Geral

Frente fria derruba temperaturas para até 4°C em Goiás; veja reações na web

Para os próximos dias, a previsão é de temperaturas ainda mais baixas, com municípios podendo ficar abaixo de 0°C

Modificado em 20/09/2024, 00:13

Frio fez aumentar a busca por café, em Goiânia

Frio fez aumentar a busca por café, em Goiânia (Diomício Gomes/O Popular)

"Esse frio é pra congelar 'os pequi' de Goiás". É com esse bom humor que os goianos receberam a frente fria que chegou ao país e derrubou as temperaturas no estado nesta quarta-feira (18). Em Goiânia, os termômetros marcaram 10,4°C no começo da manhã. Outras cidades do interior tiveram temperaturas ainda mais baixas, como Jataí, Rio Verde e Mineiros, com 5,5°C; 5,1°C e 4,8°C, respectivamente. (veja a lista)

Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o frio desta quarta-feira (18) - que teve a madrugada mais fria do ano até o momento - é apenas o começo do efeito da massa de ar polar vinda do sul do país. Para os próximos dias, a previsão é de temperaturas ainda mais baixas, com municípios podendo ficar abaixo de 0°C.

Em Goiânia, a expectativa para esta quinta-feira (19) é que a temperatura mínima fique entre 6°C e 8°C, tornando-se o dia mais frio do ano até então.

Temperaturas mínimas em Goiás (18/05/2022):

Jataí: 5,5ºC
Rio Verde: 5,1ºC
Mineiros: 4,8ºC
Bom Jesus de Goiás: 6,4ºC
São Simão: 7,4ºC
Cristalina: 8,4ºC
Catalão: 8ºC
Morrinhos: 7,9ºC
Anápolis: 9,2ºC
Luziânia: 8,9ºC
Goiânia: 10,4ºC
Itumbiara: 8,6ºC
Caiapônia: 9ºC
Pires do Rio: 10ºC
Cidade de Goiás: 13,7ºC
Aragarças: 13,1ºC
Goianésia: 13,2ºC
Porangatu: 18,3ºC
(Fonte: Semad)

Goiânia

Em Goiânia, quem precisou ir para a rua logo cedo recorreu às bebidas quentes para se aquecer. O Josué é dono de um quiosque que vende lanches em Campinas e, segundo ele, o movimento foi maior que o habitual nesta manhã, primeiro dia de frio mais intenso em Goiânia.

"A busca por café mais que dobrou com esse tempo, em compensação, não saiu nenhuma bebida gelada, brincou". Ainda de acordo com o comerciante, o pão de queijo também saiu bastante, para acompanhar o cafezinho.

Reações na Web

Pouco acostumados com temperaturas mais baixas, os Goianos usaram as redes sociais para falar do frio que vem sendo anunciado nos últimos dias em todo o estado. No Twitter, alguns internautas fizeram piada com a situação. "O frio chegou no Goiás... A naftalina já cheira no ar!", escreveu um morador do estado fazendo referência à retirada (pouco frequente) dos casacos mais pesados do armário.

O frio chegou no Goiás... A naftalina já cheira no ar! Ahahahhhahahahh --- Diesse Dominique (@DiesseDominique) May 18, 2022

"Eu tô [sic] pasma que a mínima dessa semana tá [sic] de 3 graus em pleno Goiás não peguei esse frio nem no Sul tô [sic] amando", escreveu outra usuária da rede social.

vei eu to pasma que a mínima dessa semana tá de 3 graus em pleno Goiás

n peguei esse frio nem no sul

to amando --- eu so a eny (@enystop) May 18, 2022

Alguns já associaram o frio às comidas típicas de quando as temperaturas diminuem. "Mal começou o frio 'no Goiás' e o grupo da minha família já tá [sic] cheio de foto de caldo e de pamonha", escreveu uma usuária do Twitter.

Mal começou o frio no Goiás e o grupo da minha família já tá cheia de foto de caldo e de pamonha --- KarinNe não carina (@karinnerd6) May 18, 2022

E, falando em pamonha, nem a prefeitura de Goiânia ficou fora da brincadeira. Em um "decreto" postado nas redes sociais, a administração municipal intitulou a cidade de "Polo Norte do Cerrado", desobrigando o banho e incentivando o consumo de pamonha, que veio com um alerta: "Para esses dias frios, é recomendado que faça o pedido de pamonha pela manhã para não ficar sem".

Ainda na onda da brincadeira, mas com um assunto sério, o falso decreto também diz que fica autorizada a doação de agasalhos, cobertores e calçados que o goianiense não usa mais. Além, da recomendação de uso de máscaras em casos de sintomas de gripe ou resfriado.

E, para finalizar, o anúncio do "decreto" nas redes sociais declara que está aberta a temporada de falar que Goiânia está gelada e que "tá usando brusdifri porque isfriô".

