Secretaria Estadual da Saúde marcou o lançamento da vacinação contra Influenza para terça-feira. Em todo o país, a campanha oficial está programada para 7 de abril
A vacinação contra a influenza (gripe) começou oficialmente em Aparecida de Goiânia nesta segunda-feira (31). A imunização é destinada para os grupos prioritários e, segundo a prefeitura, estará disponível em 37 salas pelo município ao longo de todo este ano. No Estado, a campanha começará na terça-feira (1º).
Em Aparecida de Goiânia, a coordenadora de imunização do município, Renata Cordeiro, disse ao POPULAR que o grupo prioritário passou a ser vacinado no sábado (29). Ela contou que foram imunizados trabalhadores de saúde e pacientes internados em oito abrigos, apesar da campanha nacional está agendada oficialmente para o próximo dia 7.
O estado de Goiás já recebeu as doses, previstas para o início da campanha, e já fez a distribuição para boa parte dos municípios. A recomendação foi: 'os municípios que tiverem recebido as doses já poderiam iniciar a campanha'. Sendo assim, Aparecida recebeu as doses na última quinta-feira, e preparamos os profissionais de saúde", apontou a coordenadora.
A estimativa da Saúde de Aparecida é de atender 187 mil pessoas contra a gripe. "Até o momento, nós recebemos 44,6 mil doses para o início desta campanha. Além desses cronogramas de vacinação externa, nos casos de Cmeis e Abrigos, nós vamos vacinar também a população em situação de rua", acrescentou.
A vacina contra a influenza foi incorporada ao calendário nacional de vacinação neste ano pelo Ministério da Saúde. O imunizante é destinado para crianças a partir de seis meses até menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. A dose é única e o reforço é feito anualmente, explicou a coordenadora de imunização de Aparecida.
Renata pontua que na terça-feira (1º) até 7 de maio serão imunizadas as crianças dos 33 Centros Municipal de Educação Infantil (CMEI's), conforme cronograma pré-definido pela secretaria.
Com a incorporação ao calendário, de acordo com Secretaria Estadual da Saúde de Goiás (SES-GO), a vacinação dos grupos prioritários será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não apenas durante as campanhas sazonais.
Renata salienta que é importante ressaltar que além da gripe, Aparecida estará atualizando o cartão de vacinação para todas as demais vacinas. Para o atendimento, a pessoa precisa levar o cartão de vacina e documentos pessoais (RG, certidão de nascimento e CPF).
No estado
A vacinação contra a influenza para todo o estado será lançada pela SES-GO em Goiânia, na Unidade de Saúde da Família (USF) Riviera, no Conjunto Riviera. O governo estadual frisou que recebeu duas remessas do imunizante pelo Ministério da Saúde, o que totalizaram 672 mil doses. O estado salientou que a estimativa do governo federal é enviar mais de 2,8 milhões de doses para Goiás.
Ao chegar à central de saúde, a SES-GO ressaltou que é feita a distribuição para os 246 municípios por meio das 18 Regionais de Saúde. A Saúde de Goiás salienta que depois que recebem as doses, os municípios podem começar a imunização dos grupos prioritários
Quem pode ser vacinado, conforme definição do Ministério da Saúde:
Idosos (acima de 60 anos)
Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Trabalhadores da saúde (com comprovante de trabalho)
Trabalhadores da Educação (com comprovante de trabalho)
Pessoas com comorbidades: doenças respiratórias; cardíacas; renais, hepáticas, neurológicas crônicas, diabetes, transplantados, portadores de trissomias, imunossupressão e obesidade grau III -- (com laudo médico ou receita para comprovação)
Pessoas com deficiência permanente
Trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário, passageiro urbano e de longos percurso (com comprovante de trabalho)
Profissionais das Forças Armadas (com comprovante de trabalho)
Funcionários do Sistema da População privada de liberdade (com comprovante de trabalho)
Profissionais das forças de segurança e salvamento (com comprovante de trabalho)
Caminhoneiros (com comprovante de trabalho)
População em situação de rua
Povos indígenas
População privada de liberdade acima de 18 anos de idade
Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida pontua que a meta é imunizar 90% dos grupos prioritários. Para isso, no município, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's), que funcionam de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Além desses postos, na cidade funciona a Central de Imunização todos os dias, das 7h30 às 18h30, e, aos sábados, das 7h30 às 13h. No entanto, os postos não funcionam em feriados e pontos facultativos.
Além disso, Aparecida de Goiânia prepara a realização de duas campanhas de "Dias D" para convocar toda a população elegível para a vacinação. As datas programadas são 12 de abril e 10 de maio.
Confira postos de vacinação em Aparecida de Goiânia:
- Ubs Andrade Reis
- Ubs Bairro Cardoso
- Ubs Bairro Ilda
- Ubs Colina Azul
- Ubs Cruzeiro do Sul
- Ubs Independência Mansões
- Ubs Jd Florença
- Ubs Jd Rivieira
- Ubs Jd Tiradentes
- Ubs Mansões Paraíso
- Ubs Papillon Park
- Ubs Pontal Sul 2
- Ubs Veiga Jardim
- Ubs Alto Paraíso
- Ubs Anhambi
- Ubs Bairro Independência
- Ubs Bandeirantes
- Ubs Boa Esperança
- Ubs Buriti Sereno
- Ubs Campos Elíseos
- Ubs Caraíbas
- Ubs Garavelo Park
- Ubs Jd dos Ipês
- Madre Germana
- Ubs Delfiore
- Ubs Cândido de Queiroz
- Ubs Expansul
- Ubs Jd Bela Vista
- Ubs Jd dos Buritis
- Ubs Jd Olímpico
- Ubs Jd Paraíso
- Ubs Parque Trindade
- Ubs Rosa dos Ventos
- Ubs Santa Luzia
- Ubs Santo André
- Ubs São Pedro
- Central de Imunização