Geral

Jovem em estado grave após desabamento de rampa em festival de rap precisa de doações de sangue

Giovanna Moreira Salerno passou por cirurgia no crânio após a queda e segue na UTI desde então

Modificado em 19/09/2024, 00:42

Na imagem, Giovanna está ao lado da mãe, Lorena.

Na imagem, Giovanna está ao lado da mãe, Lorena. (Reprodução / TV Anhanguera)

Uma das jovens que foi vítima do desabamento de uma rampa no festival Rap Mix está em estado grave e precisa de doações de sangue com urgência. Giovanna Moreira Salerno, de 20 anos, está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), desde o dia do acidente, no último domingo (9).

Para doar sangue para Giovanna é preciso ir ao hemocentro, na avenida Anhanguera, número 5195, e apresentar o nome da paciente na recepção. Qualquer tipo sanguíneo é bem-vindo e pode ajudar a jovem. Saiba os critérios específicos para realizar doação de sangue, acessando o site do hemocentro.

De acordo com o último boletim médico, a jovem segue em estado grave, sedada, respirando com auxílio de aparelhos, se alimentando por sonda e com pressão arterial baixa. Giovanna passou por uma cirurgia no crânio logo após o acidente e segue na UTI desde então.

A mãe da estudante de Biologia de 20 anos, Lorena, afirmou que a organização do evento não entrou em contato com a família em momento algum. A reportagem solicitou posicionamento do evento após as declarações da família, mas não obteve retorno até o momento de publicação da matéria.

Entenda o caso

Giovanna Moreira Salerno, de 20 anos, estava com o namorado e alguns amigos no festival Rap Mix, que aconteceu no último domingo (9), no estádio Serra Dourada, em Goiânia. Por volta das 23h, a jovem ligou para a mãe para avisar que estava voltando para casa e, poucos minutos depois, o namorado da estudante liga novamente para informar sobre o acidente.

O grupo, que se direcionava para saída, foi surpreendido pelo desabamento da rampa de acesso, que deixou quarenta feridos. Giovanna sofreu fratura no crânio e precisou passar por cirurgia de urgência. Agora, a estudante segue em estado urgente e precisa de doações de sangue.

Geral

HGG realiza 11ª edição do projeto Doe Sangue ao Som do Rock neste sábado (23)

Show de solidariedade será marcado pela apresentação das bandas Sweet Sour e The Oldies Punk Rock

HGG realiza 11ª edição do projeto Doe Sangue ao Som do Rock neste sábado (23)

(Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza a 11ª edição do Doe Sangue ao Som do Rock, no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) em parceria com a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo), neste sábado (23), das 8h às 14h.

A ação que celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado anualmente em 25 de novembro, conta com o apoio de diversos doadores de sangue, grupos de moto clubes de Goiás, além da comunidade de amigos e familiares que prestigiam o evento ao longo dos últimos 11 anos.

Neste ano, o show de solidariedade será marcado pela apresentação das bandas Sweet Sour e The Oldies Punk Rock, que trarão o melhor do Rock and Roll. O objetivo do evento é contribuir com o aumento do estoque de sangue da Rede Hemo, para o mês de dezembro, que fica em alerta com a queda das doações.

Nos últimos 11 anos, o Doe Sangue ao Som do Rock tem se tornado uma comunidade única, com apenas um propósito: salvar vidas. A cada evento um novo recorde de doações é alcançado e o público segue cada vez mais engajado pela causa nobre e altruísta. O coordenador técnico do Idtech, instituição que faz a gestão do HGG, Marcelo Rabahi, ressalta que essa é uma atividade importante para a unidade.

"O rock é algo que vai passando de geração em geração, é um estilo de música atemporal, sempre muito marcante, com muita vibração e muita energia, e é exatamente isso que reflete a campanha de doação de sangue. Então, doar sangue significa doar vida, e a alegria do rock contagia as pessoas, e os amantes do rock possuem um importante papel em nosso projeto. Então, estamos muito felizes em realizar mais uma edição do Doe Sangue ao Som de Rock, uma iniciativa que une solidariedade e paixão pela música. Esperamos levar alegria para essas pessoas, pois a doação de sangue é um gesto nobre, que tem um impacto transformador na vida de quem mais precisa."

A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart comenta que o evento já é uma tradição entre as instituições. Além disso, ressalta que a campanha em prol das doações de sangue é fundamental para a manutenção do banco de sangue, que atende 223 unidades de saúde em todo o estado, no período de férias e festas de fim de ano.

"Essa festa é muito importante para nós, além de ser um momento de descontração, é um ato solidário aos que precisam e um agradecimento a todas as pessoas que nos apoiam. Além disso, é uma oportunidade de acabarmos com os estigmas de que pessoas com tatuagens não podem ser doadores. Com a presença dos moto clubes, que tem várias pessoas tatuadas, podemos afirmar que sim, é possível doar sangue, basta se organizar. Esse público se preocupa muito com a nossa causa, eles são engajados e se emprenham muito para compartilhar esse dia conosco", destacou.

