida Doná Gercina Borges, 192, Centro, Jandaia.

    ++· Reciclar Buritinópolis++
    GHV9+J6 Buritinópolis.

    ++·Posto de Coleta Indiara++
    Rua Goiás, Q 11, L 09 - Nova, Indiara.

    ++· Posto de Coleta Cachoeira Dourada++
    Avenida Itumbiara, Setor Noroeste, Cachoeira Dourada.

    ++· Posto Itinerante Renove Gestão Aparecida de Goiânia++
    Avenida W-7, Setor Vale do Sol, Aparecida de Goiânia.

    ++·Posto RR Trindade++
    Rua São Francisco, n° 743, Qd. 6, Lt. 12/13, Núcleo Anhanguera, Trindade.

    ++·Estação Reciclar Itumbiara++
    Rua Rita D. Borges, 2, Setor Dona Marolina, Itumbiara.

    Destinação
    A distribuidora coleta os resíduos e encaminha para as fábricas de reciclagem. "Os resíduos são recolhidos nas empresas geradoras e nos postos de coleta, são enviados e armazenados em galpões de reciclagem. Posteriormente, esses resíduos são enviados a fábricas e ou indústrias de reciclagem e são transformados em novos produtos, cada um de acordo com sua categoria", explica o engenheiro Adriano Faria.