Ver essa foto no Instagram

Frio fez aumentar a busca por café, em Goiânia

Frio fez aumentar a busca por café, em Goiânia (Diomício Gomes/O Popular)

Garoto agasalhado em uma rua de Campinas

Garoto agasalhado em uma rua de Campinas (Diomício Gomes/O Popular)

Homem usa capa para se proteger do frio no Centro de Goiânia

Homem usa capa para se proteger do frio no Centro de Goiânia (Diomício Gomes/O Popular)

Geral

Homem usa criança como escudo durante perseguição policial, diz PM

Criança foi resgatada em segurança e suspeito preso em flagrante por tráfico de drogas

undefined / Reprodução

Um homem foi preso suspeito de usar uma criança como escudo para se proteger após uma perseguição policial ocorrida nesta sexta-feira (18), em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Segundo a Polícia Militar (PM), o homem ainda teria apontado uma arma falsa para a equipe. O caso será investigado pela Polícia Civil (PC).

A polícia não divulgou o nome do suspeito e o grau de parentesco dele com a criança. A criança foi resgatada em segurança.

Conforme a Polícia Militar, o caso ocorreu no Bairro Adriana Parque, após a equipe tentar abordar o carro do suspeito, que não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade.

Durante a perseguição, o suspeito teria batido o carro e, neste instante, saiu do veículo usando uma criança de aproximadamente quatro anos como escudo, enquanto um outro homem que também estava no carro, tentou fugir a pé por uma região de mata.

Ainda segundo a PM, o homem usava a criança como escudo para se proteger ao mesmo tempo em que apontava uma arma de fogo para os policiais, arma esta que após verificação a equipe constatou se tratar de um simulacro, ou seja, uma arma falsa. Ele foi contido e a criança resgatada em segurança.

A polícia informou que com os suspeitos foram apreendidas porções de drogas, dinheiro em espécie e um aparelho celular. Na casa de um dos suspeitos, os policiais encontraram mais droga, balanças de precisão e materiais usados para o tráfico de drogas.

Ainda segundo a PM, o suspeito de usar a criança com escudo estava em descumprimento de medida cautelar, sem tornozeleira eletrônica, e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Os dois foram presos por tráfico de drogas.

Homem foi preso e no carro dele foram apreendidas porções de drogas (Reprodução/ Polícia Militar)

Homem foi preso e no carro dele foram apreendidas porções de drogas (Reprodução/ Polícia Militar)

Geral

Idosa morre e outras três pessoas ficam feridas após capotamento na GO-080

Segundo os bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo e capotou por várias vezes até parar no canteiro central da pista

Idosa de 93 anos morreu em acidente na GO-080, em Goiás (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Idosa de 93 anos morreu em acidente na GO-080, em Goiás (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Uma idosa de 93 anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas após o carro em que estavam capotar várias vezes na GO-080, entre Goiânia e Nerópolis. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo, que só parou no canteiro central da rodovia.

O acidente aconteceu nesta sexta-feira (18), na altura do km 46. De acordo com os bombeiros, a idosa foi encontrada fora do veículo e teve a morte constatada ainda no local. As outras três vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital.

Como os nomes dos feridos não foram divulgados, a reportagem não conseguiu obter informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.

Segundo os bombeiros, o motorista estava agitado, mas não apresentava lesões visíveis. A passageira do banco da frente estava consciente e sofreu ferimentos no braço, além de uma fratura no punho direito.

Uma das passageiras que estava no banco traseiro teve fratura no ombro direito, relatou dormência nos pés e queixava-se de dores de cabeça. A idosa que morreu também estava no banco de trás, mas foi encontrada fora do veículo.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo. (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista perdeu o controle do veículo. (Reprodução/Corpo de Bombeiros)

Geral

Três motociclistas morrem a cada 2 dias

De 1.775 mortos no trânsito em 2024, 589 estavam em moto, mostram dados da SES-GO

Modificado em 19/04/2025, 07:08

Trecho urbano da BR-153 é o local com a maior registro de mortes de motociclistas em Goiânia em 2024

Trecho urbano da BR-153 é o local com a maior registro de mortes de motociclistas em Goiânia em 2024 (Wildes Barbosa / O Popular)

No ano passado, a cada dois dias em Goiás, três motociclistas ou passageiros de motos vieram a óbito nas vias do Estado ou em decorrência de sinistros de trânsito, quando foram registrados 1.775 vítimas fatais do trânsito, sendo 589 que estavam em motos, de acordo com os registros de óbitos da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), dentro do Programa Vida no Trânsito (PVT).

Para se ter uma ideia, há 20 anos, em 2005, o número de óbitos de motociclistas em Goiás era um quinto do total. Naquele ano, a SES-GO, segundo o sistema Datasus do Ministério da Saúde, registrou 1.612 óbitos no trânsito do Estado, sendo 324 vítimas fatais ocupantes de motocicletas. O aumento proporcional dos acidentes em duas décadas se deu ao mesmo tempo em que tivemos uma redução na proporção da quantidade de motocicletas no Estado. Em 2005 eram 1.444.165 veículos, sendo 308.259 motos, sendo 21,34%. Já neste ano, os números são de 4.880.873 veículos no Estado, com 904.389 motos, uma relação de 18,32%.