Um dos organizadores do evento, o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), instituição que administra o HGG e a Rede Hemo, Adonai Andrade, além de motociclista e ouvinte do bom e velho rock, está a frente do projeto desde o inicio.

Ele comenta que é gratificante ajudar na mobilização das pessoas e ver os resultados positivos há tantos anos. "Nossos parceiros só aumentam a cada ano. Os próprios clubes nos procuram, sempre engajados e animados para participar mais uma vez desse encontro. Quero agradecer a todos os moto clubes que nos apoiam, prestigiam e fazem esse momento de união acontecer. Além disso, agradecemos também o apoio excepcional da 89 Rádio Rock nos últimos anos. A influencia e engajamentos dessa galera é crucial em nossas divulgações, muito obrigado a todos que estão conosco nessa jornada."

Serviço: 11ª edição do Doe Sangue ao Som do Rock Data: 23 de novembro (sábado)
Horário: das 8 às 14 horas
Local: Hospital Estadual Alberto Rassi -- HGG
Entrada franca

Geral

Hemocentro lembra a importância das doações neste fim de ano

Com ações como a desta quinta (21) e sexta (22), em parceria com a Brasal Incorporações, a unidade móvel do banco de sangue estadual contribui para a conscientização das pessoas

Dia Nacional do Doador de Sangue será na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro

Dia Nacional do Doador de Sangue será na próxima segunda-feira, dia 25 de novembro (Divulgação)

O Dia Nacional do Doador de Sangue está chegando, será dia 25 de novembro, um momento perfeito para lembrarmos a importância deste ato solidário. A homenagem antecede um período de férias escolares, datas comemorativas de fim de ano e outros períodos de feriados prolongados, o que gera mudança de rotina.

Historicamente, há uma diminuição no número de doações neste período, assim como a demanda por sangue costuma aumentar devido às urgências nos hospitais com maior número de acidentes.

Para conscientizar e incentivar a população a realizar as doações, o Hemocentro de Goiânia se une a grandes empresas como a Brasal Incorporações e nesta quinta e sexta, dias 21 e 22 de novembro, a unidade móvel do banco de sangue estadual estará em frente à Central de Decorados na Alameda Ricardo Paranhos. O local também contará com o apoio de uma ambulância da FlashMed.

"Na ação que fizemos aqui em julho a adesão dos colaboradores foi grande, com doações suficientes para salvar até 480 vidas. Levamos a sério todas as ações que envolvem segurança e bem-estar, por isso, promovemos constantemente palestras e treinamentos em prol da saúde de todos, implementamos, por exemplo, o projeto Dentista na Obra e a horta comunitária. Não é à toa que essa ação junto ao Hemocentro é sempre recebida com alegria", explica o engenheiro Raphael do Carmo Chaul.

Entenda quem pode doar sangue
Para realizar a doação de sangue, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis, pesar acima de 50 kg e apresentar documento oficial com foto.

O doador também precisa estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Além de campanhas como essa com a Brasal, o Hemocentro também oferece o serviço de agendamento on-line para que o doador possa escolher o melhor dia e horário para realizar a doação de sangue.

O Hemocentro atende 223 unidades de saúde em todo o Estado de Goiás. Acesse o link e agende: agenda.hemocentro.org.br. Se preferir, o agendamento também pode ser feito pelo telefone 0800 642 0457.

Serviço: Campanha doação de Sangue
Quando: dias 21 e 22 de novembro
Local: Central de Decorados da Brasal Incorporações, na Alameda Ricardo Paranhos, 1252, Setor Marista

Geral

Maternidade Dona Iris e Hemocentro promovem campanha de doação de sangue nesta quinta-feira (14)

Iniciativa visa reforçar o estoque da Rede Hemo, responsável pelo atendimento de prematuros e gestantes das maternidades municipais de Goiânia.

A campanha integra as ações do Novembro Roxo, mês de conscientização sobre a prematuridade

A campanha integra as ações do Novembro Roxo, mês de conscientização sobre a prematuridade (Ascom Fundahc/UFG)

O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) e o Hemocentro de Goiás (Hemogo) realizarão nesta quinta-feira (14), das 8h às 16h, uma coleta de sangue externa na unidade da Prefeitura de Goiânia, localizada na Alameda Emílio Póvoa, N° 165, Vila Redenção.

A ação tem como objetivo reforçar os estoques da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo), que atende a demanda de sangue para prematuros e gestantes das três maternidades de Goiânia: Dona Iris, Célia Câmara e Nascer Cidadão.

Interessados em doar sangue ou se cadastrar como doadores de medula óssea podem agendar um horário pelo telefone (62) 3956-8871. Herika Costa, supervisora da Agência Transfusional do HMDI, informa que, de janeiro a outubro de 2024, foram utilizadas 674 bolsas de sangue na unidade.

"Esses hemocomponentes são essenciais para atender desde puérperas e pacientes em cirurgias eletivas ou de urgência até os bebês. Das 674 bolsas utilizadas, 400 foram destinadas exclusivamente para bebês prematuros na UTI neonatal", explica ela.

Segundo Herika, as transfusões em bebês são realizadas, por exemplo, para tratar anemia, comum em prematuros, além de dificuldades respiratórias, distúrbios de coagulação e até doenças graves, como a doença hemolítica do recém-nascido, que pode exigir a troca total do sangue do bebê.

Novembro Roxo
Novembro é reconhecido como o mês internacional de sensibilização para a prematuridade, chamado de "Novembro Roxo". A cor representa a sensibilidade e individualidade dos bebês prematuros.

"Entendemos a importância da doação para nossos pacientes e, por isso, promovemos coletas periódicas em parceria com o Hemocentro. Este mês foi escolhido devido à alta demanda de sangue para prematuros que temos e à sua ligação com a conscientização sobre a prematuridade", destaca Herika.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de nascimentos prematuros ocorrem anualmente no mundo. Em 2023, o Brasil ocupava a 10ª posição no ranking global, com aproximadamente 302 mil nascimentos antes de 37 semanas de gestação.

Quem pode doar?
Herika explica que para doar sangue é preciso estar saudável, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos devem estar autorizados pelos responsáveis. Após a vacina da febre amarela, é necessário aguardar 30 dias para doar, e, no caso da vacina contra a gripe, o prazo é de 48 horas.

"Para a doação, é fundamental que o voluntário tenha dormido ao menos seis horas na noite anterior, esteja alimentado, não tenha fumado nas últimas duas horas e esteja bem hidratado", orienta Herika.

Para se cadastrar como doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde e não possuir doenças infecciosas, incapacitantes ou relacionadas ao sangue ou sistema imunológico. O cadastro pode ser realizado durante a doação de sangue.

Serviço: Doação de sangue na Maternidade Dona Iris - Unidade Móvel do Hemocentro Data: 14 (quinta-feira)
Horário : Das 8h às 16h
Local: Hospital e Maternidade Dona Iris - Alameda Emílio Póvoa, N° 165, Vila Redenção
Agendamento de doação : (62) 3956-8871

Geral

Estácio e Hemocentro promovem campanha de doação de sangue

Modificado em 04/11/2024, 08:59

Estácio e Hemocentro promovem campanha de doação de sangue

(Divulgação)

O Centro Universitário Estácio de Goiás, em parceria com o Hemocentro de Goiás e o Shopping Estação Goiânia, realiza a V Campanha de Doação de Sangue na próxima terça-feira (8), das 8h às 16h. A ação tem como objetivo fortalecer a importância da doação de sangue e contribuir para o abastecimento dos estoques do Hemocentro, que frequentemente enfrentam baixas, especialmente em períodos de maior demanda, como férias e festas de final de ano.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse índice esteja entre 3% e 5% para garantir a autossuficiência dos bancos de sangue do país. Iniciativas como esta campanha são fundamentais para ampliar a conscientização e mobilizar novos doadores.

Segundo a professora Daynara Paiva Vilar, mestra em medicina tropical e saúde pública e docente de Biomedicina da Estácio Goiás, a doação de sangue é um ato de solidariedade e pode salvar até quatro vidas com apenas uma bolsa de sangue. "A parceria com o Hemocentro de Goiás é essencial para sensibilizar a população e facilitar o processo de doação, trazendo essa oportunidade para um ambiente de fácil acesso", comenta a docente.

Para participar como doador, é necessário atender a alguns critérios: pesar no mínimo 50 kg, ter acima de 16 anos (menores de 18 anos devem ser acompanhados por um responsável), apresentar um documento oficial com foto, ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24 horas, não ter feito tatuagens ou colocados piercings nos últimos 12 meses, e evitar alimentos gordurosos antes da doação. As inscrições devem ser realizadas neste link .

A professora também destacou a importância de manter os estoques de sangue resultantes. "O sangue doado não pode ser fabricado, ele depende exclusivamente da solidariedade dos doadores. A manutenção de estoques adequados é vital para atender pacientes em situações de emergência, cirurgias e tratamentos de doenças graves", destaca a docente.

SERVIÇO: V Campanha de Doação de Sangue Estácio Goiás Data: 8 de outubro (terça-feira)
Horário: 8h às 16h
Local: Shopping Estação Goiânia (Avenida Goiás, Nº 2151, Setor Central, Goiânia -- GO)
Inscrições: https://rupa177.gendo.app