O perito criminal de trânsito e membro da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Antenor Pinheiro, explica que o problema não é o número de motocicletas, mas como elas transitam nos sistemas viários das cidades. "A ausência de uma política pública rigorosa de fiscalização de trânsito justifica essa assustadora letalidade, pois as infrações de excesso de velocidade, avanço de semáforo, uso de celular e trânsito sobre calçadas são a regra prevalente dos motociclistas urbanos em geral. Se essas infrações não são coibidas, a tendência é a ocorrência de sinistros crescer, pois tecnicamente todo sinistro a ele precede uma ou mais infrações simultâneas cometidas", esclarece.

Diretor-executivo do Instituto Co.Urbano e membro do Mova-se Fórum de Mobilidade, Marcos Villas Boas acredita que, no geral, a frota teve aumento vegetativo, mas os óbitos dos motociclistas é um aumento exponencial. "É um meio mais barato e não tem investimento no transporte coletivo, não temos infraestrutura de corredores para os ônibus, por exemplo, e as pessoas sofrem pressão dos patrões para chegar no horário, acabam indo para as motos. Depois, é uma tragédia anunciada a partir do advento do serviço de entrega, que atinge uma massa social relevante, que são remunerados para correr o quanto puderem e fazer infrações."

Pinheiro entende que o problema imediato é nacional e "está vinculado aos fatores já mencionados, mas também associado aos tradicionais e falhos critérios de formação de condutores de motociclistas no Brasil". O perito afirma ser preocupante os exames de prática para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). "Há muito se faz necessário a revisão desses processos, mas nada acontece."

Proporção se mantém em 2025

A estatística da proporção de óbitos dos motociclistas permanece idêntica nos primeiros meses deste ano, em que, até março, já haviam sido registrados 53 óbitos de motociclistas ou passageiros de um total de 158 registros de todos os meios somados. Nos primeiros 15 dias deste mês, ao menos oito óbitos de motociclistas foram registrados no Estado. No último dia 6, um motociclista de 29 anos faleceu ao atingir um cavalo e, em seguida, ser atropelado por uma caminhonete, cujo motorista não prestou socorro, na GO-060, em Trindade. Dois dias depois, uma mulher de 20 anos atingiu com uma motocicleta a traseira de um caminhão na GO-080, no município de Petrolina, e morreu ainda no local.

Em Goiânia, os dados da SES-GO de mortes em decorrência de sinistros de trânsito ao final de 2024 apontam para 267 vítimas fatais, sendo 123 que estavam acima de uma moto, ou seja, uma representatividade de 46% do total de 2024. Na capital, ocorre uma morte de motociclista ou passageiro do veículo a cada três dias e a cidade lidera a estatística no Estado.

O perímetro urbano da BR-153 de Goiânia é o local com a maior quantidade de registros de óbitos de motociclistas. Em todo 2024, oito pessoas morreram em ao percorrer o trecho, de acordo com o relatório do Programa Vida no Trânsito (PVT).

()

()

IcEconomia

Emprego

Empresas oferecem mais de 10 vagas de emprego em Goiás

Há oportunidades para auxiliar de armazenamento, designer gráfico, serralheiro, repositor de produtos, serviços gerais e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar

Modificado em 18/04/2025, 10:37

Carteira de trabalho.

Carteira de trabalho. (Reprodução/Internet)

Nesta sexta-feira (18), são 12 vagas de emprego disponíveis em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Há oportunidades para auxiliar de armazenamento, designer gráfico, serralheiro, repositor de produtos, serviços gerais e muito mais. Confira os prazos e como se candidatar.

Veja as vagas disponíveis:

Goiânia

CMO Construtora

Total de vagas oferecidas: 1 vaga
Cargo oferecido:

  • 1 vaga para serralheiro
  • Prazo para se inscrever: até dia 02/05/2025
    Salário: a combinar
    Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 9 9902-4555
    Contato: (62) 9 9902-4555

    4E Atacadista

    Total de vagas oferecidas: 4 vagas
    Cargos oferecidos:

  • 1 vaga para separador de produtos
  • 1 vaga para repositor de produtos
  • 1 vaga para assistente de cobrança
  • 1 vaga para designer gráfico
  • Prazo para se inscrever: até o dia 25/04/2025
    Salário: a combinar
    Como se candidatar: fazer a inscrição no site
    Contato: (62) 3878-3347

    Aparecida de Goiânia

    PA Arquivos

    Total de vagas oferecidas: 5 vagas
    Cargo oferecido:

  • 5 vagas para auxiliar de armazenamento
  • Prazo para se inscrever: até dia 22/04/2025
    Salário: R$ 1.600,00 + benefícios
    Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 99624-0932
    Contato: (62) 99624-0932

    Anápolis

    Drogarias Farmelhor

    Vagas oferecidas: 2 vagas
    Cargos oferecidos:

  • 2 vagas para auxiliar de gerente e serviços gerais
  • Prazo para se inscrever: até dia 25/04/2025
    Salário: a combinar
    Como se candidatar: encaminhar o currículo para o WhatsApp (62) 9 8106-6248
    Contato: (62) 9 8106-6248